Celão escreveu:
Particularmente, vejo essa discussão sobre milagres como algo complicado para o religioso.
Milagrosamente (

) estou tendo mais tempo que usual livre entao seguem algumas consideracoes mentais.
Eu creio, e obviamente isso eh uma percepcao minha, que a crenca em milagres implica em um egoismo/egocentrismo absurdo (inconsciente e involuntario, eh claro).
Ha milhoes de pessoas nesse mundo, sofrendo coisas aterradoras, que muita gente nao consegue nem conceber - escravidao, torturas, doencas raras, rezando de todas as formas por alguma intervencao que alivie seus sofrimentos. Desses milhoes, boa parte sao pessoas tao boas ou ate muito melhores do que "nos". Assumir que um Deus nos concederia um milagre por mero capricho, deixando outros outros em condicoes muito mais precarias sempre me pareceu absurdo. E o egocentrismo/egoismo seria pior se tentassemos justificar como vejo alguns fazerem dizendo que provavelmente quem nao recebeu uma graca foi porque nao mereceu, implicando que eles sao melhores que todo o resto (assim como varias outras justificativas impensadas - Deus tem planos para quem ele salvou, deu uma segunda chance, etc)
Obviamente nos olhamos a nossa situacao, que pode nos parecer desesperadora suficiente, e nao nos atentamos para uma relativizacao dos nossos problemas. Se nosso filho esta gravemente enfermo, nao estamos pensando no filho de outro, vizinho no hospital, por vezes em situacoes muito mais graves e cuja perda pode trazer consequencias gerais muito piores para a familia. Portanto o nosso "milagre" poderia ser justificado como uma graca. Mas com isso implicamos em Deus estar a fazer uma "loteria" (assumindo que nao se adote a postura egocentrica que levantei no primeiro paragrafo).
Quando eu era religioso fervoroso, nunca rezei por absolutamente nada alem de me dar forcas para aceitar a vontade divina. Ou seja, inconscientemente estava passando todas essas escolhas para Deus. Embora nao visse na epoca a impropriedade de aceitar um beneficio quando outros precisavam mais. Hoje eu creio que "milagres" como sao definidos, possivelmente conflitariam com a minha etica. Da mesma forma que nao aceito certas coisas/creditos que julgo nao merecer no meu dia a dia, milagres, mesmo configurando uma graca, contrariariam a minha visao de merito e me incomodariam.Seria como se eu estivesse sem dinheiro para um taxi e alguem na rua me desse $1000 como um presente enquanto um mendigo esta morrendo de fome alguns passos alem. (Sim, e eu ja tentei aplicar a parabola dos trabalhadores e dos salarios

)
Lembrei tambem agora que quando era aluno universitario tinha um colega que estava desesperado porque nao havia conseguido estudar para uma prova final, e devido a condicoes que nao vem ao caso, ele nao podia se dar ao luxo de ser reprovado. Rezou como se nao tivesse um amanha, e no dia seguinte "presto"!!! Noticia na porta da classe de que a prova havia sido cancelada!!!! MILAGRE (circunstancial) dos maiores! O camarada foi correndo direto a capela da PUC rezar e agradecer. O que ocorrera porem foi que a esposa do professor e seus filhinhos pequenos haviam se envolvido em um acidente de carro naquela manha e tinham sido estracalhados... Algo que soh veio a tona mais tarde no dia. Supondo que esse meu colega nao viesse a saber, continuaria feliz pelos seu pequeno mas providencial "milagre".
Sharivan escreveu:
Concordo, mas...
Há casos também onde o milagre é mais contundente, por assim dizer, como quando uma pessoa já considerada "caso perdido" se recupera de uma grave enfermidade e os médicos não sabem, de forma alguma, explicar tal recuperação... A não ser por um milagre!
O exemplo que eu dei foi exatamente isso. Foi um milagre onde ate os padres realcaram o incrivel fato, nas missas que celebraram em agradecimento - HIV era morte certa. Nao havia sobreviventes. Soh que isso na epoca. Hoje nao seria mais considerado um - e muito provavelmente diriam que sorte voce ser norte europeia e imune.
No mais, para o Sharidan, eu acho que essas discussoes sao refrescantes e servem para exercitar a mente, nao vejo porque alguem deva ficar irritado ou estressado com elas. Ja aprendi e reorganizei meus pensamentos varias vezes lendo esses papo furados. Haver um compromisso final em "ganhar" uma discussao desse tipo eh contra produtivo. Mas ha muitos pontos que eventualmente servem para nos fazer refletir. Esta ai o Celao e ate recentemente o Joao, se distraindo quando da vontade, e saindo quando tem mais o que fazer...
Cheers.