Violence escreveu:Faz sentido esse negócio dele ter tido síndrome do pânico, pq o Cap. Nascimento do Tropa de Elite dizem que foi baseado nele, e tem toda a história dele querendo sair do BOPE pq tava instável, tomando tarja-preta e tal, no filme.
Não dá p comparar o filme c o cidadão pimentel, o filme é obvio que é fantasioso..creio eu que o filme tentou até melhorar a imagem dele.
Tem colegas aqui PMs (inclusive no Rio), vou expor o que acompanhei dos documentarios, do creio e do que conversei c pms no Rio e dos que conheço cursados (caveras)
Fui visitar o BOPE no rio c um pessoal daqui (militar do bombeiro tb), no local (eu já imaginava que os cursos seriam mais "dificeis" pela moda do filme..(eu fui um que achei ruim o filme pq ia prejudicar os modernos em curso), reparei que NINGUEM gosta dele no BOPE e não tem haver c o livro, e sim com ser frouxo e vender a imagem diferente.
Reparem (creio que alguns aqui são psicologos e devam manjar de linguagem corporal) a única coisa que remete ele a "um cara durão" é a farda..ele tem cara de assustado, postura de fraco (quem conhecer algum cursado pode confirmar..não que seja cara de mau, mas não tem "aqueles trejeitos", vale lembrar que ele parece um recem formado no CFO pela aparencia e a farda larga..deve ter pouco tempo (falaram que entrou em 91 ou 93 na pm não sei)mas ele c pouco tempo já se mostrava "cansado" e com pouca "vibração" que a maioria dos militares realmente operacionais (leiam o Charlie Oscar Tango), mesmo na "merda" ou na "roubada" eles procuram ser resilientes pois estão apenas em missão, não escolhem e nem planejam desdobramentos (principalmente politicos), enxugando gelo, todo agente de segurança publica praticamente está!! o que mais vejo aqui é gente que tem familia boa, entrando p pm pela "onda" mas não são policiais no sentido da palavra. se ele tava "cansado" nem deveria ter tentado entrar pro BOPE, tenho amigo que é do BOPE usa farda preta, fuzil em fotos, mas a função dele é TRS (transmissor de mensagem) ou seja estafeta...o coronel manda um notes c transferencia, informando ferias, enfim algo p ser publicado e de conhecimento..e quem faz é ele..
nem curso de defesa pessoal ele faz e diz: ahh tenho o pé machucado e sou competitivo..(porra nenhuma eu tenho o lesão de ocorrencia) tenho restrição de movimento e só não faço o que não dá mesmo.
Crono_M escreveu:Olha independente de ser verdade ou não o Rodrigo Pimentel deve ter feito o COESP(curso de operações especiais) afinal foi caveira do Rio por alguns anos, o que um feito em tanto, o cara é extremamente habilitado em combate urbano, manuseio de armamento, entrada tática, tiro policial e tem noções básicas de matérias que vão desde explosivista até paraquedismo.... enfim o cara é bem habilitado, e com certeza passou por muita merda na vida, viu muita gente morrer, deve ter matado uns par também, pode ter feito inúmeras cagadas, e pelo visto arregou mesmo nessas missões, mas isso não faz com que ele deixe de ser um individuo com muito conhecimento.
No que tange as forças policiais no Brasil a PM está muito a frente de qualquer outra polícia em doutrina de combate urbano, NOE da PRF, CORE da Civil, não dá nem pro cheiro... tem o COT da PF que é excelente também, alias o curso deles é bem parecido com os COESP da PM. Fora isso um caveira do Bope do RIo é praticamente o que seria um comandos no exército.
Gostaria que fosse assim tb..geralmente (c essa exceção do pimentel) não conheci nem ouvi falar de nenhum caveira frouxo, estava em um outro topico conversando (se não me engano c o Chander) e disse p ele que o mais "interessante" dos membros de tropa de elite, é que o psicologico e calma em situação de estres beira o abusrdo..e ele se "esta cansado", se "se mijou" não tem perfil psicologico..pq diferente de filme de rambo, tanto SEALS, BOPE, CORE, é uma engrenagem, e não é um que resolve..se um falha pode comprometer o grupo.
Depois que vc participa de confrontos, acaba não sentindo mais "surpresas" nelas, ou seja fica habituado, então essa de "colar as placas" não bate..
p ilustrar, no curso de taticas, tive amigos do EB, da civil e um sgt da pm...q "chorou" pq alguem no acampamento pegou uma foto de rede social dele c ela e dizia: ta aqui no mato e sua mulher ta c outro..ela não gosta de vc e ele chorou..ai um capítão que ajudava na instrução, pediu p pegar eleve c ele..(porraaaaa geral cheirando gas, dormindo molhado comendo mal..e o fdp c melindre por causa de foto sabendo que é pilha..) porra se resolvessesm me aloprar c foto da familia e esquecessem a etapa sono, e fome, e corretivos..ia ficar amarradão que me sacaniassem c fotos..ate levava elas p eles p facilitar..
e esse bosta se formou..quando perguntavam o Sgt fulano fez curso c vc..resposta de quem tava lá: ele é um bom sgt administrativo..(operacional ele era merda)..
Alguem mencionou a CORE da civil..e eles não ficam devendo nada em operações não..conheço alguns q estão na DAS e sobem morro quebram vagabundo..enfim..mesmo serviço.