Reprogramação de motores de carros

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sharivan
Contato:

Re: Reprogramação de motores de carros

Mensagem por Sharivan » 29 Jan 2017 16:31

Bom, já tive alguns carros preparados e posso te garantir algumas coisas: você vai gastar mais do que imagina; o carro fica mais suscetível a quebras; e, principalmente, não existe "ganha-ganha", quero dizer, aumentou a potência, o carro vai consumir mais; ganhou mais torque/potência em baixa, perde em alta, e por aí vai.

Não achei a sua resposta quanto ao carro que se trata, tô pelo smartphone e fica pior para ler e escrever, mas já te adianto: se for um carro aspirado e convencional, o ganho só com o remapeamento da central (o famoso "chip", por conta de que antigamente se trocava o chip do módulo da injeção por outro com novos parâmetros) é muito pequeno, e, hoje em dia, esse serviço se tornou muito caro. Particularmente penso que não vale a pena. Carro sobrealimentado é diferente, pois na alteração também se aumenta a pressão do sobrealimentador, então vem bem mais potência. O exemplo mais comum são os carros turbo, como A3, Golf GTI, UP TSI, Jetta TSI, dentre muitos outros.

Perde a garantia sim e não é difícil de identificar a alteração não, pois o próprio scanner da concessionária pode acusar as alterações ou mesmo o técnico identificar que as leituras estão distintas dos parâmetros originais, caso o aparelho não aponte qualquer anomalia ou divergência. Detalhe: "passar" o scanner no carro é uma das coisas mais simples e básicas em qualquer revisão, dentro ou fora da concessionária.

Se você faz questão de aumentar a potência do seu carro atual e é um aspirado, além da reprogramação eletrônica, você vai precisar de um anti-lag para o acelerador (se eletrônico, acho que hoje em dia todos são assim), conheço o SprintBooster e sei que funciona; indico também um filtro de ar esportivo, mesmo que do tipo inbox, pois o carro vai "respirar melhor"; e, por fim, um escape menos restritivo, substituindo o silencioso/silenciador final por um abafador esportivo, que tornará a saída dos gases mais livre, mas o ronco do motor também será mais forte. Se fizer a reprogramação já com tudo isso, dá para tirar um pouco mais de potência, assim como definir só um combustível para uso, para poder exagerar mais nas alterações. Além disto, dá para trazer a curva de torque e potência para rotações menores, tornando o carro mais ágil e passando a impressão de que o ganho foi ainda maior. Caso contrário, você praticamente não sentirá uma diferença real.

No final das contas você vai gastar talvez o suficiente para trocar seu automóvel por outro que seja mais forte de fábrica, e nem falei de turbo ou qualquer outra alteração mais invasiva, mesmo que aspirado. Agora, se tem algum apego emocional pelo seu carro atual, aí sim, é outra história.

Mesmo para carros turbo, se for um carro mais usado e destinado ao uso cotidiano, não indico, pois o carro passa a trabalhar nos limites de tolerância de praticamente todos os seus componentes, quer dizer, as chances de quebra aumentam bastante, até porque a pessoa passa a acelerar mais "por gosto". Tinha um Golf GTi 2008, muito bem cuidado, mas que usava no dia a dia... Fiz o remap numa oficina muito bem conceituada aqui em Curitiba, PR, passamos o carro no dinamômetro e etc., mas depois de um tempo, o carro passou a incomodar. Larguei mão! Tive carro preparado antes e depois e, sim, pretendo ter outro, mas só para final de semana mesmo.

Finalmente, não caia na conversa de preparador não, tem muito aventureiro por aí e geralmente os caras são muito "papudos". Tem muita oficina renomada que, no entanto, deixa a desejar. Outra coisa, cada carro é um carro; um "chip" de um mesmo modelo e versão pode não prestar em outro que, em tese, seria igual! Portanto, a alteração será específica para o seu carro. Por outro lado, há alguns kits "plug-and-play" que servem bem em determinados modelos, que já vêm com conectores próprios e não se corta fios nem nada; na hora da revisão basta retirar o pequeno módulo.

Espero ter ajudado.

Abraço.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 29 Jan 2017 22:03

Snickt escreveu:Hummmm... deixa eu aproveitar esse teu conhecimento e tirar uma dúvida então.

Meu carro é 2016, instalei gnv nele, garantia de motor e de elétrica nem vou brigar por elas se um dia precisar, pq sei que houve alteração nessas partes.

Mas e a garantia nos componentes do câmbio, será que eu perdi também??? Não vejo muita lógica de perder essa garantia, já que não há interação direta entre esse componentes e o fato de ter instalado o gnv.
Fala nobre! realmente eu não sei... Por lógica e isso é discutível sim, realmente pode ser feita questionamento nesse sentido: por que perde a garantia de tudo ou de peçcas sem conexão com algo que o usuário mexeu? Realmente é discutível, mas na prática por "conhecimento geral" sei que as concessionárias jogam duro com garantia, bem, nem uma maldita revisão - que seja a primeira - podemos perder sob pena de perder a garantia de 3, 5 anos...
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

General Moscardo

Mensagem por General Moscardo » 29 Jan 2017 22:30

Sharivan escreveu:Bom, já tive alguns carros preparados e posso te garantir algumas coisas: você vai gastar mais do que imagina; o carro fica mais suscetível a quebras; e, principalmente, não existe "ganha-ganha", quero dizer, aumentou a potência, o carro vai consumir mais; ganhou mais torque/potência em baixa, perde em alta, e por aí vai.

Não achei a sua resposta quanto ao carro que se trata, tô pelo smartphone e fica pior para ler e escrever, mas já te adianto: se for um carro aspirado e convencional, o ganho só com o remapeamento da central (o famoso "chip", por conta de que antigamente se trocava o chip do módulo da injeção por outro com novos parâmetros) é muito pequeno, e, hoje em dia, esse serviço se tornou muito caro. Particularmente penso que não vale a pena. Carro sobrealimentado é diferente, pois na alteração também se aumenta a pressão do sobrealimentador, então vem bem mais potência. O exemplo mais comum são os carros turbo, como A3, Golf GTI, UP TSI, Jetta TSI, dentre muitos outros.

Perde a garantia sim e não é difícil de identificar a alteração não, pois o próprio scanner da concessionária pode acusar as alterações ou mesmo o técnico identificar que as leituras estão distintas dos parâmetros originais, caso o aparelho não aponte qualquer anomalia ou divergência. Detalhe: "passar" o scanner no carro é uma das coisas mais simples e básicas em qualquer revisão, dentro ou fora da concessionária.

Se você faz questão de aumentar a potência do seu carro atual e é um aspirado, além da reprogramação eletrônica, você vai precisar de um anti-lag para o acelerador (se eletrônico, acho que hoje em dia todos são assim), conheço o SprintBooster e sei que funciona; indico também um filtro de ar esportivo, mesmo que do tipo inbox, pois o carro vai "respirar melhor"; e, por fim, um escape menos restritivo, substituindo o silencioso/silenciador final por um abafador esportivo, que tornará a saída dos gases mais livre, mas o ronco do motor também será mais forte. Se fizer a reprogramação já com tudo isso, dá para tirar um pouco mais de potência, assim como definir só um combustível para uso, para poder exagerar mais nas alterações. Além disto, dá para trazer a curva de torque e potência para rotações menores, tornando o carro mais ágil e passando a impressão de que o ganho foi ainda maior. Caso contrário, você praticamente não sentirá uma diferença real.

No final das contas você vai gastar talvez o suficiente para trocar seu automóvel por outro que seja mais forte de fábrica, e nem falei de turbo ou qualquer outra alteração mais invasiva, mesmo que aspirado. Agora, se tem algum apego emocional pelo seu carro atual, aí sim, é outra história.

Mesmo para carros turbo, se for um carro mais usado e destinado ao uso cotidiano, não indico, pois o carro passa a trabalhar nos limites de tolerância de praticamente todos os seus componentes, quer dizer, as chances de quebra aumentam bastante, até porque a pessoa passa a acelerar mais "por gosto". Tinha um Golf GTi 2008, muito bem cuidado, mas que usava no dia a dia... Fiz o remap numa oficina muito bem conceituada aqui em Curitiba, PR, passamos o carro no dinamômetro e etc., mas depois de um tempo, o carro passou a incomodar. Larguei mão! Tive carro preparado antes e depois e, sim, pretendo ter outro, mas só para final de semana mesmo.

Finalmente, não caia na conversa de preparador não, tem muito aventureiro por aí e geralmente os caras são muito "papudos". Tem muita oficina renomada que, no entanto, deixa a desejar. Outra coisa, cada carro é um carro; um "chip" de um mesmo modelo e versão pode não prestar em outro que, em tese, seria igual! Portanto, a alteração será específica para o seu carro. Por outro lado, há alguns kits "plug-and-play" que servem bem em determinados modelos, que já vêm com conectores próprios e não se corta fios nem nada; na hora da revisão basta retirar o pequeno módulo.

Espero ter ajudado.

Abraço.
Opa, beleza? Também sou de Curitiba, o carro em questão é um Golf GTI da nova geração. Pelo que eu li, dá pra subir de 220cv originais pra 340cv apenas com remapeamento. Pelo que pesquisei é o motor com maior "folga" pra esse tipo de mudança.

Ouvi dizer que tinha uma concessionária AUDI aqui de Curitiba que prestava esse tipo de serviço e "certificava" também algumas outras oficinas, isso procede? Sabe algo disso?

Se puder falar mais da sua experiência com o GOLF GTI e puder me mandar o nome da oficina, se preferir inbox, agradeço!

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 29 Jan 2017 23:19

General Moscardo escreveu:Opa, beleza? Também sou de Curitiba, o carro em questão é um Golf GTI da nova geração. Pelo que eu li, dá pra subir de 220cv originais pra 340cv apenas com remapeamento. Pelo que pesquisei é o motor com maior "folga" pra esse tipo de mudança.

Ouvi dizer que tinha uma concessionária AUDI aqui de Curitiba que prestava esse tipo de serviço e "certificava" também algumas outras oficinas, isso procede? Sabe algo disso?

Se puder falar mais da sua experiência com o GOLF GTI e puder me mandar o nome da oficina, se preferir inbox, agradeço!
Então cara,

O GTI que eu tive era aquele "geração 4,5", fiz na Prado, que é uma oficina das mais conceituadas, mas especificamente no meu caso, apesar do carro ter ficado forte, depois de um tempo passou a apresentar problemas. O seu Golf já é o da sétima geração, motor TSI, bem diferente daquele que equipou o GTI que eu tive e tantos outros carros.

O remapeamento costuma ser sim a melhor alternativa para carros turbos, claro que em se tratando de um preparo leve, mas sempre tem aquele risco de dar alguma zica, cedo ou tarde, afinal, se foge de todo um projeto original de fábrica. Não entre de cabeça nessa conversa de ter bastante "folga" para preparar não; o que existe é uma margem de segurança/tolerância, mas ela é voltada para o carro original e já considerando que, por ser um esportivo, o seu condutor tende a forçá-lo mais do que num carro convencional.

Esse seu Golf costuma ter mais potência do que é anunciado pela VW, o que você vai constatar no dinamômetro antes de fazer a reprogramação da central (até porque uma boa oficina mede a potência original antes de fazer a alteração, justamente para verificar o ganho), ou seja, algo em torno de 250cv de motor é até bem provável para esse seu modelo - inclusive o dinamômetro da Fullpower apontou mais do que isso num GTI que eles mediram -, quer dizer, 340cv não chega a ser um ganho surreal não, mas enfatizo que é sim dando uma abusada dos componentes originais, principalmente o sistema de turbo e sensores.

Pelo modelo de que se trata, deve ser um carro bem novo, e, se bem feita a reprogramação, dificilmente você terá problemas. Contudo, se você abusar ou pretender ficar com o carro por um bom tempo, pode ir se preparando para o adiantamento de algumas manutenções e até eventuais reparos, como uma ou outra mangueira e, novamente, sensores. Nenhum preparador vai assumir isso pra você porque ele precisa vender o peixe dele, mas, cara, vamos ser sinceros, não vai ser um "fazedor de chip" que vai passar por cima de estudos e mais estudos em cima de um projeto sob a batuta de diversos engenheiros. Em outras palavras, o carro foi desenvolvido para um determinado rendimento e, a partir do momento que você altera um parâmetro, o automóvel como um todo é afetado. Te digo isso tanto por experiência própria com vários carros aspro e turbo (preparados) quanto pela evidente lógica das coisas. A propósito, tenho uma E430 que tá com um veneninho leve, aspirada, inclusive o módulo foi reprogramado, e, depois de um tempo, passou a incomodar! Kkkk! Mas já é velha e não é o meu carro do dia a dia.

Eu estava achando que você estava com um popular no máximo 1.4... Pô, você tá andando de GTI de última geração e tá achando o carro fraco?! Kkkk! Tudo bem que a gente acostuma com o carro, mas pô, acho que não precisa de mais hein?! Mete um intake K&N, um abafador no final no lugar do silencioso e capricha na qualidade do combustível que já era! Eu ando de UP TSI todos os dias e já estou feliz! Hahaha! Agora, se você tá querendo mexer porque tomou escovada de outro carro, vá em frente, mas considere que sempre vai ter um carro que anda mais do que o seu... Preparação é um negócio meio que sem fim, viciante, e, o que você gasta no carro é perdido. Tenha isso em mente! Faz tempo que eu entrei nessa, mas te confesso que por vezes eu me arrependo. Não são poucos os que começaram com o "kit padaria" (chip+filtro+escape) e logo partiram para a troca de turbina, novos sistemas de alimentação e exaustão, intercooler maior... Haja dinheiro, tempo e paciência!

Apesar de tudo o que eu disse acima, é um gosto, não quero te desanimar nem nada, só ajudar, mais precisamente no sentido de que, se você não é, digamos, louco por carro, tem uma grande chance de se frustrar com esse mundo. Porém, se curte pra valer, vai fundo! Há também uma baita chance de tudo ficar até melhor do que você espera e ser só um primeiro passo para um novo hobby! Eu mesmo, apesar de algumas decepções, pretendo ter um novo carro turbo "fortão" - preparação mais pesada - , mas dessa vez vou ficar nos famosos motores AP, pois são bem mais em conta e você não sofre para achar peças, sem falar na maior simplicidade do projeto.

Ah, já ia esquecendo: aqui em Curitiba as oficinas mais renomadas, que eu conheço, que fazem esse serviço de reprogramação da central são a Prado e o Italiano. Desconheço esse serviço por parte de concessionária. Todavia, esse seu carro (linha Audi-VW) não costuma ter muito segredo não, pois a mecânica costuma sair em vários modelos diferentes, apenas com acertos de fábrica levemente distintos. A3, GTI e Passat são há tempos dos mais preparados eletronicamente.

Qualquer coisa chama inbox.

Abraço.
Editado pela última vez por Sharivan em 29 Jan 2017 23:33, em um total de 3 vezes.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Deadshot

Mensagem por Deadshot » 29 Jan 2017 23:24

Caralho nego quer 200, 300 cv pra andar aonde, em autódromo?

Pra qualquer situação um carro com 130 cv dá e sobra.

Fogo no cu o nome disso aí.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 29 Jan 2017 23:40

Deadshot escreveu:Caralho nego quer 200, 300 cv pra andar aonde, em autódromo?

Pra qualquer situação um carro com 130 cv dá e sobra.

Fogo no cu o nome disso aí.
Sabe de nada, inocente! Kkkk! Brincadeiras a parte, é gosto. Alguns gostam de pular de pára-quedas, outros de malhar até o braço ficar com 50, 60cm, há quem goste de fumar maconha... Enfim, tem coisa que não tem porquê e nem necessidade e as pessoas curtem mesmo assim.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 30 Jan 2017 03:45

General Moscardo escreveu:
Spoiler:
Opa, beleza? Também sou de Curitiba, o carro em questão é um Golf GTI da nova geração. Pelo que eu li, dá pra subir de 220cv originais pra 340cv apenas com remapeamento. Pelo que pesquisei é o motor com maior "folga" pra esse tipo de mudança.

Sharivan escreveu:
Spoiler:
Então cara,

O GTI que eu tive era aquele "geração 4,5", fiz na Prado, que é uma oficina das mais conceituadas, mas especificamente no meu caso, apesar do carro ter ficado forte, depois de um tempo passou a apresentar problemas. O seu Golf já é o da sétima geração, motor TSI, bem diferente daquele que equipou o GTI que eu tive e tantos outros carros.

O remapeamento costuma ser sim a melhor alternativa para carros turbos, claro que em se tratando de um preparo leve, mas sempre tem aquele risco de dar alguma zica, cedo ou tarde, afinal, se foge de todo um projeto original de fábrica. Não entre de cabeça nessa conversa de ter bastante "folga" para preparar não; o que existe é uma margem de segurança/tolerância, mas ela é voltada para o carro original e já considerando que, por ser um esportivo, o seu condutor tende a forçá-lo mais do que num carro convencional.

Esse seu Golf costuma ter mais potência do que é anunciado pela VW, o que você vai constatar no dinamômetro antes de fazer a reprogramação da central (até porque uma boa oficina mede a potência original antes de fazer a alteração, justamente para verificar o ganho), ou seja, algo em torno de 250cv de motor é até bem provável para esse seu modelo - inclusive o dinamômetro da Fullpower apontou mais do que isso num GTI que eles mediram -, quer dizer, 340cv não chega a ser um ganho surreal não, mas enfatizo que é sim dando uma abusada dos componentes originais, principalmente o sistema de turbo e sensores.

Pelo modelo de que se trata, deve ser um carro bem novo, e, se bem feita a reprogramação, dificilmente você terá problemas. Contudo, se você abusar ou pretender ficar com o carro por um bom tempo, pode ir se preparando para o adiantamento de algumas manutenções e até eventuais reparos, como uma ou outra mangueira e, novamente, sensores. Nenhum preparador vai assumir isso pra você porque ele precisa vender o peixe dele, mas, cara, vamos ser sinceros, não vai ser um "fazedor de chip" que vai passar por cima de estudos e mais estudos em cima de um projeto sob a batuta de diversos engenheiros. Em outras palavras, o carro foi desenvolvido para um determinado rendimento e, a partir do momento que você altera um parâmetro, o automóvel como um todo é afetado. Te digo isso tanto por experiência própria com vários carros aspro e turbo (preparados) quanto pela evidente lógica das coisas. A propósito, tenho uma E430 que tá com um veneninho leve, aspirada, inclusive o módulo foi reprogramado, e, depois de um tempo, passou a incomodar! Kkkk! Mas já é velha e não é o meu carro do dia a dia.

Eu estava achando que você estava com um popular no máximo 1.4... Pô, você tá andando de GTI de última geração e tá achando o carro fraco?! Kkkk! Tudo bem que a gente acostuma com o carro, mas pô, acho que não precisa de mais hein?! Mete um intake K&N, um abafador no final no lugar do silencioso e capricha na qualidade do combustível que já era! Eu ando de UP TSI todos os dias e já estou feliz! Hahaha! Agora, se você tá querendo mexer porque tomou escovada de outro carro, vá em frente, mas considere que sempre vai ter um carro que anda mais do que o seu... Preparação é um negócio meio que sem fim, viciante, e, o que você gasta no carro é perdido. Tenha isso em mente! Faz tempo que eu entrei nessa, mas te confesso que por vezes eu me arrependo. Não são poucos os que começaram com o "kit padaria" (chip+filtro+escape) e logo partiram para a troca de turbina, novos sistemas de alimentação e exaustão, intercooler maior... Haja dinheiro, tempo e paciência!

Apesar de tudo o que eu disse acima, é um gosto, não quero te desanimar nem nada, só ajudar, mais precisamente no sentido de que, se você não é, digamos, louco por carro, tem uma grande chance de se frustrar com esse mundo. Porém, se curte pra valer, vai fundo! Há também uma baita chance de tudo ficar até melhor do que você espera e ser só um primeiro passo para um novo hobby! Eu mesmo, apesar de algumas decepções, pretendo ter um novo carro turbo "fortão" - preparação mais pesada - , mas dessa vez vou ficar nos famosos motores AP, pois são bem mais em conta e você não sofre para achar peças, sem falar na maior simplicidade do projeto.

Ah, já ia esquecendo: aqui em Curitiba as oficinas mais renomadas, que eu conheço, que fazem esse serviço de reprogramação da central são a Prado e o Italiano. Desconheço esse serviço por parte de concessionária. Todavia, esse seu carro (linha Audi-VW) não costuma ter muito segredo não, pois a mecânica costuma sair em vários modelos diferentes, apenas com acertos de fábrica levemente distintos. A3, GTI e Passat são há tempos dos mais preparados eletronicamente.

Qualquer coisa chama inbox.

Abraço.
Ó vcs dois hein, inbox é o caralho! Só se for alguma informação pessoal... Rs.

Sharivan tá aqui dando uma aula gratuita pra gente, quanto mais puder compartilhar do seu conhecimento, mais útil vai ser pra comunidade do BJJF.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 30 Jan 2017 03:50

AEGIS escreveu:Fala nobre! realmente eu não sei... Por lógica e isso é discutível sim, realmente pode ser feita questionamento nesse sentido: por que perde a garantia de tudo ou de peçcas sem conexão com algo que o usuário mexeu? Realmente é discutível, mas na prática por "conhecimento geral" sei que as concessionárias jogam duro com garantia, bem, nem uma maldita revisão - que seja a primeira - podemos perder sob pena de perder a garantia de 3, 5 anos...
Vlw, bro!

Meu carro ainda tá novo, nem a primeira revisão chegou no prazo ainda, mas faço questão de fazer todas as programadas conforme determina o manual, até pra poder argumentar em caso de quebra em alguma componente de câmbio.

Não sei se vão querer me impedir de fazer a revisão por conta da instalação do gnv, acho que não, mas se tentarem, vou pedir um documento por escrito da concessionária descrevendo o porque de não aceitar.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 30 Jan 2017 09:10

Snickt escreveu:Ó vcs dois hein, inbox é o caralho! Só se for alguma informação pessoal... Rs.

Sharivan tá aqui dando uma aula gratuita pra gente, quanto mais puder compartilhar do seu conhecimento, mais útil vai ser pra comunidade do BJJF.
Kkkkkk! Valeu cara! Mas é simplesmente o que acontece com praticamente todo hobby: o cara se obriga a aprender muito da teoria e da prática daquilo. Algumas coisas a gente aprende lendo, até por mera curiosidade ou gosto; outras, aprendemos na prática, tanto para não ser "passado para trás", quanto no sufoco, que é quando já deu zica e você tem que se virar para corrigir o que aconteceu... Pior que muitas vezes é consertar a lambança do próprio "preparador". Por falar em preparadores, para quem está pensando em entrar nesse universo de carros "mexidos", fiquem espertos com essa turma! No geral são muito bons de bico, gostam de falar bastante! O problema é que tem muito cara por aí que não sabe nada, e, por outro lado, mesmo muitos que são de fato preparadores, gostam de falar que são mais do que realmente são. Tem que ter cuidado para o seu carro não ser mera cobaia na mão deles (que é quando o cara vai aprender a mexer num determinado motor/modelo a partir do seu... Ele fala que manja, por exemplo, de motor boxer, mas o seu carro vai ser a primeira experiência dele com tal tipo, kkkk!), porque quando acontece algum problema, eles têm mil e um argumentos prontos e pulam fora da responsabilidade. O que mais tem é história de "preparador" e até preparador (mesmo!), que, contudo, só enrolou o cliente. A realidade é bem diferente daquela do videogame e dos filmes, onde é só ir instalando peças novas e pronto, o carro está "envenenado", ou melhor, "tunado" ("Velozes e Furiosos" feelings...), sem dar nenhuma incomodação extra ao seu proprietário.

No meu caso, meu pai sempre gostou muito de carros, algo que vem desde o meu avô, então, cresci em meio a esse "vício", pegando desde o estilo que rolou nos anos 80, passando pelos anos 90, 2000 e toda a febre e influência do filme Velozes & Furiosos, até a "computadorizada" fase atual. Então, desde pequeno frequentava oficinas, encontros de entusiastas, provas de arrancada e, principalmente, lia bastante a respeito e até hoje tenho inúmeras revistas especializadas, hehehe! Só que nem tudo é curtição e, por diversas vezes, vi meu pai se estressando e perdendo dinheiro com isso, assim como eu, quando passei a ter os meus carros, também passei raiva e tomei preju. Por conta disto que prefiro jogar a real para quem se encanta com esse mundinho, pois, ao contrário do que alguns querem forçar, não são só flores não. Uma das coisas mais evidentes e categóricas que já ouvi nesse meio - e que no entanto muito "entendido" quer passar por cima - é que não existe "ganha/ganha", sempre se melhora algo em detrimento de outro. Se o carro anda mais, ele também bebe mais; uma suspensão que "cola" o carro nas curvas, sacrifica o conforto; e por aí vai. A pessoa tem que por isto na ponta do lápis e ser bem decidida quanto ao que quer.

Mas, finalizando e também para deixar claro, não quero desencorajar ninguém que realmente sabe o que quer, pelo contrário, enfatizo que até hoje eu estou nessa. Tudo que estou dizendo, espero eu, é para servir de dica para que o novo entusiasta escape de algumas frias, entretanto, para aquele cara que tá pensando que tudo se resolve como num jogo de videogame, esqueça! No mundo real, quando não falta grana, falta a peça; quando não falta grana e nem a peça, falta mão de obra; quando não falta nada, ou o preparador faz alguma caca ou o carro simplesmente quebra... É assim! Faz parte do negócio. "Ah, mas eu só vou fazer o remapeamento", pô, essa historinha é velha! É só o primeiro passo, hahaha! Mas você acelerar a máquina e ela te fazer colar no banco é uma sensação muito top! O problema é que a gente vai acostumando com os upgrades e nunca se satisfaz, pior ainda quando algum carro anda mais que o seu... Você não sossega enquanto não deixar o seu "bólido" ainda mais forte! Acho que é como tatuagem: você faz uma, depois faz outra, e mais outra...

Abraço.

Cachaço
Contato:

Mensagem por Cachaço » 30 Jan 2017 09:23

Fast and furious news rsrs

Faz isso não velho, um golf GTI novinho, põe uns assessórios e só, como o sharivan explanou (muito bem por sinal) daqui a alguns anos o carro vai te encomodar, não existe almoço de graça. Isso aí é uma fase, logo passa e tu gastou um puta dinheiro que vai te fazer falta.

Um carro desses aí da pra viver feliz por muito tempo rsrs
Em Itália ele faz isso non.
Seedorf trazendo a turma do Galvão de volta ao planeta Terra.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 30 Jan 2017 10:15

Cachaço escreveu:Fast and furious news rsrs

Faz isso não velho, um golf GTI novinho, põe uns assessórios e só, como o sharivan explanou (muito bem por sinal) daqui a alguns anos o carro vai te encomodar, não existe almoço de graça. Isso aí é uma fase, logo passa e tu gastou um puta dinheiro que vai te fazer falta.

Um carro desses aí da pra viver feliz por muito tempo rsrs
Confesso que eu também ficaria com "dó" de mexer num carro desses... Até porque o atual Golf GTI, dos carros que a gente costuma ver na rua, originais, é um dos mais fortes (em termos de desempenho e não só potência), acho que só o Camaro para andar mais, mas mesmo assim, se vê mais GTI do que Camaro nas ruas. Inclusive o "meu sonho de consumo" atual e mais próximo é justamente um GTI desses! Hehehe! Todavia, confesso também que viveria um certo paradoxo, razão pela qual entendo o amigo Moscardo: um esportivo de fábrica "te convida" para muitas maldades, por assim dizer, e VW-Audi tem um enorme leque de kits prontos para aumento de potência, como intake específico, sistemas de exaustão (downpipe, up-pipe...), pressurização, intercooler de maior capacidade, molas e amortecedores ainda mais esportivos, e é claro, upgrades do turbo. E, num carro como o GTI, a trinca "chip+filtro+escape" rende um aumento de desempenho deveras significativo! Resumindo, entendo muito bem as intenções do forista com o carro, hehehe! Mas antes que, eventualmente me perguntem, por eu ter citado o UP, que também é TSI, não, não alterei nada no meu pequeno VW! Ainda não tem nem um ano completo que estou com o carro, hoje com algo na casa dos 20 mil kms rodados; sim, estou com dó de mexer!

Moscardo, se quiser chutar o balde, seguem algumas sugestões:

Imagem
Intake: é um filtro de ar esportivo com entrada de ar "forçada", pois tenta evitar a admissão de ar quente enquanto direciona uma maior admissão de ar frio, e, quanto mais ar frio, mais potência. Na foto, kit pronto, de marca renomada. Custa caro aqui no Brasil, então compensa importar. É plug and play, com um pouco de paciência você mesmo consegue instalar.

Imagem
Imagem
Imagem
Downpipe (duas primeiras imagens): simplesmente o "escape primário", por assim dizer, que vai eliminar o catalisador e, além, disto, conta com uma construção que resulta numa menor restrição dos gases. Abaixo, a substituição do sistema de silenciadores/silenciosos por abafador esportivo. O resultado de tudo é uma maior rapidez de todo o fluxo do sistema; escape em carro turbo costuma render bastante, pois o turbocompressor usa os gases do escapamento para funcionar. Ou seja, é algo essencial e diretamente relacionado ao sistema.

Imagem
Imagem
Imagem
Alteração da central eltrônica/ECU (via módulo ou remapeamento) e "anti-lag" para o acelerador: as primeiras imagens são de um módulo que faz a alteração do funcionamento do sistema de injeção e ignição de forma periférica, ou seja, sem a necessidade de alterar o próprio módulo original do carro; é um kit plug and play com controle via app no smartphone; bem simples. Alteração menos invasiva e, até onde eu sei, funciona sim, mas custa mais do que o remapeamento. Um forte ponto positivo em relação ao remap é que você retira para levar o carro para as revisões e, ao trocar de carro, pode vendê-lo a parte. Já a última foto é de um módulo para o acelerador eletrônico, que diminui o atraso entre a pisada no pedal e a resposta do carro. Funciona ao toque de um botão e também é só plugar via conectores; dá para deixar desligado ou alternar entre dois modos mais "fortes" de intervenção.

O carro vai ficar bem mais forte, pode apostar! Poucos carros vão andar junto contigo, hehehe!

Abraço.

Vinci
Contato:

Mensagem por Vinci » 30 Jan 2017 13:04

Tenho um conhecido que reprogramou e outras coisas num GTI modelo novo e o cara tem que ficar parando o carro de tempos em tempos por que aquece demais.

Fiquei curioso, que carro te passou na estrada?

Esses dias eu levei um coro de Jaguar V6 na estrada, fiquei muito puto e passou pela cabeça um remap, mas ai comecei a pesquisar e deixei quieto.

Cachaço
Contato:

Mensagem por Cachaço » 30 Jan 2017 14:21

Sharivan escreveu:Confesso que eu também ficaria com "dó" de mexer num carro desses... Até porque o atual Golf GTI, dos carros que a gente costuma ver na rua, originais, é um dos mais fortes (em termos de desempenho e não só potência), acho que só o Camaro para andar mais, mas mesmo assim, se vê mais GTI do que Camaro nas ruas. Inclusive o "meu sonho de consumo" atual e mais próximo é justamente um GTI desses! Hehehe! Todavia, confesso também que viveria um certo paradoxo, razão pela qual entendo o amigo Moscardo: um esportivo de fábrica "te convida" para muitas maldades, por assim dizer, e VW-Audi tem um enorme leque de kits prontos para aumento de potência, como intake específico, sistemas de exaustão (downpipe, up-pipe...), pressurização, intercooler de maior capacidade, molas e amortecedores ainda mais esportivos, e é claro, upgrades do turbo. E, num carro como o GTI, a trinca "chip+filtro+escape" rende um aumento de desempenho deveras significativo! Resumindo, entendo muito bem as intenções do forista com o carro, hehehe! Mas antes que, eventualmente me perguntem, por eu ter citado o UP, que também é TSI, não, não alterei nada no meu pequeno VW! Ainda não tem nem um ano completo que estou com o carro, hoje com algo na casa dos 20 mil kms rodados; sim, estou com dó de mexer!
Pois é bicho, tu vai ter um carro original que bate 99% dos demais que rodam por ai, eu jamais mecheria em programação, etc, mas é meu ponto de vista. Entendo perfeitamente o lado de quem curte esses lances, o problema é como você disse, uma coisa puxa a outra e você não para mais de querer melhorar o carro, quando percebe gastou uma nota e dificilmente vai conseguir recuperar esses investimentos se negociar o carro.

Parabéns pelas explicações no tópico.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 30 Jan 2017 15:42

Vinci escreveu:Tenho um conhecido que reprogramou e outras coisas num GTI modelo novo e o cara tem que ficar parando o carro de tempos em tempos por que aquece demais.

Fiquei curioso, que carro te passou na estrada?

Esses dias eu levei um coro de Jaguar V6 na estrada, fiquei muito puto e passou pela cabeça um remap, mas ai comecei a pesquisar e deixei quieto.
Realmente pode acontecer, é uma alteração que foge das especificações de fábrica e a central do carro tem que se adequar a nova proposta, o que muitas vezes afeta sensores, relês, mangueiras e vários outros componentes, afinal, o carro passou a trabalhar de modo diferente do qual foi desenvolvido. No começo não se nota essas anomalias, mas com o tempo, o desgaste começa a interferir mais pesado e a central (ECU) não consegue mais compensar sozinha. De uns anos pra cá a situação se tornou ainda mais complexa por conta de que os carros atuais estão ainda mais "recheados" de componentes eletrônicos. Não existe remap 100% seguro e até hoje eu não vi nenhuma oficina garantir o serviço por mais de três meses. Se vai mesmo fazer, sugiro que procure pelo preparador que tenha maior afinidade com o modelo do seu carro, pois o cara vai saber como e até onde dá para ir com as modificações na central eletrônica.

Cachaço escreveu:Pois é bicho, tu vai ter um carro original que bate 99% dos demais que rodam por ai, eu jamais mecheria em programação, etc, mas é meu ponto de vista. Entendo perfeitamente o lado de quem curte esses lances, o problema é como você disse, uma coisa puxa a outra e você não para mais de querer melhorar o carro, quando percebe gastou uma nota e dificilmente vai conseguir recuperar esses investimentos se negociar o carro.

Parabéns pelas explicações no tópico.
É verdade, e o que foi gasto não recupera nunca mais! No meu caso, posso dizer que, à medida que envelheço, vou perdendo um pouco do interesse em "fuçar" no carro, kkkk! Fora isso, especificamente no caso desses motores TSi (que equipam inúmeros carros da linha VW-Audi), há uma certa polêmica: praticamente todos os modelos possuem uma potência real consideravelmente superior ao que é divulgado pelo fabricante. Mais especificamente ainda, falando do GTI atual, há casos onde o modelo chegou a cravar quase cinquenta cavalos de força a mais do que o informado pela VW:

phpBB [video]

Tudo bem que há um certo falatório acerca dessas medições da Fullpower (dizem que o dino deles costuma "marcar a mais"), mas diversos outros testes em outros dinamômetros (medição tanto no motor quanto na roda) também acusaram potências consideravelmente superiores ao que é apontado pela VW. Pelo que eu já vi, um GTI MKVII tem, pelo menos, algo em torno de 250cv! Moral da história? Já é um baita de um foguetinho em se tratando de um carro original e relativamente acessível.

No mais, valeu e forte abraço!

Cachaço
Contato:

Mensagem por Cachaço » 30 Jan 2017 15:52

Sharivan escreveu:
Tudo bem que há um certo falatório acerca dessas medições da Fullpower, de que o dino deles costuma "marcar a mais", mas diversos outros testes em outros dinamômetros também acusaram potências consideravelmente superiores ao que é apontado pela VW. Pelo que eu já vi, um GTI MKVII tem, pelo menos, algo em torno de 250cv! Moral da história? Já é um baita de um foguetinho em se tratando de um carro original e relativamente acessível.

No mais, valeu e forte abraço!
Estou tentado a pegar um Jetta TSI mas tem uma galera próxima me assustando com a manutenção da VW rsrs, eu particularmente creio ser muita falácia.

O fusion é um carro que também me agrada, mas também falam mal pra caralho dos custos de manutenção da Ford. O que me deixou puto é essa limitação de velocidade do fusion, 180km/h né? Toma no cú isso.

Responder