Crise financeira individual - Conselho news

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Violence
Contato:

Re: Crise financeira individual - Conselho news

Mensagem por Violence » 05 Jan 2015 11:03

Não tenho um controle tão grande quanto o pessoal que postou, mas uma medida que eu acho que foi fundamental pra mim foi ter cortado o Cartão de Crédito.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 05 Jan 2015 11:55

Eu não sou de anotar os meus gastos. Geralmente, quando rola um gasto extra, como o conserto de carro ou um eletrodoméstico novo, eu saco de alguma aplicação financeira e procuro pagar à vista se rolar um desconto.

Algumas coisas eu evito. Ex: comer sempre em lugares sofisticados e pegar táxi toda vez em que vou para o aeroporto. Viajo 4x por ano para visitar minha filha mais velha que mora em Floripa. Sem contar outras viagens de avião a trabalho ou lazer. Em alguns anos cheguei a fazer mais de 10 viagens aéreas. Meu cálculo para Floripa é o seguinte: um táxi da minha casa até o aeroporto fica entre 80 a 100 reais, dependendo do trânsito e da quantidade de malas. Pego o BRT, que custa R$3,40. Do aeroporto Floripa até a Lagoa da Conceição, local onde curto ficar, um táxi deve sair na faixa do 40 a 50 reais. Na baixa temporada eu alugo um carro em Floripa por 65 reais. Pô, o que gasto de táxi já banca quase todo o aluguel do carro. Em 2 dias eu usei um quarto do tanque de um Celta. Algumas vezes em pego o ônibus do aeroporto, desço no Centro de Floripa e de lá pego outro para a Lagoa. Nessa brincadeira, em cada viagem economizo por volta de 300 reais de táxi, o que daria 1200 reais por ano. Conheço gente que ganha bem menos que eu, mas para ir a 2 quadras chama um táxi.

FaEL
Contato:

Mensagem por FaEL » 05 Jan 2015 12:31

Se você usa CC, recomendo comecar pelo cancelamento dele ou então pedir uma reducão do limite para um valor bem baixo, que seja só algo que você pode precisar numa emergência (comprar um remédio, fazer algum reparo urgente em casa, no carro, etc)ou fazer uma compra no supermercado, essas coisas.

Ano passado eu me compliquei com cartão de crédito. Esse é o maior vilão da economia dentro de casa, na minha opinião. A facilidade dele é uma tentacão sempre dificil de segurar. Ano passado me endividei com CC, nada absurdo, mas, estava devendo um dinheirinho razoável. Andei comprando coisas desnecessárias, no impulso, jogando tudo no cartão e me compliquei financeiramente.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 05 Jan 2015 13:10

Vou anotar essa de fazer média anual de gastos. Bem interessante.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Luo=-_
Contato:

Mensagem por Luo=-_ » 05 Jan 2015 13:24

Passei por situação assim nos 6 primeiros meses após meu casamento, fim de setembro de 2008. O motivo era simples: inexperiência. Eu não sacava dos paranauês de contas, nem nada...entendia de grana mas executava mal.

Até que com uns 6 meses um colega de trabalho me apresentou uma planilha que ele bolou, bastante simples:

- receitas
- despesas fixas
- despesas

Receitas obviamente o que entrava seja pelo trabalho, presente, bico arrumando CPU, qualquer coisa...

Despesas fixas, aquelas que não há como fugir... luz, telefone, condomínio, financiamento imobiliário, etc...

Despesas que se resume a TUDO o que se gasta, e nesse ponto me tornei xiita pois anoto desde moeda que dou pra manco no sinal até gastos maiores as quais detalho...

No começo parece que vc esta contabilizando os prejuízos mensais mas, com o passar dos meses e a comparação você começa a notar os gargalos por onde sua grana esta escoando. Se você gasta demais em restaurante, se há supérfluos a serem combatidos e eliminados, se a mulher está indo demais no salão... essas coisas. Você começa a 'apertar a cinta' e não só sai do prejuízo como começa a poupar, investir...

Recomendo! Pra mim foi a solução pra poder fazer economia e realizar algumas compras pontuais, como comprar carro zero e financiar só por um ano, viajar de férias sem custos de cartão de credito ou extra do estipulado. Meu projeto pra 2015 é quitar o AP!

Editei pois vale uns adendos...

Cartão de crédito: óbvio que vc não deve estender o CC como grana que vc pode gastar. Essa é a regra número 1. Parcelamento? Só se for planejado e sem juros pois com juros é dos mais caros do Brasil. Outro fator é limite baixo e não haver anuidade. Tenho conta na Caixa pelo qual recebo e cancelei o Visa Internacional para ter um da mesma bandeira só que na versão Free do Santander...

Outra boa: planeje o pagamento antecipado de contas como IPVA e IPTU se o desconto por quitação antecipada superar o valor investido no período em que ele ficaria por exemplo na poupança. Assim você começa fevereiro bem e esquecendo de contas das quais você não tem como fugir...

Luo=-_

tlemos
Contato:

Mensagem por tlemos » 05 Jan 2015 13:46

Uma coisa que comecei a fazer e da resultado é montar uma planilha e definir o quanto vou gastar para cada coisa antes do ano começar, faço isso separado para cada mês.

Vc separa o que é gasto fixo então defina la seus gastos com luz, água, tv a cabo, prestação do que é financiado, impostos, seguro e etc...

Depois vc separa o que é gasto variável, mercado, gasolina, celular, telefone, saídas, almoços e jantares fora de casa.

Defina o quanto vc quer gastar com cada uma dessas coisas a partir dai vc vai ajustando seus gastos a sua renda.

Fazendo isso ano passado consegui comprar 2 carros, pagar uma viagem de ferias para orlando para mim e minha mulher e o dinheiro para gastar lá, e ainda sobrou um dinheiro para reformar a casa.

Com isso vc passa a ver o quanto gasta com futilidade, e começa a reduzir custos ate chegar no ideal. o importante nesse momento e vc planilhar tudo e ver onde vc pode começar a cortar os gastos.

jrlordelo
Contato:

Mensagem por jrlordelo » 05 Jan 2015 14:06

Dogstyle escreveu:To na mesma, vou segurar as compras no cartao ate que acabe o parcelado. Vamos ver se sobra uma graninha pra aplicar.
Cara tem que ter planilha com previsão de orçamento para 3 - 4 meses seguintes, não adianta só do mês a minha basicamente é:

CONTAS FIXAS (não mudam como parcelas de carro, seguro, taxas banco, celular etc.)
CONTAS FIXAS VARIÁVEIS - luz, agua, gasolina etc..

CARTÕES com detalhamento de fatura para prever as parcelas futuras

Com isso vc sabe exatamente quando vai sobrar em janeiro, fev, março, abril e assim pode planejar o que pode comprar parcelado, a vista, agregar uma nova conta fixa etc..

se apertou, faça essa planilha e vc vai saber quantos meses de êxodo até se recuperar.

rctbrito
Contato:

Mensagem por rctbrito » 05 Jan 2015 17:25

Hoje eu consigo economizar uma grana razoável, mas acho que só consigo porque não tenho cartão de crédito. Compro tudo no débito e me consigo economizar 30% de minha remuneração líquida.

No mais, é aquilo que todo mundo já sabe: planejamento, evitar gastos desnecessários...

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 05 Jan 2015 18:40

As pessoas sempre me perguntam qual é a melhor aplicação financeira. Há alguns anos eu dizia que era comprar ações, principalmente da Petrobras e da Vale, pois no longo prazo, ambas sempre iriam se valorizar. Ainda bem que uma das pessoas que ouvi minhas dicas e comprou ações é fanática pelo governo atual, então ela não pode reclamar dos meus conselhos.

Sempre digo que o melhor investimento é ter uma poupança. Se vc vai comprar títulos públicos ou aplicar em CDB ou caderneta de poupança, isso pouco importa. As pessoas devem se conscientizar eu o futuro é incerto. Qualquer grana que vc economize todo mês, ao longo de tempo, irá te propiciar um certo conforto material e tranquilidade. Para isso, é necessário planejamento. Por exemplo, quantas pessoas compram um carro e só depois perguntam o valor do seguro??? Ou quantas optam por um imóvel cujo aluguel é mais barato, porém distante do trabalho, e depois observam que gastam muito de combustível?

Se você quer economizar, não pode ter vergonha de dizer não em algumas situações.

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 05 Jan 2015 20:48

Pessoal,

To fazendo uma planilha, de acordo com minhas necessidades, no Excel. A maior dificuldade ate o momento tem sido a organização dos dados - a formatação e organização das células pra aliar um efeito estético - e o uso das fórmulas. Se alguém tiver interesse posso mandar, bem como gostraria de ver a q vcs usam - com valores fictícios - pra dar idías de como organizar e incrementar a minha.

Postem a de vcs =)

jeffmonson200
Contato:

Mensagem por jeffmonson200 » 05 Jan 2015 20:56

Sedução escreveu:Pessoal,

To fazendo uma planilha, de acordo com minhas necessidades, no Excel. A maior dificuldade ate o momento tem sido a organização dos dados - a formatação e organização das células pra aliar um efeito estético - e o uso das fórmulas. Se alguém tiver interesse posso mandar, bem como gostraria de ver a q vcs usam - com valores fictícios - pra dar idías de como organizar e incrementar a minha.

Postem a de vcs =)
procure na net / google por planilha orçamento pessoal/domestico
ja tem um monte pronta e com macros que calculam tudo pra ti
tu so preenche os campos inerentes a teus gastos
o bovespa e alguns bancos tambem disponibilizam modelos de planilhas de orcamento domestico e pessoal pra download de graça
MR TRETA.TT 1000 GRAU...CAPOTANDO GERAL DESDE 2014....PRINCIPALMENTE OS "POMBA PRETA"

Team Ódio Rancor*
terro$$$o "bling"
bruno bjj$$
@xe $spartan
lenil$on
jeffmon$on

jeffmonson200
Contato:

Mensagem por jeffmonson200 » 05 Jan 2015 21:22

SEGUEM ALGUMAS

PLANILHAS
BOVESPA
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educ ... essoal.zip" onclick="window.open(this.href);return false;

SANTANDER
http://sustentabilidade.santander.com.b ... entada.xls" onclick="window.open(this.href);return false;

ITAU
http://ww2.itau.com.br/hotsites/itau/us ... miliar.zip" onclick="window.open(this.href);return false;

EMBRACON
http://www.embracon.com.br/downloads/pl ... miliar.rar" onclick="window.open(this.href);return false;

MAIS DINHEIRO
http://www.maisdinheiro.com.br/upl/simu ... liar-7.xls" onclick="window.open(this.href);return false;

ACADEMIA DO DINHEIRO
http://www.calilecalil.com.br/calil/Cal ... nceiro.zip" onclick="window.open(this.href);return false;

APLICATIVOS PARA CELULAR
MONEYWISE - ANDROID
https://play.google.com/store/apps/deta ... ywise_free" onclick="window.open(this.href);return false;

MY MONEY - ANDROID
https://play.google.com/store/apps/deta ... am.mymoney" onclick="window.open(this.href);return false;

MINHAS ECONOMIAS - IPHONE
https://itunes.apple.com/br/app/minhas- ... 69873?mt=8" onclick="window.open(this.href);return false;

MONEY KING - IPHONE
https://itunes.apple.com/br/app/money-k ... 49719?mt=8" onclick="window.open(this.href);return false;
MR TRETA.TT 1000 GRAU...CAPOTANDO GERAL DESDE 2014....PRINCIPALMENTE OS "POMBA PRETA"

Team Ódio Rancor*
terro$$$o "bling"
bruno bjj$$
@xe $spartan
lenil$on
jeffmon$on

Sedução
Contato:

Mensagem por Sedução » 05 Jan 2015 21:44

Valeu, Monson!
Obrigadão MESMO!

Tô olhando uma por uma delas pra pescar algo e por na minha! Como esperado nenhuma delas atende minhas necessidades 100%, já que preciso, tb, de um controle de gastos diários. To criando uma aqui que o pulo do gato é justamente esse e, automaticamente, já preencher várias tabelas e me dar "resumos" e balanços.

Digdim, Digdim, digdim!

Valeu, camarada!

jeffmonson200
Contato:

Mensagem por jeffmonson200 » 05 Jan 2015 21:47

Sedução escreveu:Valeu, Monson!
Obrigadão MESMO!

Tô olhando uma por uma delas pra pescar algo e por na minha! Como esperado nenhuma delas atende minhas necessidades 100%, já que preciso, tb, de um controle de gastos diários. To criando uma aqui que o pulo do gato é justamente esse e, automaticamente, já preencher várias tabelas e me dar "resumos" e balanços.

Digdim, Digdim, digdim!

Valeu, camarada!
tem muito mais na internet
eu so coloquei essas ae mas tem inumeras
é so tu procurar um modelo que se adeque ao que vc quer que tenho certeza que tem na net ja pronto
é so digitar no google planilha orcamento pessoal/domestico
a melhorzinha dessas ae é a do bovespa mas como mencionei so preencha o que vc utiliza pois ela calcula automaticamente os campos pois a macro ja esta pronta

Team Ódio Rancor*
terro$$$o "bling"
bruno bjj$$
@xe $spartan
lenil$on
jeffmon$on

Ittocs
Contato:

Mensagem por Ittocs » 05 Jan 2015 21:53

O cartão de crédito não é vilão do orçamento, pelo contrário, se usado com sabedoria é uma ótima forma de controle dos gastos. Eu por exemplo tenho 90% dos meus gastos no cartão de crédito( desde baladas, compras, até academia e seguro do carro), é uma ótima forma de controlar os gastos a medida q na fatura vc consegue identificar onde vc tem gasto e pela net da pra vc fazer esse acompanhamento no decorrer do mês, c não me dão desconto parcelo mesmo e invisto o dinheiro das parcelas restantes, ganha milhagem, (minha próxima viajem aérea internacional será paga boa parte com milhagem), ou seja basta saber usar, o q vejo é q o pessoal no geral, incluo amigos meus classe média alta com estudo q não se controlam e usam indiscriminadamente o CC, talvez por ser uma exceção, já q sou um bom poupador, defendo veementemente o uso do cartão.
A Man Got to Have a Code

Responder