Escolha do curso

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Goiaba
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Escolha do curso

Mensagem por Goiaba » 10 Dez 2015 08:51

malucovisk escreveu:De longe a matéria mais interessante ao meu ver é física/astrofísica. Só que pro cara se destacar ai não basta ser bom de conta, tem que ter uma pitada de gênio e se dedicar pra caralho, caso contrário o dito cujo será no melhor dos casos um professor de cursinho ou de faculdade tirando uns 10k-20k.
Estou com 20 anos e só agora sei o que fazer da vida. Fiz 2 anos de bernoulli e não aproveitei nem 30%. Matava aula, não tinha foco, nem um objetivo
Depois que vc desperta essa vontade de estudar por algo, meu amigo, nada te segura. Todavia não é bem assim que o mercado de trabalho rege, $$$$ não vem só do amor pela profissão. Logo, tenho medicina como primeira opcão. Radiologia é uma especialização que acho interessante, estuda física moderna, radiação, mecanica quantica. Já endocrino terei entendimento sobre glandulas, hOrmonios, tem coisa mais foda que isso? Entender o corpo humano...

Enfim, eu gosto mesmo é de ciencia, o topo pra mim e ser médico pesquisador. Uma passo de cada vez, agora é aprender esse conteúdo de ensino médio e taca-le pau.

Fica a dica, una o útil ao agradável, amor e $$$$$.

Boa sorte!

Eutoqueto
Contato:

Mensagem por Eutoqueto » 10 Dez 2015 08:55

Aquaman escreveu:Fala Fast,

Bem como outros aqui do fórum... tenho aprox. 10 anos na área de TI e da mesma forma, começei "zerado". Fiz o curso de Sistema de Informação, bem logo de cara já sai perdendo, porque tinha uma galera que já tinha técnico de informática, então tive que ralar muito mesmo apenas para acompanhar, mas te digo que no final vale muito a pena. Eu tenho uma certa resalva quanto aos cursos de tecnólogo (duração de 2 anos)quando a pessoa é "zerada" na área, por exemplo, vc começa fazer ADS e no meio do curso percebe que sua praia é Redes e não programação... e ai fazer o que? Tem que começar de novo... da mesma forma se vc faz curso técnologo de Redes e descobre que curte programação... aí seu curso não vai de ajudar muito, para mim, técnologos são para pessoas que já sabem ou tem exp. na área, mas não tem um diploma e precisa de algo rápido.. Então se vc esta realmente "zerado" escolha uma destas três graduações: Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistema de Informação, elas vão te dar uma boa base, vai ver um pouquinho de tudo e com o tempo tu vai descobri o que mais gosta (Programação, Bando de Dados, Redes, Servidores, Segurança, Projetos etc...) Eu pastei muito até conseguir ir onde queria... Passei por muitas área(dentro de TI) e até acho que perdi tempo em algumas, mas hoje sei exatamente do que gosto e me agrada.
A área é um tanto quanto ingrata, vc nunca pode para de estudar... tipo aquela música do Zeca Pagodinho "Camarão que dorme a onda leva",todo ano morre uma grana em curso e certificação, mas com disposição, uma mente aguçada e raça chegasse aonde quiser...
Outra pergunta:
Como esta teu inglês? (para bons empregos isso é um requisito mínimo)
Ah, o post do Eureek foi excelente.

Ereek, se possível gostaria de conversar contigo sobre a área de TI fora do Brasil veio de guerra... posso te mandar mp?
Primeiro obrigado pelas dicas. Aqui tem a opção do curso de engenharia de software, estava pensando em fazer algum de tecnólogo justamente pelo fato de ser curto e dar tempo de voltar atrás. Como falei sou leigo, mas tenho bastante interesse na área, venho pesquisando muito nos últimos dias e ainda não sei bem para que irei me especializar, talvez durante o período no curso eu esteja mais "iluminado" para decidir exatamente. Em relação ao inglês, consigo ler razoavelmente bem, ás vezes fico travado com algumas palavras, mas geralmente consigo ter plena convicção do conteúdo de um texto em inglês, já estou correndo atrás de um curso esse ano. Isso leva a outra vantagem do curso de tecnólogo que é o valor da mensalidade, que é bem menor(na universidade estadual daqui tem apenas ciência da computação), daria para invetir em algo mais durante o curso.

Aquaman
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Aquaman » 10 Dez 2015 09:17

Fastkiller escreveu:Primeiro obrigado pelas dicas. Aqui tem a opção do curso de engenharia de software, estava pensando em fazer algum de tecnólogo justamente pelo fato de ser curto e dar tempo de voltar atrás. Como falei sou leigo, mas tenho bastante interesse na área, venho pesquisando muito nos últimos dias e ainda não sei bem para que irei me especializar, talvez durante o período no curso eu esteja mais "iluminado" para decidir exatamente. Em relação ao inglês, consigo ler razoavelmente bem, ás vezes fico travado com algumas palavras, mas geralmente consigo ter plena convicção do conteúdo de um texto em inglês, já estou correndo atrás de um curso esse ano. Isso leva a outra vantagem do curso de tecnólogo que é o valor da mensalidade, que é bem menor(na universidade estadual daqui tem apenas ciência da computação), daria para invetir em algo mais durante o curso.
Bacana,
Tem um fato que talvez devesse levar em consideração tb... Qual é a sua idade? Se tiver 17, 18, 19 acho vale a pena fazer uma graduação de 4 anos, vai agregar mto... Mas se vc tiver 23, 24, 25 talvez fosse melhor partir para um tecnólogo mesmo.
Eu só fui saber no que me especializar durante o curso mesmo (acho que no 2 ano), e principalmente depois de um estágio que fiz (eu até que era bom mas detestava o que fazia)...
Boa sorte e vai atualizando ai...
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Boca
Contato:

Mensagem por Boca » 10 Dez 2015 10:01

Fastkiller escreveu:Pensei em estatística, em economia tbm, até porque a parte da geometria é a que menos gosto, e nesses curso não se usa, mas sei lá, vejo ainda a matemática pura como uma área que me encaixo melhor.

Sou formado em estatistica há 10 anos e se vc realmente gosta de matemática eu considero o curso ideal porque vc consegue conciliar a sua aptidão com uma profissão que na média te dará uma boa remuneração e é quase certeza de gsarantia de emprego. Até então não conheço ninguem da minha turma que tenha ficado desempregado e a maioria já estão em cargos de gestão. Mas é importante gostar de matemática, pois metade já desistiu durante o curso e uma boa parte já está migrando para outras atividades/profissões após anos de trabalho, em parte porque quase a totalidade dos bons empregos se encontram nas capitais e não não é todo mundo que vem do inteior e se adapta.
Não sei onde vc mora, aqui no sudeste, sp, rj e mg tem bons cursos cursos, a minha descisão eu tomei após assistir aquelas palestras de orientação vocacional de alguns profissionais da área.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 10 Dez 2015 10:48

Quer emprego garantido a vida toda com bom salario em qualquer lugar do mundo?

Eng de Producao.

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 10 Dez 2015 18:28

stevenson escreveu: Fala Eureek! Muito bom o post. Eu morei em varios lugares da asia, e em varios paises havia procura grande por java, .net e similares, mas no esquema de emprego medio.
Quais seriam exemplos de nichos e linguagens top que te referiste?
Fala cara,

Difícil citar um é essa parada muda com muita frequência, por isso que paga bem. Hoje aqui na Austrália, algumas coisas em demanda são : arquiteto de infraestrutura cloud, hybris, cloudsense,salesforce ( diminuindo ) , bigdata, Agile e devops.

Linguagem de programação pura , Normalmente neguinho fodao manja de várias e aprende todas na raça, o foda e que tem programador demais de baixo custo, e é difícil justificar pagar 4, 5, 10 vezes mais por alguém local, a menos que vc já conheça o cara e ele seja muito bom. Pra indústria, Java, html e .net são boas bases, que te dão as ferramentas pra aprender outras linguagens. Pra se dar melhor, e mais fácil se vincular ou relacionar com empresas que "vendem " o que vc faz, Se vc faz website, entra numa empresa/ agência de mídia digital e depois , vira um contractor regular pra varias ( mais grana e menos estabilidade ). Se faz jogo, cola numa empresa de jogo e assim por diante.

Tenho alguns brothers que abriram suas próprias empresas é tão fazendo apps e jogos. A maioria tem um arquiteto e um gerente de desenvolvimento bom aqui ( ou meu brother e esse cara ) , e usa programadores da Indonésia, Tailândia, Filipinas , Índia .

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Eutoqueto
Contato:

Mensagem por Eutoqueto » 10 Dez 2015 20:40

Vizioli escreveu:E Economia?

Alguém que é formado na área ou tenha conhecimento sobre o mercado/curso poderia comentar algo? O mercado lá fora é bom?

To numa puta dúvida do curso, mas acho que vou cursar economia. Talvez estude ou trabalhe fora(algum país da ue que fale inglês)

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk
Já aproveitando o bonde.....alguém sabe como é visto as graduações brasileiras em outros países? Eles reconhecem?

Eutoqueto
Contato:

Mensagem por Eutoqueto » 10 Dez 2015 20:41

Aquaman escreveu:Bacana,
Tem um fato que talvez devesse levar em consideração tb... Qual é a sua idade? Se tiver 17, 18, 19 acho vale a pena fazer uma graduação de 4 anos, vai agregar mto... Mas se vc tiver 23, 24, 25 talvez fosse melhor partir para um tecnólogo mesmo.
Eu só fui saber no que me especializar durante o curso mesmo (acho que no 2 ano), e principalmente depois de um estágio que fiz (eu até que era bom mas detestava o que fazia)...
Boa sorte e vai atualizando ai...
Tenho 20.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 10 Dez 2015 20:50

Eu sou da área de TI também. Analista de sistemas. Minha especialidade é administração de prontuários eletrônicos e gestão de saúde. Trabalho na área há mais de 10 anos. Vim da área de humanas (cheguei a cursar administração por dois anos), antes de partir pra TI. Não me arrependo em nada!

Antes de cair para dev, eu trabalhei com suporte ao usuário, manutenção de redes, testes de sistema e implantação/ treinamentos. Posso te falar que tem campo para a área que você escolher. Sugiro que vá sem pressa. Procure estagiar, até encontrar o que te instiga. Encontrou? Invista...
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Luan
Contato:

Mensagem por Luan » 10 Dez 2015 22:09

Sou da área de TI também, tenho 5 anos de experiência e minha especialidade é SAP.

Posso dizer que é muito complicado entrar no mercado SAP pois são raras as empresas que aceitam consultores de nível Junior.

Estou começando a carreira agora e os conselhos que eu posso te dar são:
- Procure uma faculdade boa e faça um bacharel;
- Consiga um Inglês Avançado/Fluente;
- Existem muitos processos de estágio em empresas enormes que te dão a possibilidade de trabalhar com tecnologias novas e/ou fortes no mercado (Bigdata, SAP, AWS) só procurar numa ciadetalentos da vida;
- Prepare-se para começar a carreira ganhando muito pouco, mesmo em grandes empresas como IBM, Accenture, EY , Deloitte e etc., não se preocupe com salário no começo, o mais importante é buscar projetos grandes que você consiga mostrar seu trabalho e ainda fazer um networking;
- Estude muito. Eu por exemplo que trabalho com SAP tenho que entender mais dos processos de negócio (Logística, vendas, finanças, etc) do que de TI.

Concordo com o Eureek que o diferencial é você entender mais da parte de negócio, pois não da pra competir com a ïndia na parte ténica

Abraço,

malucovisk
Contato:

Mensagem por malucovisk » 11 Dez 2015 10:38

Goiaba escreveu:Boa sorte!
Passei no vestibular! :D

Agora o bixo pega.

Responder