Tentar carreira na gastronomia
Re: Tentar carreira na gastronomia
O curso superior tem dois anos, mas é aquela história ou tem $ pra abrir o próprio restaurante ou vaza do Brasil. Do contrário vai virar chapeiro em padaria ou qualquer restaurante por ae.
A vida não é palco, é trincheira!
Muito bom exemplo, que raça dessa mulher!Soothsayer escreveu: Quando vc falou isso lembrei do depoimento da chef do Hell's Kitchen brasileiro do ano passado. Ela dá a entender que aprendeu tudo na raça mesmo:
Valeu pelas sugestões! To ligado que é pesado mesmo haha, mas com calma talvez eu vá me arriscando...AEGIS escreveu:Bem nobres. Meus pitacos e uma experiência pessoal:
Acho que jogar seguro é sempre bom, esses dias uma pessoa abriu tópico aqui, o ThunderPunch, sobre profissão e curso. Eu opinei que queria ter feito História mas por mercado e outros motivos acabei indo para o Direito. Hoje sou feliz na profissão. Acho bacana bom você segurar e manter os contatos com o curso de engenharia, mas sem deixar de arriscar, acho bom "arriscar seguramente".
Quanto a você, cara, acho válida a experiência sim, não se esqueça, você é novo, nada te impede de tranquilamente tirar uns 03 anos para a gastronomia, fazer um intercâmbio na Europa, em cozinhas conceituadas aqui no Brasil mesmo, fazer estágios, fazer curso. Tem toda essa questão do treino é treino jogo é jogo, fazer um prato, acertar, é espetacular, mas na gastronomia pelo que vejo o caboclo precisa ter uma paixão intensa e ser muito bom para conquistar um espaço e nicho. Eu mesmo curto cozinhar, faço massas, hamburguer, molhos, em breve farie minha cerveja, é muito bom cozinhar e dar certo, mas não me vejo trabalhando com isso. Então precisa pensar bem.
Pelo que vemos de relatos a realidade que você vai enfrentar (por isso que acho bacana você ir atrás de um estágio, intercâmbio, feiras) é um grind pesado, mas to falando pesado mesmo, antes de qualquer reconhecimento e quem sabe sugerir alguma coisa e levar um prato na mesa você vai descascar literalmente centenas de kilos de pilhas de batata, milhares de cenoura juliene, temperar, assar, limpar cozinhas, lavar pratos... é pesado pelo que a gente vê, mas pode dar certo, tem que arriscar se você achar que pode dar certo, às vezes na vida o cara tem que arriscar.
Abs e boa sorte.
Pois é, mudar de estado não rola pra mim...talvez mais pra frente eu faça algum curso tecnologo por aqui mesmo, sendo que aí já terei grana pra me manter ao menos.Mileto escreveu:Pegaso, além dos conselhos dos outros floristas aí, que realmente são válidos
Hoje abriu a inscrição do SISU, fui olhar por curiosidade os cursos de Gastronomia. Se pretende fazer numa pública, se prepare pra mudar de estado.
O SISU oferece 14 cursos de Gastronomia, todos fora do seu estado. Assim, ou você investe uma grana numa particular, ou arruma um emprego fora pra conseguir te sustentar longe da família.
Como falaram aí, talvez seja mais jogo estruturar um projeto de longo prazo. Conclui o que tu ta fazendo agora, tenta estabilizar e juntar uma grana, pra depois investir nisso (seja na cara e na coragem pra pegar experiência, ou seja investindo numa particular perto da sua casa).
Obrigado por compartilhar os casos! Muito interessante ver esses exemplos.Big Jaw escreveu:Um amigo largou a engenharia (facul boa) e foi pra gastronomia
Ele estah mto bem
E como fakaram, passou pelo grinding ferrado. A carreira nao eh tão simples qto a de um engenheiro, mas se mostra bem contente com a escolha
Por outro lado, tenho na familia pessoa q fez curso na Franca e tals, cozinha brm pra caramba, mas nao se adaptou à vida de chef, largou e tah fazendo coisa nem diferente hj em dia
De qq forma, procure entender se não está cobfundindo as coisas. Cozinhar e ser chef de cozinha são coisas parecidas, mas não iguais
Procure conversaar com alguns chefs e entender o dia a dia, as complicações, o estilo de vida, enfim, procure conhecer a parte inglória tb
Qto ao curso de engenharia, nada impede q vc se aproxime de área alimentícia (o q tb nao tem nada a ver com ser chef), existe kraft, unilever, jbs e mtas outras com gdes opps
Acho que foi um dos melhores posts daqui, valeu mesmo por compartilhar vagabond.VagabondMusashi escreveu:Antes de mais nada, compra o livro Kitchen Confidental do Anthony Bourdain. Neste livro ele faz questão de explicar que 99% dos cozinheiros não são chefs. Chef é quem faz cardápio, manda na cozinha e faz a gestão. Ele trabalhava 14 horas por dia como chef, lidando com garçons, fornecedores, fazendo o menu, lidando com os cozinheiros e supervisionando o trabalho. E isso é a vida BOA, a do chef. A dos cozinheiros de linha são 8-12 horas de trampo por dia , num trabalho repetitivo, calor infernal, cortes e queimaduras, pé e joelho e lombar doendo, salário bosta, glamour nenhum.
E ganha-se muito pouco e a carreira não vai a lugar nenhum. Tu faz bolinho hoje va fazer bolinho amanhã. Restaurante é um negócio ingrato, fdp, ganha-se pouco, produto perecível, margem de lucro mínima, vigilância sanitária, competição acirrada.
Nao é melhor dedicar-se a engenharia pra ter um estilo de foda bacana, grana, e oferecer jantares semanais aos amigos, fazer viagens e cursos de culinaria sem se dedicar a isso como carreira?
Carreira de cozinheiro é pau no cu demais, dura DEMAIS.
E é isso mesmo, eu to ligado que é muito ingrato e ainda não sei se eu gosto como hobby ou profissão, mas vou tentar ler mais e simular uns processos na cozinha para saber se eu gostaria de ter isso como profissão. Abraço
Farei isso sim!Garfield escreveu:Termina o curso de engenharia. Depois se pensa.
To inclinado a isso haha.peudoria escreveu:Não conheço nada da area de gastronomia, porém imagino que deva ser uma área bem restrita. Se fosse vc ficaria na engenharia e paralelo estudaria a gastronomia como um hobby
Vc tem toda razão!kyo_spirit escreveu:Não estou dizendo que é seu caso Pegaso, mas esses programas de culinária iludiram as pessoas.
Muita gente está indo pra essa área pensando q vai sair dos cursos sendo o novo Gordon Ramsay, mandando e testando fazer pratos diferentes. Dae o pessoal cai na real que é: um trampo repetitivo pra carai, com um chefe de cozinha comendo o cu de todo mundo sem dó, ganhando pouco, só ouvindo reclamação....e desiste logo. Por exemplo, conheço dois q conseguiram trampo em dois restaurantes bacanas daqui (Jamie's Italian e Coco Bambu) e desistiram antes do fim do primeiro mês
Por mais que vejamos chef linha dura nos programas, sempre acabamos com a ideia de sucesso e criação livre. Eu mesmo não tenho certeza se gostaria de ter como hobby ou pra viver disso pro resto da vida. Vou procurar me informar melhor, valeu!
Muito obrigado a todos que responderam, me ajudaram bastante a clarear algumas ideias.
Ja li alguns relatos seus sobre o Mcdonalds, muito interessante mesmo. E tudo tende que eu faça esse caminho que vc sugeriu...Anônimo escreveu:Pois é, esse lance da gastronomia me lembra um pouco a galera que fazia faculdade de veterinária porque sempre amou os bichinhos. A maioria da galera que conheço que tomou essa decisão, acabou desistindo. Ou, no final, o cara se forma em veterinária, abre um petshop e fica dando banho e tosando cachorro, quando na verdade, se quer ganhar dinheiro, deveria ir para Mato Grosso cuidar de boi ou para o sul trabalhar em um aviário.
Cozinhar por hobby é uma coisa, pois vc se dá ao trabalho de aprender fazendo, pode inovar e errar um monte até conseguir fazer algo legal. A vida na cozinha é estressante. Meu primeiro emprego foi no Mc DOnald´s. Lembro de ter ficado 8h fritando batata, e, com o calor da fritura e das lâmpadas que mantinham a batata aquecidas, eu saía vermelho como um pimentão. Parecia que tinha feito bronzeamento artificial. Começando do zero em um restaurante, ainda que renomado, como já foi dito antes, terá que lavar muito chão, descascar batata até ir evoluindo. O problema é que as pessoas começam o curso pensando em se tornar chefes. É a mesma coisa que entrar numa empresa e achar que irá virar presidente. Montar o próprio restaurante exige muito mais conhecimentos de gestão do que de culinária. A comida pode ser ótima, mas se as contas não fecham, você irá falir. Existem vários restaurantes com comida mediana e que funcionam há décadas.
No seu lugar, eu continuaria com a engenharia e depois iria aos poucos enveredando por esse caminho.
Pegaso escreveu:Ja li alguns relatos seus sobre o Mcdonalds, muito interessante mesmo. E tudo tende que eu faça esse caminho que vc sugeriu...
Eu sempre digo que o Mc Donald´s foi o emprego mais importante que tive até hoje. Aos 16 anos, tinha que aprender a ser pontual e fazer as tarefas seguindo regras, pois do contrário, levava esporro. Estava saindo com uma mulher que bastava eu alterar o tom de voz, e ela ficava magoadinha. Disse a ela que as pessoas gritam e falam alto em algumas situações e que ela deveria parar de frescura.
Existe um conflito entre fazer o que gosta e o que dá dinheiro. Eu vivo esse dilema. Sou servidor público concursado, tenho um salário legal, mas acho a minha vida profissional um saco. Com 44 anos, fica difícil chutar o balde. Tendo 2 filhas pequenas, acabei optando pela segurança. Vc ainda é novo, então dá para arriscar.
Editado pela última vez por Anônimo em 24 Jan 2017 11:40, em um total de 1 vez.
Bjjf é foda por isso, muita gente experiente aqui. E olha que nem me acho tão novo mais.
Ajudaram bastante galera! Se alguém mais puder postar...será sempre bem-vinda nova opinião, dica etc.
Ajudaram bastante galera! Se alguém mais puder postar...será sempre bem-vinda nova opinião, dica etc.
- Queixodevidro
- Contato:
Não ia opinar porque acho que você anda meio chateado com o Queixo, mas fiquei curioso com uma coisa...
Você gosta de cozinhar? Cozinha?
Se sim ótimo, tá no rumo certo.
Se não, tá aí a resposta de que você pode ter se empolgado com esses programas de culinária, como disseram.

Se não, tá aí a resposta de que você pode ter se empolgado com esses programas de culinária, como disseram.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Orra, chateado pq mestre queixo?Queixodevidro escreveu:Não ia opinar porque acho que você anda meio chateado com o Queixo, mas fiquei curioso com uma coisa...
E respondendo, gosto sim...
Porra cara, curto pra caralho cozinhar.
Já faz uns 3 anos q eu cozinho todos os fins de semana.
Já faz uns 3 anos q eu cozinho todos os fins de semana.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
abre o tópico mano, vou postar umas receitasVagabondMusashi escreveu:Voces deviam criar um topico compartilhando fotos e receitas, eu curtiria. Aqui no gelado eu como mal pra caramba, nao sei cozinhar

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
- H.Wolowitz
- Contato:
já tem, o tópico de petiscos e bebidas descambou pra gastronomia, tópico oficial kkkkk
Pra quem não conhece o tópico de petiscos e bebidas, citado aí em cima ---> viewtopic.php?f=6&t=867
Falta muito pra você se formar em Engenharia?
Se é que posso passar um pouco da experiência de "mudança" de vida, lá vai.
Fiz 2 anos de design, larguei, fui pra direito, me formei, não trabalhei com isso, não era muito feliz com o que fazia.
Comecei drone como hobby em 2015, em março do ano passado resolvi "largar tudo" como dizem por aí, e formalizar a empresa de drones, que já ia fazendo alguns freelas para me dedicar integralmente.
Hoje, 2 anos após começar com esse hobby, e quase 1 ano de dedicação apenas à minha empresa, eu te digo, sou feliz demais com o que faço, resolvi arriscar e felizmente está dando certo, minha cabeça mudou, estado de espírito, paz, enfim... sou outra pessoa, parece clichê falar isso, mas enfim, siga seus sonhos sempre com o pé no chão também.
Já consegui basicamente equiparar ao que eu ganhava como empregado, tem mês que rende mais, mês que rende menos, mas é algo que eu realmente gosto de fazer, não me acomodei e to em busca de crescimento e de ganhar mais 'guaraná', 2017 se eu e Deus quiser, vai alavancar bastante.
Mudei pq tinha condições pra isso, digo, de não ter dependente, não ter que sustentar família, etc. então era "agora ou nunca".
Qualquer dia posso até fazer um post completo dessa mudança toda.
Mas resumindo, o que quero dizer é, vai atrás do que você gosta, na boa, é clichê pra caralho falar que "quando você trabalha com o que gosta, você não trabalha", eu descobri que isso existe sim, não é um arco-íris, se fode bastante, mas é bom demais rsrs.
Fiz 2 anos de design, larguei, fui pra direito, me formei, não trabalhei com isso, não era muito feliz com o que fazia.
Comecei drone como hobby em 2015, em março do ano passado resolvi "largar tudo" como dizem por aí, e formalizar a empresa de drones, que já ia fazendo alguns freelas para me dedicar integralmente.
Hoje, 2 anos após começar com esse hobby, e quase 1 ano de dedicação apenas à minha empresa, eu te digo, sou feliz demais com o que faço, resolvi arriscar e felizmente está dando certo, minha cabeça mudou, estado de espírito, paz, enfim... sou outra pessoa, parece clichê falar isso, mas enfim, siga seus sonhos sempre com o pé no chão também.
Já consegui basicamente equiparar ao que eu ganhava como empregado, tem mês que rende mais, mês que rende menos, mas é algo que eu realmente gosto de fazer, não me acomodei e to em busca de crescimento e de ganhar mais 'guaraná', 2017 se eu e Deus quiser, vai alavancar bastante.
Mudei pq tinha condições pra isso, digo, de não ter dependente, não ter que sustentar família, etc. então era "agora ou nunca".
Mas resumindo, o que quero dizer é, vai atrás do que você gosta, na boa, é clichê pra caralho falar que "quando você trabalha com o que gosta, você não trabalha", eu descobri que isso existe sim, não é um arco-íris, se fode bastante, mas é bom demais rsrs.
I'm just a kid o rapá!!!
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF
Uma coisa que eu tb levaria em consideração é o horário de trabalho já que o chef vai ter que trabalhar na hora da janta, fim de semana quando for mais movimentado. O cara tem um horário livre quando tá todo mundo trabalhando e vice versa. Já um engenheiro costuma ter um horário mais normal.
- Queixodevidro
- Contato:
Não tem como mudar o título do tópico?Mileto escreveu:Pra quem não conhece o tópico de petiscos e bebidas, citado aí em cima ---> viewtopic.php?f=6&t=867
Foi o saudoso Molécula que criou e ele não frequenta mais aqui.
Realmente o tópico tá mais pra comida do que pra bebida, sei lá, talvez pra Culinária Amadora... Algo assim, tô sem ideia
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Muito boa sua trajetória, parabéns pela coragem!Galinoia escreveu:Falta muito pra você se formar em Engenharia?
É esse tipo de coisa que me dá forças...e falta apenas um ano +-, falta pouco por isso quero pelo menos acabar ahaha.
Como falaram, vou começar de forma amadora e ver se é isso o que gosto mesmo.