Sharivan escreveu: ↑10 Nov 2023 17:24
Eu curto muito carro preparado, desde as alterações mais simples até as mais absurdas, mas nem por isso vou negar o óbvio: é muita ingenuidade o pessoal acreditar que, salvo raríssimas exceções, um remap paralelo vai oferecer uma configuração melhor do que a desenvolvida pelo fabricante, que demandou toda uma equipe técnica, ene estudos e testes. Quando se faz alterações que implicam numa maior potência e/ou torque se sacrifica outras coisas, seja um maior consumo, maior poluição, redução da vida útil de componentes eletrônicos e mecânicos e etc. Em se tratando de engenharia mecânica, regra geral, não existe "ganha-ganha", uma coisa sempre se dá em sacríficio de outra. Então, se você não "precisa" de um maior desempenho e não quer se incomodar, deixa quieto.
Você não está errado, mas existem outros motivos que as montadoras tem que vão além da performance, economia de combustível e durabilidade como, por exemplo, o nível de emissões além do permitido, a segurança e até o posicionamento mercadológico de determinado veículo. O maior exemplo é o famoso motor EA888 da Volks/Audi, que equipa SUV familiares como a Tiguan, Audi Q3, Audi Q5, sedãs como o Passat, Jetta e Audi A3, esportivos como o Golf GTI, Audi S3 etc. e até mesmo o Porsche Macan de entrada. O bloco é exatamente o mesmo, mas o motor rende desde 220cv na terceira geração até 285cv no Porsche e 310vc no Audi S3. É como se a própria montadora fizesse uma preparação do carro. Lógico que podem mudar alguns componentes para tanto. Algumas preparadoras tem chancela da fábrica para fazer as modificações, como a Oettinger da Volks, Audi e Porsche, a Brabus da Mercedes e a AC Schnitzer para BMW e Mini. A própria AMG, antes de se tornar marca da própria Mercedes, era uma preparadora independente. Em muito casos acredito que essas preparadoras não façam nada muito além de uma reprogramação de ECU.
Edit: a Tiguan que lançou essa semana foi capada pela montadora para 187 cavalos por conta das normas de emissão dos EUA, para onde o carro é exportado. É praticamente o mesmo motor.