Vale a pena ter arma no Brasil?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
brunolobo
Usuário
Usuário

Re: Vale a pena ter arma no Brasil?

Mensagem por brunolobo » 29 Jan 2016 22:56

Platão escreveu:Tem $$$ sobrando Brunão? Será que não seria melhor uma Glock?
o problema é o porte (que inclusive eu não necessito). quero pra ter em casa mesmo, pra essa finalidade prefiro um 357 sim, de preferência o de 8 tiros. sem contar que é - BEM - mais barato que uma glock.
Platão escreveu: Revolver .357 pra cima é um sonho! Quando finalmente liberarem aqui no huezil o pessoal já vai estar atirando com pistola laser lá nos States.
=)) =)) =))

Vicente
Contato:

Mensagem por Vicente » 29 Jan 2016 22:57

brunolobo escreveu:já chegou o teu 8 tiros? quando chegar relata a experiência aí pra gente.

essa história de pegar javali será que cola? to com um dinheiro guardado aqui, to louco pra investir num 357

esses raging bull são lindos demais, bom demais pra ter em casa. pensa num coice rsrs mas deve ser muito caro (alguém sabe o preço?), a munição idem e muito difícil de conseguir. se pretende atirar seguido o mais prático nesse estilo ("canhão de mão") aqui no hue é o 357. mas tendo dinheiro pra bancar, com certeza é uma baita arma.
Sim, o bicho virou praga... Está colocando em risco espécies nativas. Deve ser meio chato conseguir a licença, dizem que ela vale por pouco tempo, então por causa da burrocracia ela as vezes já sai expirada.

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/201 ... 0-kg.shtml
Imagem

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 29 Jan 2016 22:58

Vicente escreveu:Sim, o bicho virou praga... Está colocando em risco espécies nativas. Deve ser meio chato conseguir a licença, dizem que ela vale por pouco tempo, então por causa da burrocracia ela as vezes já sai expirada.

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/201 ... 0-kg.shtml
me explica melhor, se eu consigo essa licença e compro um 357 de maneira legal, e então ela expira... daí passa a ser ilegal eu ter o 357? vai vir alguém pra encher o saco e tal?

Vicente
Contato:

Mensagem por Vicente » 29 Jan 2016 23:07

brunolobo escreveu:me explica melhor, se eu consigo essa licença e compro um 357 de maneira legal, e então ela expira... daí passa a ser ilegal eu ter o 357? vai vir alguém pra encher o saco e tal?
Então, você tem que ter o certificado de registro( CR) de C.A.C ( colecionador, atirador, caçador) , que é emitido pelo exército, vale por 3 anos, aqui você consegue comprar as armas. Quando vence você vai renovando.

Daí você pede autorização no IBAMA pra abater os bichos, pelo que ouvi dizer, esta vale por 3 meses.

O C.R. você precisa ser filiado em clube de tiro, provar que não é maluco, ter ocupação lícita, não ter problemas com a justiça e outras coisitas.
Imagem

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 29 Jan 2016 23:10

Vicente escreveu:Então, você tem que ter o certificado de registro( CR) de C.A.C ( colecionador, atirador, caçador) , que é emitido pelo exército, vale por 3 anos, aqui você consegue comprar as armas.

Daí você pede autorização no IBAMA pra abater os bichos, pelo que ouvi dizer, esta vale por 3 meses.

O C.R. você precisa ser filiado em clube de tiro, provar que não é maluco, ter ocupação lícita, não ter problemas com a justiça e outras coisitas.
então, minha dúvida é sobre esses 3 meses. se ao conseguir essa autorização do ibama eu compro a arma de calibre maior (357), após esses 3 meses vai ser ilegal eu tê-la? vai vir alguém encher o saco pra eu devolver/trocar e tal?

Vicente
Contato:

Mensagem por Vicente » 29 Jan 2016 23:14

brunolobo escreveu:então, minha dúvida é sobre esses 3 meses. se ao conseguir essa autorização do ibama eu compro a arma de calibre maior (357), após esses 3 meses vai ser ilegal eu tê-la? vai vir alguém encher o saco pra eu devolver/trocar e tal?
Não, sua arma, ( de calibre restrito/ civil), é vinculada ao CR.

O registro dela tem validade, pelo que lembro igual ao CR. Então você acaba renovando tudo junto.
Imagem

Platão
Contato:

Mensagem por Platão » 29 Jan 2016 23:19

Vicente escreveu:Então, você tem que ter o certificado de registro( CR) de C.A.C ( colecionador, atirador, caçador) , que é emitido pelo exército, vale por 3 anos, aqui você consegue comprar as armas. Quando vence você vai renovando.

Me fudi nessa! Adeus .357!

Vicente
Contato:

Mensagem por Vicente » 29 Jan 2016 23:21

Platão escreveu:Me fudi nessa! Adeus .357!
:)) :gunthug:

Imagem
Imagem

Adamastor
Contato:

Mensagem por Adamastor » 30 Jan 2016 19:03

brunolobo escreveu:já chegou o teu 8 tiros? quando chegar relata a experiência aí pra gente.

Não, ainda não comprei porque tive que dar entrada na renovação do meu CR (vence em fevereiro), pra não ter problemas mais tarde.
Mas sinceramente, acho que vou de PT 840. O .357 magnum fica pro ano que vem

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:08

Adamastor escreveu:Não, ainda não comprei porque tive que dar entrada na renovação do meu CR (vence em fevereiro), pra não ter problemas mais tarde.
Mas sinceramente, acho que vou de PT 840. O .357 magnum fica pro ano que vem
valeu.

qual era o preço dele mesmo? to pensando seriamente em pegar um, o dinheiro eu já tenho, só falta força de vontade mesmo. mas vou tentar ver os preços por fora tb. outra dúvida, quanto que se gasta por ano pra manter o cr e tudo mais?

Adamastor
Contato:

Mensagem por Adamastor » 30 Jan 2016 19:10

Pessoal,
Quem quiser ter arma de calibre restrito, precisa de CR (Certificado de Registro).
É um documento emitido pelo exército que lhe autoriza a possuir esse tipo de armamento.
A licença para caça nada tem com a arma.
Uma 357 magnum, obrigatoriamente terá de estar apostilada no CR.
Ela não estará apostilada na licença pra caça.
Seriam 2 docs separados nesse caso.
Um pra manter a arma, outro pra caça.

Se você não tiver CR, pode comprar nas lojas, armas nos calibres .22 LR, .25/6,35mm, .32/7,65mm (.32 ACP), 380ACP ou .38SPL e incrivelmente o calibre .12, desde que a arma tenha no mínimo 24" de cano.
Pode também comprar .44-40 desde que seja pra carabina (Puma). Revólver nesse calibre é proibido.

Calibre restrito é tudo o que está acima desses citados, como por exemplo 9mm, .357 magnum, .44 magnum, .40S&W, .45 de todas as variantes, .454 casull magnum do vídeo, etc...,

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:24

Adamastor escreveu:Pessoal,
Quem quiser ter arma de calibre restrito, precisa de CR (Certificado de Registro).
É um documento emitido pelo exército que lhe autoriza a possuir esse tipo de armamento.
A licença para caça nada tem com a arma.
Uma 357 magnum, obrigatoriamente terá de estar apostilada no CR.
Ela não estará apostilada na licença pra caça.
Seriam 2 docs separados nesse caso.
Um pra manter a arma, outro pra caça.

Se você não tiver CR, pode comprar nas lojas, armas nos calibres .22 LR, .25/6,35mm, .32/7,65mm (.32 ACP), 380ACP ou .38SPL e incrivelmente o calibre .12, desde que a arma tenha no mínimo 24" de cano.
Pode também comprar .44-40 desde que seja pra carabina (Puma). Revólver nesse calibre é proibido.

Calibre restrito é tudo o que está acima desses citados, como por exemplo 9mm, .357 magnum, .44 magnum, .40S&W, .45 de todas as variantes, .454 casull magnum do vídeo, etc...,
valeu pelo esclarecimento. achei que o cr era necessário tb pra esses calibres pequenos.

é muito complicado para conseguir esse cr? quanto se gasta por ano com as taxas dele e tudo mais?

Adamastor
Contato:

Mensagem por Adamastor » 30 Jan 2016 19:33

brunolobo escreveu:valeu pelo esclarecimento. achei que o cr era necessário tb pra esses calibres pequenos.

é muito complicado para conseguir esse cr? quanto se gasta por ano com as taxas dele e tudo mais?
Bom, existe uma "máfia" aqui no bananistão nesse setor.
Como instrutores e clubes sabem da necessidade de manter a documentação por parte de quem quer ter arma de calibre restrito, eles ao invés de facilitar, em geral exploram com altos preços.
Existem exceções, lógico.

Pra tirar o CR é necessário (valores aproximados):
- Filiação a um clube de tiro - R$ 1.000,00 por ano
- Teste psicológico válido por 3 anos - R$ 200,00 - 300,00
- Taxas e serviços de quem faz - R$ 400,00
- Teste de tiro - R$ 150,00 - 250,00 por tipo de arma
Esse último é o mais escroto, onde mais exploram.
Se você tiver 1 ou 10 revolveres, 1 teste de tiro de uns 10 tiros.
Se você tiver 1 pistola, 1 revolver e 1 espingarda, são 3 testes de tiro, 1 pra cada tipo de arma, uns 10-20 tiros com cada arma.

O CR é válido por 3 anos. Ou seja, a cada 3 anos você tem de fazer tudo de novo.
Na época que tirei o meu em 2003, tinha que renovar todo ano, mas não tinha todas essas exigências.
Depois passou pra 2 em 2 anos.
Hoje são 3 anos com tudo isso.

Pros calibres menores não precisa de CR, mas precisa de teste de tiro e teste psicológico, além das taxas que não sei quanto sai.

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:41

Adamastor escreveu:Bom, existe uma "máfia" aqui no bananistão nesse setor.
Como instrutores e clubes sabem da necessidade de manter a documentação por parte de quem quer ter arma de calibre restrito, eles ao invés de facilitar, em geral exploram com altos preços.
Existem exceções, lógico.

Pra tirar o CR é necessário (valores aproximados):
- Filiação a um clube de tiro - R$ 1.000,00 por ano
- Teste psicológico válido por 3 anos - R$ 200,00 - 300,00
- Taxas e serviços de quem faz - R$ 400,00
- Teste de tiro - R$ 150,00 - 250,00 por tipo de arma
Esse último é o mais escroto, onde mais exploram.
Se você tiver 1 ou 10 revolveres, 1 teste de tiro de uns 10 tiros.
Se você tiver 1 pistola, 1 revolver e 1 espingarda, são 3 testes de tiro, 1 pra cada tipo de arma, uns 10-20 tiros com cada arma.

O CR é válido por 3 anos. Ou seja, a cada 3 anos você tem de fazer tudo de novo.
Na época que tirei o meu em 2003, tinha que renovar todo ano, mas não tinha todas essas exigências.
Depois passou pra 2 em 2 anos.
Hoje são 3 anos com tudo isso.

Pros calibres menores não precisa de CR, mas precisa de teste de tiro e teste psicológico, além das taxas que não sei quanto sai.
vixe... pior que a máfia do detran. desisti rsrs vou ver se pego por fora mesmo.

valeu! :punk:

Adamastor
Contato:

Mensagem por Adamastor » 27 Fev 2016 10:23

Peguei minha Imbel MD2, 5" cano, 19+1 tiros a uns 10 dias:

Imagem
Imagem
Imagem

Responder