Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espécie

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
AEGIS
Contato:

Re: Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espé

Mensagem por AEGIS » 20 Jan 2015 17:33

Só para constar que o Darwinismo é aceito e cada vez mais reforçado como UM dos vetores de evolução. Desde o colégio eu lembro que não me conformava com não ter algum quê de validade o lamarckismo... (lembram das girafas)... e não é que tem! =]

Hoje existem aproximadamente 4 grandes vetores de evolução aceitos pela comunidade científica... sendo UM deles a seleção natural de Darwin que comprovadamente existe... mas tem mutação aleatória, adaptação, etc..

Não vou explicar porque estou com preguiça, mas basta um google, assunto é bem interessante :)
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 20 Jan 2015 17:39

Montfort escreveu:
[...]
Acerca da metafísica, a evolução não passa de uma aberração totalmente irracional e q não se sustenta, sobretudo qdo exigido que a evolução apresente dados fundamentados na experimentação.
Montfort, com todo respeito, como lhe parece mais racional a teoria do criacionismo do que a do evolucionismo?

Sendo que o evolucionismo é amplamente discutido, fruto de pesquisas e descobertas, com um arcabouço CIENTÍFICO considerável, e que ainda assim a cada dia tem se fortalecido com novas descobertas. E por outro lado, o criacionismo, embasado, de acordo com o seu entendimento, pela Metafísica (corrente FILOSÓFICA), que não encontra nenhum respaldo, em nenhum momento, na ciência.

Você pode crer, nada lhe impede. Mas dizer que o evolucionismo é irracional, e ser adepto do criacionismo, é que é extremamente irracional.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 17:40

Jet_ escreveu:Essa reportagem é um pouco antiga, o título é bem tendencioso. Na verdade, não sugere que o homem veio de uma única espécie, eles sugerem que algumas espécies do gênero Homo seja uma espécie só. E também sugerem a descoberta de uma nova espécie Homo. Essa descoberta, não derrubaria a teoria da evolução, o Darwinismo, acredito que temos ainda muitas coisas a serem descobertas, porém a idéia principal, o núcleo, permanece e permanecerá, pois quando algo assim é de fato comprovado irá derrubar apenas um pilar que sustenta todo o núcleo ( que não foi o caso ). Muitas pessoas ainda pensam que evolução é algo simples, que viemos dos macacos e na verdade a idéia evolutiva é muito complexa e está cada vez mais forte porque ela é sustentada por milhares de pilares que tem muitas informações já comprovadas, com outras hipotéticas. Pra quem gosta do assunto, recomendo a leitura da Origem das espécies, Biologia Evolutiva de Futuyama, são ótimos livros.
1. A ideia evolutiva está longe de ser "muito complexa". A ideia em si, eu digo q é simplista até demais... O q se faz é um rebuliço encima com "micro e macroevolução" e outros, afim de aumentar a aceitação da teoria, mas não passam de especulações sem capacidade de observação e experimentação.
2. Não, a evolução não está cada vez mais sustentada, a menos q vc entenda q tais "pilares" sejam os militantes evolucionistas; se houvessem tantas informações já comprovadas, qual a razão da teoria não ter ascendido ao rol das Leis? Comprovação da evolução é o q buscam anos a fio e até agora nada de certo.

P.S.: obviamente, as espécies passam por mudanças. Estas são chamadas "mutações", ocorrendo em micro e macro escala, mas não são suficientes (e nunca foram) para promover a mudança de uma espécie para outra.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 20 Jan 2015 17:53

Montfort escreveu:
1. A ideia evolutiva está longe de ser "muito complexa". A ideia em si, eu digo q é simplista até demais... O q se faz é um rebuliço encima com "micro e macroevolução" e outros, afim de aumentar a aceitação da teoria, mas não passam de especulações sem capacidade de observação e experimentação.
2. Não, a evolução não está cada vez mais sustentada, a menos q vc entenda q tais "pilares" sejam os militantes evolucionistas; se houvessem tantas informações já comprovadas, qual a razão da teoria não ter ascendido ao rol das Leis? Comprovação da evolução é o q buscam anos a fio e até agora nada de certo.

P.S.: obviamente, as espécies passam por mudanças. Estas são chamadas "mutações", ocorrendo em micro e macro escala, mas não são suficientes (e nunca foram) para promover a mudança de uma espécie para outra.
Se você quer tanto comprovação da evolução, então mostre uma única comprovação do criacionismo.

Teoria ascender ao rol das leis? Isso mostra seu "vasto conhecimento" em ciências.

Se você acredita que as mudanças dentro de uma espécie não são suficientes pra que elas se ramifiquem em outras, então me diga se o ser humano de fato conviveu com os dinossauros ou não.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 18:08

Violence escreveu:
Montfort, com todo respeito, como lhe parece mais racional a teoria do criacionismo do que a do evolucionismo?

Sendo que o evolucionismo é amplamente discutido, fruto de pesquisas e descobertas, com um arcabouço CIENTÍFICO considerável, e que ainda assim a cada dia tem se fortalecido com novas descobertas. E por outro lado, o criacionismo, embasado, de acordo com o seu entendimento, pela Metafísica (corrente FILOSÓFICA), que não encontra nenhum respaldo, em nenhum momento, na ciência.

Você pode crer, nada lhe impede. Mas dizer que o evolucionismo é irracional, e ser adepto do criacionismo, é que é extremamente irracional.
Prezado, sua conclusão está muito elástica. Não disse em momento algum q sou "criacionista"... isso é por sua conta.

Atento que, obviamente, a criação foi feita em algum momento, e ai está o Universo, estamos você e eu.... ai está a MATÉRIA. O q há é uma simplificação abjeta da idéia "criacionista" tomada pelos literalistas da Bíblia (uma minoria) ridicularizada devido sua hermenêutica infantil. Por um raciocínio torpe, a mesma "idéia" de criação é estendida a todos que não aceitam o evolucionismo, o q é um absurdo digno do tópico "ateísmo".

Quanto as "descobertas", nada contra. O problema é o de sempre: a leitura q se faz das mesmas. Ultimamente, a cada achado fóssil, nem deu tempo de tirá-lo do solo que já vem cinco ou seis dizendo q esse fóssil é um "parente" de beltrano ou "antepassado" de ciclano. É uma tergiversação q flerta com o ridículo.

Dizer q eu estou militando em prol do criacionismo escorado na Metafísica... tu tá de sacanagem né? Isso tbm está por sua conta. A Metafísica é a MÃE da ciência e do método científico! Toda a base lógica do raciocínio metafísico foi emprestado ao empirismo e a tudo mais q permite o desenvolvimento da ciência e do conhecimento em geral. Só num país desgraçadamente órfão e carente de conhecimento há a separação antípoda entre Ciência e Filosofia, como se fossem rivais.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 20 Jan 2015 18:15

Bom texto, joaotavares. O que se discute na academia hoje são as linhagens evolutivas e os mecanismos de evolução, mas a evolução em si é um fato, tanto que ela é um dos pilares centrais da Biologia junto com a genética e ecologia. Negar a evolução hoje é negar todas as ciências biológicas, e, claro, uma demonstração de ignorância, típico de quem acha que existe uma hierarquia entre teoria e lei científica.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 18:20

ophoda escreveu: Se você quer tanto comprovação da evolução, então mostre uma única comprovação do criacionismo.

Teoria ascender ao rol das leis? Isso mostra seu "vasto conhecimento" em ciências.

Se você acredita que as mudanças dentro de uma espécie não são suficientes pra que elas se ramifiquem em outras, então me diga se o ser humano de fato conviveu com os dinossauros ou não.
Não phodinha... eu não "acredito" pq isso não é objeto de crença, é constatação biológica.

Um viodeozinho ai para vc desestressar.... :punk:

phpBB [video]

Saúde:

Imagem

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 20 Jan 2015 18:22

Então mostre as evidências.

Edit: já entendi que é um tópico flammer.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 18:39

leahpar escreveu:Quando será que vão entender que a contradição e revisão de conceitos na ciência é uma coisa positiva? Nego comemora quando cientista erra mas isso só abre um novo leque de estudos sobre determinado assunto.

Errar é científico. :D
Galera não lê Darwin, neodarwinistas e nem divulgação científica direito e você pedindo pra lerem filosofia da ciência? Kkkkkkkkk. Tópico selo de qualidade adventista do sétimo dia.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 18:44

Tem fundações cristãs que financiam estudo de ciência e religião, a John Templenton, por exemplo. Faraday Institute tb. Achar que todo cristão é bitola do é um erro. O próprio Mendel que é tão importante quanto o Darwin era religioso. O mais engraçado é isso, usar genética pra bater no Darwinismo... Ai pai do João, perdoai-vos.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 18:44

joaotavares escreveu:A evolução é um fato científico.
Para quem é religioso e católico como eu, sugiro a leitura desse trecho de texto redigido com a participação do Cardeal Ratzinger (Papa Emérito Bento XVI):

1. Segundo a tese científica mais abalizada, há 15 bilhões de anos o universo conheceu uma explosão que recebe o nome de Big Bang, e desde então continua se expandindo e esfriando. Foram em seguida se verificando as condições necessárias para a formação dos átomos e, em época ainda posterior, deu-se a condensação das galáxias e das estrelas, seguida, cerca de uns dez bilhões de anos depois, pela formação dos planetas. Em nosso sistema solar e na terra (formada há cerca de 4,5 bilhões de anos) foram criadas as condições favoráveis ao aparecimento da vida. Se, por um lado, os cientistas se acham divididos quanto à explicação que se deve dar à origem da primeira vida microscópica, a maior parte deles, porém, concorda em asseverar que o primeiro organismo habitou este planeta há cerca de 3,5-4 bilhões de anos. 2. Como foi demonstrado que todos os organismos vivos da terra estão geneticamente ligados entre si, é praticamente certo que todos eles descendem desse primeiro organismo. Os resultados convergentes de inúmeros estudos nas ciências físicas e biológicas induzem sempre mais a recorrer a uma certa teoria da evolução para explicar o desenvolvimento e a diversificação da vida na terra, embora ainda existam divergências de opiniões no tocante aos tempos e aos mecanismos do processo evolutivo. Sem dúvida, a história das origens humanas é complexa e passível de revisões, mas a antropologia física e a biologia molecular levam ambas a considerar que a origem da espécie humana deve ser procurada na África há uns 150 mil anos, em uma população de hominídeos de comum ascendência genética. Seja qual for a explicação que se encontre para isto, o fator decisivo nas origens do ser humano foi o contínuo aumento das dimensões do cérebro que deu como resultado finalmente o homo sapiens. Com o desenvolvimento do cérebro humano, a natureza e a velocidade da evolução foram modificadas para sempre: com a introdução de fatores unicamente humanos como a consciência, a intencionalidade, a liberdade e a criatividade, a evolução biológica assumiu a nova roupagem de uma evolução de tipo social e cultural.

http://www.vatican.va/roman_curia/congr ... ip_po.html" onclick="window.open(this.href);return false;

PS: Defesa da evolução se dá através de evidências científicas; não necessita de ataques ao cristianismo.

1. Mais do mesmo, sem novidade nenhuma.
2. "como estão comprovados que todos os organismos estão geneticamente ligados"? Com base no q essa afirmação é feita? Q os seres vivos possuem cadeias de adenina, citosina, guanina, etc? E então todos estão "aparentados" pelo dna e rna? Que aproximação mais simplista..."é praticamente certo que todos descendem desse primeiro organismo"??? Praticamente....? Quanto sutileza para afirmar uma imbecilidade. Elementos em comum, inclusive estruturais, existem por toda a natureza. Eu quero é saber como um paramécio conseguiu escrever a Divina Comédia. Eu quero saber como um chimpanzé compôs "As 4 Estações". Eu quero é saber, CIENTIFICAMENTE, como é possível um ser simples dar origem a um ser mais complexo? Eu quero é saber onde se observa na natureza o MENOR DANDO ORIGEM AO MAIOR. Isso é um suicídio intelectual.

Desculpe joão, mas esse texto está longe, muito longe de provar q evolução é um fato. Ele diz APENAS aquilo q eu já disse: q alguns católicos aceitam a evolução além de apresentar uma série de especulações e alguns termos propositalmente vagos.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 19:06

Sobre não existir prova empírica da evolução, sugiro que procurem o experimento com rapasas feito por Dmitry Belyaev na década de 1950.

Em poucos anos ele fez algo extraordinário, mais ou menos o que a humanidade fez (também em um curto espaço de tempo para os padrões evolutivos) com os lobos até conseguir transformar os mesmos em uma nova espécie, o cão doméstico.

Agora se entrar em microevolução, vira brincadeira. Amigos biólogos como o Azul podem contribuir com o tópico, mas acho que a paciência dele em relação a isso já deve ter acabado há algum tempo.

Jet_
Contato:

Mensagem por Jet_ » 20 Jan 2015 19:10

Montfort escreveu:

A grande diferença é que a ciência admite o erro, mesmo que para alguns signifique perda de credibilidade. Geralmente as pessoas contra a ciência se apóiam justamente nestes erros, que na minha opinião são ótimos desde que comprovados. Voltando ao tema evolução, com toda certeza não é simplista, são vários fatores que levam a conclusão da evolução humana e de outras espécies, dentre eles o estudo de genomas onde apresentam diversas semelhanças entre espécies próximas, estudo de fósseis, características apresentadas por sucessivas gerações, o funcionamento bioquímico das células que é semelhante indicando um ancestral comum. Esses são apenas alguns dos pilares que comprovam a teoria de Darwin.
Agora o tema evolução em si, com certeza só a mutação não promove mudança de uma espécie a outra, a ciências não diz isso. Pois existem diversos tipos de mutação, e elas não tentam suprir algo, geralmente são aleatórias e nem todas são passadas para os descendentes. Para que ocorra uma mutação é necessário diversas mudanças, seja p adaptar o individuo ao ambiente, geralmente por seleção natural e para serem mantidas é necessário outros N fatores quando são adaptativas por exemplo, tem de ocorrer a seleção sexual que também pode ocorrer por irradiação adaptativa onde diversos grupos surgem a partir de um ancestral comum, como nós mamíferos por exemplo. Esse são só alguns, existem ainda vários fatores genéticos de seleção, especiação, co-evolução...é um assunto um pouco extenso mas enriquecedor e esclarecedor desde que tenha a mente aberta, independente de crenças, também tenho as minhas e tento seguir sem preconceitos.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 20 Jan 2015 19:14

Fu Manchu escreveu:Sobre não existir prova empírica da evolução, sugiro que procurem o experimento com rapasas feito por Dmitry Belyaev na década de 1950.

Em poucos anos ele fez algo extraordinário, mais ou menos o que a humanidade fez (também em um curto espaço de tempo para os padrões evolutivos) com os lobos até conseguir transformar os mesmos em uma nova espécie, o cão doméstico.

Agora se entrar em microevolução, vira brincadeira. Amigos biólogos como o Azul podem contribuir com o tópico, mas acho que a paciência dele em relação a isso já deve ter acabado há algum tempo.
Brincadeira e vc achar q cão doméstico e lobos são espécies diferentes.... PQP!!!

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 20 Jan 2015 20:14

Montfort escreveu:
Brincadeira e vc achar q cão doméstico e lobos são espécies diferentes.... PQP!!!
Na verdade eles são sim.

Eles são do mesmo gênero, não da mesma espécie.

Responder