Cachaça: Curiosidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Hall
Contato:

Cachaça: Curiosidades

Mensagem por Hall » 05 Jul 2014 14:17

Imagem

A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil, tipicamente do nosso país e utilizada no preparo do coquetel Caipirinha (famoso internacionalmente). Em diversos países, a cachaça é conhecida como o rum brasileiro, apesar de existir claras diferenças na produção dos dois.

Além disso, também existem algumas controvérsias quanto à etimologia da palavra, já que não sabe exatamente qual é a origem do termo “cachaça” (e muitas histórias publicadas na internet também dificultam esse processo). Então prepare para descobrir algumas curiosidades interessantes sobre essa bebida nacional logo abaixo:

1 – O rum brasileiro?
Chamar a cachaça de rum brasileiro não está de todo errado, já que as duas bebidas provem da cana de açúcar. Contudo, a cachaça é destilada a partir do caldo de cana fermentado, que possui aproximadamente entre 38% e 54% de álcool. Apesar de o rum também ser feito da cana, ele é destilado a partir de produtos derivados da cana, como o melaço, enquanto a cachaça é derivada diretamente da própria cana de açúcar.

2 – A origem da palavra
Existem diversas histórias que procuram explicar a origem do termo cachaça, sendo que algumas são um tanto divergentes. A mais comum é a de que cachaça era o nome dado à primeira espuma que subia à superfície do caldo de cana que estava sendo fervido (fornecida aos animais ou descartada). A segunda espuma era consumida pelos escravos, principalmente depois que fermentasse, e que depois também passou a ser denominada cachaça.

3 – A bebida dos escravos
A cachaça existe há aproximadamente 400 anos e os seus primeiros consumidores foram os escravos africanos no Brasil. Eles bebiam o líquido para dar energia no decorrer do dia e aliviar um pouco o árduo trabalho que enfrentavam diariamente. Em 1663, o produtor de açúcar João Fernando Vieira disse que os escravos só trabalhariam depois de beber suas doses diárias de cachaça.

Em 1780, o governador do Estado de Minas Gerais afirmou que a cachaça era uma das bebidas básicas dos escravos. Com o passar do tempo, outras classes sociais se renderam ao gosto da bebida, que então se popularizou entre todas as camadas de sociedades do Brasil.

4 – Orgulho nacional
Hoje, a cachaça é um dos símbolos nacionais, principalmente devido às suas origens e pelo fato de ter se popularizado entre todas as classes sociais (e por também ter conquistado o mundo). Poucos sabem que em 13 de setembro 1744, os portugueses baniram totalmente o consumo da bebida no país, preocupados com o sucesso da aguardente. Hoje, é nesse dia que se comemora o Dia Nacional da Cachaça como forma de relembrar o Brasil Colonial e o sucesso da bebida.

5 – Animais bêbados
De acordo com um artigo de James Beard, publicado em 1959, em algumas localidades os perus eram alimentados à força com doses de cachaça antes do abate, já que os produtores acreditavam que “um peru bêbado é um peru relaxado, e um peru relaxado é um peru mais delicioso”.

6 – Consumo genuinamente brasileiro
De acordo com estatísticas das nossas fontes, 99% da cachaça produzida e consumida fica essencialmente no Brasil. Aproximadamente 85 milhões de garrafas de cachaça são consumidas todos os anos, sendo praticamente todo esse número aqui no nosso país. Em 2007, os Estados Unidos importaram mais de mil caixas de cachaça, sendo que um acordo entre os dois países promete um comércio mais fácil de bebidas alcoólicas.

Segundo o historiador de cocktails David, o Brasil não foi muito inteligente em realizar um marketing internacional da sua bebida mais típica, apesar de mesmo assim a cachaça ter se tornado popular em outros locais.

7 – Esse comercial de John Travolta

phpBB [video]

O ator John Travolta participou desse comercial da Ypióca, chamado de “Vamos Brasilizar”. O resultado, no mínimo, ficou engraçado. O que você achou?

8 – Sinônimos de cachaça não faltam
A cachaça possui muitas variações em todo território nacional, porém essencialmente é a mesma bebida. Contudo, existem diversos nomes que designam o líquido fermentado da cana de açúcar. Entre alguns deles, podemos listar os mais populares (que mudam conforme o estado): abençoada, água benta, água bruta, aguardente, águas de setembro, baronesa, brasileira, cana, conhaque brasileiro, danada, dona branca, espírito, esquenta por dentro, imaculada, gasolina de garrafa, pinga, pura, entre muitas outros. E você, conhece cachaça por algum outro nome também?

http://www.megacurioso.com.br/bebidas-a ... achaca.htm
Imagem

jj4life
Contato:

Re: Cachaça: Curiosidades

Mensagem por jj4life » 07 Jul 2014 08:43

Hall escreveu:Imagem

8 – Sinônimos de cachaça não faltam
A cachaça possui muitas variações em todo território nacional, porém essencialmente é a mesma bebida. Contudo, existem diversos nomes que designam o líquido fermentado da cana de açúcar. Entre alguns deles, podemos listar os mais populares (que mudam conforme o estado): abençoada, água benta, água bruta, aguardente, águas de setembro, baronesa, brasileira, cana, conhaque brasileiro, danada, dona branca, espírito, esquenta por dentro, imaculada, gasolina de garrafa, pinga, pura, entre muitas outros. E você, conhece cachaça por algum outro nome também?

http://www.megacurioso.com.br/bebidas-a ... achaca.htm
Branquinha!

Foi se o tempo em que beber cachaça era coisa de "cachaceiro". Hoje em dia, beber cachaça ficou chique.
Imagem

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 07 Jul 2014 17:36

Velho Barreiro News hahahahah

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 08 Jul 2014 10:54

Confesso que as vezes é bom tomar um talagaço de cachaça boa.

Caipirinha de cachaça é mil vezes melhor do que com vodka.

Tempos atrás experimentei a cachaça Anísio Santiago, puta que pariu que coisa boa!
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 08 Jul 2014 12:38

Eu curto uma canhacinha boa, de preferência artesanal (alambique). Na verdade nem posso sentir cheiro de cachaça industrial, tipo 51 e velho barreiro, me dá ânsia de vômito, não sei pq. Dessas, só a Ypióca eu encaro. Agora uma cachacinha mineira artesanal, hummm, dá até agua na boca ^:)^ .
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 12 Jul 2014 21:57

Curto uma cachaça boa tb.

La de MG recomendo Anísio Santiago e Chico mineiro, mas boas mesmos são as autênticas de alambique.

O cheiro eh maravilhoso!

Tenho uma.amiga que vende cachaça artesanal, é minha fornecedora oficial kkk

Agora tb gosto de curtir a branquinha.

E a mais gostosa é quando curto na guavira (frutinha do cerrado tb conhecida como guabiroba), essa bivha aqui:

Imagem

Essa aqui eu e meu pai fizemos:

Imagem
Imagem

J Luc
Contato:

Mensagem por J Luc » 13 Jul 2014 10:07

Dama da Noite, anotem aí esse nome!

Eh da minha terra, eh um primo do meu pai q fabrica, eh boa demais... Hall e a galera de BSB, terá a oportunidade de exprementar, quando inaugurar meu buteco...

E olha q de cachaça eu entendo um pouco, meu pai fabricava, vendeu por muito tempo... Quando morei em MOC, não saia de Salinas... E pra fechar com chave de ouro, ah umas duas semanas, conheci em Bom Jesus da Lapa BA, o Tony Rodriguez, o maior cachaceiro do mundo... lol... Figuraça, pra quem não conhece, só digitar aí no Google, o nome dele...

Abs!!!!

GaloForte
Contato:

Mensagem por GaloForte » 17 Jul 2014 13:32

Gabriel escreveu:Confesso que as vezes é bom tomar um talagaço de cachaça boa.

Caipirinha de cachaça é mil vezes melhor do que com vodka.

Tempos atrás experimentei a cachaça Anísio Santiago, puta que pariu que coisa boa!
Ahhh, tá aí uma coisa q eu adoro...

Pode parecer causo de cachaceiro, mas um filho do Anísio Santiago trabalha na mesma empresa que eu. Certa vez, estavamos em treinamento em um hotel e fomos até o quarto dele para apreciar uma "marvada". Ele nos deu uma dose da garrafa rotulada (que eu nunca tinha bebido) e, obviamente, elogiei demais. Aí ele tirou da mala dele uma garrafinha de água mineral e me falou assim: "se vc gostou dessa, vc tem q provar essa aqui... da reserva pessoal da família!"

Só te digo uma coisa: "Rapaz!!!!!!!"

Rivaille
Contato:

Mensagem por Rivaille » 19 Jul 2014 15:39

Acabei de finalizar uma seletinha que tinha aqui em casa...

Quando minha família tinha um sítio o vizinho tinha um alambique o cheiro e o sabor da cachaça dele era coisa de outro mundo!

No mais Cachaça whisky vodka boa tudo puro nois bebe tudo aqui em casa! kkkk

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 21 Jul 2014 14:39

Tomei essa cachaça com mel vindo do Piauí.

Cachaça mangueira.

Muito boa.

Imagem
Imagem

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 21 Jul 2014 17:05

Po, essa da "reserva familiar" do Anísio Santiago deve ser muito boa, pqp.
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

Responder