Ajuda dos advogados do fórum

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
brunodsr
Contato:

Ajuda dos advogados do fórum

Mensagem por brunodsr » 22 Fev 2016 23:48

Galera, tô numa situação bosta danada. Eu sofri um acidente de trânsito há um tempo. E como o outro condutor estava errado e não quis arcar com o prejuízo, em posse do laudo e todas as evidências, procurei um advogado e acionei a justiça.
Cheguei a comparecer a uma audiência, mas a outra parte não foi e a audiência foi remarcada. Só que o juizado entrou em recesso, depois passou por reforma e o meu advogado ficou de me passar a data da nova audiência.
Passou um tempo, perguntei pela data, mas ele falou que ainda não tinham e tal. E assim seguiu todo o decorrer do ano passado. Até que no final do ano, ele me falou que a audiência estaria marcada para o início desse ano.
Pois bem, acabei de procurar o cara novamente e sem resposta. Fui consultar o meu processo e lá consta que eu abandonei a causa desde o meio do ano passado e o processo foi arquivado. Daí eu tenho duas perguntas:
1. Existe alguma forma de reabrir esse processo?
2. Onde eu posso reclamar meus direitos junto a esse filho da puta desse advogado?

Tem um detalhe a mais aí no bolo. Trata-se do meu cunhado.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

tiagosouza
Contato:

Re: Ajuda dos advogados do fórum

Mensagem por tiagosouza » 23 Fev 2016 00:30

Rapaz,
não sei muito dessa área, mas em regra, no juizado especial, quando há o abandono pode sim ser reproposta a ação, apenas tem que pagar as custas do processo abandonado para que possa repropor a ação.
não sei se vale a pena brigar com seu cunhado por isso, mas pense na possibilidade, acaso queira levar isso pra frente, de conversar com ele para que ele pague as custas do processo encerrado. De repente resolveria para os dois!!

Mr.Vicem
Contato:

Mensagem por Mr.Vicem » 23 Fev 2016 00:55

O q acho estranho é q, sendo Juizado, o não comparecimento do réu implica em revelia, ou seja, já na primeira audiência vc já deveria ter ganho a ação, já q, pelo q vc diz, tinha provas contundentes (laudo) de q o cara era o culpado. Muito estranho q tenham remarcado, salvo se o réu não tenha sido encontrado, não tenham expedido a carta de citação, ou qqr outro motivo.

Qnt aos quesitos em si, acrescento q, quanto as custas q vc teria que pagar para ingressar com a nova ação (caso tenha sido condenado) somente incidiriam se vc não fosse pra audiência, pq aí a condenação é obrigatória, porém, vc pode fazer um pedido de Justiça gratuita e se livrar dessa penalidade. Agora, se não foi extinto o processo pelo não comparecimento na audiência, mas por qqr outra causa, não tem condenação em custas, então pode ajuizar novamente, inclusive sem advogado se o valor se limitar a 20 salários mínimos.

Faz três orçamentos atualizados dos danos q vc teve no seu veículo, caso ainda não tenha reparado, ou, se já consertou, leva os comprovantes de pagamento pra pedir o reembolso.
Vi veri veniversum vivus vici

linus_sp

Mensagem por linus_sp » 23 Fev 2016 02:37

Imagem

Eu falei para você não se meter com advogado pilantra,

Há uns 15 anos um amigo contratou um advogado para resolver uma questão que ele tinha com uma empresa.

O caso foi desenrolando, mas chegou um ponto que meu amigo precisava que o advogado mandasse o contrato ou algo do tipo (não lembro direito o que era).

Ele ligava pro cara direto e nada do cara mandar, ele sempre falava que ia mandar amanhã, que ia mandar na próxima semana, até o dia que meu amigo se enche e liga pro cara e fala que não podia mais esperar e o advogado responde:

Quer saber, eu já te mandei. Está aqui na minha lista que eu já te enviei então está tudo resolvido. Não me enche mais o saco.

O cara não tinha mandado, ele só falou isso para mostrar o quanto ele estava pouco se ferrando pro meu amigo ou para o caso.

Tem muito advogado pilantra, mas muito mesmo. Precisei uma vez para um negócio e os caras vinham secos para ganhar o máximo possível, nunca me passavam uma estimativa de quanto iria sair, sempre começava em X, mas poderia ser Y, Z ...W... as vezes poderia custar 10 vezes mais no final...

Desde então fiquei com o pé atrás até que conheci um muito bom indicado por um amigo.

Zé Tempero
Contato:

Mensagem por Zé Tempero » 23 Fev 2016 05:42

Se houve pedido de assistência judiciária gratuita no seu processo, e o juiz o deferiu, vc não pagaria sequer as custas processuais.

Se a outra parte não foi encontrada no endereço, vc tem que procurar o endereço correto, ou pedir a citação por edital, mas isso somente consultando o processo para saber.

E vc pode ingressar com nova ação, sem problema, pois a extinção dela com certeza foi sem resolução do mérito, mas por abandono.veja com seu novo advogado a razão da extinção, o porquê do abandono da causa. Pode haver vários motivos pra isso.

E é foda a quantidade de advogado picareta mesmo.

Tonho
Contato:

Mensagem por Tonho » 23 Fev 2016 06:00

Bom se o cara é seu cunhado vejo a situacao de duas maneiras:
Se vc come a irma a irma do cara, passa areia no pau e manda no rabo dela;
Se ele come sua irma ai champz duplo fatality pro cara rs

Sent from my iPhone using Tapatalk

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 23 Fev 2016 08:15

Alguns esclarecimentos:
1. A audiência foi remarcada duas vezes, porque a empresa (a outra parte) mudou de endereço e eles não conseguiram localizá-los
2. O valor da causa é relativamente baixo (3~5k)
3. O que me deixou muito puto nessa história nem é o valor, mas a outra parte sair ilesa
4. Eu mosquei, porque deveria ter consultado o processo antes. Ao invés disso, fiquei no pé do fdp do meu cunhado (que é casado com a minha irmã)
5. Hoje cedo ele falou que vai ver "que informação é essa"

Mais tarde eu vou ligar pra saber qual é. Mas muito provavelmente eles remarcaram a audiência e nós faltamos. Daí deram como desistência de causa. Mesmo puto da vida com o meu cunhado, não sei se vale a pena levar isso adiante. Isso que dá envolver família. A vontade que dá é procurar a OAB, mostrar as mensagens trocadas com o fdp, inclusive onde ele afirma que minha audiência tá remarcada pra o início desse ano, quando essa porra já tava arquivada.

Obrigado pela força aí, galera!
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

okocha
Contato:

Mensagem por okocha » 23 Fev 2016 09:01

Juizado especial vc entra sem precisar de advogado e de forma gratuita, pra casos pequenos nem rola pagar advogado.
Já rodei em um caso parecido com o seu, bati o carro, eu estava certo, acionei uma advogada lixo que abandonou a causa e disse que foi culpa minha, acabei brigando com ela mas não levei a diante a situação.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Lorde
Contato:

Mensagem por Lorde » 23 Fev 2016 09:02

Que a classe me desculpe, mas Advogado é foda.

Depois que mordeu a grana não tem mais processo que anda... claro q tem exceções,más estão quase no nível da nossa classe política ...

Uma coisa que citaram aí, é denunciar a OAB, o que quase ninguém faz ou sabe que é possível...

Agora se tem algo que realmente aprendi é não misturar negócios e família...

Minha família (tios , primos...) é toda dividida devido a negócios financeiros, é um q botou outro na justiça, é outro q levou vantagem ali...de tal maneira q para ter a família unida agora só em enterro...

Cova
Contato:

Mensagem por Cova » 23 Fev 2016 13:11

brunodsr escreveu:Alguns esclarecimentos:
1. A audiência foi remarcada duas vezes, porque a empresa (a outra parte) mudou de endereço e eles não conseguiram localizá-los
2. O valor da causa é relativamente baixo (3~5k)
3. O que me deixou muito puto nessa história nem é o valor, mas a outra parte sair ilesa
4. Eu mosquei, porque deveria ter consultado o processo antes. Ao invés disso, fiquei no pé do fdp do meu cunhado (que é casado com a minha irmã)
5. Hoje cedo ele falou que vai ver "que informação é essa"

Mais tarde eu vou ligar pra saber qual é. Mas muito provavelmente eles remarcaram a audiência e nós faltamos. Daí deram como desistência de causa. Mesmo puto da vida com o meu cunhado, não sei se vale a pena levar isso adiante. Isso que dá envolver família. A vontade que dá é procurar a OAB, mostrar as mensagens trocadas com o fdp, inclusive onde ele afirma que minha audiência tá remarcada pra o início desse ano, quando essa porra já tava arquivada.

Obrigado pela força aí, galera!
Bruno, quando o autor falta a qualquer das audiências no sistema dos Juizados o processo é arquivado e a parte é condenada ao pagamento das custas processuais.
Nesse caso você precisa ver se vocês foram efetivamente intimados da data da audiência. Se seu advogado foi intimado já será um ato válido, pois, provavelmente, na procuração que você deu a ele consta o poder para receber intimações.
Você também precisa ver se houve o deferimento de assistência judiciária gratuita, para não ter que pagar as custas.
Por fim, para ajuizar a nova ação você precisa do endereço atualizado do réu. Não existe citação por edital nos Juizados Especiais.

mendonka
Contato:

Mensagem por mendonka » 23 Fev 2016 13:26

provavel que o processo foi arquivado adminstrativamente, ou seja, é passível de desarquivamento.

leva o caso pra OAB.

Faz teu cunhado assinar uma renuncia de poderes junta no processo e contrata outro...
Imagem

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 23 Fev 2016 13:27

Cova escreveu:Bruno, quando o autor falta a qualquer das audiências no sistema dos Juizados o processo é arquivado e a parte é condenada ao pagamento das custas processuais.
Nesse caso você precisa ver se vocês foram efetivamente intimados da data da audiência. Se seu advogado foi intimado já será um ato válido, pois, provavelmente, na procuração que você deu a ele consta o poder para receber intimações.
Você também precisa ver se houve o deferimento de assistência judiciária gratuita, para não ter que pagar as custas.
Por fim, para ajuizar a nova ação você precisa do endereço atualizado do réu. Não existe citação por edital nos Juizados Especiais.
Tá aí a ordem cronológica do negócio (As últimas):
22/04/2015 10:32
Arquivado Definitivamente
21/04/2015 06:13
Extinto o processo por abandono da causa pelo autor
10/04/2015 07:55
Conclusos para julgamento
06/04/2015 10:15
Expedição de Aviso de recebimento (AR).
18/12/2014 08:09
Juntada de outros (documento)
16/12/2014 09:36
Expedição de Outros documentos.
16/12/2014 09:29
Audiência una redesignada para 10/04/2015 07:30 16º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Capital - Turno Manhã - 07:00h às 13:00h.
Eu falei com o meu cunhado hoje cedo e ele ficou de entender o que aconteceu e tal (lá vem história). Mais tarde eu devo passar lá pra ver qual é... :fuyou_2:

Lorde
Contato:

Mensagem por Lorde » 23 Fev 2016 13:41

brunodsr escreveu:Tá aí a ordem cronológica do negócio (As últimas):

Eu falei com o meu cunhado hoje cedo e ele ficou de entender o que aconteceu e tal (lá vem história). Mais tarde eu devo passar lá pra ver qual é... :fuyou_2:
Bruno ,já diz o ditado " Se cunhado fosse bom..." :))

JorgeMacaco
Contato:

Mensagem por JorgeMacaco » 23 Fev 2016 13:54

Pode ajuizar novamente sem problema. Acho que no juizado pode até 3 vezes. A extinção foi sem análise do mérito, então o assunto ainda é passível de discussão sem qualquer restrição.

Quanto ao advogado, você pode fazer duas coisas (não excludentes entre si): 1 - Denunciar ele na OAB; 2 - Ajuizar uma demanda contra ele pedindo indenização pelos danos que você sofreu.
Imagem

Responder