O que você disse ilustra bem a arbitrariedade de se considerar algo milagre, colocando-o como um juízo de valor do cristão e não como algo real ou objetivo. É como você olhar pra uma pessoa e dizer que ela é bonita; a beleza não é uma propriedade daquela pessoa, mas um juízo de valor acerca dela (até porque alguém pode achá-la feia).Celão escreveu: Particularmente, vejo essa discussão sobre milagres como algo complicado para o religioso. Por que? Bom, existe a promessa da eternidade com Deus, uma vida sem as aflições e angústias do mundo atual.
Uma situação envolvendo milagres, sobretudo em relação à saúde, varia de pessoa pra pessoa. O dilema é: diante de uma doença, peço a Deus que me mantenha vivo ou peço para que me leve logo? Há implicações em ambos os casos, que não cabe aprofundar aqui. Por isso, penso que a questão não é tão simples, mesmo para um cristão. Se fosse um filho meu, é claro que meu desejo é que ele permaneça vivo.
Sobre a questão que vc levantou, da morte por infarto, entra nesse pensamento. Estando de fora, normalmente vai ter gente querendo consolar a família com aqueles clichês: "agora ele virou um anjinho"... "agora ele está com Deus olhando por vocês"... eu, como pai, não conseguiria ouvir esse tipo de coisa.
O problema está em se colocar o milagre como algo objetivo, que substitui ou ultrapassa a ciência e que um cético não deve contestá-lo, pelo contrário, deve acatá-lo ou será visto como um "sanguinário e diabólico ateu materialista e egoísta" de acordo com alguns cristãos. Enfim, isso não me toca, então ignoro o juízo cristão "milagre" por não ser cristão. Do mesmo modo, ignoro juízos como "pecado" e "fidelidade a deus".
É bem por aí, armlock, esse exemplo ilustra bem a circunstancialidade e egoísmo do milagre, que pro aluno foi uma questão de escapar da prova. Mas vale questionar se, caso o aluno soubesse o que aconteceu pra que não houvesse prova, ele manteria sua crença no "milagre" ou voltaria atrás. Até onde iria a "moral cristã" pra sustentar uma posição cristã? Algumas pessoas justificam a escravidão e as mortes "causadas por deus" da bíblia, não duvido que muitos cristãos manteriam seu juízo mesmo sabendo da tragédia. É como o time que vira um jogo perdido e diz que foi milagre, o outro time que se dane.armlock escreveu:
Milagrosamente () estou tendo mais tempo que usual livre entao seguem algumas consideracoes mentais.
Eu creio, e obviamente isso eh uma percepcao minha, que a crenca em milagres implica em um egoismo/egocentrismo absurdo (inconsciente e involuntario, eh claro).
Lembrei tambem agora que quando era aluno universitario tinha um colega que estava desesperado porque nao havia conseguido estudar para uma prova final, e devido a condicoes que nao vem ao caso, ele nao podia se dar ao luxo de ser reprovado. Rezou como se nao tivesse um amanha, e no dia seguinte "presto"!!! Noticia na porta da classe de que a prova havia sido cancelada!!!! MILAGRE (circunstancial) dos maiores! O camarada foi correndo direto a capela da PUC rezar e agradecer. O que ocorrera porem foi que a esposa do professor e seus filhinhos pequenos haviam se envolvido em um acidente de carro naquela manha e tinham sido estracalhados... Algo que soh veio a tona mais tarde no dia. Supondo que esse meu colega nao viesse a saber, continuaria feliz pelos seu pequeno mas providencial "milagre".