Ortorexia: A DOENÇA SAUDÁVEL Seguir à risca a ideia 'que seu alimento seja seu remédio' pode acabar com a sua saúde

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Anônimo
Contato:

Ortorexia: A DOENÇA SAUDÁVEL Seguir à risca a ideia 'que seu alimento seja seu remédio' pode acabar com a sua saúde

Mensagem por Anônimo » 25 Jul 2016 15:30

Matéria muito interessante sobre distúrbios alimentares. Sempre achei que essa obsessão com alimentação saudável fosse uma doença, mas nunca tinha ouvido falar no nome.
Durante uma visita a uma loja de produtos naturais, a blogueira Jordan Younger, 25, entrou em pânico: o estabelecimento em Nova York não tinha o suco de vegetais que ela queria. Jordan passou cerca de 15 minutos em dúvida, analisando as opções disponíveis, enquanto suas amigas esperavam uma decisão – que não veio. Diante da angústia, ela sugeriu que fossem a outra loja da mesma franquia. As três andaram 1,5 km até o local onde Jordan, aliviada, encontrou a bebida. “Tinha pavor de comer ou beber algo que não havia planejado. Eu precisava de comida e não me permitia comer por 5 bilhões de motivos, que são difíceis de explicar”, desafabou em seu blog, então voltado ao veganismo.

No post, a norte-americana descreve o ponto alto da angústia causada por um distúrbio ainda pouco conhecido: a ortorexia nervosa. O problema aparece quando a preocupação em comer de forma correta vira obsessão – inclusive com características de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Ao contrário da anorexia ou bulimia, que visam exclusivamente a relação com o peso, o foco da ortorexia é totalmente voltado à saúde – que pode resultar em perda de peso, mas o objetivo é sempre estar “puro”. Uma ideia fixa que leva a frase "que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio" a um ponto ironicamente doentio.

“Só me sentia confortável em comer vegetais, batata doce, quinoa e, ocasionalmente, suco verde com um pouco de banana”, contou Jordan ao TAB, sobre o processo em que o ortoréxico restringe mais e mais sua alimentação, até que se conte nos dedos (e de uma única mão) os componentes do cardápio. A “bolha de restrição” segue uma lógica diferente para cada paciente, que se apodera do tom médico em suas justificativas: esse alimento dá alergia, aquele atrapalha a digestão, o outro reforça a asma. A vida e o pensamento do ortoréxico giram em torno da comida, a ponto de a alimentação definir sua autoestima e seu valor pessoal. Enquanto o anoréxico nunca se vê magro o bastante, o ortoréxico nunca se sente puro o bastante – e acha que a solução pode estar naquilo que ingere. A forma como ele come é mais importante do que trabalho e vida pessoal. Outra interpretação extrema, agora de outra máxima: “você é o que você come”.

“Não chega a ser uma questão de saúde pública. Mas estamos em um surto de ortorexia, como ocorreu nos anos 80 durante a onda macrobiótica [que prega o consumo de cereais integrais, grãos e vegetais para manter o bem-estar físico e emocional]”, afirma Eduardo Aratangy, médico supervisor do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
A instituição não divulga o número de casos tratados, porém algumas características são comuns entre os pacientes: sexo feminino, entre fim da adolescência e 25 anos, muito preocupadas com o corpo, moradoras de ambiente urbano e de classe econômica elevada. “Esses traços favorecem, mas não determinam a existência da patologia. Se não, seria como dizer que todo apreciador de cerveja tem problemas com álcool”, afirma Aratangy.

Não chega a ser um problema de saúde pública. Mas estamos em meio a um surto de ortorexia
Eduardo Aratangy, do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas

O principal desafio em lidar com a ortorexia está justamente na máscara dos hábitos saudáveis – o distúrbio vem em uma embalagem cheia de vantagens e tem grandes chances de agradar, quando o legal é ter um #estilodevida baseado nas hashtags #clean #orgânico #comidasaudável e #foco, para citar alguns poucos exemplos. No caso da ortorexia, a qualidade dos alimentos ingeridos não tem impacto só no corpo, mas também na identidade, fazendo com que a pessoa se sinta superior aos demais por seguir sua dieta à risca. Em contrapartida, qualquer falha - desde a ingestão de uma única uva passa até uma pizza inteira seguida por um pote de sorvete - leva à punição: um cardápio ainda mais restrito e até períodos de jejum para desintoxicar. Afinal, no pain, no gain.
A doida da Penélope Nova jura que não tem esse distúrbio:
Adepta à malhação desde os 12 anos, a comunicadora e estudante de educação física Penélope Nova, 43, admite que nunca tinha ouvido falar em ortorexia antes da entrevista ao TAB. E afirma não se encaixar nas características do problema. Mas está bastante familiarizada com as críticas e os comentários ligados a sua dieta, por muitos considerada radical.

No casamento dos humoristas Dani Calabresa e Marcelo Adnet, por exemplo, providenciou uma marmita com atum e brócolis, que comeu no banheiro. Só aceitou o convite para ir ao programa “Todo Seu”, da TV Gazeta, ao certificar-se que não precisaria jantar com o apresentador Ronnie Von. No festival de música Lollapalooza, levou seu shake a tiracolo. “Se estou de dieta, estou de dieta. E isso muitas vezes incomoda as pessoas, que ficam insistindo para eu comer. O casamento [dos humoristas] antecedia uma sessão de fotos para a qual eu estava me preparando e comi no banheiro para evitar cobranças e respeitar a festa. Não preciso chamar atenção para a minha dieta”, explicou Penélope, também a autora do blog “Acredita, Bonita”.
Não colei a matéria toda, que está disponível no link abaixo.
http://tab.uol.com.br/ortorexia/#tematico-11

Violence
Contato:

Re: Ortorexia: A DOENÇA SAUDÁVEL Seguir à risca a ideia 'que seu alimento seja seu remédio' pode acabar com a sua saúde

Mensagem por Violence » 25 Jul 2016 16:24

É complicado, velho. No caso da Penélope, eu até entendo. A pessoa que treina musculação e segue um estilo de vida de um bodybuilder, sendo ou estando natural (sem o uso de hormônios), não pode cometer deslizes na dieta, pq aí acaba jogando fora toda a semana de uma dieta restritiva.
E restritiva é ao pé da letra, com a contagem de macronutrientes, calorias etc.

Aí vc pensa: "pô, mas é só uma ocasião e fugir da dieta essa única vez não vai fazer diferença nenhuma". Isso é uma meia-verdade. Dependendo da rotina da pessoa, seguir uma dieta acaba sendo impossível, se não houver a disposição de comer em horários e lugares inusitados.

Em tempo, tem quem diga que comer de 3 em 3 horas não existe mais, e o que vale é a quantidade dos macros no fim do dia. Ocorre que pra quem tem que consumir tudo com programação, e muitas vezes uma grande quantidade de alimentos, esse intervalo de tempo ainda é o mais possível.

Enfim, não acho que seja um distúrbio, não. Os pesquisadores estão por fora da dificuldade que é seguir uma dieta com objetivos claros, em meio a uma vida corrida.

Anônimo
Contato:

Re: Ortorexia: A DOENÇA SAUDÁVEL Seguir à risca a ideia 'que seu alimento seja seu remédio' pode acabar com a sua saúde

Mensagem por Anônimo » 25 Jul 2016 16:29

Para um atleta até dá para entender. Eu vejo no meu trabalho algumas pessoas com tanta frescura com alimentação e que muitas das vezes estão acima do peso e vivem doentes.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 25 Jul 2016 16:39

Anônimo escreveu:Para um atleta até dá para entender. Eu vejo no meu trabalho algumas pessoas com tanta frescura com alimentação e que muitas das vezes estão acima do peso e vivem doentes.
Isso é! Um problema dessa restrição extrema que as pessoas estão se sujeitando é que um dia cansa. Conheço um cara que era muito gordo. Acho que passava dos 150 kgs. Há uns dois anos começou a fazer alguma dessas dietas da moda, e emagreceu pra caramba. Ficou magro. O foda é que não aguentou muito tempo e voltou a ser gordo.

Eu penso assim, pra vida, o negócio é equilíbrio. Mas, infelizmente, se você quer atingir algum objetivo muito específico, vai ter que se submeter a muitos sacrifícios, inclusive no caso da musculação. Se for natural então, vai ter que comer regrado e se esconder no banheiro pra comer uma marmita em meio ao cheiro de fezes e urina. kkkkkkkkkkkkkkk

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 25 Jul 2016 17:32

É lifestyle. Deixa a galera na dieta em paz. Não quer comer na festa, ótimo, sobra mais pra quem quer.

Tem meu respeito a pessoa que se propõe a ter uma vida de atleta. Vcs acham que o Zanetti come coxinha e toma refri em aniversário? Com certeza deve carregar as marmitas dele, deu a hora tem que comer... Pode estar em voo, casamento, ou qq canto.

Melhor assim que igual ao meu idolo Mauricio "Batel grill" Shogun. huahuahuhuahua

RFAbdo
Contato:

Mensagem por RFAbdo » 26 Jul 2016 07:48

Eu conheço uma pessoa que é séria candidata a desenvolver esse distúrbio. E não é atleta, BB, nada disso. Gente "comum" que ficou paranóica lendo blogueira.

xicao
Contato:

Mensagem por xicao » 26 Jul 2016 08:12

Mas acho que a matéria não está criticando a dieta em si, e sim pessoas que ficam paranoicas em relação alimentação. Dizendo que certos produtos estão fazendo mal, conheci uma doida que trocou até a pasta de dente pois tinha uma substancia que ela tinha lido que fazia mal.

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 26 Jul 2016 09:30

Pessoal não entendeu muito bem. Ortorexia não tem haver necessariamente com seguir uma dieta à risca. Tem haver com a ideia de que, para a pessoa que sofre do transtorno, o bom é inimigo do ótimo. A pessoa cria um cenário de costumes alimentares que para ela são "perfeitos" e comer qualquer coisa fora desse cenário (ou até se imaginar comendo) trás uma enorme ansiedade e até sintomas típicos de depressão.

Para um ortoréxico, não existe possibilidade de substituição, ou é parte do objetivo e está dentro da dieta "perfeita" ou não é, e não pode chegar na boca. A maioria das pessoas que eu conheço que tem esse distúrbio estão fora de forma, acima do peso e desesperados na luta contra a obesidade. Vivem saltando de dieta em dieta e em todas cria esse cenário de "perfeição" que, quando é quebrado, causa sérios danos à psique da pessoa. É um problema sério.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 26 Jul 2016 12:58

Eu vejo essa obsessão com produtos sem glúten, lactose e agrotóxicos. As pessoas começam a acreditar que todo alimento deve ser puro e acabam se isolando do convício social. É como quem tem anorexia, que por mais que esteja magro, sempre acha que está acima do peso.

No caso dos atletas, dá para entender, mas fora do período de competição, a maioria dá uma relaxada. É claro que o Artur Zanetti não come todos os dias no Mc Donald´s, mas aposto que depois da olimpíada, ganhando o ouro, ele irá atacar uma picanha ou uma pizza sem culpa.

Responder