Antocrives escreveu:
O mercado de smartphone lá é uma merda, sério. Só tem bicho ruim, japonês prefere celular com flip tb, o que impede de ter smartphone top pelas operadoras. Na época que eu tava lá, só tinha iPhone e Galaxy de bons, tava começando com a Motorola na softbank (operadora), os outros celulares eram Fujitsu, Sharp e Acer, que não têm representatividade nenhuma no mercado de smartphone fora do japão. No caso de smartphone de graça, existe sim, mas tem que ter pontos na operadora, e cada contrato é de dois anos, o que deixa um pouco inviável pra quem vai pelo CsF. Muito mais um Moto G no br do que um Sharp la no Japão.
Notebook com configuração top lá é o olho da cara, 200k fácil um notebook gamer. Não é igual EUA ou Canadá, onde essa linha é realmente barata. Os notes mid-range sim são um pouco mais baratos, mas não muito. A Dell e Asus têm modelos bons e baratos no Brasil.
Concordo com vc sobre roupas. nike, adidas, puma e essas coisas são baratas pra caralho, fora da realidade br.
Sobre eletrônicos em geral, mouses, teclados, headphones, docks de som para iPhone... Aí que se encontra a GRANDE diferença de preço, enquanto vc paga um tanto aqui por produtos da multilaser, lá vc encontra produtos mais baratos e de muito mais qualidade.
Antocrives, pode ser que as coisas tenham mudado recentemente, então não posso discutir contigo...
No caso de notebook, os preços dependem da marca... esses 200 mil ienes que você disse, qual a marca do notebook? Desculpe, não conheço muito essa linguagem que você utilizou, mid-range e coisas do tipo...
Em todo caso, 200 mil ienes corresponderiam a aproximadamente 1.700 dólares, talvez... como no Brasil o dólar está muito caro, então o preço sairia equivalente a 5.100 reais... o que não compraria um Sony Vaio top de linha aqui... o grande problema para avaliarmos melhor é que no Brasil a cotação é muito instável, oscila entre a mais baixa cotação até a mais alta, e com isso os preços também acabam oscilando em reais... no Japão é diferente, tem uma moeda forte, o que é vendido em yen, fica com o mesmo preço independente da alta ou da baixa do dólar, com exceção de produtos importados.
Experimente comparar os preços de produtos que você costumava usar no dia-a-dia... como você morou muito jovem lá, talvez não tenha tido a experiência de cozinhar, fazer compras para a casa, lavar roupas... eu já fiz isso lá e já fiz isso aqui também, e tenho no balanço geral, que o Japão tem um custo de vida mais barato que no Brasil.
Ainda tenho contatos com amigos que resolveram fixar a sua vida no Japão, e às vezes pergunto quanto custa isso ou aquilo... praticamente os preços não mudam em ienes desde a minha época... inclusive perguntei a um deles quanto estava o preço do Iphone por lá, e ele me disse que tinha tirado um de graça da DoCoMo (operadora), se não me engano... quer dizer, são coisas improváveis de acontecer aqui no Brasil... imaginem a TIM dando Iphone de graça para os usuários? No mínimo seria uma pegadinha ou uma arapuca.
Coisas que eu costumava fazer por lá, aqui é desperdíciol fazer... jaquetas de frio eu comprava, usava uns 2 invernos e jogava fora, não por estar estragado ou rasgado, mas porque enjoava mesmo... tênis, sapatos e roupas a mesma coisa... eu me lembro de ter comprado uma jaqueta e jogado fora depois do inverno porque manchei com óleo, devo ter pago uns 12 mil ienes, ou 100 dólares... aqui no Brasil eu vi uma jaqueta quase igual e da mesma marca... pasmen, 900 reais... da marca The North Face... se tivesse manchado aqui no Brasil, eu teria me matado...
Cara, é triste admitirmos, mas somos explorados ao máximo aqui na Banânia... marcas de roupas que vivem penduradas em araras de supermercado no Japão, aqui é grife... um exemplo é a GAP... eu via muito dessa marca em promoção nos supermercados, camisetas a 500 ienes, ou 4 dólares... aqui é só em shopping...