Aula de defesa pessoal com krav Maga no exercito brasileiro. O que acharam?
-
Alemartins
- Contato:
Re: Aula de defesa pessoal com krav Maga no exercito brasileiro. O que acharam?
Chega a ser anedótico isso.
Não vejo problema em ser treinado Krav Mangá ou qq outra arte marcial em forças de segurança, só acho que as práticas/treinamentos não deveriam ser focadas exclusivamente em uma única arte marcial, seja ela qual for.
Outra coisa que não sei como funciona na prática, mas vejo como um erro, é dar essas instruções somente quando o sujeito entra na corporação. Pra mim os treinamentos físicos, de luta ou tiro deveriam ser obrigatórios e constantes durante toda a vida militar do sujeito, pelo menos até ele atingir um patamar de oficial superior que é quando o papel operacional dele passa a ser mais "diretivo" do que de "ação".
Outra coisa que não sei como funciona na prática, mas vejo como um erro, é dar essas instruções somente quando o sujeito entra na corporação. Pra mim os treinamentos físicos, de luta ou tiro deveriam ser obrigatórios e constantes durante toda a vida militar do sujeito, pelo menos até ele atingir um patamar de oficial superior que é quando o papel operacional dele passa a ser mais "diretivo" do que de "ação".
-
Mister pike
- Contato:
Ainda acho o krav maga raiz superior.café c/ leite escreveu:Boxe + BJJ = perfeição
Se pá um judô também seria muito bem vindo.
O resto é resto.
Acho que um não exclui o outro. E técnicas não excluem técnicas.
Vejamos, existem técnicas excelentes no Krav Maga, além disso, em praticamente todos os programas e assuntos que vemos sobre Krav, pelo menos o Israelita puro, que é para ser o mais sujo o possível, não há honra, sempre atenção, para usar qualquer coisa, sempre e sempre.
Assim, fazendo uma comparação, pegamos por exemplo atacar olhos e genitais, isso não é passado em praticamente nenhuma arte marcial padrão, então alguém pode vir e falar: mas isso é usado no JJ faz muitos anos. Se isso é feito, então, acho que é válido, vemos que há uma coincidência de técnicas... quer dizer que está se chegando a algum lugar.
O que li no tópico e me deixa altamente frustado e impressionado é que não é passado JJ no exército brasileiro.
Vejamos, existem técnicas excelentes no Krav Maga, além disso, em praticamente todos os programas e assuntos que vemos sobre Krav, pelo menos o Israelita puro, que é para ser o mais sujo o possível, não há honra, sempre atenção, para usar qualquer coisa, sempre e sempre.
Assim, fazendo uma comparação, pegamos por exemplo atacar olhos e genitais, isso não é passado em praticamente nenhuma arte marcial padrão, então alguém pode vir e falar: mas isso é usado no JJ faz muitos anos. Se isso é feito, então, acho que é válido, vemos que há uma coincidência de técnicas... quer dizer que está se chegando a algum lugar.
O que li no tópico e me deixa altamente frustado e impressionado é que não é passado JJ no exército brasileiro.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!
SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS
Hehe.... Esse eh o famigerado seal commander Jocko Willink... Bad ass... Segue a opiniao dele sobre BJJ e defesa pessoal.Tartaruga escreveu:US Navy Seal
![]()
Vale lembrar que o combate desarmado nas forcas armadas visa apenas mante-lo vivo ate conseguir se armar novamente. A meta nunca eh lutar mano a mano com um oponente. Voce sempre tenta arrumar algo que possa usar como arma contra um oponente desarmado.
De tudo que vi nos ultimos quase 40 anos, a defesa pessoal do BJJ ainda eh a mais "natural" , instintiva e eficiente, uma vez que se reconheca que precisa-se treinar com resistencia do adversario uma vez que se domina o movimento... Eh uma questao de passar de uma tecnica para outra a medida que o oponente se defende.
Mas posso dizer que as defesas de facas falharam miseravelmente quando treinei com o pessoal do Inosanto (escrima), conforme contei no portas fechadas do pvt. Principalmente porque eles usam as duas maos colaborando no ataque, enquanto as defesas pressupoem um ataque apenas com a mao/braco da faca e o outro fora da equacao.
Dito isso, a defesa pessoal do BJJ eh uma das poucas que tambem permite a defesa sem escalar a situacao. Por frequentemente te dar a opcao de nao strike o oponente, e apenas controla-lo. Ha muitas situacaoes onde essa opcao eh desejavel.
Editado pela última vez por armlock em 15 Mai 2017 17:03, em um total de 1 vez.

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
deveria ter na grade curricular das escolas e com prática opcionalSnickt escreveu:Não vejo problema em ser treinado Krav Mangá ou qq outra arte marcial em forças de segurança, só acho que as práticas/treinamentos não deveriam ser focadas exclusivamente em uma única arte marcial, seja ela qual for.
Fecha o tópíco! Hehehe! Também sou da opinião de que o mais coerente, sob todos os pontos, é prestigiar o nosso Jiu Jitsu, afinal, o mundo todo respeita e valoriza, por que nós mesmos vamos recorrer a outra arte marcial?! Não tem porquê!Tartaruga escreveu:US Navy SealSpoiler:
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Não há dúvidas que o JJ é a melhor arte marcial em um embate de 1x1 com um mínimo de honra entre os lutadores. Isso já foi provado em inúmeros desafios e nos primeiros UFC (onde só um lado conhecia o JJ).
Mas por ser uma luta de chão, em diversas situações usar o JJ não é uma opção. Quem aqui já viu alguém em uma briga de balada se defender puxando alguém pra guarda ou levando alguém pro chão? A possibilidade de levar um tiro de meta na crocodilagem não compensa. Em uma situação em que se enfrenta duas pessoas tbm: Um boxer vai ter menos dificuldade em enfrentar um 1x2 que um juijiteiro, que se levar um pro chão vai ser zuluzado pelo outro adversário.
A questão do treinamento do exército vai por aí: um militar em um confronto armado dificilmente vai estar em uma posição de 1x1 ambos desarmados. Então artes que ajudem em questão de desarmamento ou de instruir a usar qualquer coisa no ambiente a seu favor tem mais utilidade.
Agora uma corporação cujo ensino do JJ deveria ser obrigatória seria a PM. Aí sim, no dia a dia a diversas oportunidades em que saber mobilizar um marginal ajudaria bastante. Chove de vídeos de policiais passando sufoco pra segurar maluco, sem ter noção de como neutralizar
Mas por ser uma luta de chão, em diversas situações usar o JJ não é uma opção. Quem aqui já viu alguém em uma briga de balada se defender puxando alguém pra guarda ou levando alguém pro chão? A possibilidade de levar um tiro de meta na crocodilagem não compensa. Em uma situação em que se enfrenta duas pessoas tbm: Um boxer vai ter menos dificuldade em enfrentar um 1x2 que um juijiteiro, que se levar um pro chão vai ser zuluzado pelo outro adversário.
A questão do treinamento do exército vai por aí: um militar em um confronto armado dificilmente vai estar em uma posição de 1x1 ambos desarmados. Então artes que ajudem em questão de desarmamento ou de instruir a usar qualquer coisa no ambiente a seu favor tem mais utilidade.
Agora uma corporação cujo ensino do JJ deveria ser obrigatória seria a PM. Aí sim, no dia a dia a diversas oportunidades em que saber mobilizar um marginal ajudaria bastante. Chove de vídeos de policiais passando sufoco pra segurar maluco, sem ter noção de como neutralizar
já até comentei em outro topico sobre defesa pessoa/ situação real.
Krav maga, não tem regra e visa unicamente sobrevivência,acho que toda luta ajuda..ainda mais que a situação real de estress é diferente da aplicada no treino, mesmo que com sonorização (barulho de tiro) estress fisico etc..
O grande problema (no meu ver) é que surgiram trocentas vertentes de krav maga (isso é ajudado pelo motivo de que como não tem competição, fica facil enganar bobo)
só no brasil, tem o kobi (da sulamericana) o bukan (do tio do kobi e que é brigado), krav-maga comando,kappap, krav maga concept inventado por um coronel do exercito brasileiro,haganah krav maga tem um estelionatario em blumenau que se denomina mestre em krav maga (e fundou brazilian krav maga) e conseguiu dar instrução no BI em Blumenau.ou seja, tem mais cacique que indio.
soma-se as "nutelagem" ai fudeu..vai aparecer maluco zarolho nerd que acha que é mestre em desarme, ai qndo surge um fato, pronto..a merda ta feita.
esse coronel mesmo e tantos outros usam um apanhado de defesa pessoal e chamam de krav maga..
p se ter uma ideia na policia já vi faixa amarela de judo sem saber dar uma queda de quadril decentemente, dando instrução de defesa pessoal.
eu me irritava pois um da minha guarnição era judoca das antigas, disputou jogos abertos, massssssssssssssssssssssssssssssss puseram um sd faixa preta em tkd e hapkido..(esse hapkido p mim foi uma tentativa de "masculinizar" o tkd pois começou a ficar menos marcial (vide olimpiadas)
ele foi fazer uma torção num soldado leigo antigão e riam da cara dele..ele nem mexia o cara pq tinha mais que o dobro..
ficava eu e esse sgt do judo falando porra to perdendo meu tempo aqui (era instrução obrigatoria) eis que alguem falou que eu e esse sgt treinavamos e um gordao la da pm quis gravatear fiz a cadeira cai no cem quilos e ele continuava me segurar passei o antebraço e mandei uma chave de braço..logo foi treinar jiu-jitsu depois..
ainda bem que o jiu-jitsu tem aquela ogrisse natural ai essas coisas não se cria..
o armlock falou da experiencia dele c o pessoal da inosanto..treinei c um pessoal de combate c facas (ele é estudioso, treinou MT na antiga da CB, mestre em capoeira, mas fez jiu-jitsu e manja de facas) qndo fomos "brincar" travei a mão armada protegi a cabeça e ia dar americana, ele trocou a faca de mão;..me senti frustrado.
a galera que manja de combate c faca é foda, não to dizendo pegar uma faca p esfaquear, que ai ultima ratio sai as defesas, mas quem "trabalha" c elas é muito foda de desarmar.
Krav maga, não tem regra e visa unicamente sobrevivência,acho que toda luta ajuda..ainda mais que a situação real de estress é diferente da aplicada no treino, mesmo que com sonorização (barulho de tiro) estress fisico etc..
O grande problema (no meu ver) é que surgiram trocentas vertentes de krav maga (isso é ajudado pelo motivo de que como não tem competição, fica facil enganar bobo)
só no brasil, tem o kobi (da sulamericana) o bukan (do tio do kobi e que é brigado), krav-maga comando,kappap, krav maga concept inventado por um coronel do exercito brasileiro,haganah krav maga tem um estelionatario em blumenau que se denomina mestre em krav maga (e fundou brazilian krav maga) e conseguiu dar instrução no BI em Blumenau.ou seja, tem mais cacique que indio.
soma-se as "nutelagem" ai fudeu..vai aparecer maluco zarolho nerd que acha que é mestre em desarme, ai qndo surge um fato, pronto..a merda ta feita.
esse coronel mesmo e tantos outros usam um apanhado de defesa pessoal e chamam de krav maga..
p se ter uma ideia na policia já vi faixa amarela de judo sem saber dar uma queda de quadril decentemente, dando instrução de defesa pessoal.
eu me irritava pois um da minha guarnição era judoca das antigas, disputou jogos abertos, massssssssssssssssssssssssssssssss puseram um sd faixa preta em tkd e hapkido..(esse hapkido p mim foi uma tentativa de "masculinizar" o tkd pois começou a ficar menos marcial (vide olimpiadas)
ele foi fazer uma torção num soldado leigo antigão e riam da cara dele..ele nem mexia o cara pq tinha mais que o dobro..
ficava eu e esse sgt do judo falando porra to perdendo meu tempo aqui (era instrução obrigatoria) eis que alguem falou que eu e esse sgt treinavamos e um gordao la da pm quis gravatear fiz a cadeira cai no cem quilos e ele continuava me segurar passei o antebraço e mandei uma chave de braço..logo foi treinar jiu-jitsu depois..
ainda bem que o jiu-jitsu tem aquela ogrisse natural ai essas coisas não se cria..
o armlock falou da experiencia dele c o pessoal da inosanto..treinei c um pessoal de combate c facas (ele é estudioso, treinou MT na antiga da CB, mestre em capoeira, mas fez jiu-jitsu e manja de facas) qndo fomos "brincar" travei a mão armada protegi a cabeça e ia dar americana, ele trocou a faca de mão;..me senti frustrado.
a galera que manja de combate c faca é foda, não to dizendo pegar uma faca p esfaquear, que ai ultima ratio sai as defesas, mas quem "trabalha" c elas é muito foda de desarmar.
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

-
Alemartins
- Contato:
Defesa contra faca eu costumava fazer uma vez por semana ali na escadaria da Sumaré. Ruim de me pegar na corrida, hein.
Olha... pra ser honesto, no tempo em que o armlock andava, aprendia-se Jiu-Jitsu pra brigar na balada. Por extensão, brigava-se na praia, no maracanã e no maracanazinho, em gafieiras do centro e festas e aniversários em geral (porque só na balada ficava muito limitado), e acho que funcionava...jotaerre escreveu:Não há dúvidas que o JJ é a melhor arte marcial em um embate de 1x1 com um mínimo de honra entre os lutadores. Isso já foi provado em inúmeros desafios e nos primeiros UFC (onde só um lado conhecia o JJ).
Treinamento tem que ser real. Essa realidade não cabe nas ruas, mas combatentes (fa, policiais, seguranças) precisam do treinamento mais severo possível, treinamento que machuca mesmo, com soco de verdade, agressão de verdade, ou vão morrer. .. É simples assim
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Na minha visão, eu não levaria pra baixo em uma situação onde alguém de fora poderia chegar no tiro de meta. Mas da pra contar em uma mão (e sobra dedo) as vezes que me envolvi em treta de balada.LAWYER escreveu:Olha... pra ser honesto, no tempo em que o armlock andava, aprendia-se Jiu-Jitsu pra brigar na balada. Por extensão, brigava-se na praia, no maracanã e no maracanazinho, em gafieiras do centro e festas e aniversários em geral (porque só na balada ficava muito limitado), e acho que funcionava...![]()
Treinamento tem que ser real. Essa realidade não cabe nas ruas, mas combatentes (fa, policiais, seguranças) precisam do treinamento mais severo possível, treinamento que machuca mesmo, com soco de verdade, agressão de verdade, ou vão morrer. .. É simples assim
Ainda mais você falando, mestre, quem sou eu pra descordar
Tu tambem nao presta...LAWYER escreveu:Olha... pra ser honesto, no tempo em que o armlock andava, aprendia-se Jiu-Jitsu pra brigar na balada.
Havia colocado meu parecer sobre defesa pessoal do JJ no PVT que poderia elucidar um pouco os pontos do forista jotaerre... e outros com a mesma duvida. Lembrem-se que o abaixo reflete a minha percepcao, baseado nas minhas experiencias. E lembrem-se que os comentarios abaixo se aplicam a vida de um "civil", nao de um militar. Como os marines ensinam aqui, em um conflito envolvendo a necessidade de "defesa pessoal" dentro de um contexto militar, so ha 3 resultados provaveis: 1) Voce morre. 2) Seu oponente morre 3) Ambos morrem. (basicamente o que o Lawyer falou) E eh com essa mentalidade que defesa pessoal eh treinada nas forcas armadas por aqui.
Dito isso, talvez as consideracoes abaixo possam ser uteis em dissipar alguns mitos ou pelo menos levar a reflexao:
Spoiler:
Editado pela última vez por armlock em 16 Mai 2017 01:03, em um total de 1 vez.

Armlock, olha aí eu enchendo teu saco já naquela época.armlock escreveu:Tu tambem nao presta...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Havia colocado meu parecer sobre defesa pessoal do JJ no PVT que poderia ilucidar um pouco os pontos do forista jotaerre... e outros com a mesma duvida. Lembrem-se que o abaixo reflete a minha percepcao, baseado nas minhas experiencias. E lembrem-se que os comentarios abaixo se aplicam a vida de um "civil", nao de um militar. Como os marines ensinam aqui, em um conflito envolvendo a necessidade de "defesa pessoal" dentro de um contexto militar, so ha 3 resultados provaveis: 1) Voce morre. 2) Seu oponente morre 3) Ambos morrem. (basicamente o que o Lawyer falou) E eh com essa mentalidade que defesa pessoal eh treinada nas forcas armadas por aqui.
Dito isso, talvez as consideracoes abaixo possam ser uteis em dissipar alguns mitos ou pelo menos levar a reflexao:
Spoiler:
BÓ VOVÔ!!!!
Pombas... e eu pensando sobre quanto tempo ia levar ate voce notar os seus posts quotados! Pensei que talvez ate amanha...com sorte.. Apenas 30 minutos!SALINHO escreveu:Armlock, olha aí eu enchendo teu saco já naquela época.