Derfel escreveu:Só não concordo com o fato de ser uma opção. Já até mostrei alguns estudos sobre fatores genéticos, flutuações hormonais durante o período gestacional e epigenética (ativação e inativação de genes por interferencia ambiental) em outro tópico. Dessa forma, a "equação da homossexualidade" envolve genética, ambiente, endocrinologia e cultura, mas não a escolha deliberada.
Claro que qualquer indivíduo pode optar com quem e como faz sexo, mas não tem escolha sobre o que ela gosta.
ah, sim
quis dizer opção no sentido de que não é nada além disso, de um direcionamento sexual tomado pelo indivíduo
numa sociedade dita livre, os indivíduos devem ter todo o direito de exercer suas opções sexuais
desde que não atentem contra a liberdade de outros etc.
quanto ao fato de ser ou não genético, isso é muito discutível
não conheço as pesquisas que você citou
tendo a achar que a sexualidade é muito cultural, ou melhor,
a sexualidade em si não o é, mas os objetos a que ela é dirigida são em
larga medida condicionados culturalmente
basta ver no interior da própria orientação heterossexual masculina: veja as cultuadas musas das décadas de 50,
de 70 e de hoje em dia; as primeiras seriam consideradas gordinhas barangas por vários adolescentes de hoje
enquanto estranhamente a preferência atual elege mulheres com o corpo mais musculoso que o de muitos homens,
o que seria considerado provavelmente grotesco e repulsivo para os homens da década de 50 e mesmo 70
não acho que tal escolha sexual possa ser determinada geneticamente (mas não conheço essas pesquisas aí)
imagino que exista muito mais uma tendência, que pode ou não ser desenvolvida-
mas nós somos cheios de tendências diversas que seguimos ou abandonamos...
o próprio freud, se não me engano, considerava o homossexualismo um certo desvio, que ocorreria
devido a investimentos libidinais desencaminhados na tenra infância
isso, por um lado, sugere que a heterossexualidade seja genética
por outro, entretanto, revela como ela não tem caráter determinista,
tanto que pode ser configurada de outra maneira
e o que dizer então da bissexualidade que muitas pessoas dizem possuir? equilíbrio genético?
minha posição quanto a isso é que essas razões sobre a sexualidade não têm a menor importância
se o sujeito está tendo livremente esta ou aquela orientação sexual e se sente bem assim,
estando se sentindo 'realizado', então fim de papo- não tem por que querer saber a razão de ele não estar
seguindo a maioria- acho até isso perigoso, porque pode criar padrões naturalizados de normalidade ou desvio,
que depois podem ser corrigidos, a despeito dos estragos temporários que causaram
depois, em termos de comportamento animal em geral (e olha que o homem extrapola essa esfera estritamente animal...),
já existem muitos estudos que demonstram os limites de análises físico-químicas, restritas às relações partes extra partes,
porque o comportamento tem muito mais a ver com a forma da gestalt, de um sistema aberto em que a totalidade não se resume
aos elementos mínimos que a formam ou à soma de suas partes, sendo até mesmo condicionada por fatores exteriores (condicionada estruturalmente, quero dizer)
enfim, o organismo é, e talvez sempre vá ser, um objeto científico meio complicado e obscuro