
“Não sou folgado, mas quero ficar mais apertado. As mulheres costumam fazer (na parte da frente), eu vou fazer lá atrás. Para poder fechar mais um pouco. Não que eu seja folgado, mas eu quero ficar mais apertado.”
Segundo o coloproctologista Danilo Munhóz, a cirurgia anal pode ter objetivos funcionais ou estéticos. Funcionalmente, é indicada para casos de frouxidão, escapes de gases ou fezes. Esteticamente, atende quem se incomoda com a aparência ou sensação de abertura da região.
“Como qualquer cirurgia íntima, existem riscos: infecção, sangramento, dor intensa no pós-operatório e, se apertar demais, dificuldade para evacuar, fissuras e até prejuízo no prazer e na função do ânus”, explica o médico.
Ele alerta que o procedimento faz sentido apenas em situações específicas, como incontinência anal, sequelas de parto, lesões pós-cirúrgicas ou flacidez que afete função ou autoestima. Para quem sente perda de “aperto” durante o sexo anal, Munhóz recomenda avaliação completa com especialista antes de considerar a cirurgia. Alternativas menos invasivas, como fisioterapia pélvica, ajustes de lubrificação e cuidados com o preparo das relações, podem ser eficazes.
Valores.
O influenciador e campeão de “A Fazenda”, Rico Melquiades, que defendeu em suas redes sociais o direito à “manutenção” estética de sua região íntima, pode investir uma quantia significativa no procedimento que visa o aperto da região anal.
O chamado Perineoplastia ou a combinação de procedimentos estéticos e cirúrgicos na região anal (que visam o estreitamento e a melhoria da função muscular) apresentam um custo que pode variar bastante no Brasil.
Embora os valores citados para a Labioplastia (procedimento íntimo feminino) girem em torno de R$ 9.000 a R$ 30.000 no país, o custo de procedimentos na região anal, como o laser ou a cirurgia de Perineoplastia, pode se alinhar a essa faixa de preço, dependendo da clínica, do profissional e da complexidade da intervenção desejada. A intervenção reflete a busca por autonomia corporal que o influenciador fez questão de destacar em sua resposta aos críticos.
A polêmica surgiu após o influenciador abordar, de maneira indireta e com termos populares, um procedimento que faria em sua genitália. “Gente, vamos alinhar uma coisa aqui: o TCBA é meu, tá? Se eu quero dar uma apertadinha nele, é porque eu estou precisando!”, declarou, em uma crítica direta à curiosidade excessiva.

