Oficina de Desprincesamento chega a SP e questiona padroes de genero

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Snickt
Contato:

Re: Oficina de Desprincesamento chega a SP e questiona padroes de genero

Mensagem por Snickt » 09 Dez 2016 21:16

ricardo SPFC escreveu:Moderação se quiser encaminhar para assuntos polemicos sem problemas
Ricardo, achamos seu tópico pertinente e que pode gerar um debate interessante.

A maioria dos nossos usuários aqui são homens jovens e muitos desses estão passando pela experiência de serem pais, iniciantes, de meninas. Portanto, uma discussão sadia pode ser de imenso valor pra formação/consolidação da opinião ou conduta de muitos foristas do bjjf.

Se o pessoal conseguir conduzir o assunto de forma minimamente respeitosa, sem ofensa e sem desviar o assunto do tópico para outras áreas, teremos o maior prazer em deixar o tópico rolar livremente aqui.

A intenção da moderação não é podar opiniões, por mais absurdas que ela possam soar para cada um... Só não queremos que tudo termine sempre descambando pra coisas que não sejam positivas, que é o que acaba acontecendo muitas vezes pela falta de bom senso/consciência de alguns.

Tomara que a coisa role numa boa, pois reitero que achamos o tema interessante e útil!

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 09 Dez 2016 21:57

Vamos lá, agora minha opinião sobre o assunto:

"Em pleno Século XXI, ainda faz sentido ensinar às meninas que elas precisam ser belas, recatadas e do lar"

Pra mim, pessoalmente, bela e recatada são condições essenciais, pois não casaria com uma feia e/ou oferecida. Sobre ser "do lar", se nós dois ganharmos o suficiente pra não precisarmos cozinhar, lavar, passar e limpar a casa todo dia, abro mão.

"2) ensinar que rituais de feminilidade e obediência são inerentes à natureza da mulher."
Se rituais de feminilidade são se depilar, cuidar do cabelo, se vestir que nem mocinha e cuidar da sua aparência em geral, então acho isso imprescindível numa mulher. Mas é claro que ser mulher não é só isso, pois uma mulher que só se preocupa com isso é (muito) fútil. Portanto, sem extremos... nem tanto ao céu e nem tanto ao mar é o ideal.

"Nosso país é o pior da América Latina para se nascer mulher"
Será que é pior que Bolívia, Colômbia, Guianas, Suriname, Cuba e outros países da América Central ou do sul? Acho que não.

No país da "bunda" e de "Maria da Penha", acho que em muitas coisas é até mais fácil ser mulher do que homem.

"A gente ensina as meninas a serem frágeis e os meninos a serem violentos"
Bem, as meninas não precisam ser frágeis e nem os moleques violentos... mas fica bem pior se os moleques forem frágeis e as meninas violentas.

"aí depois as pessoas não entendem por que a nossa sociedade está do jeito que está"
A nossa sociedade está do jeito que está por uma série de motivos. Querer atribuir a culpa de tudo ao ponto anterior, é extremamente raso e de uma estupidez monstruosa.... quem fala uma porra dessas não merece nem ser escutado.

"serão estudadas figuras femininas como Malala Yousafzai e Clarice Lispector"
Show! Mas homens e mulheres precisam estudar a história dessas duas e não só as mulheres. Antes de mais nada somos seres humanos e é importante conhecer a história de qq outro ser humano que se destaque da mediocridade. Querer criar diferenças ou distinções e só ressaltar mulheres importantes também é uma maneira de sexismo!

Aqui cabe uma observação: Direitos iguais, ok. Pregar feminismo, não ok. Querer pregar o feminismo pra mim é tão errado quanto pregar o machismo...

Achar que pregando o feminismo vc está batalhando por direitos iguais, me soa tão incoerente quanto negros que pregam uma suposta superioridade da cultura black como forma de "acabar" com tensão racial ou racismo. Uma coisa é exatamente igual a outra, somente com os lados invertidos. Se todos nós humanos somos iguais, independente de religião, sexo, cor da pele. orientação sexual, etc, não dá pra achar que ressaltando qq diferença, vamos convencer os outros que elas não existem.

“ser menino é mais legal”
Ae eh pessoal. Posso dizer que acho mais legal ser menino, mas que não vivo sem as meninas!

"Enfim, de que meninas podem tudo!"
Opa, podem sim. Só tem que aprender a viver com as consequências de suas escolhas, sem vitimismo, característica muito comum desses movimentos de "empoderamento" da mulher.

"a oficina também irá contar com a participação de uma arte-educadora e de uma professora de artes marciais"
Pô bacana... isso é importante pra todo mundo, não importa o sexo.

“A nossa ideia é conscientizar os cuidadores de que as meninas são capazes de fazer o que elas quiserem; de que não é legal deixar todos os cuidados da casa para a filha, enquanto o filho da mesma idade não tem que se preocupar com isso"

Nesse ponto concordo plenamente com as moças ae. Ensinar o valor e a importância do trabalho é fundamental pra criançada.

"e também vamos falar com eles sobre a desconstrução do amor romântico, pois na infância as meninas não têm que se preocupar com isso”
Show! As meninas tem q ficar espertas pros malandro não se aproveitar delas. Mas isso não quer dizer que ela precise virar uma vadia.

Resumindo: Não sei o nível de feminazismo das moças e nem realmente se elas o são, mas apesar de discordar de muitas coisas que elas disseram, acho que o contraponto a mulher fútil é importante. Não acho que uma menina deva ser criada cheia de melindres e pudores inúteis, mas tb não precisa ser um moleque. Acho qq tipo de extremismo errado e prezo pelo valor do caminho do equilibrio.

The Trooper
Contato:

Mensagem por The Trooper » 10 Dez 2016 07:10

Ano passado uma desocupada fingiu ter um filho interessado em participar da escola de princesas pra gerar polêmica. A resposta da escola foi genial:

Imagem

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 10 Dez 2016 09:21

Dizer que o comportamento feminino eh do que jeito que eh por causa de imposição da sociedade eh levar o socioconstrutivismo a sério demais.

Soothsayer
Contato:

Mensagem por Soothsayer » 10 Dez 2016 09:42

YAMAZAK1 escreveu:Dizer que o comportamento feminino eh do que jeito que eh por causa de imposição da sociedade eh levar o socioconstrutivismo a sério demais.
Culpa da sociedade news. :))

Os "progressistas" são bizarros demais, pqp.
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda." Sl 28:7

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 10 Dez 2016 10:39

:sleepy:
NoNickName85 escreveu:Faminazi atacam novamente.

Para eles todas as mulheres precisam ser estilo "bagulhão" e sovaco cabeludo.

Feminismo é baseado em um sistema de inveja, são os canhões tentando estragar as mulheres bonitas que despertam o interesse masculino.
Glr viaja demais

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 10 Dez 2016 10:46

[UOLMais][/UOLMais]
Valdez escreveu:Fala sério, cara, bizarra e ridícula tentativa de aparecer e impor essa ideologia de deturpação.
Deturpação? Sério mesmo que vc nunca percebeu machismo na sociedade ou será que não quer ver?

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 10 Dez 2016 11:13

Rapaz existe um machismo serio, parem de se esconder na moita, esses brinquedos que as meninas tinham eram uma piada, eu percebia isso desde adolescente, já existe grupo evangélico pra curar gay ( respondendo a alguém que falou merda ai), e essa escola me parece uma resposta a escola das princesas que e o cumulo do machismo, agora essa escola não vai resolver nada, a melhor coisa que eu vi acontecer foi Smartphone e Notebook, minhas sobrinhas não brincam mais com essas porra nem se eu colocar guela abaixo.
TEAM Sagraódio

Zé Tempero
Contato:

Mensagem por Zé Tempero » 10 Dez 2016 12:29

VagabondMusashi escreveu:A escolha da criança não tem nada de livre, pois ela é feita no contexto que a sociedade oferece. Qual escolha a menina tem se não há bonequinho de soldado mulher, por exemplo? A escolha também é suprimida pela resposta da sociedade em geral. Vai haver comentários, de que a menina é suja, malcuidada, boca-suja, se ela brincar com os meninos na rua de jogar bola e etc.

E comportamento sexual então... as consequencias sao bem diferentes para ambos os sexos que fazem as mesmas escolhas. É preciso sim analisar e desconstruir o contexto em geral para providenciar a liberdade de escolha para as criancas.
As escolhas são feitas desde cedo. Muitas vezes elas são reprimidas. Deve-se deixar a criança à vontade para que possa escolher desde o mais cedo possível.

É comum os pais poderem determinadas escolhas por acharem que são erradas quando na verdade são as escolhas dos pais e não das crianças.

Não é algo fácil. Primeiro tem que analisar a si mesmo e entender que a individualidade precisa ser respeitada.

Por óbvio que a cultura influencia as escolhas mas nem sempre são determinantes.

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 10 Dez 2016 13:42

Que cacete tem a ver o machismo que tem na sociedade com a mulher gostar de coisas de mulher e homem coisas de homem.

A supervalorizacao (conveniente é claro) dos aspectos sociais passa dos limites as vezes para trazer paea o campo ideológico qualquer tipo de assunto.
Abusam demais da teoria crítica da escola de Frankfurt.

https://youtu.be/_1e1ZPMuCB0

marofa
Contato:

Mensagem por marofa » 10 Dez 2016 14:04

:-q
YAMAZAK1 escreveu:Que cacete tem a ver o machismo que tem na sociedade com a mulher gostar de coisas de mulher e homem coisas de homem.

A supervalorizacao (conveniente é claro) dos aspectos sociais passa dos limites as vezes para trazer paea o campo ideológico qualquer tipo de assunto.
Abusam demais da teoria crítica da escola de Frankfurt.

https://youtu.be/_1e1ZPMuCB0
Não existe coisa de homem e de mulher, se o homem quiser brincar de boneca problema é dele

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 10 Dez 2016 14:54

marofa escreveu::-q

Não existe coisa de homem e de mulher, se o homem quiser brincar de boneca problema é dele
Amigo desculpa ai, mas trabalho em uma escola e claramente vejo as meninas brincando de boneca, panelinha e os meninos de carrinho, de bola...

Não tem nada de imposição, naturalmente as crianças vão brincar com aquilo q elas gostam, e as meninas gostam de brincar com coisas de meninas e meninos com coisas de menino.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 10 Dez 2016 15:11

jiuhu escreveu:Amigo desculpa ai, mas trabalho em uma escola e claramente vejo as meninas brincando de boneca, panelinha e os meninos de carrinho, de bola...

Não tem nada de imposição, naturalmente as crianças vão brincar com aquilo q elas gostam, e as meninas gostam de brincar com coisas de meninas e meninos com coisas de menino.
exatamente, do jeito que tem que ser e seguindo a normalidade do gênero masculino e feminino, que são os 2 únicos gêneros que existes.

Essa ideia de qualquer um é o que quiser é a ideia é conceito mais idiota que já existiu, esta destruindo a sociedade e o futuro dela.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 10 Dez 2016 15:23

jiuhu escreveu:Amigo desculpa ai, mas trabalho em uma escola e claramente vejo as meninas brincando de boneca, panelinha e os meninos de carrinho, de bola...

quando uma mulher está gravida de um filho(homem) qual a cor de roupas que o guri vai ganhar? lembrando que ele nem nasceu ainda
qual a chance da decoração do quarto dele ser rosa ou qualquer outra "cor de mulher"? isso daí, ele com uma semana de vida
e por aí vai... os dias vão passando e as influencias vão chegando

Responder