Apple confessa que reduziu a performance de iPhones mais antigos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Apple confessa que reduziu a performance de iPhones mais antigos

Mensagem por PescadorParrudo » 02 Jan 2018 10:14

Shin escreveu:
02 Jan 2018 04:57
Já eu achei a explicação absolutamente correta.

Partindo do princípio de que o objetivo é garantir a experiência do usuário, limitar a performance do processador pra preservar a bateria de li-ion e evitar que o celular se desligue sozinho ou que a bateria dure poucos minutos depois de algum tempo - que é um problema inerente à tecnologia de todas as baterias atuais - me parece uma decisão comercial acertada. A maioria das pessoas não percebe essa lentidão até muito tempo depois de ela ser implementada. Acaba sendo um problema imperceptível por muito tempo e provavelmente um preço muito pequeno a se pagar pela maior durabilidade do aparelho e da bateria.

Não quer dizer que eu acredite em contos de fadas e que a Apple não pratique obsolescência programada, como faz todo grande fabricante de bens de consumo cíclico, mas pelas razões dadas, não me parece errado.
Cara, eles estão derrubando o desempenho de Iphone 7, vc acha que um Iphone 7 está fodido assim pra precisar de downgrade de desempenho?

Pq a apple não avisou pro usuário atraves de um aplicativo nativo que a bateria estava se degradando e que o usuário deveria pensar em substitui-la?

Pq a apple acha que tem o direito de fazer o downgrade em algo que não é dela, isso deveria ser facultativo ao proprietário e não ao fabricante?

Pq a apple não falava que o cel estava ferrado e deixava a critério do usuário ativar o modo de economia de energia? o celular é seu e vc faz (ou deveria fazer) o que bem entender com ele.

Pq a apple meteu o rabo entre as pernas e fez toda essa mea culpa pra tentar limpar a barra dela?

É óbvio que ela não estava sendo boazinha com seus clientes e sim fodendo rapidamente o desempenho do device para que o cliente pensasse em comprar um novo mais rápido do que o normal.

Todas as empresas fazem? sim, mas não dessa forma safada e descarada, no que tange os androids a morte do device é o termino de atualizações do sistema, nunca um downclock do seu processador pra forçar uma coisa que não existe, aqui ao menos existe a opção de vc aprendendo ou pagando alguém pra fazer meter uma versão mais atual ou ainda mais leve do android (android puro, sem programas da fabricante) pra aumentar a vida útil do seu aparelho ou simplesmente fuçar, o smartfone é seu e vc tem (ou deveria ter) o direito de fazer o que quiser com ele.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 02 Jan 2018 10:17

Uma jeba gerencial no rabo dos usuários da Apple :))

phpBB [video]

Batman
Contato:

Mensagem por Batman » 02 Jan 2018 14:00

Quem gosta de iQualquercoisa é clubisma ou quer pagar de gente

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 02 Jan 2018 14:56

Tartaruga escreveu:
02 Jan 2018 05:51
Obsolescência programada.

Os aplicativos exigem que novas versões sejam baixadas e que você faça o download caso queira continuar usando, mas seu sistema operacional não é compatível com as novas versões. Ae você é obrigado a fazer um update, mas seu celular não tem memória suficiente, seu processador é obrigado a trabalhar mais e aos poucos você é obrigado a mudar de aparelho ou ficar com um "motorola" que só recebe e faz ligações ou comprar outro Iphone.
Uma boa descrição do que acontece.

Os aplicativos estão sempre com novas atualizações inúteis. Whatapp, Skype, Facebook. Com exceção das atualizações de funções novas, é só frescura.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 02 Jan 2018 15:13

PescadorParrudo escreveu:
Cara, eles estão derrubando o desempenho de Iphone 7, vc acha que um Iphone 7 está fodido assim pra precisar de downgrade de desempenho?

Pq a apple não avisou pro usuário atraves de um aplicativo nativo que a bateria estava se degradando e que o usuário deveria pensar em substitui-la?

Pq a apple acha que tem o direito de fazer o downgrade em algo que não é dela, isso deveria ser facultativo ao proprietário e não ao fabricante?

Pq a apple não falava que o cel estava ferrado e deixava a critério do usuário ativar o modo de economia de energia? o celular é seu e vc faz (ou deveria fazer) o que bem entender com ele.

Pq a apple meteu o rabo entre as pernas e fez toda essa mea culpa pra tentar limpar a barra dela?

É óbvio que ela não estava sendo boazinha com seus clientes e sim fodendo rapidamente o desempenho do device para que o cliente pensasse em comprar um novo mais rápido do que o normal.

Todas as empresas fazem? sim, mas não dessa forma safada e descarada, no que tange os androids a morte do device é o termino de atualizações do sistema, nunca um downclock do seu processador pra forçar uma coisa que não existe, aqui ao menos existe a opção de vc aprendendo ou pagando alguém pra fazer meter uma versão mais atual ou ainda mais leve do android (android puro, sem programas da fabricante) pra aumentar a vida útil do seu aparelho ou simplesmente fuçar, o smartfone é seu e vc tem (ou deveria ter) o direito de fazer o que quiser com ele.
Boazinha nada! Hahahaha

Mas o usuário médio da Apple é o cliente exigente que paga caro pra não ter problema. É por causa desse perfil que eu entendo a decisão. Trocar a bateria de um telefone de 659 dólares depois de um ano de uso, que é o tempo médio de desgaste de uma bateria de lítio, é uma dor no peito.

É uma tentativa da Apple de evitar que o cliente tenha a impressão de que o aparelho se estraga muito rápido. É correto? Não, não é, mas comercialmente falando foi uma decisão inteligente. Eu só não entendi por que não fizeram como no macbook e colocaram um contador de ciclos da bateria nos ajustes. Fica fácil pro cliente perceber. A tecnologia eles têm, já que o macbook faz isso.

O iPhone 7 tem um ano. É bem por aí que a bateria começa a falhar na entrega de energia, então está de acordo coma explicação.

A alternativa seria como nos androids: ter que trocar a bateria de seis em seis meses.

Uso sempre um iPhone como aparelho pessoal e um Android para trabalho. Já tive Samsung, LG, Motorola, HTC e etc. Todos precisaram de substituição da bateria a cada seis meses, um ano. Se não trocasse eles começavam a se desligar sozinhos e um chegou a entrar em boot loop por causa disso.

Já o iPhone vai ficando mais lento com o passar dos anos mas ainda assim é um aparelho que dura fácil três, quatro anos com bom uso sem substituição da bateria.

Infelizmente a tecnologia de baterias não evoluiu muito nos últimos anos e tem limitações que não são compatíveis com os avanços nos outros componentes dos aparelhos.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 02 Jan 2018 15:19

VBB escreveu: Uma boa descrição do que acontece.

Os aplicativos estão sempre com novas atualizações inúteis. Whatapp, Skype, Facebook. Com exceção das atualizações de funções novas, é só frescura.
Isso é óbvio e é uma prática extremamente comum. A degradação dos bens de consumo é cada vez menor pra incentivar substituição cíclica e manter o giro das fabricantes e das cadeias produtivas.

E é feito em todas as indústrias. A mais recente a entrar nessa moda acho que é a da moda, com as redes de fast fashion, como Zara, Renner e etc.

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 02 Jan 2018 15:23

Shin escreveu:
02 Jan 2018 15:13
Boazinha nada! Hahahaha

Mas o usuário médio da Apple é o cliente exigente que paga caro pra não ter problema. É por causa desse perfil que eu entendo a decisão. Trocar a bateria de um telefone de 659 dólares depois de um ano de uso, que é o tempo médio de desgaste de uma bateria de lítio, é uma dor no peito.

É uma tentativa da Apple de evitar que o cliente tenha a impressão de que o aparelho se estraga muito rápido. É correto? Não, não é, mas comercialmente falando foi uma decisão inteligente. Eu só não entendi por que não fizeram como no macbook e colocaram um contador de ciclos da bateria nos ajustes. Fica fácil pro cliente perceber. A tecnologia eles têm, já que o macbook faz isso.

O iPhone 7 tem um ano. É bem por aí que a bateria começa a falhar na entrega de energia, então está de acordo coma explicação.

A alternativa seria como nos androids: ter que trocar a bateria de seis em seis meses.

Uso sempre um iPhone como aparelho pessoal e um Android para trabalho. Já tive Samsung, LG, Motorola, HTC e etc. Todos precisaram de substituição da bateria a cada seis meses, um ano. Se não trocasse eles começavam a se desligar sozinhos e um chegou a entrar em boot loop por causa disso.

Já o iPhone vai ficando mais lento com o passar dos anos mas ainda assim é um aparelho que dura fácil três, quatro anos com bom uso sem substituição da bateria.

Infelizmente a tecnologia de baterias não evoluiu muito nos últimos anos e tem limitações que não são compatíveis com os avanços nos outros componentes dos aparelhos.
Cara, nenhuma bateria se degrada tão rapidamente, nem daqueles moleques que fazem o celular pegar fogo de tanto jogar.

A apple estava tentando empurrar no rabo dos seus clientes, tudo menos "estou pensando no melhor pra eles". "Falha na entrega de energia" ... nem em celular Android de 100 dólares acontece isso com 1 ano de uso.

Ninguém troca a bateria do seus dispositivo de 6 em 6 meses, não há motivo lógico pra isso e nem degradação suficiente pra fazer uma bateria se foder em um período tão curto.

Existem 500 razões pra um dispositivo se desligar só, a bateria está entre uma causa dentre N outras .. o que boot loop tem a ver com bateria? isso é software em 99,9% dos casos resolvido com uma simples reinstalação do sistema.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 02 Jan 2018 17:15

PescadorParrudo escreveu:
Cara, nenhuma bateria se degrada tão rapidamente, nem daqueles moleques que fazem o celular pegar fogo de tanto jogar.

A apple estava tentando empurrar no rabo dos seus clientes, tudo menos "estou pensando no melhor pra eles". "Falha na entrega de energia" ... nem em celular Android de 100 dólares acontece isso com 1 ano de uso.

Ninguém troca a bateria do seus dispositivo de 6 em 6 meses, não há motivo lógico pra isso e nem degradação suficiente pra fazer uma bateria se foder em um período tão curto.

Existem 500 razões pra um dispositivo se desligar só, a bateria está entre uma causa dentre N outras .. o que boot loop tem a ver com bateria? isso é software em 99,9% dos casos resolvido com uma simples reinstalação do sistema.
Eu mesmo já passei por isso. Tive que trocar as baterias de todos os meus aparelhos Android. Tenho um S8 novo que ainda não precisou trocar mas é lógico que vai ter que ser trocada cedo ou tarde.

Qualquer bateria pequena de lítio se desgasta muito rápido. 500-700 ciclos acabam com uma bateria dessas fácil. Pra quem usa o celular direto, como eu, e carrega duas ou três vezes por dia, ela dura pouco mais de um ano, no máximo.

Baterias de lítio maiores duram mais ciclos, como as de notebook por exemplo, porque o uso é diferente. É comum que o celular descarregue sempre até próximo dos 0% e seja recarregado até 100% todos os dias. Notebooks e outros aparelhos não passam por isso tão frequentemente, o que estressa menos a bateria, entre os 0-20% e entre 80-100%, e completa os ciclos mais lentamente. Aí dura tranquilo uns 1000, 1500 ciclos.

Bateria pequena de celular se fode muito rápido. Não tem jeito.

O caso do boot loop a que eu me referi foi num LG G3 e foi por causa da bateria. Troquei a bateria e funcionou perfeitamente. E a explicação da assistência técnica bosta da LG foi de que a bateria tava estragada e o celular desligava toda vez que o processador fazia força, o que acontece sempre no boot, porque não tinha energia suficiente.

Eu sempre achei que a Apple fazia arranjo de software pra estender a vida útil da bateria. Tá aí a explicação. Por isso eu não fiquei surpreso. É uma coisa ou outra.

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por PescadorParrudo » 02 Jan 2018 19:28

Shin escreveu:
02 Jan 2018 17:15
Eu mesmo já passei por isso. Tive que trocar as baterias de todos os meus aparelhos Android. Tenho um S8 novo que ainda não precisou trocar mas é lógico que vai ter que ser trocada cedo ou tarde.

Qualquer bateria pequena de lítio se desgasta muito rápido. 500-700 ciclos acabam com uma bateria dessas fácil. Pra quem usa o celular direto, como eu, e carrega duas ou três vezes por dia, ela dura pouco mais de um ano, no máximo.

Baterias de lítio maiores duram mais ciclos, como as de notebook por exemplo, porque o uso é diferente. É comum que o celular descarregue sempre até próximo dos 0% e seja recarregado até 100% todos os dias. Notebooks e outros aparelhos não passam por isso tão frequentemente, o que estressa menos a bateria, entre os 0-20% e entre 80-100%, e completa os ciclos mais lentamente. Aí dura tranquilo uns 1000, 1500 ciclos.

Bateria pequena de celular se fode muito rápido. Não tem jeito.

O caso do boot loop a que eu me referi foi num LG G3 e foi por causa da bateria. Troquei a bateria e funcionou perfeitamente. E a explicação da assistência técnica bosta da LG foi de que a bateria tava estragada e o celular desligava toda vez que o processador fazia força, o que acontece sempre no boot, porque não tinha energia suficiente.

Eu sempre achei que a Apple fazia arranjo de software pra estender a vida útil da bateria. Tá aí a explicação. Por isso eu não fiquei surpreso. É uma coisa ou outra.
Cara, tu está afirmando que precisa carregar um celular de 2 a 3 vezes por dia :-? , tu acorda com ele cheio, descarrega e carrega, descarrega e carrega e faz isso mais uma vez (4 vezes sua bateria está completamente cheia durante o dia), tu é o maior heavy user que já vi pela internet.

E você está se baseando em matérias como essa: https://www.tecmundo.com.br/bateria/880 ... phones.htm, só não esqueça da observação de que o aparelho após o 1 ano (na vdd após X ciclos) tem de 75/85% de capacidade de bateria e em nenhum momento é dito que o telefone vai explodir, vai travar, vai pegar fogo .. a safadeza da apple não tem justificativa alguma.

Boot loop no LG G3, se tu pesquisar sobre este modelo vc vai ver a quantidade de problemas que ele teve (e no G4 lixo tb), foi um modelo e um projeto mal feitos que foderam a LG no segmento high end e até hj impactam as vendas deles.

Cara, se tu acha que a apple é legal e aumenta a vida útil da bateria fazendo downgrade, eu só tenho a lamentar. Onde estão os relatos dos proprietários reclamando de problemas relacionados ao que a apple diz que resolve com downclock do processador? Porque o cara do reddit quando estava com a versão anterior do ios não reclamava de nada que a apple diz que acontecia? o que da direito da apple decidir o que fazer com o aparelho que não é dela?

Por fim, fica a dica de você pensar num aparelho menos potente e com mais bateria, a linha intermediária tem celulares muito bons e com baterias de até 4100 mAh, assim tu vai sofrer menos com esse monte de recargas, fora a questão do turbo charger que te da muita carga em poucos minutos.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 02 Jan 2018 19:56

Esses sistemas operacionais Android e IOS são escritos provavelmente de um core base e nele foram evoluindo UI, funcionalidades e uma cacetada de coisas, e mesmo evoluindo esse kernel.

O requerimento de hardware cresce sempre, seja pelo aumento de linhas de códigos no novo update, novas funcionalidades(IOS e Android sempre vem com um monte de coisas novas em todas versões), Interface nova, novos sensores(sim mais sensores pedurados mais processamento) e etc.

Desde de que eu acompanho eu digo nunca que uma versão nova de Android ou IOS diminuíram requerimento de hardware e melhoraram versões, nunca mesmo e vou me surpreender o dia que os fabricantes de celular Android e IOS resolverem que não querem mais ganhar dinheiro para estender vida de hardware cacareco com menos capacidade de processamento.
Tapirus terrestris

Batman
Contato:

Mensagem por Batman » 02 Jan 2018 20:05

Shin escreveu:
Boazinha nada! Hahahaha

não pq vcs ficam arrotando isso
faz muito tempo q o usuário médio da apple comprou apple pelo nome apenas

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 02 Jan 2018 20:39

Shin escreveu:
Boazinha nada! Hahahaha

Nunca brother, tenho um Motorola a 3 anos e a bateria continua a mesma. Tive um Samsung por 4 anos. Nada justifica essa decisão. Se um hardware top não tá acompanhando softwares com um ano de lançamento é pq o produto não é tão bom assim. Deveriam investir em baterias de melhor qualidade. E não reduzir o desempenho.

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 02 Jan 2018 21:36

impressionante, uma empresa reduz a perfomance de seu produto, na cara dura, apenas pra forçar a compra de outro mais moderno, e tem gente (milhões e milhões) que vê explicação raozável pra isso...

admirável mundo novo

Saci na giratória
Contato:

Mensagem por Saci na giratória » 02 Jan 2018 22:31

Tenho um 6 plus e curto demais, mas desde a última atualização do iOS a bateria dele tá indo pro ralo muito mas muito rápido...

Realmente é uma baita sacanagem com o cliente, principalmente com o tipo de user que a Apple tem que é extremamente fiel... fazer isso com o 7 é pouca zoeira...
"Somente um povo armado é forte e livre" (MUSSOLINI, 1937)

"Povo armado jamais será escravizado" (BOLSONARO, 2020)

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 02 Jan 2018 22:33

PescadorParrudo escreveu: Cara, tu está afirmando que precisa carregar um celular de 2 a 3 vezes por dia :-? , tu acorda com ele cheio, descarrega e carrega, descarrega e carrega e faz isso mais uma vez (4 vezes sua bateria está completamente cheia durante o dia), tu é o maior heavy user que já vi pela internet.

E você está se baseando em matérias como essa: https://www.tecmundo.com.br/bateria/880 ... phones.htm, só não esqueça da observação de que o aparelho após o 1 ano (na vdd após X ciclos) tem de 75/85% de capacidade de bateria e em nenhum momento é dito que o telefone vai explodir, vai travar, vai pegar fogo .. a safadeza da apple não tem justificativa alguma.

Boot loop no LG G3, se tu pesquisar sobre este modelo vc vai ver a quantidade de problemas que ele teve (e no G4 lixo tb), foi um modelo e um projeto mal feitos que foderam a LG no segmento high end e até hj impactam as vendas deles.

Cara, se tu acha que a apple é legal e aumenta a vida útil da bateria fazendo downgrade, eu só tenho a lamentar. Onde estão os relatos dos proprietários reclamando de problemas relacionados ao que a apple diz que resolve com downclock do processador? Porque o cara do reddit quando estava com a versão anterior do ios não reclamava de nada que a apple diz que acontecia? o que da direito da apple decidir o que fazer com o aparelho que não é dela?

Por fim, fica a dica de você pensar num aparelho menos potente e com mais bateria, a linha intermediária tem celulares muito bons e com baterias de até 4100 mAh, assim tu vai sofrer menos com esse monte de recargas, fora a questão do turbo charger que te da muita carga em poucos minutos.
Não me baseei em matéria nenhuma não, Pescador. Falei da minha própria experiência. Sempre tive e tenho até hoje modelos dos dois ecossistemas. Tive muito mais problemas com bateria com os Android que com os iOS. Uma das razões porque eu entendi a explicação da Apple foi justamente o que o técnico da LG me disse uns três anos atrás. Foi exatamente a mesma coisa.

Agora não confunda as bolas. Eu não estou defendendo, dizendo que tá certo; eu só digo que, do ponto de vista do produto, principalmente pelo alto valor agregado, é uma decisão gerencial acertada. Não para o consumidor; para a empresa. E, porra, obsolescência programada, como já foi dito, é mais velho que a função do cu. Absolutamente todo mundo faz. Toda fabricante de Android sempre fez. Eu mesmo, como eu disse, troco meus androids muito mais frequentemente que os iOS. Só um inocente vai achar que uma empresa que só vive de vender produtos cíclicos não faria porque é boazinha.

Responder