Ela é também científica e também moral.Derfel escreveu:
Então, cara, o que estou querendo dizer é que a resposta nunca será conclusiva. Digo isso com segurança porque não temos uma resposta científica pra essa questão por uma limitação do método científico, sim porque essa não é uma questão científica. Essa questão é moral.
Propaganda da globo pró-aborto
Re: Propaganda da globo pró-aborto
BÓ VOVÔ!!!!
Fun, acho que você não entendeu meu texto.NoFunAtAll escreveu:
Então você é contra tirar células vivas com verrugas ou até um câncer?
Isso não faz sentido. A discussão não é se existe vida no que está sendo removido, é se aquilo é uma vida humana, que tenha amparo nos termos da lei.
Vou tentar me expressar melhor:
Toda hora brota a questão de onde se inicia a vida aqui. Até é compreensível porque a preocupação é matar um ser vivo. Todo mundo aqui é OK em matar células, tecidos e até sistemas humanos, certo? Então o problema não é matar um ser vivo, já que tudo que falei está vivo. O ponto é matar O QUE A SOCIEDADE ENTENDE COMO INDIVÍDUO HUMANO.
A questão então passa a ser onde a sociedade considera o início da existência de um indivíduo. Essa questão não é científica é moral.
Não sei se ficou mais claro.
Tentei explicar no meus posts porque entendo essa questão como moral e não-cientifica. Porque você diz ser científica?SALINHO escreveu: Ela é também científica e também moral.
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Entendi, e concordo que dificilmente um dia chegaremos a uma conclusão "ok, nesse exato momento ele deixa de ser um amontoado de célular e passa a ser um ser humano vivo".Derfel escreveu:
Fun, acho que você não entendeu meu texto.
Vou tentar me expressar melhor:
Toda hora brota a questão de onde se inicia a vida aqui. Até é compreensível porque a preocupação é matar um ser vivo. Todo mundo aqui é OK em matar células, tecidos e até sistemas humanos, certo? Então o problema não é matar um ser vivo, já que tudo que falei está vivo. O ponto é matar O QUE A SOCIEDADE ENTENDE COMO INDIVÍDUO HUMANO.
A questão então passa a ser onde a sociedade considera o início da existência de um indivíduo. Essa questão não é científica é moral.
Não sei se ficou mais claro.
Mas discordo que essa discussão não seja científica, mas exclusivamente moral, acho que moral e ciência andam juntas aí. Como eu disse ali acima, eu adoto pra mim que o aborto deveria acontecer antes da formação do sistema nervoso central. É um critério científico (o mesmo usado para definir a morte de uma pessoa) e moral (evitando qualquer possibilidade de sofrimento pelo feto).

É um critério morfológico, mas é não científico. Digo isso porque a sua opinião é que a dor e o sofrimento são importantes pra sociedade, então você escolheu arbitrariamente esse ponto do desenvolvimento embriológico pra dizer que ali nasce o indivíduo.NoFunAtAll escreveu:
Entendi, e concordo que dificilmente um dia chegaremos a uma conclusão "ok, nesse exato momento ele deixa de ser um amontoado de célular e passa a ser um ser humano vivo".
Mas discordo que essa discussão não seja científica, mas exclusivamente moral, acho que moral e ciência andam juntas aí. Como eu disse ali acima, eu adoto pra mim que o aborto deveria acontecer antes da formação do sistema nervoso central. É um critério científico (o mesmo usado para definir a morte de uma pessoa) e moral (evitando qualquer possibilidade de sofrimento pelo feto).
A falha nessa regra é que os indivíduos com a Sindrome de Protheus não seriam considerados indivíduos. O portadores dessa doença são incapazes de sentir dor.
Ficou bom o tópico, continuem
Mestre Requintes, continua aprimorando as técnicas de combate contra feras de grande porte? Um vizinho meu que eu detesto acaba de comprar um Bull Mastiff. Acho que vou precisar de alguns tutoriais, mano.RequintesDePuberdade escreveu:Mas ele tem um cérebro, consciência, etc?
Se você traçar uma linha de que a partir do surgimento do cérebro, ou qual seja o termo mais apropriado, a pessoa passa a existir eu considero uma linha muito justa.
Não seria esse o conceito de doação de órgãos após morte cerebral ou o aborto de bebês anencéfalos?
Pra mim se eu pego uma pessoa e retiro seu cérebro cirurgicamente ela acabou de morrer ali. Se você mantiver o corpo vivo o que você tem ali é um amontoado de células, uma casca. O que o configurava como humano morreu.
O que você tem antes é potencial para surgimento de um ser humano, mas não é humano ainda.
Se pegar o conceito de vida da forma como você ta colocando ai talvez possamos ir antes da fecundação também e dizer que o que você chama de criação da vida é apenas uma linha arbitraria tirada da morfologia.
Então, na morte cerebral o indivíduo perde sua identidade/história/consciência ou pra usar um termo mais abstrato, perde o software. Em fetos anencéfalos, eles nunca possuirão esse software. Como você disse, são somente cascas.
Então o importante mesmo não é o cérebro, mas sim o software que roda nele. É o que faz esse monte de células receberem a identidade humana.
Quando então o amontoado de células passa a ser um indivíduo? É o mesmo ponto onde uma bactéria se reproduzindo assexuadamente passa a ser duas: quando ambos se desligam. Quando o bebê nasce.
sim, o importante é o cérebro. tanto que ninguém é contra o aborto dos anencéfalos.Derfel escreveu:
Mestre Requintes, continua aprimorando as técnicas de combate contra feras de grande porte? Um vizinho meu que eu detesto acaba de comprar um Bull Mastiff. Acho que vou precisar de alguns tutoriais, mano.
Então, na morte cerebral o indivíduo perde sua identidade/história/consciência ou pra usar um termo mais abstrato, perde o software. Em fetos anencéfalos, eles nunca possuirão esse software. Como você disse, são somente cascas.
Então o importante mesmo não é o cérebro, mas sim o software que roda nele. É o que faz esse monte de células receberem a identidade humana.
Quando então o amontoado de células passa a ser um indivíduo? É o mesmo ponto onde uma bactéria se reproduzindo assexuadamente passa a ser duas: quando ambos se desligam. Quando o bebê nasce.
impressão minha, ou vc apoia o aborto em qualquer fase da gravidez? que absurdo.
Exato.NoFunAtAll escreveu:
Entendi, e concordo que dificilmente um dia chegaremos a uma conclusão "ok, nesse exato momento ele deixa de ser um amontoado de célular e passa a ser um ser humano vivo".
BÓ VOVÔ!!!!
Sim, apoio, mas no decorrer da gravidez o feto passa a ser progressivamente mais independente fisiologicamente da mãe, então o que ocorre é um parto antecipado. Nesse caso o feto tem muita chance de sobreviver.brunolobo escreveu:
sim, o importante é o cérebro. tanto que ninguém é contra o aborto dos anencéfalos.
impressão minha, ou vc apoia o aborto em qualquer fase da gravidez? que absurdo.
Tenho certeza que se você estivesse gestando aos 6/7 meses e tivesse certeza o feto iria te matar ou te incapacitar pro resto da vida caso ele continue dentro do seu útero, você anteciparia esse parto. Mas seria sua decisão ou não?
Ninguém é contra aborto de anencefalos? Pense melhor.
Pelo que vejo aqui, suas opiniões são quase sempre extremistas, absurdas e raramente embasadas, então qual o seu ponto?
sinceramente, tem gente q precisa ler o codigo penal
Derfel escreveu:
Sim, apoio, mas no decorrer da gravidez o feto passa a ser progressivamente mais independente fisiologicamente da mãe, então o que ocorre é um parto antecipado. Nesse caso o feto tem muita chance de sobreviver.
Tenho certeza que se você estivesse gestando aos 6/7 meses e tivesse certeza o feto iria te matar ou te incapacitar pro resto da vida caso ele continue dentro do seu útero, você anteciparia esse parto. Mas seria sua decisão ou não?
Pelo que vejo aqui, suas opiniões são quase sempre extremistas, absurdas e raramente embasadas, então qual o seu ponto?
isso vale pra vc tb
segundo sua logica, seu criterio, o individuo so é individuo quando se destaca da mae
baseado em q?
Baseado na biologia, por exemplo. Olha meus posts anteriores e você vai ver que sempre procuro me escorar em conhecimento científico. Você é livre pra contestar o que eu digo e sempre vou buscar uma fonte. Posso citar o paradoxo de teseu, sindrome de proteus e neurogênese que citei nesse tópico, por exemplo, nada disso tirei foi inventado e muito da minha opinião aqui é uma reflexão sobre esses conceitos. Dá uma pesquisadinha no google e vai ver que não tirei nada disso da minha cabeça e tudo isso é ciência.aquatico escreveu:
isso vale pra vc tb
segundo sua logica, seu criterio, o individuo so é individuo quando se destaca da mae
baseado em q?
Segundo a minha logica é isso mesmo que você falou, mas pelo visto você só leu esse último típico ou não entendeu nada do que eu falei antes.
Vou repetir pra você o óbvio, isso é a minha opinião e, como eu disse antes, o ponto onde surge o indivíduo é uma decisão arbitrária da sociedade baseasa na moral corrente. Dessa forma, a minha opinião também é arbitrária sobre isso.
Agora sobre ser extremista, pelo contrário, minha posição geralmente é bastante moderada sobre a maioria dos assuntos.
cara, onde foi que eu fui contra o aborto em casos em que coloca em risco a vida da mãe? em casos assim, é bem óbvio que é justificável, tanto que em momento nenhum eu falei que sou contra o aborto na forma que temos hoje nas nossas leis.Derfel escreveu:
Sim, apoio, mas no decorrer da gravidez o feto passa a ser progressivamente mais independente fisiologicamente da mãe, então o que ocorre é um parto antecipado. Nesse caso o feto tem muita chance de sobreviver.
quem é contra o aborto de anencéfalos? pode até ter maluco pra isso, mas é um fato que é MUITO menos gente. por qual motivo é assim? justamente pq o feto ter um cérebro saudável é um fato CRUCIAL pra definir se vai ter aborto ou não (e, de novo, se não colocar em risco a vida da mãe).
pode ter certeza, em todas essas situações extremas (mãe com risco de vida por causa do feto; anencéfalo etc) praticamente ninguém condena o aborto. mas em uma situação SAUDÁVEL, onde tanto a mãe não corre risco de vida, quanto o feto é saudável, pq diabos seria justificável o aborto? isso seria assassinato sim.
ps: se acha que minhas opiniões são pouco embasadas, que tal comprovar isso mostrando que eu estou errado? e sobre o extremismo, vc que tá apelando pra isso pra justificar o aborto em qualquer fase da gravidez pra qualquer caso (aliás, isso sim é extremismo).
mas repetindo a pergunta: em um caso em que o feto é saudável e já tem o cérebro, e que a gravidez não coloca em risco a vida da mãe (e que o feto não veio por estupro, óbvio), vc apoia o aborto? se sim, justifique.
Derfel escreveu:
Baseado na biologia, por exemplo. Olha meus posts anteriores e você vai ver que sempre procuro me escorar em conhecimento científico. Você é livre pra contestar o que eu digo e sempre vou buscar uma fonte. Posso citar o paradoxo de teseu, sindrome de proteus e neurogênese que citei nesse tópico, por exemplo, nada disso tirei foi inventado e muito da minha opinião aqui é uma reflexão sobre esses conceitos. Dá uma pesquisadinha no google e vai ver que não tirei nada disso da minha cabeça e tudo isso é ciência.
Segundo a minha logica é isso mesmo que você falou, mas pelo visto você só leu esse último típico ou não entendeu nada do que eu falei antes.
Vou repetir pra você o óbvio, isso é a minha opinião e, como eu disse antes, o ponto onde surge o indivíduo é uma decisão arbitrária da sociedade baseasa na moral corrente. Dessa forma, a minha opinião também é arbitrária sobre isso.
Agora sobre ser extremista, pelo contrário, minha posição geralmente é bastante moderada sobre a maioria dos assuntos.
dizer quando o feto é individuo é uma questao legal
um criterio da lei estabelecido pelos legisladores
como ja disseram antes, se nao é possivel afirmar quando começa a vida, entao deveria se valer do criterio q a protege e aquele mais fragil