H.Wolowitz escreveu: ↑30 Jun 2020 17:42
Prezados, uma das coisas que tenho muita vontade de aprender desde sempre é tocar violão. Durante esta quarentena já adiei demais e como fiquei de férias da faculdade hoje e estou sendo Pouco exigido no trampo, gostaria de iniciar.
Alguém fez pela internet de forma gratuita? YouTube, sites especializados e etc? Se sim, qual o melhor canal ou site pra aprender?
Pode ser pago também, desde que não seja os olhos da cara.
Hoje tá muito, muito mais fácil pra aprender qualquer coisa inclusive violão. Tem 1 milhão de vídeos e professores pra te ensinar.
Alertas para quem vai aprender do zero:
1) não existe método milagroso como "toque em 1 semana" ou "toque hoje mesmo"; não rola.
2) Aprender violão não é como auto-escola que em 10 aulas vc já tá "formado" e tem que se virar na BR. Pela minha visão, começando do zero absoluto pode levar de 3 a 4 meses (ou mais dependendo da predisposição e dedicação ao violão) pra começar a pegar uma música de verdade.
Com isso em mente basta ter a vontade de aprender e disciplina, ou seja, a concentração mínima pra aprender algo que vc não sabe. Reserve 1 hora todo dia pra isso.
O ideal seria ter um professor ou uma pessoa disposta (amigo ou familiar) a te ensinar com boa didática pq encurta os atalhos. No início é dúvida em cima de dúvida e sozinho pode complicar mas hoje ninguém está sozinho. É preciso encontrar no youtube vídeo aulas sequenciais progressivas básicas pra tocar uma música simples o mais breve possível. Esse é o método ideal que visa algum resultado musical breve.
Estabeleça o alvo de tocar de qualquer maneira 2 ou 3 músicas que vc sempre sonhou tocar tipo: roquinho do Nirvana, música do Tim Maia, algum sertanejo quem em muitos casos tem 3 ou 4 acordes. Vc tem que tocar elas de qualquer maneira!! Esse desejo vai ser a tua força pra não desistir!!
Resumo: Violão inicialmente é um treino de coordenação motora, fortalecimento gradual dos músculos dos dedos e mãos, aquisição de independência entre os dedos e entre as mãos e depois automatização disso tudo. Depois de automatizar (decorar) o toque do violão vc vai passar a cantar. Essa parte é que legal pois vc verá q algo que todos fazem inicialmente não é tão facil como parece mas em pouco tempo será!!!! Vc vai passar a admirar certas músicas e músicos que conseguem manter certo ritmo no violão e cantara melodia em um ritmo aparentemente conflitante. É uma bela experiência de aprendizado que muitas pessoas não puderam ter.
Espero ter ajudado...QUalquer coisa estamos aí!!
E ponha isso na tua cabeça: se o artista que vc admira toca aquela música, vc que tb tem duas mãos e 10 dedos tb pode tocar!!!