Azeites - Sugestões

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Rivaille
Mensagens: 757
Registrado em: 14 Jun 2014 21:11
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Rivaille » 19 Nov 2016 12:14

Steve Jabs escreveu:Teste com 10 azeites feito pelo Paladar:

http://paladar.estadao.com.br/noticias/ ... 0000088771
Oia o azeite que comprei em 1° lugar! E o trem é bom mesmo!

Avatar do usuário
Bucho de Lama
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Out 2014 23:20
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Bucho de Lama » 20 Nov 2016 22:26

Meu preferido é o Paesano.


Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Queixodevidro » 22 Nov 2016 05:00

Azeite de dendê realmente dá um sabor especial, principalmente em peixes.

Tenho que aprender a usar mais esses óleos na culinária.

Temn uma porrada de molhos asiáticos interessantes também. Só são difíceis de achar.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
Steve Jabs
Mensagens: 1785
Registrado em: 06 Nov 2014 17:28
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Steve Jabs » 22 Nov 2016 07:33

Queixodevidro escreveu:Azeite de dendê realmente dá um sabor especial, principalmente em peixes.

Tenho que aprender a usar mais esses óleos na culinária.

Temn uma porrada de molhos asiáticos interessantes também. Só são difíceis de achar.
Dendê é foda, mas o risco de dar uma dor de barriga/piriri é grande se não souber usar.

Sobre os molhos asiáticos, é um universo muito rico: azeite de gergelim torrado, molho de ostra, pimentas... Dá para achar em lojas virtuais na internet!
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 21 Dez 2016 15:05

Galera vou comprar esse Azeite Esporão, porém tem varios tipos, eu dei uma pesquisada no DOP e Orgânico, alguém aqui ja experimentou esses outros tipos ou sabe o q significa?

Herdade do Esporão Extra Virgem
Herdade do Esporão DOP Moura
Herdade do Esporão Orgânico
Herdade do Esporão Seleção
Herdade do Esporão Galega
Herdade do Esporão Cordovil
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1178
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por mostarda » 21 Dez 2016 15:44

Ultimamente tenho comprado um grego, que infelizmente esqueci o nome, mas o vidro é preto, bem escuro.

Melhor que já provei, dificilmente trocarei.

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 21 Dez 2016 16:01

mostarda escreveu:Ultimamente tenho comprado um grego, que infelizmente esqueci o nome, mas o vidro é preto, bem escuro.

Melhor que já provei, dificilmente trocarei.
Pô parceiro arruma o nome desse azeite ae pra mim fazendo favor, sou viciado em azeite e provavelmente nesse site emporio do azeite vai ter pq tem milhoes e se não tiver eu acho em outro lugar, quero comprar uns 5 duma vez pra aproveitar o frete e ficar de boa, valeu!
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1178
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por mostarda » 21 Dez 2016 16:16

@Frangão

ahhaha vou te falar que estava procurando até agora.

http://www.angeloni.com.br/super/produt ... to=2526110

Ionis

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 21 Dez 2016 16:27

Azeite DOP (Denominação de Origem Protegida)
Spoiler:
CONCEITO DO AZEITE

Azeite representativo da região de Denominação de Origem Protegida (DOP) de Moura, no baixo Alentejo. Apresenta notas exuberantes a erva e folhas verdes, textura aveludada, e suave aroma amendoado.

PRÉMIOS

2016, OLIVINUS – Gran Prestigio Oro

OLIVAL

Produção Integrada

Seleccionamos explorações olivícolas de base familiar da região demarcada de Moura, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte deste olival segue o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo. No sistema tradicional muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte. No sistema intensivo, as novas plantações apresentam-se em compassos mais pequenos resultando em árvores de médio porte, mais adaptadas à colheita mecânica. O sistema cultural predominante é a Produção Integrada que tem por base práticas culturais mais sustentáveis ambientalmente e a utilização de fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira.

VARIEDADES

Cordovil, Galega, Verdeal
CAMPANHA

Esta campanha caracterizou-se por um Verão seco, com temperaturas elevadas, condições climáticas que se prolongaram até meados do Outono, provocando um fraco desenvolvimento da mosca da azeitona. As temperaturas elevadas perduraram até inícios do mês de Dezembro, obrigando muitos dos nossos fornecedores a regarem o olival em zonas onde a colheita estaria mais atrasada. Essas temperaturas, anormalmente elevadas, associadas a alguma humidade, criaram condições excelentes para o desenvolvimento da gafa, doença essa que é muito prejudicial à qualidade da azeitona. Foi um ano de boa produção, com uma maturação precoce e altos rendimentos, onde o início e a rapidez da colheita foi determinante para a obtenção de azeites de alta qualidade, iniciando-se a apanha no início de Outubro e terminando no último dia de Dezembro.

PRODUÇÃO

As azeitonas são transportadas em separado, por variedades, e recebidas no lagar do Esporão poucas horas depois da colheita, sendo imediatamente processadas.

A extracção inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda a pasta resultante é sujeita a um batimento lento de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa.

A pasta segue para o decanter, onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água, resultando um azeite ainda com alguma humidade e impurezas.

O azeite é limpo por centrifugação, estando desta forma pronto para ser filtrado e embalado.

MAIS DETALHES

PRODUÇÃO ANUAL

125.000 Lt
VISUAL

Verde amarelado.

GUSTATIVO

Fresco, amargo e ligeiramente picante, fazendo lembrar amêndoa verde e casca de banana.

UTILIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO

Azeite de características organolépticas complexas, de intensidade média a ligeira, adaptado a saladas, tibornas e até mesmo açordas.

ACIDEZ MÁXIMA

0.3°.
Azeite Orgânico
Spoiler:
O azeite de oliva orgânico precisa ser definido assim por uma agência externa, e as regulamentações e agências diferem de país para país. Com tal designação, os produtores de azeite de oliva podem rotular o seu produto como orgânico. Regulamentações proíbem quase todos os produtos químicos e aceleradores de crescimento que são permitidos para a produção convencional. Ao invés disso, criadores orgânicos utilizam métodos naturais para acelerar o crescimento das azeitonas. Por exemplo, produtores orgânicos utilizam esterco para fertilizar o solo e fornecer mais nitrogênio, e cortam as ervas daninhas entre as árvores para eliminar essas ervas e os insetos não desejados.

Custo
Os azeites de oliva mais baratos em super mercados normais serão os convencionais. A maioria da produção de azeite em larga escala é feita convencionalmente, porque uma produção maior é alcançada com um trabalho mínimo do homem, para que o azeite possa ser vendido por um preço mais baixo. O azeite orgânico pode custar mais, pois exige mais trabalho do homem e resultará em uma escala de produção menor.

Sabor
O azeite de oliva contém sabores vibrantes que variam por região e método de produção. As categorias de sabor são idênticas tanto para o orgânico quanto para o azeite de oliva convencional, e podem incluir o quão frutado é, a doçura, se é picante e o quão verde é. Por exemplo, um azeite de oliva convencional da Califórnia com um tom verde irá sugerir um sabor de ervas, enquanto um azeite orgânico picante da Itália irá sugerir que é um pouco apimentado. Alguns aficionados dizem que o método tradicional, orgânico, produz o melhor azeite de oliva.

Variedades
Tanto o azeite orgânico quanto o convencional são classificados dependendo do seu teor de acidez: quanto menos ácido, mais alto o nível. O nível mais alto é o azeite de oliva extra virgem, seguido pelo virgem, depois o semi fino e depois o puro. A maioria dos azeites de oliva orgânicos é extra virgem. Azeites de oliva extra virgens orgânicos e convencionais fornecem a maior profundidade e gama de sabores.
Azeite Selecção
Spoiler:
CONCEITO DO AZEITE

Azeite produzido a partir de duas variedades de azeitonas: Cobrançosa e Maçanilha. A criteriosa selecção dos frutos desde o campo até ao lagar e a combinação de diferentes graus de maturação das mesmas variedades resultou num azeite bastante complexo, elegante e persistente, para os consumidores mais exigentes.

OLIVAL

O sistema cultural predominante é a Produção Integrada, que tem por base práticas culturais ambientalmente mais sustentáveis e a utilização de fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira.

Seleccionámos explorações olivícolas de base familiar da região do Baixo Alentejo, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte destes olivais seguem o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo. No sistema tradicional, muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte.

VARIEDADES

Cobrançosa, Maçanilha
CAMPANHA

O início da campanha caracterizou-se por temperaturas amenas durante o Verão e precipitação abundante no final desta estação, prolongando-se até ao início do Outono, provocando condições que potenciaram o desenvolvimento da Mosca da Azeitona e da Gafa. Foi um ano de fraca produção, com uma maturação precoce, onde o início e a rapidez da colheita foi determinante para a obtenção deste azeite de alta qualidade, iniciando-se a apanha no mês de Novembro e terminando em finais do mês de Dezembro.

PRODUÇÃO

As azeitonas são separadas por variedades para transporte e recebidas no lagar do Esporão poucas horas após a colheita, sendo imediatamente processadas.

A extracção inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda, a pasta resultante é sujeita a um batimento lento de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa.

A pasta segue para o decanter, onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água, resultando num azeite ainda com alguma humidade e impurezas.

O azeite é limpo por centrifugação estando, desta forma, pronto para ser filtrado e embalado.

MAIS DETALHES

PRODUÇÃO ANUAL

30.000 Lt
VISUAL

Tonalidade esverdeada, resultado da utilização de azeitonas verdes.

GUSTATIVO

Complexo, harmonioso e persistente, mediamente picante e amargo, ligeiramente adstringente, com um final de boca a frutos secos.

UTILIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO

Para apreciadores exigentes. Ideal para vegetais e hortaliças cozidas, temperar chocolate e até mesmo para uma simples torrada.

ACIDEZ MÁXIMA

0.2°
Azeite Galega (Muito doce)
Spoiler:
CONCEITO DO AZEITE

Azeite monovarietal de azeitona verde e madura que apresenta aromas suaves, com destaque para a exuberância de amendoado, correspondendo ao perfil característico da Galega, a variedade de azeitona mais emblemática de Portugal.

OLIVAL

O sistema cultural predominante é a Produção Integrada, que tem por base práticas culturais ambientalmente mais sustentáveis e a utilização de fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira.

Seleccionámos explorações olivícolas de base familiar da região do Baixo Alentejo, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte destes olivais seguem o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo. No sistema tradicional, muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte.

VARIEDADES

Galega
CAMPANHA

O início da campanha caracterizou-se por temperaturas amenas durante o Verão e precipitação abundante no final desta estação, prolongando-se até ao início do Outono, provocando condições que potenciaram o desenvolvimento da Mosca da Azeitona e da Gafa. Foi um ano de fraca produção, com uma maturação precoce, onde o início e a rapidez da colheita foi determinante para a obtenção deste azeite de alta qualidade, iniciando-se a apanha no mês de Novembro e terminando em finais do mês de Dezembro.

PRODUÇÃO

As azeitonas são separadas por variedades para transporte e recebidas no lagar do Esporão poucas horas após a colheita, sendo imediatamente processadas.

A extracção inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda, a pasta resultante é sujeita a um batimento lento de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa.

A pasta segue para o decanter, onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água, resultando num azeite ainda com alguma humidade e impurezas.

O azeite é limpo por centrifugação estando, desta forma, pronto para ser filtrado e embalado.

MAIS DETALHES

PRODUÇÃO ANUAL

15.000 Lt
VISUAL

Amarelado.

GUSTATIVO

Muito doce, pouco picante, harmonioso final de boca persistente a noz.

UTILIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO

Azeite de características organolépticas suaves, adaptado a complementar alimentos de sabores intensos. Ideal para temperar espargos, aipo e funcho, para peixe e caldeirada.

ACIDEZ MÁXIMA

0.2°
Azeite Cordovil
Spoiler:
CONCEITO DO AZEITE

Azeite monovarietal de azeitona verde e madura com sensações de amargo e picante, características da Cordovil – variedade muito representativa do Alentejo.

OLIVAL

O sistema cultural predominante é a Produção Integrada, que tem por base práticas culturais ambientalmente mais sustentáveis e a utilização de fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira.

Seleccionámos explorações olivícolas de base familiar da região do Baixo Alentejo, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte destes olivais seguem o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo. No sistema tradicional, muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte.

VARIEDADES

Cordovil
CAMPANHA

O início da campanha caracterizou-se por temperaturas amenas durante o Verão e precipitação abundante no final desta estação, prolongando-se até ao início do Outono, provocando condições que potenciaram o desenvolvimento da Mosca da Azeitona e da Gafa. Foi um ano de fraca produção, com uma maturação precoce, onde o início e a rapidez da colheita foi determinante para a obtenção deste azeite de alta qualidade, iniciando-se a apanha no mês de Novembro e terminando em finais do mês de Dezembro.

PRODUÇÃO

As azeitonas são separadas por variedades para transporte e recebidas no lagar do Esporão poucas horas após a colheita, sendo imediatamente processadas.

A extracção inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda, a pasta resultante é sujeita a um batimento lento de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa.

A pasta segue para o decanter, onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água, resultando num azeite ainda com alguma humidade e impurezas.

O azeite é limpo por centrifugação estando, desta forma, pronto para ser filtrado e embalado.



MAIS DETALHES

PRODUÇÃO ANUAL

8.000 Lt
VISUAL

Verde amarelado.

GUSTATIVO

Fresco, ligeiramente amargo e picante, algo adstringente a casca de banana e casca de amêndoas verdes, com um toque final de frutos secos, que lhe dá uma persistência doce.

UTILIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO

Azeite de características organolépticas intensas, adaptado a complementar alimentos de sabores suaves. Ideal para saladas verdes, massas, tapas e peixes magros.

ACIDEZ MÁXIMA

0.3°
Azeite Biológico
Spoiler:
CONCEITO DO AZEITE

Azeite produzido a partir das variedades de azeitonas Cobrançosa e Arbequina, em modo de produção biológico, e de um olival da Herdade do Esporão. Existe uma criteriosa selecção dos frutos desde o campo até ao lagar, obtendo-se desta forma um azeite de terroir, pleno de aromas e de sabores.

PRÉMIOS

2016, OLIVINUS – Gran Prestigio Oro

OLIVAL

Produção Biológica

Plantado em solos pedregosos da Herdade do Esporão, o olival dos Arrifes tem um compasso de 7×5 m e uma área total de 80,41 ha, sendo 56,68 ha da variedade Cobrançosa e 23,73 ha da variedade Arbequina. O olival está certificado em Modo de Produção Biológica desde 2009, com o objectivo de estabelecer um sistema de agricultura sustentável que permita a obtenção de azeitona de elevada qualidade e cujos processos produtivos não sejam nocivos para o ambiente e saúde humana, fomentando ainda a biodiversidade do ecossistema.

Todo o olival é regado com um sistema de rega gota-a-gota, sendo monitorizada para o uso eficiente da água. A conservação do solo é efectuada recorrendo-se à manutenção do coberto vegetal existente.

VARIEDADES

Arbequina, Cobrançosa
CAMPANHA

Esta campanha caracterizou-se por um Verão seco, com temperaturas elevadas, condições climáticas que se prolongaram até meados do Outono, provocando um fraco desenvolvimento da mosca da azeitona. As temperaturas elevadas perduraram até inícios do mês de Dezembro, obrigando muitos dos nossos fornecedores a regarem o olival em zonas onde a colheita estaria mais atrasada. Essas temperaturas, anormalmente elevadas, associadas a alguma humidade, criaram condições excelentes para o desenvolvimento da gafa, doença essa que é muito prejudicial à qualidade da azeitona. Foi um ano de boa produção, com uma maturação precoce e altos rendimentos, onde o início e a rapidez da colheita foi determinante para a obtenção de azeites de alta qualidade, iniciando-se a apanha no início de Outubro e terminando no último dia de Dezembro.

PRODUÇÃO

A colheita foi efectuada manualmente com o auxílio de vibradores manuais. O transporte da azeitona foi feito em reboques, separadas por variedades e recebidas no lagar no mesmo dia da colheita, sendo imediatamente processadas.

A extracção inicia-se com a moenda rápida dos frutos. A seguir à moenda a pasta resultante é sujeita a um batimento lento de forma a permitir a saída do azeite das células da polpa, sem adição de qualquer temperatura.

A pasta segue para o decanter onde é separado o azeite do bagaço de azeitona e da água, resultando um azeite ainda com alguma humidade e impurezas.

O azeite é limpo por centrifugação, estando desta forma pronto para ser filtrado e embalado.

Todo o processo decorre sob temperatura inferior a 27ºC, de forma a que, durante a extracção, não se percam os aromas dos frutos originais. Por ser um azeite de produção biológica requer uma criteriosa separação desde o campo até à garrafa.

MAIS DETALHES

PRODUÇÃO ANUAL

15.000 Lt
VISUAL

Tonalidade esverdeada resultado da utilização de azeitonas verdes.

GUSTATIVO

Harmonioso, complexo, ligeiramente picante e amargo, ligeiramente adstringente, com um final de boca que lembra frutos secos.

UTILIZAÇÃO E HARMONIZAÇÃO

Para pessoas que procuram um produto genuíno pleno de sabores. Deverá ser usado em frio, ideal para legumes cozidos, cozinhados ao vapor ou grelhados, peixes magros e saladas diversas.

ACIDEZ MÁXIMA

0.2°
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 21 Dez 2016 16:29

mostarda escreveu:@Frangão

ahhaha vou te falar que estava procurando até agora.

http://www.angeloni.com.br/super/produt ... to=2526110

Ionis
Valeu bro, no Emporio não tem, vou comprar de outro site, abração!
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
mostarda
Mensagens: 1178
Registrado em: 20 Out 2016 12:29
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por mostarda » 21 Dez 2016 16:31

Frangão escreveu:Valeu bro, no Emporio não tem, vou comprar de outro site, abração!
Entao, nao sei de onde voce é, mas aqui em Curitiba, só vejo no angeloni esse

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 21 Dez 2016 16:39

mostarda escreveu:Entao, nao sei de onde voce é, mas aqui em Curitiba, só vejo no angeloni esse
Minha cidade é podre, vou dar uma pesquisada mas qualquer coisa compro desse site q vc passou mesmo de boa.
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
Frangão
Mensagens: 2543
Registrado em: 13 Out 2014 08:07
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Frangão » 22 Dez 2016 15:17

Comprei o Esporão Extra Virgem, Cordovil e DOP, infelizmente o Orgânico q é o q eu + queria não tinha em estoque, nem o Selecção, o Galega tinha mas só de ser muito doce to fora.
"Eu quero a mesma coisa que queria desde que tinha 7 anos de idade. Eu quero ser número 1. (Novak Djokovic)"

Avatar do usuário
Jubileu
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 340
Registrado em: 10 Out 2014 19:56
Contato:

Re: Azeites - Sugestões

Mensagem por Jubileu » 23 Dez 2016 10:19

Já provei o Esporão Cordovil e gostei, mas deu uma bela inflacionada.

Um azeite que me deu vontade de beber o vidro foi esse aqui:
Imagem
Cara, que azeite bom, dei 30 reais na Wine na época.

Outro azeite que me surpreendeu foi o Fonte Mouro, 0,2 acidez.. conheci numa promoção por módicos 11 reais:
Imagem
Achei mais gostoso que o Gallo e é mais barato que ele, melhor opção até R$20,00 aqui em VIX.
-Você disse pipocas?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 157 visitantes