Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Urubu Rei
Contato:

Re: Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: o Brasil era do rock há 30 anos

Mensagem por Urubu Rei » 06 Jul 2017 22:39

Modern Samurai escreveu:
06 Jul 2017 20:15
Cara, valeu o post, assisti a entrevista inteira e vou comprar o livro. Muito lúcido o Lobão. Acho que tinha comentado sobre a sonoridade das bandas dos anos 80 que todas se pareciam e ficou meio explicado nessa entrevista dele.
Tenho quase as mesmas ressalvas que ele em relação ao Legião, reconheço o talento do Renato, tenho certeza absoluta que ele era muito mais influenciado por poesia e trovadores da década de 70 (Leonard Cohen, Van Morrison, Nick Drake, Bob Dylan, etc) do que propriamente rock. Ele tinha umas atitudes bem parecidas com as do Morrisey. Legião Urbana não era uma banda de rock.

As músicas dos Paralamas que ele citou são também as únicas que curto. A música "Lanterna dos Afogados" é linda, mesmo, sei tocar ela até hoje e tirei os solos do sax na guitarra.
Estou curioso em ler o livro. É engraçado que faz pouco tempo que ele lançou outro e também um disco no qual gravou quase todos os instrumentos. É impressionante. Ele é extremamente prolífico.
A entrevista foi muito foda.

Sempre acho legal quando ele fala sobre os figurões da música brasileira, especialmente Caetano, Chico e Gil. Acho que o ranço que ele tem por esses caras o faz ser radical, exagerar, como por exemplo quando ele não reconhece o talento dos caras enquanto músicos. Mas ele fala muitas verdades. Eu concordo demais. Chega a ser nojento o endeusamento em torno desses sujeitos.
Penso, logo bustamanteio.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 06 Jul 2017 22:52

Eu acho o Lobão um cara extremamente inteligente, mas ao mesmo tempo extremamente frustrado por não ter um grande reconhecimento.

Dae ele acaba destilando veneno pra tudo quanto eh lado, chegando a ser insuportável pq a única coisa que faz 99% do tempo é falar mal dos outros.

Acabo pegando aversão de gente assim, pq falar mal é muito fácil, difícil eh ir lá e fazer as coisas acontecerem.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 07 Jul 2017 00:33

café c/ leite escreveu:
07 Jul 2017 00:22
Porra mas ele não fez acontecer? O cara chegou a produzir os próprios discos.
Alguma coisa ele fez... mas não chega a 1/10 do que Caetano e Gil fizeram, por exemplo.

E a questão eh essa, ele desce a lenha nesses dois, mas não chega nem perto da relevância deles.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 07 Jul 2017 11:56

Snickt escreveu:
07 Jul 2017 00:33
Alguma coisa ele fez... mas não chega a 1/10 do que Caetano e Gil fizeram, por exemplo.

E a questão eh essa, ele desce a lenha nesses dois, mas não chega nem perto da relevância deles.
Em termos de obra e relevancia musical, ele já fez muito mais que Caetano e Gil. Não tem nem como comparar isso MUSICALMENTE. Em termos de reconhecimento internacional, eu concordo. Mas até o Bieber é reconhecido mundialmente.

vitoandolini
Contato:

Mensagem por vitoandolini » 07 Jul 2017 12:07

Modern Samurai escreveu:
07 Jul 2017 11:56
Em termos de obra e relevancia musical, ele já fez muito mais que Caetano e Gil. Não tem nem como comparar isso MUSICALMENTE. Em termos de reconhecimento internacional, eu concordo. Mas até o Bieber é reconhecido mundialmente.
Musicalmente??

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 07 Jul 2017 12:19

Modern Samurai escreveu:
O Lobão fez mais musicalmente que Gil e Caetano, em que sentido?

Em termos de relevância musical qualquer álbum do Lobão não chega perto do "Tropicália" ou "Transa" do Caetano ou "Refazenda" do Gil.

Isso que eu prefiro ouvir Lobão, mas aí é questão de gosto, e só.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 07 Jul 2017 12:25

Modern Samurai escreveu:
Pô vei, ae vc vai me desculpar... Lobão não fez nada pela música brasileira ou mundial, eh um zero a esquerda. Caetano e Gil lideraram um movimento musical chamado Tropicalia que revolucionou a nossa música e é conhecida até no exterior.

Vc até pode me dizer que prefere as canções/estilo musical do Lobão do que de Gil/Caetano, mas colocar ele em relevância no cenário musical na frente dos dois chega a ser ridículo. Tá na mesma linha do forista que falou ae que a Malu eh mais cantora que a Adele! :lol:

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 07 Jul 2017 12:32

Considero o Lobão um bom músico, mas estão falando como se ele fosse a fusão do Jimmy Hendrix com o John Bonham.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 07 Jul 2017 12:45

Urubu Rei escreveu:
06 Jul 2017 22:39
A entrevista foi muito foda.

Sempre acho legal quando ele fala sobre os figurões da música brasileira, especialmente Caetano, Chico e Gil. Acho que o ranço que ele tem por esses caras o faz ser radical, exagerar, como por exemplo quando ele não reconhece o talento dos caras enquanto músicos. Mas ele fala muitas verdades. Eu concordo demais. Chega a ser nojento o endeusamento em torno desses sujeitos.
Eu não havia visto entrevistas assim dele. E ele está certo. A música popular brasileira mainstream hoje é representantada por um bando de artistas que fazem um puta som pasteurizado do caralho, como se estivessem pagando tributo eterno as gerações passadas. Caralho, é horrível, isso. Ninguém se arrisca a fazer nada diferente e subestimam o gosto popular fazendo música de merda. E é compreensível a rusga dele com o Lulu. Olha as merdas que o Lulu fez na vida. O cara é um gênio. Mas sempre fez música de merda.

Uma questão que eu não nunca vi ele comentar foi sobre os festivais independentes, que são muito fortes no país e não deixam a desejar em nada a outros festivais internacionais do mesmo porte. Mas entendi quando ele falou sobre a lição de vida que o produtor - cujo nome esqueci - deu nele. Que ele tem que tocar em tv, pra tocar pro grande público, etc. Talvez ele achei isso muito pouco. E está certo. Não tem que subestimar o público. Imagine se todos fizessem isso no mundo? Nós nunca conheceriamos seres como Miles Davis e Frank Zappa.

O Lobão as vezes solta umas bombas na mídia falando mal, mas creio que seja até para criar um estardalhaço e conseguir divulgar as coisas que anda fazendo. Ele deve ter aprendido isso vendo o Marylin Manson, que costuma fazer isso muito bem. Eles até tem bastante coisa em comum.

Foda que creio ele tenha ficado estigmatizado por isso. As pessoas não ouvem o trabalho e dele e o julgam sem antes analisar o trabalho do cara. Mas nessa entrevista em questão, ele só disse verdades. E conseguiu falar muito em um programa bem escroto como o Pânico. Onde tem uma caralhada de gente falando merda do lado.

Pra mim dessa leva de artistas dos anos 80 é o único que faz coisas relevantes. Tem três discos dele (Nostalgia da Modernidade, Noite e A vida é doce) que já valem por uma carreira inteira. E o cara não se acomoda. Tá aí rejuvenescido e produzindo incansavelmente. É interessante ter uma figura como ele na cena musical. Ele se mete em várias esferas da cutura brasileira e ainda tem tempo pra escrever livros e fazer discos - compondo, tocando e escrevendo as letras.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 07 Jul 2017 12:50

Blagoi Ivanoff escreveu:
07 Jul 2017 12:32
Considero o Lobão um bom músico, mas estão falando como se ele fosse a fusão do Jimmy Hendrix com o John Bonham.
E Hendrix era um bom músico? :rolleyes:

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 07 Jul 2017 13:07

Blagoi Ivanoff escreveu:
07 Jul 2017 12:19
O Lobão fez mais musicalmente que Gil e Caetano, em que sentido?

Em termos de relevância musical qualquer álbum do Lobão não chega perto do "Tropicália" ou "Transa" do Caetano ou "Refazenda" do Gil.

Isso que eu prefiro ouvir Lobão, mas aí é questão de gosto, e só.
Tropicalia não é um album do Caetano sozinho que eu saiba. Tem uma suruba de gente, inclusive o Duprat. E eu não estou falando que são ruins, gosto dos discos que você citou. Do Gil, Expresso 2222 é o que mais gosto. Eles tiveram sua importância, sim, foram revolucionários - eu odeio essa palavra :D - mas vejo o Lobão musicalmente falando com maior importancia. Até pela forma como se reinventou em cada disco.

Musicalmente, por tudo que fez, tanto em palcos e fora dele, vejo o Lobão musicalmente mais relevante. Não que o trabalho e história do Caetano do Gil não sejam, mas comparando até a jornada deles aqui, vejo o Lobão musicalmente superior e mais relavante.

Mas pra não tornar isso uma eterna discussão como a de GOAT do MMA, vou respeitar os periodos e contexto histórico de todos os artistas citados.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 07 Jul 2017 13:19

Snickt escreveu:
07 Jul 2017 12:25
Pô vei, ae vc vai me desculpar... Lobão não fez nada pela música brasileira ou mundial, eh um zero a esquerda. Caetano e Gil lideraram um movimento musical chamado Tropicalia que revolucionou a nossa música e é conhecida até no exterior.

Vc até pode me dizer que prefere as canções/estilo musical do Lobão do que de Gil/Caetano, mas colocar ele em relevância no cenário musical na frente dos dois chega a ser ridículo. Tá na mesma linha do forista que falou ae que a Malu eh mais cantora que a Adele! :lol:
Confesso que minha raiva me cegou agora =))
Pra não entrar numa discussão eterna: realmente os caras foram revolucionários, mas não estavam sozinhos - Gil e Caetano - mas eles foram fodas, mesmo, junto com Mutantes, Dupra e uma caralhada de gente importante, num contexto histórico propício a isso. Pelo amor de Deus não vamos entrar em detalhes históricos falando da importância dos meios de comunicação da época para que isso tivesse acontencido, eu tenho que trabalhar ainda :D

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 07 Jul 2017 13:30

Pessoal aí comentou sobre gostar ou não de um músico ainda que o discurso político do músico em questão seja incompatível com o seu...

A que eu mais gosto do Lobão é essa!
phpBB [video]

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 07 Jul 2017 13:57

Isso é foda dessas bandas dessa época, instrumental é fraco ou meia boca, nunca traziam nada de novo.
Tapirus terrestris

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 07 Jul 2017 15:15

Modern Samurai escreveu:
07 Jul 2017 13:07
Tropicalia não é um album do Caetano sozinho que eu saiba. Tem uma suruba de gente, inclusive o Duprat. E eu não estou falando que são ruins, gosto dos discos que você citou. Do Gil, Expresso 2222 é o que mais gosto. Eles tiveram sua importância, sim, foram revolucionários - eu odeio essa palavra :D - mas vejo o Lobão musicalmente falando com maior importancia. Até pela forma como se reinventou em cada disco.

Musicalmente, por tudo que fez, tanto em palcos e fora dele, vejo o Lobão musicalmente mais relevante. Não que o trabalho e história do Caetano do Gil não sejam, mas comparando até a jornada deles aqui, vejo o Lobão musicalmente superior e mais relavante.

Mas pra não tornar isso uma eterna discussão como a de GOAT do MMA, vou respeitar os periodos e contexto histórico de todos os artistas citados.
A contribuição do Caetano no Tropicália é maior que todo a obra do Lobão, mas não vamos falar mais disso não se não vira esse tipo de discussão que vc falou.

Não entendi sobre o Hendrix, para mim ele foi excepcional.

Responder