Gabriel o Pensador fala do problema que teve com a galera do Jiu Jitsu por causa da musica Retrato de Um Playboy

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Anônimo
Contato:

Re: Gabriel o Pensador fala do problema que teve com a galera do Jiu Jitsu por causa da musica Retrato de Um Playboy

Mensagem por Anônimo » 04 Mar 2017 23:15

Marcial escreveu:Já contei aqui no fórum, num tópico de tretas dos anos 90, um episódio na praia do quebra-mar, na Barra. Era um evento gratuito patrocinado pela antiga marca de tênis M2000, com Gabriel O Pensador como uma das atrações. O local era quintal da Barra Gracie, mas desceu a maior galera da Rocinha e Vidigal. Quando começou a tocar Retrato de um playboy, lombrou geral. Gabriel parou o show, tentou dar lição de moral no microfone, mas só piorou o clima. Dizem que a galera do falecido Ryan fez um um estilingue gigante para arremessar cocos no pessoal que zoava a playboyzada do jiu-jitsu. A praia virou praça de guerra. Os haoles começaram a depredar o local, mas teve um monte que terminou esticado na areia, apagado. Não havia polícia, e quando o tiro começou a cantar, foi cada um por si. Muito sinistro. Acho que o Gabriel nunca mais cantou essa música na Barra depois disso :)

Eu estava nesse show, mas nem recordo mais das brigas, pois fiquei longe do palco. Lembro que fui ver o Shabba Ranks. Bom, o Ryan está morto e o M2000 nem existe mais.
Cem mil pessoas lotam festival no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Cerca de cem mil pessoas, segundo cálculo da PM, estavam ontem no Rio na abertura do M.2000 Summer Concerts –festival com oito bandas nacionais e internacionais, predominantemente de reggae, no Quebra-Mar da Barra da Tijuca, zona sul.
O show, gratuito, começou às 20h30, duas horas depois do horário previsto. Em vez do Chico Science & Nação Zumbi como programado, o festival foi aberto pelo grupo Cidade Negra. A organização alegou que os membros do Chico Science, de Recife, se atrasaram devido a um engarrafamento e inverteu a ordem de apresentação das duas primeiras bandas.
As 20h, os telões ainda estavam sendo instalados e o público se mostrava impaciente. Houve diversas ameaças de brigas. Latas e garrafas com areia eram jgadas no palco, quando o Cidade Negra começou a cantar.
O M.2000 Summer Concerts ainda tinha a participação prevista ontem, por ordem de apresentação, dos americanos do Three Walls Down, do brasileiro Gabriel, O Pensador, do argentino Fito Paez, e dos jamaicanos Chaka Demus & Pliers, Shabba Ranks e Inner Circle.

Marcial
Contato:

Re: Gabriel o Pensador fala do problema que teve com a galera do Jiu Jitsu por causa da musica Retrato de Um Playboy

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 05:16

zico escreveu:Dizem nao, foi exatamente isso que aconteceu, eu tinha os meus 15 anos e fiquei por perto vendo tudo, o Ryan que vc já citou e outros bem conhecidos que não vou citar usaram um estilingue gigante pra arremessar cocos, pedras e latas cheias de águas pra acertar o Gabriel Pensador lá no palco, a pancadaria que aconteceu logo depois foi tão grande que o show até acabou.
Acabou tudo numa correria. Podia ter dado uma merda gigantesca, pois a praia estava lotada.
Eu tinha uns 18. Fui com um amigo que treinava na GB Espaço Vital, e respectivas namoradas.
Quando o bicho pegou, ele foi se juntar à tropa do jiu e eu meti o pé pra casa, encagaçado :)
Não vi o estilingue gigante, mas dava pra ver os "projéteis" sendo arremessados de bem longe...

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 05:22

Anônimo escreveu:Eu estava nesse show, mas nem recordo mais das brigas, pois fiquei longe do palco. Lembro que fui ver o Shabba Ranks. Bom, o Ryan está morto e o M2000 nem existe mais.
Teve arrastão na areia. Foi uma briga generalizada. Segurança zero. Infra zero. Era uma época muito diferente...

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 05 Mar 2017 10:37

Marcial escreveu:Teve arrastão na areia. Foi uma briga generalizada. Segurança zero. Infra zero. Era uma época muito diferente...

Era bem amador mesmo. Recordo que a praia estava bem cheia e nem fiquei até o fim do show. É engraçado relembrar essas histórias depois de tanto tempo.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 11:24

Anônimo escreveu:Era bem amador mesmo. Recordo que a praia estava bem cheia e nem fiquei até o fim do show. É engraçado relembrar essas histórias depois de tanto tempo.
Amadorismo beirando a irresponsabilidade.

Acho a música divertida. Mas como "crítica social", penso que é tão leviana quanto o grupo de playboys retratado.
O discurso é de "conscientização" através do deboche e da ridicularização do grupo criticado. O efeito é reverso.
Incitou o revanchismo das pessoas que eram 'vítimas' dos playboys, e a reação ainda mais violenta dos mesmos.
De fato, havia na época um monte de babaca covarde espancando leigos em grupo, sacaneando trabalhador etc.
Conheci muitos assim na época, e a maioria não treinava qualquer arte marcial. Eram moleques mimados e ricos.
Na minha opinião, citar especificamente o jiu-jitsu foi fruto da propaganda contrária e do ressentimento social.
Os bad boys do jiu-jitsu eram mais famosos, tinham grana e família conhecida, um prato cheio para a imprensa.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 05 Mar 2017 11:57

Marcial escreveu:Já contei aqui no fórum, num tópico de tretas dos anos 90, um episódio na praia do quebra-mar, na Barra. Era um evento gratuito patrocinado pela antiga marca de tênis M2000, com Gabriel O Pensador como uma das atrações. O local era quintal da Barra Gracie, mas desceu a maior galera da Rocinha e Vidigal. Quando começou a tocar Retrato de um playboy, lombrou geral. Gabriel parou o show, tentou dar lição de moral no microfone, mas só piorou o clima. Dizem que a galera do falecido Ryan fez um um estilingue gigante para arremessar cocos no pessoal que zoava a playboyzada do jiu-jitsu. A praia virou praça de guerra. Os haoles começaram a depredar o local, mas teve um monte que terminou esticado na areia, apagado. Não havia polícia, e quando o tiro começou a cantar, foi cada um por si. Muito sinistro. Acho que o Gabriel nunca mais cantou essa música na Barra depois disso :)
Gabriel o Pensador é um cara que dispensa comentários. Um mito, muito inteligente, culto, erudito e articulado e ao mesmo tempo de uma simplicidade e sensibilidade ímpar.

Cara. Não querendo politizar o tópico, mas a partir do relato que vcs contaram no tópico dos anos 90, eu fico pensando. Cara, os mlks do jui, pitboys e arruaceiros tiveram muita sorte por serem "brancos de classe média". rsrsrsrs. No fundo eram garotos imaturos e acredito que muitos hj são pessoas bem colocadas na sociedade com família, que amadureceram com o tempo, ou traumas da vida.

Tipo, os caras invadiram casamento, formaturas pra literalmente fazer arruaça e se alguém viesse eles quebravam, rsrsrsrs. Porra nem os donos da festa e nem a própria polícia sabia como lidar com eles, porque se fossem os favelados, nem na porta passavam e em 5 minutos a polícia chegaria e se ficasse de caô tomava uma bala na cara. Mas eles identificavam a galera do jui como alguém deles.

No show do terra encantada mesmo, porra, os caras literalmente destruiram o parque todo. Se fosse um show para a galera da cidade de deus e os caras fisessem isso, ia ter pelos menos uns 3 mortos ai por bala pela polícia, "que usou os meios necessários". Mas talvez nem a polícia sabia como agir com essa galera. Ainda bem, porque ngm merece ir pra vala por algo contornável.

Muita sorte dessa galera, que se tivesse esteriótipo de bandido muitos já teriam ido pra vala. Eu mesmo, foi muito revoltado na minha adolescência e graças a deus era muito mais novo do que essa galera, da idade do Arona, Raia, Ruas etc. Maseu sei que se eu morasse na favela, a vida não teria me salvado

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 05 Mar 2017 12:08

Eles sabiam com quem arrumar treta e boa parte, por ser de classe média alta, tinha bons conhecimentos na polícia, por exemplo. Sempre dava para aliviar o lado deles. SOube de uma história no antigo Bali Bar, onde eles entraram numa contra uma galera de Caxias. Bom, no outro final de semana, os caras voltaram armados e não ficou ninguém. O normal era o pessoal brigar na mão, mas também rolava alguma covardia por parte da galera do JJ.

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 12:33

Hans de Sulivan escreveu:Gabriel o Pensador é um cara que dispensa comentários. Um mito, muito inteligente, culto, erudito e articulado e ao mesmo tempo de uma simplicidade e sensibilidade ímpar.

Cara. Não querendo politizar o tópico, mas a partir do relato que vcs contaram no tópico dos anos 90, eu fico pensando. Cara, os mlks do jui, pitboys e arruaceiros tiveram muita sorte por serem "brancos de classe média". rsrsrsrs. No fundo eram garotos imaturos e acredito que muitos hj são pessoas bem colocadas na sociedade com família, que amadureceram com o tempo, ou traumas da vida.

Tipo, os caras invadiram casamento, formaturas pra literalmente fazer arruaça e se alguém viesse eles quebravam, rsrsrsrs. Porra nem os donos da festa e nem a própria polícia sabia como lidar com eles, porque se fossem os favelados, nem na porta passavam e em 5 minutos a polícia chegaria e se ficasse de caô tomava uma bala na cara. Mas eles identificavam a galera do jui como alguém deles.

No show do terra encantada mesmo, porra, os caras literalmente destruiram o parque todo. Se fosse um show para a galera da cidade de deus e os caras fisessem isso, ia ter pelos menos uns 3 mortos ai por bala pela polícia, "que usou os meios necessários". Mas talvez nem a polícia sabia como agir com essa galera. Ainda bem, porque ngm merece ir pra vala por algo contornável.

Muita sorte dessa galera, que se tivesse esteriótipo de bandido muitos já teriam ido pra vala. Eu mesmo, foi muito revoltado na minha adolescência e graças a deus era muito mais novo do que essa galera, da idade do Arona, Raia, Ruas etc. Maseu sei que se eu morasse na favela, a vida não teria me salvado
Com certeza havia e há até hoje tratamento diferente por conta de condição social, e isso influenciava o mau comportamento dos playboys. Quem saiu ileso teve sorte e contava com esse contexto, e me incluo nisso. Mas a impunidade é generalizada, em vários níveis. Infelizmente, por aqui e na maior parte do mundo, quem tem mais 'pode' mais. Até na favela é assim. Dava pra escrever na época um "Retrato de um funkeiro de corredor" nos mesmos moldes irônicos da música do Gabriel, mas nenhum deles seria maluco de mexer com esse vespeiro, nesse tom. Os funks de "conscientização" eram todos respeitosos com os criticados :)

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 05 Mar 2017 15:31

Década de 90 rolavam vários showzinhos maneiros de graça aqui no RJ... e foi justamente por essa mentalidade de merda de alguns que queriam arrumar confusão que isso praticamente acabou.

Era muito bom a época que a gente podia curtir uma praia, ouvindo uma música bacana e azarando/pegando as gatinhas, tudo no 0800. Mas como perfeição não existe, tinha q ter alguma coisa pra estragar!

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 15:55

Snickt escreveu:Década de 90 rolavam vários showzinhos maneiros de graça aqui no RJ... e foi justamente por essa mentalidade de merda de alguns que queriam arrumar confusão que isso praticamente acabou.
Acho que essa é uma simplificação bem ruim. Esses conflitos não aconteciam apenas e exatamente "pela mentalidade de merda de alguns que queriam arrumar confusão". Certo que existem pessoas que procuram briga gratuitamente, mas em geral a escalada da violência tem muitos outros elementos, que envolvem diferenças culturais, defesa legítima, territorialismo etc. Nesse evento mesmo, boa parte da confusão aconteceu como revide contra os arrastões, provocações e xingamentos relacionados à música do Gabriel, e outros comportamentos dos 'invasores' considerados inadequados pelos locais, como cagar na areia e nos canteiros, por exemplo. Não que eu defenda a reação violenta, mas a explicação é mais complexa do que colocar a conta em algum bode expiatório.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 05 Mar 2017 16:04

Marcial escreveu:Acho que essa é uma simplificação bem ruim. Esses conflitos não aconteciam apenas e exatamente "pela mentalidade de merda de alguns que queriam arrumar confusão". Certo que existem pessoas que procuram briga gratuitamente, mas em geral a escalada da violência tem muitos outros elementos, que envolvem diferenças culturais, defesa legítima, territorialismo etc. Nesse evento mesmo, boa parte da confusão aconteceu como revide contra os arrastões, provocações e xingamentos relacionados à música do Gabriel, e outros comportamentos dos 'invasores' considerados inadequados pelos locais, como cagar na areia e nos canteiros, por exemplo. Não que eu defenda a reação violenta, mas a explicação é mais complexa do que colocar a conta em algum bode expiatório.
Pô vei, nunca vi ninguem cagar na areia/canteiro a não ser mendigo... :))

Territorialismo acho mentalidade boçal, mas se defender de um xingamento ou coibir roubo na porrada acho válido.

Agora, como nesse show citado, que não estive, ou em outros no mesmo molde em que estive, cansei de ver gente caçando confusão. Um esbarrão, um pouco de cerveja derramada ou qq outro motivo bobo era suficiente pra começar um conflito que na maioria das vezes acabava envolvendo quem não tinha nada a ver e estava nos arredores.

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 05 Mar 2017 16:15

Huezil não é para principiantes.

E perfeita a colocação... Até hj quero ver favelado aprontar uma dessas... Discriminação pesada.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 05 Mar 2017 16:19

Snickt escreveu:Pô vei, nunca vi ninguem cagar na areia/canteiro a não ser mendigo... :))

Territorialismo acho mentalidade boçal, mas se defender de um xingamento ou coibir roubo na porrada acho válido.

Agora, como nesse show citado, que não estive, ou em outros no mesmo molde em que estive, cansei de ver gente caçando confusão. Um esbarrão, um pouco de cerveja derramada ou qq outro motivo bobo era suficiente pra começar um conflito que na maioria das vezes acabava envolvendo quem não tinha nada a ver e estava nos arredores.
Não tinha banheiro químico, infra nenhuma. Quem conhecia a etiqueta da praia, fazia no mar. Mas a maior galera cagava onde dava vontade :)

Sim, tem gente que vive caçando briga. Mas esse tipo de confusão envolve mais coisa do que simplesmente um estopim causado por um brigão.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 05 Mar 2017 17:16

Marcial escreveu:Acho que essa é uma simplificação bem ruim. Esses conflitos não aconteciam apenas e exatamente "pela mentalidade de merda de alguns que queriam arrumar confusão". Certo que existem pessoas que procuram briga gratuitamente, mas em geral a escalada da violência tem muitos outros elementos, que envolvem diferenças culturais, defesa legítima, territorialismo etc. Nesse evento mesmo, boa parte da confusão aconteceu como revide contra os arrastões, provocações e xingamentos relacionados à música do Gabriel, e outros comportamentos dos 'invasores' considerados inadequados pelos locais, como cagar na areia e nos canteiros, por exemplo. Não que eu defenda a reação violenta, mas a explicação é mais complexa do que colocar a conta em algum bode expiatório.
O que vc fumou hj? Não diz coisa com coisa cara.

Responder