Rs, vc sentiu que eu fiz uma acusação montfort? E como o resto foi mimimi?Montfort escreveu:"Superior" fica por sua conta.
Caso o senhor não saiba, o "ônus da prova cabe a quem acusa". Como eu disse, é simplesmente impossível fazer uma comparação que não existe. Tenho alguns livros sobre mitologia e ciências egípcias (entre eles, o obra mestra La Révélation d'Hermès Trimégiste, de A.-J. Festugière) e, em nenhum deles há sequer algo que se aproxime das acusações (Exatamente, pois a única coisa que li foram acusações, e a única comparação aproximada foi eu quem forneci, de resto, só). Muito pelo contrário...
Se quiser, mais acessível e direto, o sr também pode consultar o parecer do perito em história antiga Fustel de Colanges e sua obra clássica "A cidade Antiga". O cap. III, livro V versa todo ele sobre o rompimento que o Cristianismo causa aos antigos ritos pagãos. (Só lembrando que, apesar desse livro ser sobre as cidades grego-romanas, essas civilizações muito se influenciaram pelo paganismo oriental).
E antes q surja a dúvida, alguns católicos proeminentes eram envolvidos com o paganismo egípcio, como Cosimo de Medici, que aplicou grande fortuna nas traduções de Hermes Trimegisto (Thot, para os egípcios) e, com isso e outras contribuições financeiras (há um grande mosaico de Hermes T. no solo da catedral de Siena. Veja a imagem), foi o grande patrono do Renascimento italiano. E as crenças de alguns homens (por mais poderosos que sejam) afetaram em quê a ortodoxia católica? ABSOLUTAMENTE NADA!
De resto, peça a Deus mais paciência e também um pouquinho de boa vontade.
Falei sobre a cabala, falei sobre Isis e falei sobre osiris.
Falei sobre a cruz cabalística, sobre o big bang.
Obviamente causa um rompimento com os ritos pagãos, do contrário qual seria o objetivo?
Simplesmente vim falar que sim, o catolicismo possui sim influencias pagãs. Por exemplo a alusão ritualística da missa a adoração dos 4 elementos, seja com a agua benta, o incenso, as cinzas, as velas..
No mais o "superior" que fique por minha conta, afinal você começa o argumento com "espero não deixar mais duvidas, vc merecia uma explicação mas agora to sem tempo, então que vc entenda uma coisa qualquer". Sei lá, acho essa postura desnecessária, já que:
-Foi meu ponto de vista e não uma acusação;
-Fui educado (como sempre sou, inclusive com os clones);
As influências estão aí, só não vê quem não quer, pouco importa se existia um culto a osiris ou não, o mito existia antes de Cristo e são semelhantes.
Assim como há semelhança com krishna que nasceu de uma virgem;
E os tres reis que visitaram Yeshua eram reis MAGOS e em número 3 que podem simbolizar as 3 partes do conhecimento de Hermes/Thot;