antes/depois da Federal

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Macallan
Contato:

Re: antes/depois da Federal

Mensagem por Macallan » 16 Ago 2016 23:19

Paulo J. escreveu:Sorte sua se escapou de doutrinação.Marx devia ser estudado é pelo estrago que suas idéias causaram no mundo.Ele era o parasita de um burguês que falava mal da burguesia, um judeu que não gostava dos judeus, uma satanista delirante, um economista cujas as idéias sempre fracassaram, o ideólogo preferido de várias ditaduras sanguinárias. Provavelmente é o intelectual que mais dano causou a humanidade.
Sorte? Não encontro nas principais revistas acadêmicas de história algo que indique alguma doutrinação marxista. O problema é que criaram essa ideia de doutrinação marxista ou marxismo cultural para colocar em um mesmo espaço todo pensamento que seja divergente do que o bolsonaro fala ou do que a veja publica ou do que o antipetismo defende. Da paranoia dessa teoria da conspiração, uma abordagem que tem suas bases em durkheim pode virar marxismo de uma hora pra outra. Assim, pensamento sociais muitas vezes completamente divergentes podem ser englobados em uma mesma categoria - o marxismo cultural - com fins de legitimar a ideia de que existe uma doutrinação ideológica. Dessa forma, não me surpreenderia, se muita gente, ao ouvir uma fala do professor que odeia marxismo citado anteriormente, chamasse este de comunista por uma opinião qualquer.

Quanto a como estudar Marx, não vejo problema algum em alguém pesquisar "o estrago que suas ideias causaram ao mundo". Mas, pra isso, não serve de nada chamar ele de "burguês que falava mal da burguesia". Ora, muitos iluministas e primeiros pensadores liberais eram nobres. Se formos seguir o que você colocou, eles não poderiam ter criticado o antigo regime. Então pra criticar o pensamento de Marx, o caminho não é o dos ad hominen: "era burguês", "judeu que não gostava de judeu", ou, então "satanista delirante" :)). Criticar as soluções econômicas dele? Blz, Mostrar os componentes autoritários de seu pensamento? Blz. Inclusive, já devem ter sidos produzidos excelentes trabalhos nessa linha. O que não podemos é satanizar Marx porque isso seria cometer o mesmo erro que os marxistas mais toscos e fanáticos cometem ao encará-lo como um profeta ou Deus.

Pra finalizar, leio muito aqui a crítica como a que você fez de "ideólogo de várias ditaduras sanguinárias", acompanhadas muitas vezes de sugestões de criminalização do marxismo e da obra de Marx. Mas, se pensarmos por este caminho, não deveríamos criminalizar o cristianismo? Afinal, o cristianismo foi base ideológica de inúmeros regimes autoritários e sanguinários na história.

Ps.: o último parágrafo é, antes que me entendam mal, só uma provocação.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 17 Ago 2016 02:18

Galera de direita com essa neura de ensino comunista tá parecendo a galera de esquerda.
Tive uma professora no mestrado na puc q dizia q muitos professores odiavam o FHC pq o FHC tinha ferrado com eles. Talvez daí venha a história de q professor universitário de federal e de esquerda, mesmo o FHC sendo tbm de esquerda.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 17 Ago 2016 04:03

Paulo J. escreveu:Sorte sua se escapou de doutrinação.Marx devia ser estudado é pelo estrago que suas idéias causaram no mundo.Ele era o parasita de um burguês que falava mal da burguesia, um judeu que não gostava dos judeus, uma satanista delirante, um economista cujas as idéias sempre fracassaram, o ideólogo preferido de várias ditaduras sanguinárias. Provavelmente é o intelectual que mais dano causou a humanidade.
mas que belo discurso isento de doutrinação

argumentação crítica ponderada, avaliando os prós e os contras,

sem abordagem unilateral e preconceituosa do autor

sem confundir impressões pessoais com a caracterização histórica da obra

sem simplificar tudo e desprezar a complexidade do objeto discutido

coitado do cara que estudou na unb e saiu de lá apenas doutrinado
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 13:24

Garfield escreveu:Fiz ciências sociais, sou empregado na área desde o segundo colegial, nunca procurei emprego por mais de dois meses.

Preconceito infundado este... Na área ambiental é atualmente o que mais tem é engenheiro batendo lata já cientista social se você você conseguir cumprir prazo já tem emprego sobrando.
Um cientista social atua em quê, Garfield? Sempre achei que você era engenheiro ambiental ou engenheiro com especialização em minas. :-?
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Blagoi Ivanoff
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Blagoi Ivanoff » 17 Ago 2016 13:27

brunodsr escreveu:Um cientista social atua em quê, Garfield? Sempre achei que você era engenheiro ambiental ou engenheiro com especialização em minas. :-?
Pois é, achava que "cientista social" só existia para dar entrevista na Globo News, rs.

brincadeira hein pessoal!!.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 13:50

Garfield escreveu:Seu stalking deu errado kkkk

Eu faço diagnóstico socioeconomico, Programa de Educação Ambiental, Programa de Comunicação Social, Estudo de viabilidade tecnica e economica de programas de compensação financeira etc...

Resumindo, faço a parte comunista do licenciamento ambiental, ultimamente 80% do meu trabalho é paulo freire
Você já tinha falado que mexia com licenciamento ambiental. Imaginei que era a parte de engenharia ambiental ou algo do tipo. Tenho alguns amigos que trabalham com a parte de impacto ambiental e estudo de fauna/flora, mas são engenheiros.

No mais, um cientista social trabalha com diagnóstico socioeconômico? Em que tipo de projeto rola isso? Obras de construção? Todos os cientistas sociais aprendem essa função na faculdade? Tu podes dar maiores detalhes?

Abraços
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 13:52

Blagoi Ivanoff escreveu:Pois é, achava que "cientista social" só existia para dar entrevista na Globo News, rs.

brincadeira hein pessoal!!.
Olha, eu também achava que era por aí. Uma amiga é formada em "serviços sociais" pela UFPE e trabalha num programa de acolhimento de famílias que moram em áreas de risco (morros e encostas). Nem sei o que ela faria se não trabalhasse para o governo. Não sabia que ciências sociais era tão diferente e envolvia engenharias também.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 14:17

Entendi. Parece interessante o que você faz. Em geral, é essa a área de atuação das pessoas formadas na tua área? Se sim, tinha uma visão completamente equivocada desse curso.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 15:00

Garfield escreveu:Serviço social não tem nada a ver com ciências sociais, nada mesmo.

Mas a iniciativa privada tá começando abrir as portas para gente desta área por terem um salário excessivamente baixo e serem pessoas que costumam não ter muitas pretensões então se mantém o salário deles iguais por uns três anos até eles pensarem em aumento.

Mas costumam não servir para coordenação mais trabalho técnico e que já possua tarefas bem definidas, não dá para esperar produção científica destes
Puxando na memória aqui, lembrei que uma amiga da minha irmã trabalhou na integração social do Porto Digital. Lembro de oferecerem cursos (pagavam pra galera assistir aula) e palestras para a comunidade do Recife Antigo. Sabe o que é foda? Ela é formada em Administração de Empresas (pela UFPE também).

De repente, o trabalho executado no Porto poderia ter sido melhor conduzido se quem tivesse à frente do projeto fosse alguém com a formação em ciências sociais. Ou talvez não, né? Pelo que você falou aí, só projetos muito grandes exigem produção científica.

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 17 Ago 2016 15:15

Eu fico depressivo olhando esse Twitter, sério.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 17 Ago 2016 15:23

Garfield escreveu:Pelo que eu vi é um centro comercial né?

Neste caso é indiferente, os cursos são mais para agradar a população do que mitigar um impacto de fato, qualquer um faz...
Na verdade o Porto Digital é um polo de TI, que foi construído no antigo Porto do Recife, que era palco de drogados e ocupações irregulares por famílias carentes, prostitutas, traficantes e afins. Eles transformaram aquela região. Só que na época, fizeram um trabalho nos moldes que você falou aí, capacitando a galera pra poderem ser empregados em bares, restaurantes e empresas de obras, por exemplo.

Esse projeto ganhou uma visibilidade foda na época. E a minha irmã trabalhou lá no comecinho. Era funcionária do Porto Digital e subordinada dessa menina, que coordenou a bagaça toda. Eu falei dos cursos, mas teve muito mais coisas. Na verdade, não lembro dos detalhes. Caberia um cientista social aí? Se não, não consegui entender muito bem as nuances da tua área. :-?

Macallan
Contato:

Mensagem por Macallan » 17 Ago 2016 18:23

RequintesDePuberdade escreveu:rsrsrsrsrs

Não é isso, mas você vai ter muito mais chances de sucesso profissional se fizer direito, engenharia, etc. numa uninove do que ciências sociais, historia ou pedagogia numa publica...

Muita gente comete o erro de achar que fazer qualquer curso numa publica é melhor do que qualquer curso numa particular e cai em cursos como os que citei acima que não tem muito opções de emprego...

Cara, como alguém com 18/20 anos vai fazer como primeiro e único curso Filosofia ou Ciências Sociais...

Vai dar merda. kkkk E NÃO apenas por visão politica do curso. Pode ser qualquer uma, mas não tem perspectivas no mercado de trabalho por aqui.

O cara vai chegar no ultimo ano e é...fiz merda...kkkk

É só o toque que eu daria ao meu filho.

Tem curso que é pra fazer já estabelecido na vida como uma segunda formação universitária ou então o cara fazer direito de manha numa particular e filosofia a noite na publica, como eu já vi...
Concordo com vc que o cara que tá saindo do ensino médio não deve pensar que qualquer curso em uma federal será melhor do que cursar uma particular. Como você disse, o cara muitas vezes sai da pública com um diploma, se depara com o mercado de trabalho para daí pensar: "Bom, e, agora, o que vou fazer". Mas o problema disso não acho que está propriamente nas ofertas de emprego, mas sim na afinidade/interesse do aluno no curso e em como aproveitou o tempo na faculdade.

Situação semelhante ocorre com muita gente que se forma em direito ou alguma engenharia em um particular qualquer. Essa galera entra pra determinados cursos achando que o diploma lhes trará oportunidade vasta de emprego e de bons salários, mas a realidade atual não é essa. Tenho amigos formados em direito que comentam como tá difícil arrumar um bom emprego na iniciativa privada (um deles chegou até a a falar que, se tivesse um filho, recomendaria fazer qualquer curso menos direito kkk). Ainda dá pra conseguir vaga em escritório, mas, só com o diploma de bacharel e experiência de estagiário, não dá pra ter grandes expectativas de salário. O mercado tá inflado de engenheiros e advogados. Se o cara não se esforçar durante a graduação e/ou se capacitar depois, não deve ter grandes expectativas com relação a empregos e salários.

Essa dúvida entre cursar disciplinas como história, filosofia, ciências sociais numa federal ou optar por fazer direito em uma particular, pode acreditar que a maioria dos alunos que estão matriculados naqueles primeiros cursos passaram. Inclusive, boa parte dos alunos, ainda deve ter tido pressão dos pais para que optassem por cursar direito em uma particular. Muita gente vai quebrar a cara optando por um ou por outro caminho. Mas acho que é muito melhor um cara que gosta de história, filosofia ou ciências sociais entrar para a federal - pelo menos, para ver como é que é já que não pagará mensalidade para isso -, do que entrar para uma curso motivado apenas pela crença de que com o diploma trará boas oportunidades de emprego. Formado em história, geografia, música, filosofia ou ciências sociais o cara pode pegar o diploma de bacharel e licenciado. Se ele tiver interesse em ter uma carreira acadêmia, tenta o mestrado, doutorado e depois uma carreira como professor/pesquisador universitário. Se ele quiser arrumar logo um emprego, haverá sempre oportunidade para quem quer ser professor do ensino básico. Assim como no caso de advogados que atuam na iniciativa privada, o salário não é dos melhores para quem tá começando na carreira de professor, mas, no longo prazo, se dedicando e se qualificando, poderá sim almejar bons salários.

Por fim, acho que essa pressão de escolher o curso que dará a melhor oportunidade de emprego para o jovem que quer entrar em uma universidade não é uma coisa muito boa. Essa fase da vida do jovem é para o cara quebrar a cara mesmo, aprender a ser independente. Escolhe um curso e abandona. Escolhe outro e abandona também. Consegue o diploma em um e vai trabalhar em uma área que não tem relação nenhuma com a sua formação universitária. Acho que essa pressão é até um dos problemas do ensino no Brasil. Escolas particulares e públicas oferecem o ensino médio em formato de cursinho para vestibular. Assim, oferecem uma formação igual para gente com interesses e afinidades completamente diferentes, ao invés de prepará-los para o mercado de trabalho ou para a vida universitária - no meu caso, passei os três anos do ensino médio quebrando a cabeça com física e química, mas quando cheguei na universidade nunca tinha me perguntado o que é história ou o que o historiador faz. Pensamos mais em uma prova feita durante dois dias de um final de semana, do que na vida depois da escola, assim como valorizamos mais um papel em que tá escrito "Diploma" do que na formação propriamente dita - competências e capacidades.

Igor Vovchanchyn
Contato:

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 17 Ago 2016 19:33

Tô quase pra sair de uma federal para uma particular, 5 anos de curso(1 a mais que o articulares) com 1 ano a mais de matéria inútil, ja to com 1 semestre atrasado por conta da greve do ano passado, e agora já estão se mobilizando novamente para outra.

Reconheço a qualidade do ensino, nota 5 no enad, os professores realmente sao excelentes mas passar 2 ou 3 anos a mais por causa de matérias inuteis e greve realmente não dá.

Macallan
Contato:

Mensagem por Macallan » 18 Ago 2016 09:47

RequintesDePuberdade escreveu:
Já ouvi muito isso kkk
Já sou formado em história. Sei bem como é a situação. Concurso específico para o meu curso é só o de professor mesmo. Mas qualquer concurso que exija formação superior dá pra fazer tb. A opção de fazer consultoria existe na área de história, principalmente pra quem tem pós-graduação. E vaga na iniciativa privada tem pra quem quer seguir carreira de professor. Hoje, tô desempregado, cursando mestrado. Sei que não é fácil ganhar a vida e tal, mas cada um faz o seu caminho.

Quanto a isso que você fala das escolhas pra quem tem 18-20 anos, eu não vejo necessidade nesse drama todo. Terminando em 4, 5 anos um curso seja de direito ou de filosofia, ainda vai mudar muita coisa na vida do cara. Cada vez menos as pessoas tem carreira profissional (seja no setor público ou na iniciativa privada) consolidada antes dos 30.

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 18 Ago 2016 11:24

.
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Responder