Depende. Muitas coisas já podem ser consideradas verdades científicas, pelo simples fato de que elas funcionam... por exemplo, nunca vai acontecer de chegar alguém e falar que a teoria da relatividade está errada, afinal de contas, seu GPS só funciona por causa dela... portanto é irreal dizer que alguém pode chegar um dia e refutar a teoria da relatividade, fazendo com que todos os GPS do mundo parem de funcionar pq alguém fez essa descoberta hehe...Snickt escreveu: Temos teorias a respeito da formação do universo e o seu funcionamento, a partir de observações de fenômenos que podemos compreender com o que já temos de conhecimento científico. Não estou dizendo que elas são erradas, mas muita coisa do que se adota como verdadeiro, pode ser desmentido ou reformulado daqui a 1,100 ou 1000 anos.
O máximo que pode acontecer é alguém criar uma teoria maior que englobe a teoria da relatividade, mas ela nunca estará "errada" pois ela simplesmente funciona, mesma coisa com milhares de outras teorias.
Só uma correção.... primeiro é elaborado uma hipótese, para depois testa-la e comprova-la. Teoria científica é o ponto mais alto da ciência, quando a hipótese já passou por todo o crivo do método científico.Snickt escreveu: Ciência é feita a partir da observação de um fenômeno, daí elabora-se teorias explicativas e parte-se para a comprovação. Sendo comprovado temos então uma verdade científica, não ficando comprovado temos que replanejar e procurar por abordagens distintas para que se possa chegar ao objetivo de provar.
Snickt escreveu: A própria singularidade não deixa de se basear numa observação empírica de que tudo tem um início, meio e fim. Ok, tendo a concordar com isso, mas dado o nosso insignificante tempo de desenvolvimento científico perante a idade dos cosmo e nosso conseguinte mínimo conhecimento do todo, faz com que tentar remontar a bilhões de anos no passado ainda seja baseado em uma cadeia de suposições que para ser derrubada basta que uma dessas suposições esteja equivocada.
A singularidade não veio da observação que tudo tem um início, meio e fim, mas sim de várias outras evidências que apontam para esse modelo.
Creio que você está pensando que os cientistas inventaram essa hipótese do big bang para satisfazer uma necessidade de explicação, mas na verdade todas as evidências apontam para isso, não tem como tirar outra conclusão.
O mesmo método científico usado para criar a teoria da relatividade foi usado para elaborar a teoria do big bang, que alias é uma das teorias mais sólidas e com evidências dos diversos tipos corroborando.
Você pode até questionar o que veio "antes", ou como toda essa matéria e energia surgiram, mas a teoria do BB já é muito sólida




