Engenheiros - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Snickt
Contato:

Re: Engenheiros - Tópico Oficial

Mensagem por Snickt » 22 Jan 2015 03:08

Mais um futuro engenheiro acompanhando o tópico... tá sendo legal descobrir o que os atuais e futuros engenheiros tem a dizer sobre nuances da profissão.

Algumas coisas que penso sobre o mercado de trabalho:

1- Se tiver oportunidade de estudo/trabalho fora do Brasil, vá sem pensar duas vezes. Brasil é maneiro pra passar as férias e tal, mas pra viver tá cada vez pior!

2- Em 2015/16 o mercado para engenharia no Brasil vai ficar mais difícil ainda.

3- Mesmo que fique por aqui, invista em idiomas. Melhor q notinha no boletim é vc saber se comunicar, ler e escrever bem em outro(s) idioma(s), pois acho que as melhores oportunidades por aqui são dadas por empresas estrangeiras e se vc mandar bem mesmo, pode conseguir ter a opção 1.

4- Invista na sua carreira! Tenha outra qualificações além do curso superior... cada área tem uma cadeia de conhecimentos e especializações q podem te fazer ser o cara certo na hora certa. Não fica só com a porra do diplominha embaixo do braço, achando que já é o cara! Ter uma pós-graduação também é bom, mas acho valioso ter outros conhecimentos/cursos/certificações que se adquire fora do ambiente das universidades.

5- Mano, cai pra dentro! Vejo muita gente desperdiçar oportunidade por causa de frescurinha. Tem que ir pegando estágio/emprego que for aparecendo, se tiver ruim é só trocar! Quanto mais experiência vc puder adquirir é melhor, vai enobrecer o currículo, te dar bagagem e uma direção do que realmente você quer na carreira.

Fiquem a vontade para discordar! Rs.

onurBJJ
Contato:

Mensagem por onurBJJ » 22 Jan 2015 18:36

Eu sou técnico, trabalho embarcado fazem 5 anos e 1/2, e vou me formar em Engenharia esse semestre, to felizão, e ao mesmo tempo cansado de ter que ir pra porra da faculdade nas minhas folgas...hahahahaha...
Bora recomeçar a escrever o TCC.

onurBJJ
Contato:

Mensagem por onurBJJ » 09 Jun 2015 20:08

Bom galera,

Sexta é minha última prova, e dia 27 apresento meu TCC.
Ontem teve uma festinha de despedida com a galera que vai se formar esse ano e caiu a ficha que dificilmente verei esses galerosos após a formatura.

Foram 5,5 anos de curso, 2 DP's e muitas horas de estudo. E sim, valeu a pena.

Eureek
Contato:

Engenheiros - Tópico Oficial

Mensagem por Eureek » 10 Jun 2015 06:45

ja comentei aqui no fórum. sou engenheiro so de formação, mas nunca exerci a profissão

Terminei mecatronica a 12 anos , na terceira turma da história da minha universidade . como era uma parada nova, neguinho foi inventando o curso a medida que que a galera ia cursando , então acabei fazendo crédito demais e estudei várias matérias que foram canceladas depois .

Tirando a parte acadêmica , o curso foi massa. ralei bagarai e consegui me formar sem nunca reprovar. durante o curso ficou claro pra mim que tinha gente muito melhor em engenharia do que eu , mas eu era melhor que a maioria em capitalizar , pensar pelo lado dos negócios e em geral em comunicar e articular idéias. Por isso , acabei enveredando pra consultoria e estou até hoje.

Se fosse fazer de novo, não sei se cursaria engenharia , muito menos mecatronica . Estudei bagarai e não aprendi muita coisa prática, provavelmente faria administração ou economia que são molezinha se focava em especialização e coisas que me dessem uma vantagem no mercado tipo certificações, além de ganhar um ano extra pra viajar e comer mule na Europa antes de começar a trabalhar
Editado pela última vez por Eureek em 10 Jun 2015 13:27, em um total de 1 vez.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 10 Jun 2015 08:06

So me arrependo disso tv eurek. Tirar 1 ano depois da graduação oi do mestrado para viajar a europa e states pra comer as gringo tudo hehehe

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jun 2015 10:21

YAMAZAK1 escreveu:So me arrependo disso tv eurek. Tirar 1 ano depois da graduação oi do mestrado para viajar a europa e states pra comer as gringo tudo hehehe
:-? :-? :bleh:

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 10 Jun 2015 19:22

Finalmente estou estagiando, consegui agora no nono, na marca do penalti. To cursando mecânica mas de início me colocaram na área de produção da fabrica e depois vou pra manutenção. Atualmente também estou estudando pra concurso, espero passar esse ano pra marinha, não pretendo ficar a vida toda lá, só o tempo de aparecer um concurso que pague mais...

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 10 Jun 2015 19:24

A decisão de fazer concurso tbm por conta dessa crise, tá foda formar nesse turbilhão, tá tudo parando por conta disso, muita gente sendo demitida tbm...

cicero
Contato:

Mensagem por cicero » 13 Jun 2015 14:08

Snickt escreveu:Mais um futuro engenheiro acompanhando o tópico... tá sendo legal descobrir o que os atuais e futuros engenheiros tem a dizer sobre nuances da profissão.

Algumas coisas que penso sobre o mercado de trabalho:

1- Se tiver oportunidade de estudo/trabalho fora do Brasil, vá sem pensar duas vezes. Brasil é maneiro pra passar as férias e tal, mas pra viver tá cada vez pior!

2- Em 2015/16 o mercado para engenharia no Brasil vai ficar mais difícil ainda.

3- Mesmo que fique por aqui, invista em idiomas. Melhor q notinha no boletim é vc saber se comunicar, ler e escrever bem em outro(s) idioma(s), pois acho que as melhores oportunidades por aqui são dadas por empresas estrangeiras e se vc mandar bem mesmo, pode conseguir ter a opção 1.

4- Invista na sua carreira! Tenha outra qualificações além do curso superior... cada área tem uma cadeia de conhecimentos e especializações q podem te fazer ser o cara certo na hora certa. Não fica só com a porra do diplominha embaixo do braço, achando que já é o cara! Ter uma pós-graduação também é bom, mas acho valioso ter outros conhecimentos/cursos/certificações que se adquire fora do ambiente das universidades.

5- Mano, cai pra dentro! Vejo muita gente desperdiçar oportunidade por causa de frescurinha. Tem que ir pegando estágio/emprego que for aparecendo, se tiver ruim é só trocar! Quanto mais experiência vc puder adquirir é melhor, vai enobrecer o currículo, te dar bagagem e uma direção do que realmente você quer na carreira.

Fiquem a vontade para discordar! Rs.
Pela minha experiência nestes 2 a 3 anos pós formado, além dos 6 na graduação, não tenho muito o que complementar, acho que é tudo isso que você escreveu mesmo.

Cursei engenharia agrícola (unicamp) e hoje sou aluno da pós (mestrado) na mesma instituição, porém em outra faculdade.
Imagem

GB Campinas

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 21 Jun 2015 20:52

Alguém no tópico tem algum amigo ou conhecido que seja da marinha mercante? Gostaria de saber mais sobre...

Eutoqueto
Contato:

Mensagem por Eutoqueto » 22 Jul 2016 01:03

Desculpa ressuscitar o tópico, mas gostaria de uma luz dos colegas engenheiros.
Estou cursando ADM, primeiro ano ainda. Entrei no curso principalmente por não saber oque fazer, e fazer algo para concurso depois(sim, direito é melhor nesse caso, mas me identifico menos ainda). Hoje, com uma mente melhor tenho vontade de fazer engenharia elétrica, porém admito que era um perdido durante o EM, não levei a sério, fazia apenas o suficiente para passar e não tinha pretensão nenhuma de fazer faculdade(tinha o objetivo de ser lutador ou segurança de transporte de valores), então após o EM passei 4 anos vadiando, até perceber que tinha que fazer algo da vida, foi nesse período que acabei entrando no curso de ADM em uma particular. Não sou independente, por isso meu pai arca com os custos do meu curso, logo não posso largar assim, já ferrei demais com o velho, e isso foi um último respiro de confiança dele em mim. Logo, penso em concluir o curso, passar em algum concurso de nível superior, e depois entrar em uma estadual no curso de eng. elétrica(provavelmente vou ter que fazer cursinho, não tenho uma boa base do EM, fora o longo tempo sem focar nas matérias do vestibular), porém vou terminar o curso com 26 anos, acham que ainda valeria a pena fazer algo como engenharia?

onurBJJ
Contato:

Mensagem por onurBJJ » 22 Jul 2016 09:04

Acho que até o tempo em que vc se formar em adm é bem possível que o mercado tenha melhorado. Eu me formei em engenharia ano passado e nem crea tirei, pq não vale a pena. Ia ter que pagar dois. Mas acredito que valha a pena sim.

Syl Marques
Contato:

Mensagem por Syl Marques » 22 Jul 2016 11:40

Eutoqueto escreveu:Desculpa ressuscitar o tópico, mas gostaria de uma luz dos colegas engenheiros.
(...) porém vou terminar o curso com 26 anos, acham que ainda valeria a pena fazer algo como engenharia?
Como você ainda tem 26 anos, vale sim fazer engenharia.
Se você demonstrar conhecimento, os próprios estágios o levarão ao primeiro emprego (aprender e acumular experiência).
Lá pelos 40 seria possível atingir uma gerência média e depois dos 45 daria para galgar um pouco mais.

Detalhe: nem sempre engenheiro trabalha na área de formação. Formei-me em mecânica e sempre atuei em produção. E por isso fiz o meu diferencial nos períodos de manutenção (corretiva principalmente), onde a equipe da produção ficava perdida e apenas "moi" sabia o quê e como fazer (para não quebrar/parar de novo).

Sempre trabalhei em agronegócio. Este segmento (acredite: pouco explorado) precisa de engenheiros.
Se interessar, foque nas 4 ABCD: ADM, Bünge, Cargill e Dreyfus. Se houver uma delas na sua cidade, envie o currículo já no meio do 2o. ano.
Tem fábricas, postos de recebimento, unidades portuárias... para encher um graneleiro transoceânico dá muito trabalho (em qualquer fase)!

Ou, depois de se formar (e ter aprendido a teoria da engenharia), passe num concurso e vire funcionário público... mas daí, faça um favor aos contribuintes, faça a sua parte e mais um pouco (para compensar os morcegos que encontrarás a sua volta).
"(...) transgêneros não precisam de tolerância, precisam de afeto mesmo (...)". LC

Responder