Eu faço essa afirmação baseado no que a história descreve, povos que tiveram grandes dificuldades sempre evoluíram tecnologicamente e moralmente a mais do que aqueles que tinham recursos em abundância.
Exemplo: A dificuldade geológica dos povos Inca/Asteca/Maia frente a abundância de recursos dos índios latinos.
Toda cultura japonesa também foi moldada na escassez de recursos, mineral, alimentício, somado a muitas interperies, formou a Tecnologia e o carácter moral do povo.
Isso que eu fiz é uma afirmação, não tem nenhuma ingenuidade atrelada em "acreditar'. O que eu afirmo é o vira-latismo de vocês de achar que lá é tudo melhor:
As passagens aéreas subiram 600%, a gasolina teve o maior aumento da história e foi criado um canal para atender denúncias de aumento de preço em decorrência do desastre: recebeu mais de 4000 denúncias em pouquíssimo tempo.
Eu não tô romantizando: o povo brasileiro é folgado, mas todo desastre sempre tem ong's, DeMolays, ajuda (ainda que precária) dos órgãos públicos. Ninguém fica morrendo por maldade alheia, não na maioria que vocês insistem em afirmar.
O que eu disse é: se nosso contexto histórico, social, geológico, fosse outro, nosso comportamento seria outro. Não são enchentes de retorno com 20 anos que mudam uma cultura a curto prazo.