Guilherme Wolverine escreveu:
Seguindo essa sua tese, de que a parte tática é decorrente da parte física, a Costa do Marfim deveria ser um time muito melhor do que é.
Eu vejo a evolução do futebol exatamente no contra ponto disso, achar os espaços, moldar um time conforme o outro joga, fazer das substituições algo realmente efetivo e acho que tem muito espaço para crescer nisso ainda.
Você tá falando de força física. Os jogadores da Costa do Marfim não tem uma média maior de km percorrido do que as outras seleções. E a gente tem que comparar "os pares". Costa do Marfim é uma porcaria. Agora se você comparar todas as grandes seleções, não há discrepância.
Ok, a seleção da Alemanha vai sempre ter jogadores mais altos e fortes do que a Espanha, mas isso é característica dos povos. O futebol praticado é parecido. Um jogador vai ser mais veloz, outra mais forte, com mais arrancada, etc. Isso é questão individual. O que eu tô falando é que os jogadores não vão conseguir dobrar sua média de km percorridos por jogo, o que foi feito em relação à "era amadora" do futebol. É biologicamente impossível.
Veja que mesmo no futebol de hoje acontece de um time começar pressionando, com marcação alta, e diminuir o ritmo no segundo tempo. Fisicamente não se consegue. E a ocupação de espaços está intimamente ligada com a movimentação, o que exige esforço físico. Não tem como se evoluir mais tanto assim.
Questão tática é outra coisa. O tiki-taka taticamente não está sendo mais utilizado, mas ninguém diz que é um futebol ultrapassado, que não tem como ser aplicado no futebol de hoje. Veja, o tiki-taka foi anulado taticamente, e não porque o futebol mudou. Essa é a diferença. Não houve uma mudança significativa no futebol de 5 anos para cá. É simplesmente o embate tático, vai e volta. Amanhã alguém acha uma forma de utilizá-lo com eficiência novamente.
Tem uma outra cosia nessas discussões que eu acho que as pessoas ignoram. A gente tem que ter bom senso. Quando se fala da era do Pelé, é porque o futebol era amador mesmo, era outro futebol, quase bizarro. Diferença muita grande. Por outro lado, o futebol evoluiu de 90 para cá? Certamente, mas ninguém diz que o futebol do Milan do final de 80 e início de 90 era amador. Então se daqui a 20 anos houver alguma evolução, não será tão significativa a ponto de a gente dizer que esse futebol de hoje é amador, da mesma forma que ninguém chama o timaço do Maldini de amador.