Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espécie

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
ophoda
Contato:

Re: Crânios sugerem q 1ºs hominídeos pertenciam a mesma espé

Mensagem por ophoda » 22 Jan 2015 17:25

Montfort escreveu:
São proposições interessantes que merecem uma atenção mais alongada. Nada de " já vi falar"; links por favor.
Não são proposições, são fatos.

http://hypescience.com/um-experimento-d ... o-em-acao/" onclick="window.open(this.href);return false;

O dos peixes foi num vídeo de um ictiólogo debatendo a evolução com um adventista, são 7 vídeos de 50 min cada, procure aí.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 22 Jan 2015 17:33

ophoda escreveu: Não são proposições, são fatos.

http://hypescience.com/um-experimento-d ... o-em-acao/" onclick="window.open(this.href);return false;

O dos peixes foi num vídeo de um ictiólogo debatendo a evolução com um adventista, são 7 vídeos de 50 min cada, procure aí.
Grato.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 22 Jan 2015 17:48

Montfort escreveu:
Mas e o problema da informação ontogênica? Seu item 4 em particular não passa de uma adequação conveniente dos biólogos pró evolução em tentar "responder" matematicamente a viabilidade probatória dessa teoria. Já é bem sabido q o DnA não funciona com a "preservação de trechos vantajosos"... Há uma hierarquia de informação q torna as tentativas "erroXacerto" impossíveis.

Por que o PROBLEMA DA INFORMAÇAO ONTOGÊNICA é tao "esnobado"?
Então vou te pedir link disso também...
Montfort escreveu:
São proposições interessantes que merecem uma atenção mais alongada. Nada de " já vi falar"; links por favor.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 22 Jan 2015 17:49

Acho que nem precisa de tantas geracoes... Lembrei de uma referencia aos ratos da ilha da madeira que tinha discutido no PVT e fui checar. Aparentemente seis novas especies (geneticamente diferentes) apareceram em 500 anos ou entre 1500 e 2000 geracoes de ratos. Os ratos originais tinham 40 cromossomos e os novos entre 20 e 30. De acordo com o que li, as 6 populacoes ficaram isoladas entre si pela topografia da ilha.

http://www.genomenewsnetwork.org/articl ... mice.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

http://evolutionlist.blogspot.com/2006/ ... m-one.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Antes de dar uma pausa nos postings, queria deixar aqui tambem para contribuir na discussao, uma lembranca de algo que tinha lido ha alguns anos atras - que mutacoes aparentemente nao sao apenas randomicas ou por influencias quimicas, mas que ameacas/stresses ambientais parecem "trigger" o aumento de mutacoes. Basicamente populacoes ameacadas parecem aumentar a frequencia de mudancas nos genomas "na procura" de uma solucao... Uma procura rapida me trouxe a esse paper. Com certeza voces acham mais:

http://mbe.oxfordjournals.org/content/25/2/310.full" onclick="window.open(this.href);return false;

http://gasch.genetics.wisc.edu/pdfs/Gas ... -Mager.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 22 Jan 2015 18:05

armlock escreveu:Antes de dar uma pausa nos postings, queria deixar aqui tambem para contribuir na discussao, uma lembranca de algo que tinha lido ha alguns anos atras - que mutacoes aparentemente nao sao apenas randomicas ou por influencias quimicas, mas que ameacas ambientais parecem "trigger" o aumento de mutacoes. Basicamente populacoes ameacadas parecem aumentar a frequencia de mudancas nos genomas na procura de uma solucao... Uma procura rapida me trouxe a esse paper. Com certeza voces acham mais:

http://mbe.oxfordjournals.org/content/25/2/310.full" onclick="window.open(this.href);return false;

http://gasch.genetics.wisc.edu/pdfs/Gas ... -Mager.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Isso tem a ver com o que eu disse sobre populações que sofrem um "gargalo", onde cada mutação tem maior peso no pool genético da espécie e por isso elas tendem a evoluir mais rápido.

Se a vida na Terra hoje é tão diversa, é por causa de catástrofes que quase aniquilaram a vida em diversos momentos, mas que acabaram disparando mecanismos de adaptação e diversificação da vida. Se não fossem por elas, provavelmente só existiria bactérias até hoje, e se houvessem muitas, talvez a vida não se sustentaria.

Uma "sacudida" no planeta de vez em quando é bom.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 22 Jan 2015 19:30

Montfort escreveu:
Queixo, a minha resiliência para com a evolução partiu de princípios metafísicos e, posteriormente, busquei algumas informações matemáticas, visto q a própria teoria de Darwin é baseada em algorítimo que o usa o processo de "tentativa e erro". As probabilidades da vida ao "acaso" são matematicamente impossíveis, bem como a ideia da mudança, devagarzinho, devagarzinho, das espécies. É uma quantidade de combinações que faz acertar a mega-sena dez vezes consecutivas uma mamata. Vou colar uns trechos:

"Em 1981, Fred Hoyle e Chandra Wickramasinghe calcularam que as probabilidades do surgimento naturalista (não-inteligente) das enzimas na célula serem de uma em 10 elevado a 40.000, “uma probabilidade escandalosamente pequena que não poderia ser levada em consideração mesmo que todo o universo consistisse apenas de sopa orgânica” (Evolution from Space, p.24)

Talvez tenham sido estas probabilidades não realistas que levaram Fred Hoyle a dizer que as probabilidades da vida surgir na Terra como efeito de forças não inteligentes só é comprável “a um tornado varrer um campo de ferro-velho e conseguir construir um Boeing 747 a partir do material lá presente” (“Hoyle on Evolution,” Nature , Vol. 294, Nov. 12, 1981, p.105)."

Isso é só um "aperitivo"... Vc já ouviu falar no LUCA (last universal of commom ancestor)? A complexidade desse organismo num tempo tão primitivo seria algo absurdo... Mesmo q algumas pessoas desdenhem matematicamente, eles devem aceitar q as caraterísticas não aparecem de uma só vez; não há outra opção. Se vc opta pela segunda, logo deveríamos ter muitos fósseis intermediários com meias funções (anomalias ) o q não é o registrado.

Há ainda o problema da informação ontogênica, relativo ao q é necessário para construir novos planos corporais; outra uma aberração matemática se atribuída ao acaso.

Ainda há tantos outros pontos, mas hoje já excedi o cota de paciência dos colegas.

Abraços.
Muito legal. Matemática e linguagem tem absolutamente tudo a ver. To no mato agora, mas quando estiver em casa eu vejo tudo com mais atenção.

Abrax filósofo.

Enviado do meu Samsunga Descaroçado 2 Casal Mais
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 23 Jan 2015 10:48

Eu acho evolução um assunto muito interessante porém como é um assunto extenso e longe da minha área de atuação não me sinto capacitado para um debate em alto nível.
De todo modo deixo aqui a indicação de um livro que trabalha muito bem o assunto e inclusive tem o exemplo das gerações de peixes citado pelo amigo forista.

Imagem
"O segundo lugar fede"

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 23 Jan 2015 12:09

Tópico descambou.. tinha todo o potencial, isso lá pela pag. 5/6 .. resolvi reentrar e o troço tá top.

Parabens foristas... war lamackismo adaptado :P

ambiente faz diferença sim eu já sabia !!!

kkkkkk
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 23 Jan 2015 12:30

Arbiter escreveu:Eu acho evolução um assunto muito interessante porém como é um assunto extenso e longe da minha área de atuação não me sinto capacitado para um debate em alto nível.
De todo modo deixo aqui a indicação de um livro que trabalha muito bem o assunto e inclusive tem o exemplo das gerações de peixes citado pelo amigo forista.

Imagem
Esse livro é de longe o melhor do Dawkins pós militância ateia.

Na verdade ele já começa o livro colocando os nomes de vários religiosos (inclui bispos, pastores e etc) do Reino Unido que também estão preocupados com a difusão do ensino criacionista na terra da rainha.

A partir dali é o Dawkins falando sobre o que realmente ele entende.

Arbiter
Contato:

Mensagem por Arbiter » 23 Jan 2015 13:09

Fu Manchu escreveu: Esse livro é de longe o melhor do Dawkins pós militância ateia.

Na verdade ele já começa o livro colocando os nomes de vários religiosos (inclui bispos, pastores e etc) do Reino Unido que também estão preocupados com a difusão do ensino criacionista na terra da rainha.

A partir dali é o Dawkins falando sobre o que realmente ele entende.
Exatamente Fu. Eu acho esse livro sensacional, muito embora para quem não é da área( que é o meu caso) seja um pouco difícil de ler as vezes.
"O segundo lugar fede"

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 23 Jan 2015 15:29

café c/ leite escreveu:Vi esse tópico hoje e pensei aqui na possibilidade de clonagem de hominídeos, imaginem trazer o neandertal de volta a Terra.

Eis um dos homens mais caluniados da história... Seria até legal ter um antepassado com 10% a mais de capacidade cerebral andando por ai.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 23 Jan 2015 16:28

café c/ leite escreveu:Vi esse tópico hoje e pensei aqui na possibilidade de clonagem de hominídeos, imaginem trazer o neandertal de volta a Terra.

Talvez voce gostasse de ler "How Synthetic Biology Will Reinvent Nature and Ourselves” (Basic Books, 2012) - http://www.amazon.com/Regenesis-Synthet ... 0465075703" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas tirando problemas eticos de clonar um ser humano, creio que ainda ha dificuldades tecnicas bem grandes para chegar-se a esse ponto. Conhecemos o genoma desses nossos primos, mas precisa-se nao soh sequenciar o DNA como package os mesmos em cromossomos.

Nao sei como anda o state of the art agora, mas lembro que ate ano passado nao se sabia como assemble tais cromossomos. Tinha gente que previa ainda levar mais uns 50 anos pelo menos, se a memoria nao me falha.

Eles sao estruturas complicadas, porque alem do DNA, ainda contem certas proteinas especificas, inclusive os agora famosos telometers, que sao usados para acessar o nivel de degradacao dos cromossomos e quantos anos de vida voce ainda provavelmente tera. Qualquer degradacao do DNA ou partes do mesmo durante o sequenciamento poderia levar a resultados imprevistos ou desastrosos, o que, na melhor das hipoteses, novamente volta a questoes eticas. Assumindo que o embriao fosse viavel at all, voce poderia estar criando um bebe com todas as formas de deformidades/doencas, etc..

Imagino que vamos chegar a esse dia, por bem ou por mal, simplesmente porque poderemos e a curiosidade do homem eh pior que a que matou o gato. Mas acho que ainda falta conhecimento para isso.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Amâncio Siqueira
Contato:

Mensagem por Amâncio Siqueira » 24 Jan 2015 13:20

O grande problema para os leigos e aqueles com má vontade é a designação da teoria. Evolucionismo sugere um degrau inferior e outro superior numa escada da vida. E é óbvio que as pessoas esperam que o ser humano seja o topo. Isso biologicamente não faz sentido. Os dinossauros existiram mais de duzentas vezes o tempo que nossa espécie, e mesmo assim desapareceram. Não sabemos se seremos mais bem sucedidos que eles. Quando um leigo pergunta porque os chimpanzés não continuam evoluindo, é com essa ideia em mente: de que chimpanzés só evoluem se se tornarem "inteligentes".
A finalidade da adaptação ao meio é apenas essa: adaptar-se. Num possível holocausto nuclear a seleção natural demonstraria que as espécies mais adaptadas são os insetos, ou espécies microscópicas. As mesmas que estão sobrevivendo desde a primeira grande extinção.
Não há um propósito final da "evolução". O ser humano é um excelente exemplo de problemas e mutações aparentemente inúteis ou mesmo prejudiciais que se tornam úteis. Quem diria que uma atrofia muscular seria benéfica? Mas veja só: nos primatas superiores, os músculos do maxilar são extremamente fortes, o que impede seus crânios de crescer para abarcar um cérebro grande, com exceção dos hominídeos. Uma atrofia muscular é co-responsável por nossa inteligência.
Outra coisa é a crença de que a evolução exige um acréscimo de genes. Novamente, vejamos o exemplo dos seres humanos: Enquanto o chimpanzé possui 48 cromossomos (24 pares), os humanos têm apenas 46 cromossomos (23 pares), pois foi uma FUSÃO CÊNTRICA vantajosa (junção entre os cromossomos 12 e 13 do chimpanzé), que deu origem aos primeiros humanos. Um par atrofiou, fundiu-se a outro e veja no que deu.
Existem dezenas de espécies mais resistentes, mais fortes, com melhores sentidos do que nós. Com certeza cada uma dessas se sentiria no topo da escala evolutiva se lhe fosse dado a escolha.
Essa ideia de superioridade de uma espécie sobre as outras se arvora na religião (não apenas nas judaico-cristãs): nas palavras de Xenófanes:
"Os mortais acreditam que os deuses nascem, falam e se vestem de forma semelhante à sua própria (…). Os etíopes imaginam seus deuses pretos e de nariz achatado; os tarsianos, ao contrário, os veem ruivos e de olhos azuis (…). Se as vacas, cavalos ou leões tivessem mãos e com elas pudessem pintar e produzir obras como os homens, eles criariam e representariam suas divindades à sua imagem e semelhança: os deuses dos cavalos teriam feições equinas, o das vacas se pareceriam com elas e assim por diante”.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos

Nile

Mensagem por Nile » 24 Jan 2015 13:39

Montfort escreveu:

Eis um dos homens mais caluniados da história... Seria até legal ter um antepassado com 10% a mais de capacidade cerebral andando por ai.
Como foi dito tinha um maior volume cerebral , longe de ser capacidade cerebral , já ouvi algumas explicações sobre esse volume maior , um deles que é devido a sua maior massa muscular , assim necessitando de uma área maior de domínio corporal no cerebro , como tb eles tinha uma área dedicada a visão maior !!!
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 26 Jan 2015 16:41

Fox Murder escreveu:

...

Aproveito e pergunto pela última vez.. Você é o Celão? Pq aí já sabemos que não vale a pena perder tempo pq é caso perdido com esta cruzada anti ciência que pretende tecer.
De boa, cara... me esquece aí, vai. :-bd

A 1ª vez que postei nesse fórum foi pra desfazer um mal-entendido. Alguém se cadastrou com meu antigo nick e estava postando um monte de porcaria. Fui obrigado a me cadastrar só pra esclarecer que o cara era fake. Agora meu 2º post no fórum é pra pedir pra você - se não for incomodar, é claro - parar de citar meu nome/nick. Quando cita, é sempre para ligá-lo a algo depreciativo na sequência.

Feliz 2015 pra vc e sua família!

Responder