café c/ leite escreveu:Vi esse tópico hoje e pensei aqui na possibilidade de clonagem de hominídeos, imaginem trazer o neandertal de volta a Terra.
Talvez voce gostasse de ler "How Synthetic Biology Will Reinvent Nature and Ourselves” (Basic Books, 2012) -
http://www.amazon.com/Regenesis-Synthet ... 0465075703" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas tirando problemas eticos de clonar um ser humano, creio que ainda ha dificuldades tecnicas bem grandes para chegar-se a esse ponto. Conhecemos o genoma desses nossos primos, mas precisa-se nao soh sequenciar o DNA como package os mesmos em cromossomos.
Nao sei como anda o state of the art agora, mas lembro que ate ano passado nao se sabia como assemble tais cromossomos. Tinha gente que previa ainda levar mais uns 50 anos pelo menos, se a memoria nao me falha.
Eles sao estruturas complicadas, porque alem do DNA, ainda contem certas proteinas especificas, inclusive os agora famosos telometers, que sao usados para acessar o nivel de degradacao dos cromossomos e quantos anos de vida voce ainda provavelmente tera. Qualquer degradacao do DNA ou partes do mesmo durante o sequenciamento poderia levar a resultados imprevistos ou desastrosos, o que, na melhor das hipoteses, novamente volta a questoes eticas. Assumindo que o embriao fosse viavel at all, voce poderia estar criando um bebe com todas as formas de deformidades/doencas, etc..
Imagino que vamos chegar a esse dia, por bem ou por mal, simplesmente porque poderemos e a curiosidade do homem eh pior que a que matou o gato. Mas acho que ainda falta conhecimento para isso.