thiagobjj escreveu:então cara, isso seria facilmente resolvido se os benditos fretados pegassem a gente 15 minutos mais tarde e fossem embora 10 minutos depois. O problema é q a empresa não quer correr o risco de ninguem atrasar, mas estão exagerando pois chegamos 40 minutos antes. O recorde foi chegar 55 minutos antes do horario, e depois sair só 20 minutos depois do fim do expediente entendeu?
Como disse anteriormente, a empresa paga direito, gosto de trabalhar aqui e nem é o problema de me deslocar para o interior, e sim todos os dias chegar 30 a 45 minutos antes pq na prática isso tá me fodendo, durmo pouco pra caralho e chego mto tarde. Queria ir pro jiu, mas chego em casa entre 19:30 até 20:00 e totalmente quebrado, é o tempo de tomar um banho comer e dormir para acordar as 5:20 de novo.
Fora q impossibilitou outros cursos que gostaria de fazer.
Minha CNH por exemplo, eu tirei ela toda em uma auto escola da rua augusta, era um puta adianto. Eu paguei 350 reais a mais do que pagaria em uma autoescola proxima da minha casa, mas como tava ali na paulista e lá tinha tudo, era uma maravilha.
Valeu mano.
cara, acho que você tá coberto de razão
5h20 às 20h? putz, tua semana tá sendo sugada no emprego
acho que você não deve dar a mínima pra quem recriminou sua atitude de não querer se resignar a tal situação
esse tipo de recriminação é que constitui um sinal de mentalidade empresarial extremamente estreita e subdesenvolvida
simplesmente porque é necessário, pra que ela possa existir, contar com um mercado inflado de desempregados aceitando trabalhar em quaisquer condições, contar com mão-de-obra qualificada, e ainda por cima barata, sobrando em cada esquina pra compensar a debandada dos desistentes ou demitidos em função da justa insatisfação
num mercado de trabalho desenvolvido e saudável, no qual as pessoas não se encontram desesperadas por um emprego, no qual a concorrência entre as empresas implica também concorrência por funcionários qualificados e experientes- que são sempre um importante diferencial-, os empregadores não podem se dar ao luxo de tratar seus subordinados como mero papel de parede mofado que se manda trocar a cada ano
infelizmente, todo esse papo de que o funcionário tem mais é de agradecer pela sorte de estar empregado, e assim se virar pra se adaptar a qualquer situação desconfortável e adversa, é o sintoma de um mercado atrofiado, incapaz ainda de absorver as demandas trabalhistas e, portanto, de equilibrar a relação oferta-procura de empregos
já num mercado de trabalho expandido e aprimorado, que reflete uma sociedade que se organizou a ponto de absorver os excedentes de mão-de-obra, deve existir muito mais consciência e respeito no tocante a essas relações entre empregados e empregadores, simplesmente porque pessoas qualificadas não estão minguando aos montes atrás de trabalho em cada esquina: elas também podem se dar a um certo luxo de escolher onde é melhor trabalhar e de não aceitarem se adaptar a qualquer tipo de situação
portanto, quem se posiciona como empresário capitalista e ao mesmo tempo despreza a exigência que você faz, demonstra apenas ter uma visão bem tacanha sobre o que seria o próprio capitalismo, porque pensa como alguém que sempre irá precisar de um mercado de trabalho minguado e degenerado pra poder existir e continuar os seus negócios
é uma visão que, querendo posar de capitalista avançada, não passa de um sintoma de atraso histórico em relação ao capitalismo realmente desenvolvido; e, enquanto essa visão predominar, podemos ficar tranquilos por saber que o capitalismo por aqui possui ainda pernas muito curtas
também não acho certo cobrarem camaradagem da sua parte, como se você tivesse que ser docilmente compreensivo; onde estão sendo camaradas com você? porque camaradagem ou é uma coisa recíproca ou simplesmente não existe
por outro lado, se a relação for simplesmente pragmática e uma empresa estiver aí apenas pra gerar lucro, porque você não tem também direito a retribuir na mesma moeda e pensar exclusivamente nos seus lucros e prejuízos, mandando qualquer boa vontade com o outro pro inferno?
como percebe, eu não vejo que carta possam colocar na mesa contra você, nesse caso, que não traduza um argumento barato, fadado a desmoronar
acho que o garfield deu a dica certa: se a situação tá ficando esquisita pro seu lado, e você acha que está sendo injustiçado nesse contrato de trabalho, trate de obter o maior número possível de registros concretos desse fato (e de outros), porque isso posteriormente vai ser importante em caso de averiguação jurídica
uma das coisas um tanto surpreendentes (por enquanto) nesse país é que ações trabalhistas majoritariamente resultam em ganho de causa indenizatória para o empregado demitido
a meu ver, você está totalmente certo em cuidar de obter os seus direitos; isso é uma questão legal que não deve, em nenhuma hipótese, se misturar com questões morais; quem ousa fazer chantagem moral com alguém numa situação como a sua está sendo hipócrita, porque cobra consciência moral unilateralmente, apenas da sua parte
depois, os prejuízos que a empresa terá ou não terá de arcar pelo desrespeito com você não serão causa de nada; usando uma analogia que fizeram aí, serão apenas os efeitos previsíveis de causas funestas que ela resolveu negligenciar
ah, mais uma coisinha
se eu fosse você, começava a ficar ligado logo nisso, porque se conseguirem suprimir os direitos trabalhistas
como estão querendo fazer por aqui,
você vai ter que engolir o seu pão com manteiga de boca fechada e completamente a seco,
porque não vai ter nem mais o tal café com leite
(nem um queijinho minas?... tsc)
eles acham que assim vão desencadear um progresso capitalista... hehe
bem, desculpe o tom irônico do final (que não é dirigido a você)
espero que a situação se resolva da melhor maneira - boa sorte