Mensagem
por Snickt » 09 Dez 2016 21:57
Vamos lá, agora minha opinião sobre o assunto:
"Em pleno Século XXI, ainda faz sentido ensinar às meninas que elas precisam ser belas, recatadas e do lar"
Pra mim, pessoalmente, bela e recatada são condições essenciais, pois não casaria com uma feia e/ou oferecida. Sobre ser "do lar", se nós dois ganharmos o suficiente pra não precisarmos cozinhar, lavar, passar e limpar a casa todo dia, abro mão.
"2) ensinar que rituais de feminilidade e obediência são inerentes à natureza da mulher."
Se rituais de feminilidade são se depilar, cuidar do cabelo, se vestir que nem mocinha e cuidar da sua aparência em geral, então acho isso imprescindível numa mulher. Mas é claro que ser mulher não é só isso, pois uma mulher que só se preocupa com isso é (muito) fútil. Portanto, sem extremos... nem tanto ao céu e nem tanto ao mar é o ideal.
"Nosso país é o pior da América Latina para se nascer mulher"
Será que é pior que Bolívia, Colômbia, Guianas, Suriname, Cuba e outros países da América Central ou do sul? Acho que não.
No país da "bunda" e de "Maria da Penha", acho que em muitas coisas é até mais fácil ser mulher do que homem.
"A gente ensina as meninas a serem frágeis e os meninos a serem violentos"
Bem, as meninas não precisam ser frágeis e nem os moleques violentos... mas fica bem pior se os moleques forem frágeis e as meninas violentas.
"aí depois as pessoas não entendem por que a nossa sociedade está do jeito que está"
A nossa sociedade está do jeito que está por uma série de motivos. Querer atribuir a culpa de tudo ao ponto anterior, é extremamente raso e de uma estupidez monstruosa.... quem fala uma porra dessas não merece nem ser escutado.
"serão estudadas figuras femininas como Malala Yousafzai e Clarice Lispector"
Show! Mas homens e mulheres precisam estudar a história dessas duas e não só as mulheres. Antes de mais nada somos seres humanos e é importante conhecer a história de qq outro ser humano que se destaque da mediocridade. Querer criar diferenças ou distinções e só ressaltar mulheres importantes também é uma maneira de sexismo!
Aqui cabe uma observação: Direitos iguais, ok. Pregar feminismo, não ok. Querer pregar o feminismo pra mim é tão errado quanto pregar o machismo...
Achar que pregando o feminismo vc está batalhando por direitos iguais, me soa tão incoerente quanto negros que pregam uma suposta superioridade da cultura black como forma de "acabar" com tensão racial ou racismo. Uma coisa é exatamente igual a outra, somente com os lados invertidos. Se todos nós humanos somos iguais, independente de religião, sexo, cor da pele. orientação sexual, etc, não dá pra achar que ressaltando qq diferença, vamos convencer os outros que elas não existem.
“ser menino é mais legal”
Ae eh pessoal. Posso dizer que acho mais legal ser menino, mas que não vivo sem as meninas!
"Enfim, de que meninas podem tudo!"
Opa, podem sim. Só tem que aprender a viver com as consequências de suas escolhas, sem vitimismo, característica muito comum desses movimentos de "empoderamento" da mulher.
"a oficina também irá contar com a participação de uma arte-educadora e de uma professora de artes marciais"
Pô bacana... isso é importante pra todo mundo, não importa o sexo.
“A nossa ideia é conscientizar os cuidadores de que as meninas são capazes de fazer o que elas quiserem; de que não é legal deixar todos os cuidados da casa para a filha, enquanto o filho da mesma idade não tem que se preocupar com isso"
Nesse ponto concordo plenamente com as moças ae. Ensinar o valor e a importância do trabalho é fundamental pra criançada.
"e também vamos falar com eles sobre a desconstrução do amor romântico, pois na infância as meninas não têm que se preocupar com isso”
Show! As meninas tem q ficar espertas pros malandro não se aproveitar delas. Mas isso não quer dizer que ela precise virar uma vadia.
Resumindo: Não sei o nível de feminazismo das moças e nem realmente se elas o são, mas apesar de discordar de muitas coisas que elas disseram, acho que o contraponto a mulher fútil é importante. Não acho que uma menina deva ser criada cheia de melindres e pudores inúteis, mas tb não precisa ser um moleque. Acho qq tipo de extremismo errado e prezo pelo valor do caminho do equilibrio.