Po cara, colocação bem interessante essaSnickt escreveu: Cara, nenhuma mãe educa seu filho pra ser marginal... mas a falta de atenção e carinho a uma criança, em suas mais diversas etapas do desenvolvimento, pode ser crucial no tipo de adulto que ele será no futuro.
Concordo que as vezes por mais que mãe/pai faça, o filho pode acabar virando um coisa ruim de qq jeito... mas acho que isso é a exceção e não a regra.
A maioria das pessoas que conheço que tiveram pais ou parentes próximos em cima e cobrando atitudes corretas enquanto eram crianças, acabaram dando em seres humanos decentes. Já a maioria dos que não teve isso, ou não está mais nem aqui ou deu pra coisas "esquisitas"...
Vou te contar uma historinha, recente e verídica, pra te ilustrar uma situação:
Eu moro consideravelmente perto de onde esse rapaz foi assassinado... inclusive cheguei a frequentar aquela comunidade durante uma fase de minha vida.
Meu sobrinho,até o ano passado, estudava numa escola pública aonde estudam muitas crianças dessa comunidade (Parque União/Nova Holanda).
Certa vez minha irmã não poderia estar presente a uma reunião de pais e me pediu para ir em seu lugar... então fui.
Durante a reunião, a diretora do colégio comunicou aos país que aos sábados seriam dadas aulas de reposição para suprir as aulas não dadas durante o período de greve.
Daí começou aquele burburinho dos pais que tinham sido pegos de surpresa com a notícia, até que uma mundiça mãe de aluno, vestida com roupinha de ginástica e usando aquelas unhas compridas fake, se levanta e começa a discutir com a diretora que não poderia levar o filho ao colégio nos sábados, porque ela trabalhava a semana toda e ia perder seu dia de descanso...
Mas você acha que ela tava preocupado porque seu pimpolho ia perder a aula e ficar pra trás dos colegas em relação ao conteúdo??? Porra nenhuma, como a própria desgraçada fez questão de falar em alto e bom som, a preocupação dela era perder o Bolsa Família, pq se seu filho tivesse mais faltas à escola, ela seria desligada do programa!
Dae te pergunto: Essa cachorra realmente se preocupa com o filho? Será que ela é capaz de fazer algo em prol do futuro do garoto se isso implicar em algum (mínimo) esforço por parte dela?? Isso é uma mãe que alguém gostaria de ter???
Esse foi só um exemplo recente que lembrei agora e está diretamente ligado a comunidade aonde o dançarino morreu... aqui na área tá cheio de outras histórias de descaso com os filhos parecidas com essa ou até mais escabrosas.
Talvez o que eu tenha dito tenha lhe parecido sem pé nem cabeça, pois talvez você tenha vindo de um lugar aonde papais e mamães são mais presentes ou confundem educação com "dar tudo (de material) pra eles".
Posso te garantir que na periferia, como diz a paulistada, a maioria das histórias tristes de jovens morrendo cedo assassinados estão diretamente ligadas à falta de um pai/mãe/parente por perto e se dedicando para dar exemplo e educação.
Não sou o dono da verdade, mas acho que se você der uma olhadinha pro lado e procurar escutar/aprender um pouco mais, vai ver que o que eu disse tem sim todo o sentido!
Provavelmente minha opinião seja essa pq eu já vi claro casos de mãe que são bem fdp e pra mim nem deveriam ter sido mães, mas em maioria as pessoas com que eu vivi e conheci mais a fundo sempre fizeram de tudo para educar seu filho
Mas ainda acho que a questão de o filho virar marginal leva em consideração muitas coisas além disso
Existem aqueles que viram fdp por mas companhias
Claro que quando se tem um carinho/amor familiar a proporção de que o cara vire cidadão de bem é maior, mas não é garantia que ele vai ser
Pra mim é uma relação de caráter da própria pessoa mesmo
No caso desse mundiça ele procurou e achou
Abs !!