O diabo existe?...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
DarkFallz
Contato:

Re: O diabo existe?...

Mensagem por DarkFallz » 06 Mai 2015 16:37

Sharivan escreveu:
A questão não é essa, mas sim, a ilustração de que, quando é conveniente para o ateu, vale, quando não, não pode (?!).

Mas já deu... Mesmo!

Cada um com sua opinião e sua experiência de vida, em todos os sentidos.

Encerro aqui.

Abraço a todos.
Não entendi, quando o que é conveniente que vale?

Se não quiser mais debater, de boa.

Abs man.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 06 Mai 2015 16:40

café c/ leite escreveu:Não creio e demônios, mas que eles existem, existem.

Agora ferrrou. Pensei que fossem so as bruxas... x_x
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Diogo_Cwb
Contato:

Mensagem por Diogo_Cwb » 06 Mai 2015 17:02

Sharivan escreveu:
A questão não é essa, mas sim, a ilustração de que, quando é conveniente para o ateu, vale, quando não, não pode (?!).

Mas já deu... Mesmo!

Cada um com sua opinião e sua experiência de vida, em todos os sentidos.

Encerro aqui.

Abraço a todos.
A mesmíssima sentença vale para os religiosos.

Diogo_Cwb
Contato:

Mensagem por Diogo_Cwb » 06 Mai 2015 17:23

Uma questão que pode parecer boba, mas que exemplifica bem o uso da conveniência, questione algum religioso sobre a existência dos dinossauros,e prepare-se para ouvir todo tipo de contorcionismo para encaixar isso na sua crença, seja negando ou confirmando a sua existência, mesmo que os "argumentos" contrariem o fato dos mesmos terem habitado a terra dezenas de milhões de anos antes do homem, e os dois NUNCA terem coexistido.

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 06 Mai 2015 18:03

ophoda escreveu: Eu acho interessante esses exemplos de atribuições de milagres a curas de doenças ou altas de hospitais, o que mostra que milagre seria sinônimo de sorte ou superação com conotação religiosa, mas a maioria das pessoas considera milagre mais quando é algo que não se encontrou explicação, pra preencher a lacuna das perguntas sem respostas.

Esses dias morreu um filho do prefeito de Uiraúna (cidade próxima daqui) de infarto, ele tinha 22 anos e era recém formado em direito. Rolou essa discussão na escola em que ensino e eu conversei com uma colega crente sobre essa questão de milagres. Perguntei a ela se a morte "do nada" de um cara novo seria um milagre, já que a princípio não haveria explicação pra isso, e ela disse que não, pois pra que algo seja milagre é necessário que seja uma coisa boa, além de não ter explicação.

Curas de câncer naturalmente são outro exemplo de coisa a qual se atribui o caráter de milagre, pois é a combinação perfeita da falta de explicação com a "bondade" de se curar do câncer.

Sobre essa questão de morrer de infarto "do nada", o que você tem a dizer? Seria milagre?
Particularmente, vejo essa discussão sobre milagres como algo complicado para o religioso. Por que? Bom, existe a promessa da eternidade com Deus, uma vida sem as aflições e angústias do mundo atual. Veja:

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." - Romanos 8:18

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9

"Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro! Caso continue vivendo no corpo, certamente apreciarei o fruto do meu labor. Mas já não sei o que escolher. Sinto-me conclamado pelos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é infinitamente melhor; mas, entendo que, por vossa causa, é mais necessário que eu permaneça no corpo." Filipenses 1: 21-24

O que Paulo diz nessas 3 passagens é que há algo muito maior no porvir. Ele mesmo disse que não sabe o que escolher, se permanecer vivendo para cumprir seu ministério ou morrer para estar com Cristo.

Uma situação envolvendo milagres, sobretudo em relação à saúde, varia de pessoa pra pessoa. O dilema é: diante de uma doença, peço a Deus que me mantenha vivo ou peço para que me leve logo? Há implicações em ambos os casos, que não cabe aprofundar aqui. Por isso, penso que a questão não é tão simples, mesmo para um cristão. Se fosse um filho meu, é claro que meu desejo é que ele permaneça vivo.

Sobre a questão que vc levantou, da morte por infarto, entra nesse pensamento. Estando de fora, normalmente vai ter gente querendo consolar a família com aqueles clichês: "agora ele virou um anjinho"... "agora ele está com Deus olhando por vocês"... eu, como pai, não conseguiria ouvir esse tipo de coisa.

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 06 Mai 2015 18:05

Sharivan escreveu:
Concordo, mas...

Há casos também onde o milagre é mais contundente, por assim dizer, como quando uma pessoa já considerada "caso perdido" se recupera de uma grave enfermidade e os médicos não sabem, de forma alguma, explicar tal recuperação... A não ser por um milagre!

No mais, há provas que Deus não exista? Há provas de que situações tidas por milagrosas não ocorram? Não, não há. Essa negação os ateístas, céticos e afins não consideram. Mas como um outro forista já falou, essa discussão é sem fim e eu mesmo já havia prometido parar no post anterior.
Não tenho dúvidas disso, Sharivan. Só 'invadi' a discussão pra 'alargar' mais o conceito de milagre conforme o uso do termo por alguns religiosos. Vc está coberto de razão!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 06 Mai 2015 18:10

DarkFallz escreveu:
Ou seja, um milagre seria indistinguível de um evento randômico qualquer.

Como já disseram, o que diferencia é que algumas pessoas, por conta de sua fé, atribuem o evento a deus e outras não.
Sim, mas isso não é exclusivo para essa discussão. Podemos usar essa lógica pra praticamente tudo. Pra vc, o Big Bang foi um fenômeno que aconteceu por acaso. Pra mim, o mesmo Big Bang foi apenas a forma usada por Deus para o que veio depois. A diferença está no 'por que?' 'quem?' 'qual o motivo?' não no 'como?'

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 06 Mai 2015 19:41

Celão escreveu: Particularmente, vejo essa discussão sobre milagres como algo complicado para o religioso.
Milagrosamente ( :D ) estou tendo mais tempo que usual livre entao seguem algumas consideracoes mentais.

Eu creio, e obviamente isso eh uma percepcao minha, que a crenca em milagres implica em um egoismo/egocentrismo absurdo (inconsciente e involuntario, eh claro).

Ha milhoes de pessoas nesse mundo, sofrendo coisas aterradoras, que muita gente nao consegue nem conceber - escravidao, torturas, doencas raras, rezando de todas as formas por alguma intervencao que alivie seus sofrimentos. Desses milhoes, boa parte sao pessoas tao boas ou ate muito melhores do que "nos". Assumir que um Deus nos concederia um milagre por mero capricho, deixando outros outros em condicoes muito mais precarias sempre me pareceu absurdo. E o egocentrismo/egoismo seria pior se tentassemos justificar como vejo alguns fazerem dizendo que provavelmente quem nao recebeu uma graca foi porque nao mereceu, implicando que eles sao melhores que todo o resto (assim como varias outras justificativas impensadas - Deus tem planos para quem ele salvou, deu uma segunda chance, etc)

Obviamente nos olhamos a nossa situacao, que pode nos parecer desesperadora suficiente, e nao nos atentamos para uma relativizacao dos nossos problemas. Se nosso filho esta gravemente enfermo, nao estamos pensando no filho de outro, vizinho no hospital, por vezes em situacoes muito mais graves e cuja perda pode trazer consequencias gerais muito piores para a familia. Portanto o nosso "milagre" poderia ser justificado como uma graca. Mas com isso implicamos em Deus estar a fazer uma "loteria" (assumindo que nao se adote a postura egocentrica que levantei no primeiro paragrafo).

Quando eu era religioso fervoroso, nunca rezei por absolutamente nada alem de me dar forcas para aceitar a vontade divina. Ou seja, inconscientemente estava passando todas essas escolhas para Deus. Embora nao visse na epoca a impropriedade de aceitar um beneficio quando outros precisavam mais. Hoje eu creio que "milagres" como sao definidos, possivelmente conflitariam com a minha etica. Da mesma forma que nao aceito certas coisas/creditos que julgo nao merecer no meu dia a dia, milagres, mesmo configurando uma graca, contrariariam a minha visao de merito e me incomodariam.Seria como se eu estivesse sem dinheiro para um taxi e alguem na rua me desse $1000 como um presente enquanto um mendigo esta morrendo de fome alguns passos alem. (Sim, e eu ja tentei aplicar a parabola dos trabalhadores e dos salarios :rolleyes: )

Lembrei tambem agora que quando era aluno universitario tinha um colega que estava desesperado porque nao havia conseguido estudar para uma prova final, e devido a condicoes que nao vem ao caso, ele nao podia se dar ao luxo de ser reprovado. Rezou como se nao tivesse um amanha, e no dia seguinte "presto"!!! Noticia na porta da classe de que a prova havia sido cancelada!!!! MILAGRE (circunstancial) dos maiores! O camarada foi correndo direto a capela da PUC rezar e agradecer. O que ocorrera porem foi que a esposa do professor e seus filhinhos pequenos haviam se envolvido em um acidente de carro naquela manha e tinham sido estracalhados... Algo que soh veio a tona mais tarde no dia. Supondo que esse meu colega nao viesse a saber, continuaria feliz pelos seu pequeno mas providencial "milagre".
Sharivan escreveu: Concordo, mas...

Há casos também onde o milagre é mais contundente, por assim dizer, como quando uma pessoa já considerada "caso perdido" se recupera de uma grave enfermidade e os médicos não sabem, de forma alguma, explicar tal recuperação... A não ser por um milagre!
O exemplo que eu dei foi exatamente isso. Foi um milagre onde ate os padres realcaram o incrivel fato, nas missas que celebraram em agradecimento - HIV era morte certa. Nao havia sobreviventes. Soh que isso na epoca. Hoje nao seria mais considerado um - e muito provavelmente diriam que sorte voce ser norte europeia e imune.

No mais, para o Sharidan, eu acho que essas discussoes sao refrescantes e servem para exercitar a mente, nao vejo porque alguem deva ficar irritado ou estressado com elas. Ja aprendi e reorganizei meus pensamentos varias vezes lendo esses papo furados. Haver um compromisso final em "ganhar" uma discussao desse tipo eh contra produtivo. Mas ha muitos pontos que eventualmente servem para nos fazer refletir. Esta ai o Celao e ate recentemente o Joao, se distraindo quando da vontade, e saindo quando tem mais o que fazer...

Cheers.
Editado pela última vez por armlock em 07 Mai 2015 01:15, em um total de 1 vez.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 06 Mai 2015 23:45

Engraçado é ver uns nego troll master dizendo que mete bala, chamando os outros de frouxo em tudo quanto é tópico.. ai o cara vem aqui e me posta que tem medo de ver "o grito".. "o chamado"... que não consegue, ah vá.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 06 Mai 2015 23:51

AEGIS escreveu:Engraçado é ver uns nego troll master dizendo que mete bala, chamando os outros de frouxo em tudo quanto é tópico.. ai o cara vem aqui e me posta que tem medo de ver "o grito".. "o chamado"... que não consegue, ah vá.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e rende 10 pgs em 1 dia!
TEAM Sagraódio

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 07 Mai 2015 00:32

Bart Ehrman orgulhoso com o post do mestre armlock

Leo Ipanema
Contato:

Mensagem por Leo Ipanema » 07 Mai 2015 01:09

Antocrives escreveu:Velho, eu não sei se acredito que esses capeta fica aqui de zoeira na terra não, mas eu também não duvido.
Uma vez eu acordei com um infeliz desse me assustando, tipo aparecendo com tudo, cuzudo do caralho, puta bicho feio, deu um puta susto, pareceu MUITO real, mas ainda tem chances de ter sido um pesadelo, espero.
Esse invocação do mal eh foda, fiquei algumas semanas sem dormir direito, nessa época eu acreditei que um capiroto tava em casa e eu ficava mandando o infeliz embora, acho que ele me ouviu kkkkkkkkkk
=)) =))

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 07 Mai 2015 01:23

Hahahahahaha, hilário, hilário...

Mas, sei lá, eu fico também pensando. Se eu morasse sozinho numa casinha isolada, lá no meio do mato- dessas que a gente vê ao longe passando na estrada-, eu acho que ia também ficar bolado com o 'capiroto'.

Aqui nos centros urbanos não dá... A marvadeza do capiroto é fichinha perto do que fazem por aí todos os dias.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 07 Mai 2015 09:58

armlock escreveu:
O exemplo que eu dei foi exatamente isso. Foi um milagre onde ate os padres realcaram o incrivel fato, nas missas que celebraram em agradecimento - HIV era morte certa. Nao havia sobreviventes. Soh que isso na epoca. Hoje nao seria mais considerado um - e muito provavelmente diriam que sorte voce ser norte europeia e imune.

No mais, para o Sharidan, eu acho que essas discussoes sao refrescantes e servem para exercitar a mente, nao vejo porque alguem deva ficar irritado ou estressado com elas. Ja aprendi e reorganizei meus pensamentos varias vezes lendo esses papo furados. Haver um compromisso final em "ganhar" uma discussao desse tipo eh contra produtivo. Mas ha muitos pontos que eventualmente servem para nos fazer refletir. Esta ai o Celao e ate recentemente o Joao, se distraindo quando da vontade, e saindo quando tem mais o que fazer...

Cheers.
Cara,

Não me irritei com ninguém não... Só não quis discorrer uma enormidade de razões e fundamentos para discutir algo que rende tanto e, todavia, fica quase sempre na mesma. Tanto é que escrevi muito pouco e nem me apeguei em ficar refutando argumentos pontuais.

Não se trata de "ganhar discussão" não, hehehe!

Valeu!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 07 Mai 2015 10:06

Celão escreveu:
Não tenho dúvidas disso, Sharivan. Só 'invadi' a discussão pra 'alargar' mais o conceito de milagre conforme o uso do termo por alguns religiosos. Vc está coberto de razão!
Sim, sim...

Há tanto casos onde o milagre pode ser explicado quanto os que não pode. E vale destacar que há, inclusive, situações onde a ciência consegue explicar o caso e o seu resultado mas não encontra o porquê daquilo.

É como você já mencionou antes e eu sigo a mesma linha: Deus está presente tanto nas situações simples e explicáveis quanto nas complexas e inexplicáveis.

Forte abraço e fique com Deus.

"Se a nossa esperança se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens."
(1 Coríntios, 15:19).
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Responder