Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3127
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por FernandoFS » 21 Ago 2020 14:58

cantanomicrofone escreveu:
21 Ago 2020 12:36
Já chamei o manicômio, daqui a pouco vão passar aí na tua casa.

Cara, o Yamandu é um dos maiores violonistas vivos do mundo e já é também um dos maiores da história! O cara é convidado a tocar em todo lugar do mundo, já recebeu uma série de prêmios internacionais, e veja você, quem estava aqui apreciando a apresentação do mestre das 7 cordas brasileiro:

phpBB [video]


Já ouviu falar de Paco de Lucia? lol B-)

Entenda o seguinte: técnica de mão direita é o que há de mais difícil de se desenvolver, devido justamente à enormidade de variedades técnicas envolvidas. Qualquer pessoa que se criou tocando com palheta, o que é quase 100% do caso de guitarristas, tem dificuldades gigantescas pra tocar seja música erudita, mas principalmente choro e flamenco. Mão direita de guitarrista (inclusive de jazz) é via de regra mão de alface atrofiada por causa de palheta.

Para fins de comparação, pega o Kiko Loureiro que é um dos maiores nomes da guitarra metal e curte e conhece música brasileira. Aqui ele tocando um choro de composição própria:

phpBB [video]


O que mata ele aí é a mão direita atrofiada. Não tem dinâmica nenhuma de choro! Compara aqui com Raphael Rabello aloprando com a Desvairada (ou se quiser algo mais normal, veja os vídeos que postei antes):

phpBB [video]


E o próprio Kiko Loureiro sempre disse que o mestre dele, Mozart Mello, que é jazzista, é muito melhor que ele. E isso é bem óbvio para qualquer um que conheça as obras dos dois e já tenha ido a workshops dos dois.

E isso falando só de técnica instrumental de guitarra. Vou nem mencionar aqui a questão de improvisação, harmonia e etc, que aí é até covardia com os metalzinhos! Você vê que mesmo em cima de harmonia simples, caras como o Tosin Abasi não fazem praticamente nada improvisando:

phpBB [video]


Agora, imagina botar o negão ou um metalhead típico pra improvisar em cima dessa monstruosidade harmônica aqui do mestre John Coltrane:

phpBB [video]


phpBB [video]


Bateristas, por exemplo. Pessoal metalzinho gosta de citar o Aquiles. Mas Aquiles não amarra nem os cadarços do Kiko Freitas, por exemplo. E isso você pode perguntar pro próprio Aquiles! Aliás, o Aquiles certa feita foi no Altas Horas como convidado substituir a baterista da banda de lá, e tocou aquelas músicas de fundo típicas de talk shows com quase o mesmo peso que toca metal, kkkkkkkk, maluco não tem versatilidade nenhuma! Imagina botar ele pra tentar tocar qualquer coisa do Buddy Rich! Ia se foder de verde e amarelo!

Sinto muito se vc ficou butthurt aí, mas a realidade do universo não se amolda aos nossos gostos!

Pra vc começar a desatrofiar essa mão direita de alface que vc tem, seu zé palhetinha, recomendo começar com um samba tranquilo como o trem das onze:

phpBB [video]


Tira aí pra gente ouvir, metalhead! B-)

PS: metaleiro via de regra tb nem sabe tocar acorde direito, como toca com distorçãozinha pra parecer brabinho, tem que ficar tocando com power chords e daí quando se depara com "acordes-aranhas" pela frente geralmente se fode até pra tocar umas mpb's e bossas, kkkkkkkk! B-)

PS II: chola mais!

Pelo menos não dá pra dizer que tu errou em tudo nesse tópico. Hahahahahahaha

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 21 Ago 2020 15:12

FROST escreveu:
21 Ago 2020 13:32
É nesse tópico que tu vai falar que tem nojinho de mulher e desafiar outro forista pra depois sair com o rabo entre as pernas?

Tu não tem vergonha na cara? Virjão frustrado em plena pandemia pqp.
Nojinho de mulher? lol

Chefia, acho que tu tá me confundindo com o teu pai.

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 21 Ago 2020 15:16

FROST escreveu:
21 Ago 2020 13:32
É nesse tópico que tu vai falar que tem nojinho de mulher e desafiar outro forista pra depois sair com o rabo entre as pernas?

Tu não tem vergonha na cara? Virjão frustrado em plena pandemia pqp.
Aliás, eu estou me lembrando de vc. Da época que tu era monitor aqui.

Como todo fracassado típico, vc quando teve o poder na mão usou a síndrome do ditador pra dar um ban de 2 anos (ou algo similar a isso) numa conta, na surdina. Essa conta tinha sido suspensa por "ofensas" (na verdade, simplesmente por dizer verdades a um certo biltre daqui), e essa suspensão foi por uns 14 dias ou algo assim.

Quando retornou, vc quis dar uma de malandrão perguntando se tinha aprendido a lição, e aí te mandei uma MP te mandando tomar no meio do cu. Só que aí vc na surdina deu um ban de anos de duração, por razões pessoais.

É um zé frustradinho mesmo, kkkkkkk B-)

Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 11100
Registrado em: 20 Fev 2020 13:52
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por El Cid » 21 Ago 2020 15:24

Topico surpreendentemente animado
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 7926
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por Montfort » 21 Ago 2020 15:40

El Cid escreveu:
21 Ago 2020 15:24
Topico surpreendentemente animado
Como não tem emoji de flamenco, choro, erudita ou jazz, vai esse mesmo: :punk:


=))
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Online
Avatar do usuário
Germer
Mensagens: 4438
Registrado em: 05 Dez 2014 22:22
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por Germer » 21 Ago 2020 17:23

O cara nasceu pra palestrar, tem o dom

Online
FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3860
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por FROST » 21 Ago 2020 21:29

cantanomicrofone escreveu:
21 Ago 2020 15:16
Aliás, eu estou me lembrando de vc. Da época que tu era monitor aqui.

Como todo fracassado típico, vc quando teve o poder na mão usou a síndrome do ditador pra dar um ban de 2 anos (ou algo similar a isso) numa conta, na surdina. Essa conta tinha sido suspensa por "ofensas" (na verdade, simplesmente por dizer verdades a um certo biltre daqui), e essa suspensão foi por uns 14 dias ou algo assim.

Quando retornou, vc quis dar uma de malandrão perguntando se tinha aprendido a lição, e aí te mandei uma MP te mandando tomar no meio do cu. Só que aí vc na surdina deu um ban de anos de duração, por razões pessoais.

É um zé frustradinho mesmo, kkkkkkk B-)


Kakkakakakaka me passa essa droga que tu tá usando que eu quero experimentar.

Malícia tá aí pra dizer se algum dia eu bani alguém, ainda mais por dois anos hahahahaahahhaha

Eh pouca Zuera?

Já perdeu o nojinho de mulher? Ou virou a casaca e foi pro outro lado e tá levando carcada por trás?

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 21 Ago 2020 21:36

FROST escreveu:
21 Ago 2020 21:29
Kakkakakakaka me passa essa droga que tu tá usando que eu quero experimentar.

Malícia tá aí pra dizer se algum dia eu bani alguém, ainda mais por dois anos hahahahaahahhaha

Eh pouca Zuera?

Já perdeu o nojinho de mulher? Ou virou a casaca e foi pro outro lado e tá levando carcada por trás?
Bom, isso daí eu quero ver! Se há registro aqui de bans e do tempo dos mesmos, e se há controle/registro mesmo de todos os bans que foram dados e por quem. Porque vc deu um ban de anos pq eu te mandei TNC, e foi por MP, nem foi no aberto!

Essa porra certamente foi contra as regras, já que não havia esse escalonamento de uma punição de 14 dias virar depois uma punição de anos de duração. E possivelmente nem tinha regra de banimento por mandar TNC por MP.

Aliás, a punição original de 14 dias foi dada tb por afrontar um ex-monitor daqui, só que não sei se foi ele mesmo que deu a punição.

Online
Avatar do usuário
Djair Ferreira
Mensagens: 13379
Registrado em: 03 Ago 2020 15:11
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por Djair Ferreira » 21 Ago 2020 21:49

FernandoFS escreveu:
21 Ago 2020 02:26
Lá vai tu começar novamente tópico de música que acaba em algum desafio aqui. Eu entrei justamente pra ver o que diabos tu ia aprontar dessa vez e veio uma lista onde tu tem que cheirar bastante pra concordar com o que tu colocou aí sobre o que é "mais difícil de tocar". Se o critério pra ser superior é o que é mais difícil de aprender a tocar, não tem nada aí que seja mais difícil de executar do que as músicas Titan e Tendinitis do Jason Richardson por exemplo, absolutamente nada. hahaha.

Qualquer pessoa que já tenha pego num instrumento e atingido um nível razoável tecnicamente, sabe que dominar uma música com técnicas avançadas no instrumento (vou pegar a guitarra que é minha praia), como arpeggios por exemplo a 140 bpm é uma coisa e conseguir executar um shape parecido ou até o mesmo arpeggio numa música onde a técnica deve ser feita a 275 bpm é algo totalmente diferente. Tu pode argumentar que é mero exercício de velocidade e que pode ser adquirida por qualquer um e isso não é verdade. Se assim fosse, era fácil produzir Jason Richardsons no atacado e isso é impossível, pois aliar o conhecimento técnico a velocidades altíssimas, é um exercício de maximização da própria execução técnica e uma das coisas mais difíceis de se fazer ao aprender a tocar o instrumento (não é um argumento de autoridade, mas é algo que quem praticou/pratica, sabe do que eu estou falando. É mais ou menos como saber aqueles mínimos detalhes de uma luta de boxe ou de jiu jitsu, que só quem pratica a arte vai sacar). Até que a produção de guitarristas semelhantes vire regra em relação a conhecimento e execução técnica (o que não é o caso nem de longe) estatisticamente falando, chuto que tenham atualmente no máximo uns dez guitarristas no mundo atualmente de nível técnico próximo ao do Richardson.

Qual é o meu ponto nisso tudo? Tu pode colocar o Richardson pra aprender qualquer música que tu colocou aí e por mais que não sejam reproduzidas fielmente como os outros instrumentistas por não ser sua área de especialidade, tecnicamente ele vai conseguir executar todas as músicas que tu colocou aqui, já o contrário não pode ser dito por "mera falta de velocidade" por parte dos outros instrumentistas citados no tópico, talvez com exceção do Abasi.


Não tenho saco pra me alongar nessa discussão, fiz por sobrar tempo livre hoje, mas já imagino onde esse tópico vai acabar. kkkkkkk
🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Avatar do usuário
FernandoFS
Mensagens: 3127
Registrado em: 11 Nov 2014 22:53
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por FernandoFS » 21 Ago 2020 21:56

Djair Ferreira escreveu:
21 Ago 2020 21:49
🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️
2 clones seguidos, Higiênico? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

NoNickName85
Mensagens: 5507
Registrado em: 24 Out 2014 23:50
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por NoNickName85 » 22 Ago 2020 12:15

Tópico animado. Só está faltando o "COMO É QUE É"

Gosto e escuto a maioria dos músicos citados. Destaque para o Raphael Rabelo, o cara não era desse planeta. Além da velocidade, tinha uma dinâmica e limpeza de som incríveis.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 22 Ago 2020 12:42

NoNickName85 escreveu:
22 Ago 2020 12:15
Tópico animado. Só está faltando o "COMO É QUE É"

Gosto e escuto a maioria dos músicos citados. Destaque para o Raphael Rabelo, o cara não era desse planeta. Além da velocidade, tinha uma dinâmica e limpeza de som incríveis.
Esse cara foi um gênio! Pena que morreu muito cedo!

Até postei na primeira página um samba-choro que o Yamandu compôs em homenagem ao mestre.

Na verdade, o violão brasileiro tem uma porrada de grandes músicos, mas infelizmente é bem desconhecido aqui mesmo na banânia. A começar pela obra daquele que é considerado o pai do violão Brasileiro, o Dilermando Reis. Esses caras são mais conhecidos e respeitados lá fora do que aqui, por incrível que pareça. Veja o próprio caso do Guinga, que falou que não consegue arrumar mais do que umas 2 apresentações por ano aqui na banânia, mas é bem admirado nos EUA!

Aqui um registro antigo do Paco de Lucia observando o Raphael tocar:

phpBB [video]


Interessante que o Paco não aceita tocar no violão de 7 cordas ali, hahaha. Alguns dizem que ele peidou na farofa na frente do Raphael, mas isso parece asneira. O ponto é que realmente se o cara está acostumado com flamenco no violão usual de 6 cordas, pegar o violão de 7 cordas típico do choro sem treinar antes não seria muito indicado, até pelo nome que ele tinha para zelar...vai que derrapa ali em público?

Interessante notar tb a questão da dinâmica da mão direita, que eu já havia mencionado aqui antes. Dinâmica de mão direita de choro e flamenco são bem diferentes. Se vc toca EXATAMENTE a mesma coisa com a mão esquerda, mas a mão direita trabalha de modos distintos, a música vai soar completamente diferente. Por isso é difícil fazer transições fidedignas entre estilos. Um exemplo disso é o próprio Paco tocando Tico Tico no Fubá, que não soa nada como um choro nas mãos deles, mas sim como flamenco, pela razão dele não ter a dinãmica de mão direita do choro:

phpBB [video]


Veja que ele tocou o que tinha que tocar com a mão esquerda, mas isso aí em cima simplesmente não é um choro, pois a técnica de mão direita usada foi de flamenco!

Aqui como se toca Tico Tico no Fubá corretamente, já que se trata de uma composição de choro e não flamenco:

phpBB [video]


Veja como soa completamente diferente!

No geral violonista flamenco tb tem dificuldades gigantescas de pegar a técnica de mão direita de choro, embora a técnica do flamenco seja até mais difícil de se dominar. Aqui outro exemplo, do Grisha tocando uma música do Yamandu, que deveria ser um frevo, mas o russo toca como se fosse flamenco:

phpBB [video]


E aqui como soa a composição original do Yamandu, bem diferente:

phpBB [video]


Ou seja, a diferença toda está no domínio das técnicas de mão direita, que foi o que falei aqui desde o início! Mas o metalhead do tópico ignorou o fato, já que é um zé palhetinha com a mão direita de alface atrofiada pelo uso contínuo de palheta kkkkkkk B-)

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 22 Ago 2020 12:55

Yamandu tocando um estilo colombiano chamado "Porro":

phpBB [video]


Música bonita da porra!

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 22 Ago 2020 13:13

Mestre mostrando sua versatilidade e destruindo tb no Tango:

phpBB [video]


phpBB [video]


+ 1 choro de brinde:

phpBB [video]


PS: mesmo o Yamandu já se fodeu algumas vezes, me lembro de uma entrevista que ele deu no Jô Soares certa feita onde ele relatou que foi convidado por uns músicos de jazz cubano para fazer uma jam e não conseguiu pegar nada do que os caras estavam tocando lá na hora, hahaha!

Avatar do usuário
cantanomicrofone
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Ago 2020 21:57

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por cantanomicrofone » 22 Ago 2020 13:21

Marcel Powell, filho do finado e saudoso mestre Baden Powell falando sobre a técnica de mão direita do pai e mostrando ao vivo como se faz:

phpBB [video]

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Alekson lima, didigo, Djair Ferreira, Germer, Raul Nutti, The Griot, thiago454 e 647 visitantes