O Rematch foi um evento criado em 2014 por alguns produtores de São Paulo, a idéia era criar uma especie de Metamoris usando o Tigre como embaixador...
As regras eram : round de 6 minutos e uma esquema de pontuação criado por varios atletas e o Arona como padrinho... existiram varias e varias discussões sobre as regras e algumas eram discutidas durante o evento, visto que era o primeiro evento competitivo que eles estavam usando elas... mas só pra deixar claro eu nunca participei de nada além da arbitragem, o tempo e a contagem oficial da pontuação que os juizes no tatame faziam...
A infra-estrutura do evento era nivel Metamoris... na verdade eu achei até melhor, o telão e a forma que as coisas foram feitas era muito profissional, eu estive no metamoris Bravo X Gracie e a parada era meio undeground lá, era okay mas nada mto chique... o Rematch era coisa fina e mto bem apresentado.... acho que a ideia era cativar pessoas que tb não são fã de luta agarrada com os confrontos de futebol, criando um evento mais popular nesse aspecto... Metamoris era algo voltado para os nerds e fans de bjj...
O telão, as projeções, a produção e iluminação eram melhor que metamoris... mas acho que esse evento nunca foi transmitido, era um prototipo...
E onde eu com meus 1.43cm entro nessa historia... nessa epoca junto com alemartins, gadernal, fefo, botinha e mais alguns outros já tinhamos centenas de lutas que organizamos a arbitragem, faziamos tudo relacionado isso usando como direção as comissões atleticas dos EUA... e enqnto o fefo, ale, botinha gostavam de fazer a arbitragem no octogono eu gostava de organizar os 3 arbitros, fazer validação do resultado e passar o resultado final pro announcer, eu adorava fazer isso, era uma pressão fodida com 0 chances de erros mas o Andre do MMA SuperHeroes confiava demais na gente e as coisas sempre deram certo..
De qqer forma, um florista era produtor do evento , amigo dos produtores executivos que era um casal mto gente boa... eles me convidaram pra participar da arbitragem baseado na experiencia que eu já tinha com o MMA Super Heroes e tb por causa do forum, iriamos falar sobre o evento e etc...
No primeiro dia que eu fui pra falar a verdade eu nem sabia o que se tratava direito, foi uma apresentação do evento para o staff... o florista me passou o endereço e o horario, cheguei lá no Hotel.. entro numa sala de conferencia com uns 20 lugares, qndo chego lá tava vazio com os produtores em um canto conversando com uma massa de musculos e energia pulsante.. eu bato o olho assim e vejo o "TIGRE"...
Aquele cala-frio na espinha já estralou na hora, subiu.. finalmente encontrei um macho alpha que poderia representar algum desafio ao meu dominio natural... HAHAHAHAHAHA...
Eu sentei lá, perto do Tigre e dai começou a organização... a arbitragem desse evento era assim :4 faixas pretas como arbitros - Arona um deles, eu e um mestre de taekwondo na mesa de arbitragem, a nossa maior responsabilidade ali era o tempo e pode parece estupido mas é uma das coisas mais estressantes na luta é lidar com o tempo e eu já vi varias cagadas nisso... por isso sempre digo é bom ter 2 no relogio sempre, e foi isso que fizemos... Nesse dia de conferencia tive a chance de falar com o Tigre, já fazem 6 anos pra ser honesto não lembro os detalhes que vcs gostariam da conversa, mas o Tigre era uma especie de lider geral dos lutadores e ele me passou umas direções e instruções sobre o que ele esperava da mesa de arbitragem... nada demais e o cara foi mto gente boa, tipico bom-vivant que viveu o sonho....
E foi nesse dia que no fim da conferencia tava um calor fdp dentro do hotel e todo mundo com mó sede do caralho e não tinha agua... o produtor aparece com 2 garrafas de 1 litro e 5 homens e um Arona numa roda.. já contei essa historia né, desses 5 caras, 3 eram faixas pretas "famosos" de SP, pelo que eu lembro um deles era o
Portugues, ( na vdd nao era confundi com o Adriano Silva ) ,o outro o fx preta do Shopping Morumbi, Eduardo alguma coisa esqueci o nome dele e mais um outro que sempre faz os eventos da IBJJF em SP, todos mundo gente boa, com mó sede do caralho... o produtor passa as garrafas, Arona pega uma e vira de uma vez, o 1 litro geladinho desapareceu ( foi ai que eu vi que eu era fraco ), nessas os outros 5 olhando um pro outro divide o litro em umas goladas timidas...Eu por dentro tava rindo demais qndo isso aconteceu mas por fora aquela seriedade né hahahahahahahahahahahaha...Eu tenho mais algumas fotos com o Arona mas ta em um outro celular q ta perdido aqui no meu escritorio, vou até tentar achar mas não prometo... se chegar na pagina 20 começo a procurar e na 30 vcs podem cobrar....
E dps disso acho que uma semana dps teve o pré-evento e dps em um sabado o Evento... foi legal, meio longo e com mtas pausas pq era pra ser um programa de TV, não era ao vivo entao eles paravam, acertavam luz, audio e etc... O negocio era top mesmo, foi um investimento ferrado ali e o evento era nivel internacional... uma pena que não caiu no gosto da galera ou de alguem que comprasse a distribuição, talvez hj em dia com netflix e cia eles teriam uma chance, mas eu ainda acho que grappling é mto dificil de ser comercializado, é um nicho mto pequeno de doentes que nem a gente que adora ver uma luta, seja de wrestling, mma, kung fu ou o que for...
E durante todo esse evento o que eu vi foi o culto ao Tigre, o evento era sobre esses outros atletas mas todo mundo queria tirar um pedaço do tigre, dos professores famosinhos aos fx pretas, eu como fiquei o evento inteiro trabalhando perto do Mestre eu via as abordagens, era um respeito fudido até maior do que eu vi na California com o Royce Gracie ( os fanboys do bravo eram haters ), e lembro que teve uma discussão sadia entre os juizes sobre uma das regras durante o evento, e quem decidiu foi o Arona hahahahahahaha... De qqer forma, segue o videozinho do evento e o resultado..
Lembro de varios atletas desse evento, Uziel Santana cara humilde vindo do wrestling no Brasil, é um guerreiro e que não sabia mto de jiu, era roxa acho... Leozada mto gente boa tb, bem zuero e foi um dos poucos que tentou brincar com o Tigre...
E não teve treino com o Tigre nem nada, o Tigre foi pago para arbitrar e ajudar na formulação do evento...
Final de 1950: Brasil x Uruguai. BRA_ Leonardo “Leozada” Nogueira Vs. URU_ Rodrigo “Cabeça” Gomes : o Leozada Nogueira levou a melhor por 1 x 0.
Final de 1958: Suécia x Brasil. BRA_ Joilton Peregrino Vs. SUE_ Max Lindblad: o sueco Max Lindbland surpreendeu o duríssimo Peregrino e ganhou o combate na Decisão dos Árbitros.
Final de 1962: Brasil x Tchecolosvaquia. BRA_ Tony Ferraz Vs. LTV_ Čerņavskis Vladislavs: num combate de muito estudo onde ambos atletas foram punidos por falta de combatividade o Brasileiro Tony Ferraz saiu vencedor por 2 x 1. * Como a Tchecolosvaquia se extinguiu em 1993 optamos por trazer um atleta europeu, nascido na Letônia.
Final de 1970: Brasil x Italia. BRA_ Rafael Índio Vs. ITA_ Simone Franceschini: com um jogo justo o Rafael Índio ganhou de 1 x 0.
Final de 1994: Brasil x Italia. BRA_ Rodrigo Batista Vs. ITA_ Paolo Saccone: Rodrigo Batista levou a melhor na Decisão dos Árbitros.
Final de 1998: Brasil x França. BRA_ Fernando Neto Vs. FRA_ Nicolas Renier: talvez o combate mais plástico da noite, Nicolas levou o combate na Decisão dos Árbitros.
Final de 2002: Brasil x Alemanha. BRA_ Tiago Alves Vs. BRA_ Victor Silvério*: no combate mais aguardado da noite, Victor Silvério derrotou Tiago Alves por 1 x 0. * Como o Atleta Alemão se lesionou a organização convidou o Victor Silvério para a luta principal.
Resultados do Card Preliminar.
LUTA 1: Fernando Pinda Vs. Rafael Ferraz: o Pinda saiu na frente por 1 x 0 e levou o combate.
LUTA 2: Mario André Vs. Thiago Gaia: o Thiago Gaia ganhou por 1 x 0.
LUTA 3: Daniel Abe Vs. Uziel Santana: o Daniel Abe ganhou por 3 x 1 do duríssimo atleta olímpico Uziel Santana.
LUTA 4: Fernando Machado Vs Jacques Portelli: o Fernando Machado ganhou por 1 x 0 encima do Sul-Africano Jacques.
ps. um dos maiores desafios que eu já vi em qqer evento é sincronizar o tempo da tv com o tempo da arbitragem, o UFC faz isso bem mas eles tem umas tecnicas como sumir com o contador nos ultimos 10 segundos e afins...
Abssss!