Curso de Socorrista - O que acham ?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
terroso
Contato:

Curso de Socorrista - O que acham ?

Mensagem por terroso » 17 Fev 2016 22:56

Então galera, a alguns anos comecei a me interessar na área de resgate e tal, após uma reportagem do Fantástico sobre o assunto me interessei ainda mais.

Tem alguém daqui que é socorrista ? Qual o salário médio ?

Em spoiler um dos cursos que tem em Porto Alegre
Spoiler:
INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas importantes avanços aconteceram na saúde em nosso país, mudando o perfil das morbidades e mortalidades. Porém observa-se um crescimento importante de doenças crônico degenerativas e também na taxa de mortalidade devido à causas externas.

A maior parte dos agravos súbitos à saúde acontecem fora do ambiente hospitalar, o que exige estrutura adequada dos serviços de atendimento pré hospitalar (APH), que presta um atendimento pautado nos cuidados à pessoa enferma, com o intuito de minimizar os efeitos adversos.

A urgência e emergência é um dos setores da saúde com maior complexidade de relações. De maneira bem resumida, podemos dizer que assistência em saúde de urgência e emergência é aquela em que o atendimento envolve necessidade de mobilização coletiva sendo que, risco de sequelas permanentes ao usuário e/ou risco de morte estão presentes.

O suporte básico de vida desde que oferecido em pequeno espaço de tempo, aumenta significativamente a chance de sobrevida de uma vítima. Para tal, fazem-se necessárias pessoas com conhecimentos específicos a fim de evitar sequelas ou, no mínimo, a morte da vítima

Sabendo da importância em oferecer uma assistência de qualidade aos agravos súbitos à saúde o Curso de Formação de Socorrista Resgatista desenvolverá aptidões necessárias para o atendimento pré-hospitalar de urgência/emergência.

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de socorrista em Porto Alegre é de habilitar e desenvolver habilidades para Atendimento Pré Hospitalar (APH) móvel de urgência e emergência à nível de suporte básico de vida à agravos súbitos de saúde de natureza traumática e clínica.

PÚBLICO ALVO

Profissionais e acadêmicos da área da Saúde
Condutores de veículos de emergência
Estudantes maiores de 18 anos
Profissionais da área de segurança
Brigadistas de emergência
Público em geral

REQUISITOS

Para realizar matrícula no curso de socorrista em Porto Alegre, o interessado deve ser maior de 18 anos e Ensino Médio Completo ou Cursando 3° Ano do Ensino Médio.

DIFERENCIAL

Curso com 314 horas de duração atendendo na íntegra os requisitos legais do curso
Pagamento e condições flexíveis.
Material didático exclusivo com livro, apostilas e material digital.
Simulados realísticos de atendimento proporcionando aplicação prática do conhecimento científico.
Módulo complementar de resgate.
Corpo docente formado por equipe multiprofissional altamente qualificado contando com profissionais renomados e atuantes em serviços de APH como SAMU e SIATE.
Uniforme personalizado
Utilização de recursos tecnológicos em sala

REGULAMENTAÇÃO

O curso de socorrista é regulamentado pela Portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002 do Ministério da Saúde – Regulamento Técnico dos Serviços Estaduais de Urgência e Emergência.

DURAÇÃO

11(onze) meses

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Central de regulação médica
Materiais e equipamentos
Anatomia e fisiologia
Biossegurança e doenças infecto contagiosas
Bioética no APH e aspectos legais
História do APH e estrutura local
Cinemática do trauma
Sinais vitais e diagnósticos
Avaliação primária
Avaliação secundária
Manobras de controle de vias aéreas
Ressuscitação cardiopulmonar e uso de Desfibrilador Externo Automático DEA
Ferimentos, hemorragias e choques
Trauma músculo esquelético
Trauma crânio encefálico e trauma de face
Trauma raquimedular
Trauma de tórax
Trauma abdominal
Preparação de medicamentos
Queimaduras e lesões produzidas pelo frio
Intoxicações
Acidentes com animais peçonhentos
Emergências clínicas respiratórias e abdominal
Emergências pediátricas e geriátricas
Emergências obstétricas
Emergências cardiovasculares e neurológicas
Acidente com múltiplas vítimas AMUV
Técnicas de imobilização e transporte
Radio comunicação
Emergências com produtos perigosos
Resgate veicular
Resgate aeromédico
Sistema de comando de incidentes SCI
Emergências aquáticas
Combate à incêndio
Resgate em altura
Resgate em áreas remotas
Simulados de atendimento
Avaliações teóricas e práticas
Estágios curricular
http://www.mastt.com.br/curso-socorrist ... to-alegre/

AEGIS
Contato:

Re: RE: Curso de Socorrista - O que acham ?

Mensagem por AEGIS » 18 Fev 2016 00:18

terroso escreveu:Então galera, a alguns anos comecei a me interessar na área de resgate e tal, após uma reportagem do Fantástico sobre o assunto me interessei ainda mais.

Tem alguém daqui que é socorrista ? Qual o salário médio ?

Em spoiler um dos cursos que tem em Porto Alegre
Spoiler:
INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas importantes avanços aconteceram na saúde em nosso país, mudando o perfil das morbidades e mortalidades. Porém observa-se um crescimento importante de doenças crônico degenerativas e também na taxa de mortalidade devido à causas externas.

A maior parte dos agravos súbitos à saúde acontecem fora do ambiente hospitalar, o que exige estrutura adequada dos serviços de atendimento pré hospitalar (APH), que presta um atendimento pautado nos cuidados à pessoa enferma, com o intuito de minimizar os efeitos adversos.

A urgência e emergência é um dos setores da saúde com maior complexidade de relações. De maneira bem resumida, podemos dizer que assistência em saúde de urgência e emergência é aquela em que o atendimento envolve necessidade de mobilização coletiva sendo que, risco de sequelas permanentes ao usuário e/ou risco de morte estão presentes.

O suporte básico de vida desde que oferecido em pequeno espaço de tempo, aumenta significativamente a chance de sobrevida de uma vítima. Para tal, fazem-se necessárias pessoas com conhecimentos específicos a fim de evitar sequelas ou, no mínimo, a morte da vítima

Sabendo da importância em oferecer uma assistência de qualidade aos agravos súbitos à saúde o Curso de Formação de Socorrista Resgatista desenvolverá aptidões necessárias para o atendimento pré-hospitalar de urgência/emergência.

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de socorrista em Porto Alegre é de habilitar e desenvolver habilidades para Atendimento Pré Hospitalar (APH) móvel de urgência e emergência à nível de suporte básico de vida à agravos súbitos de saúde de natureza traumática e clínica.

PÚBLICO ALVO

Profissionais e acadêmicos da área da Saúde
Condutores de veículos de emergência
Estudantes maiores de 18 anos
Profissionais da área de segurança
Brigadistas de emergência
Público em geral

REQUISITOS

Para realizar matrícula no curso de socorrista em Porto Alegre, o interessado deve ser maior de 18 anos e Ensino Médio Completo ou Cursando 3° Ano do Ensino Médio.

DIFERENCIAL

Curso com 314 horas de duração atendendo na íntegra os requisitos legais do curso
Pagamento e condições flexíveis.
Material didático exclusivo com livro, apostilas e material digital.
Simulados realísticos de atendimento proporcionando aplicação prática do conhecimento científico.
Módulo complementar de resgate.
Corpo docente formado por equipe multiprofissional altamente qualificado contando com profissionais renomados e atuantes em serviços de APH como SAMU e SIATE.
Uniforme personalizado
Utilização de recursos tecnológicos em sala

REGULAMENTAÇÃO

O curso de socorrista é regulamentado pela Portaria nº 2048 de 05 de novembro de 2002 do Ministério da Saúde – Regulamento Técnico dos Serviços Estaduais de Urgência e Emergência.

DURAÇÃO

11(onze) meses

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Central de regulação médica
Materiais e equipamentos
Anatomia e fisiologia
Biossegurança e doenças infecto contagiosas
Bioética no APH e aspectos legais
História do APH e estrutura local
Cinemática do trauma
Sinais vitais e diagnósticos
Avaliação primária
Avaliação secundária
Manobras de controle de vias aéreas
Ressuscitação cardiopulmonar e uso de Desfibrilador Externo Automático DEA
Ferimentos, hemorragias e choques
Trauma músculo esquelético
Trauma crânio encefálico e trauma de face
Trauma raquimedular
Trauma de tórax
Trauma abdominal
Preparação de medicamentos
Queimaduras e lesões produzidas pelo frio
Intoxicações
Acidentes com animais peçonhentos
Emergências clínicas respiratórias e abdominal
Emergências pediátricas e geriátricas
Emergências obstétricas
Emergências cardiovasculares e neurológicas
Acidente com múltiplas vítimas AMUV
Técnicas de imobilização e transporte
Radio comunicação
Emergências com produtos perigosos
Resgate veicular
Resgate aeromédico
Sistema de comando de incidentes SCI
Emergências aquáticas
Combate à incêndio
Resgate em altura
Resgate em áreas remotas
Simulados de atendimento
Avaliações teóricas e práticas
Estágios curricular
http://www.mastt.com.br/curso-socorrist ... to-alegre/
Não sei.

Mas o que eu sei que é uma bela carreira.

Trabalho com o direito e sou feliz. Contudo, "em uma proxima" vida com certeza poderia ser socorrista.

Acho mt top louvável a profissão, junto com bombeiro.

Abs e boa sorte.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

terroso
Contato:

Re: Curso de Socorrista - O que acham ?

Mensagem por terroso » 18 Fev 2016 08:38

VagabondMusashi escreveu:Campeao, o que eu posso te dizer eh que...... tem que ser uma vocacao, um chamado mesmo, porque o custo emocional eh durissimo.
Voce vai ver e lidar com muita dor, coisas horriveis. No hospital eu escuto historias..... voce eh a linha de frente diante das situacoes mais horrendas que alguem pode viver. Vai chegar em acidentes todos os dias e ver criancas de 5 anos decapitadas, ou em pedacos. Vai ver acidentes de moto nos quais a vitima escorrega no pavimento como um ralador de carne por dezenas de metros..... vai ver inumeras pessoas morrerem sob seus cuidados, gemendo de dor e pavor. Vai ouvir coisas como "nao me deixa morrer, por favor".

Tem que ser muito guerreiro pra se dispor a estar la neste momento, dia apos dia, como uma carreira. O custo eh alto mas se eh tua vocacao, muito obrigado e va com Deus pois precisamos de gente como voce.
Com certeza tem que ter muito sangue frio, não se pode deixar se abalar e fazer sempre o melhor na situação de resgate. Acredito que eu tenha, mas claro, no momento real que vale.
Se é minha vocação não sei ainda, mas acredito que não exista nada melhor que poder ajudar uma vida, então é algo eu que possa fazer para ajudar os outros.

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 18 Fev 2016 10:43

Tenho profunda admiração e respeito por quem é socorrista!
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

rafaelratão
Contato:

Mensagem por rafaelratão » 18 Fev 2016 12:20

Quanto a salário brother, se vc o fizer pensando nisso ta fudido...

Até ano passado trabalhei na maior empresa daqui de SP (particular) na área... O salário médio a que se pagava era de 1.300 + insalubridade (20% do salario mínimo)... Se vc o fizer por paixão a profissão pode ser, mas pensando em grana, o total vai aos seus R$ 1.500

Guardeiro_123
Contato:

Mensagem por Guardeiro_123 » 18 Fev 2016 12:31

cara, o curso "padrão ouro" é o PHTLS, vê se esse curso tem algum certificado do PHTLS..

sobre o salário, eu tinha um colega na medicina que é técnico em enfermagem e trabalhava como socorrista, ele tirava uns 3k por mês, mas a rotina era beeeem puxada

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 28 Fev 2016 20:45

Vou mandar um email sobre o certificado PHTLS, pelo menos no site não encontrei.
Sobre o salário, pelo que pesquisei infelizmente é pouco, até porque se está salvando vivas, poderia ser mais valorizado, enfim...

O curso que quero fazer começa em março, mas ainda não foi confirmado por falta de alunos, para fechar turma tem que ter no mínimo 15.

Responder