CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

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Kabeça Grande BJJ
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Nov 2023 11:33

Sharivan escreveu:
09 Nov 2023 14:16
Fazer só o remap em motores aspirados, quase sempre, não traz ganhos reais. Não compensa! Sobre essa questão diesel-gasolina, pelo menos para veículos mais pesados, até onde eu sei, ainda vale bem mais a pena as versões a diesel, pois costumam entregar mais torque em baixa e média rotações e oferecem um consumo muito melhor, principalmente para quem gosta de andar mais "chutado".
Eu ando mais devagar que uma velha. Meu negócio é chegar e aproveitar o caminho mesmo.
Sobre o consumo realmente, se comparar mesmo modelo e ano, é muito melhor, além do motor durar mais. Mas o seguro, preço do diesel e manutencao já fazem pela primeira vez a possibilidade ser considerada.
Enfim, aproveitem motores a diesel enquanto é tempo.
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Sharivan
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Sharivan » 10 Nov 2023 15:10

Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Nov 2023 11:33
Eu ando mais devagar que uma velha. Meu negócio é chegar e aproveitar o caminho mesmo.
Sobre o consumo realmente, se comparar mesmo modelo e ano, é muito melhor, além do motor durar mais. Mas o seguro, preço do diesel e manutencao já fazem pela primeira vez a possibilidade ser considerada.
Enfim, aproveitem motores a diesel enquanto é tempo.
Cara, então não compensa mexer em nada não, deixa original e boa! Se você anda pouco, pega um flex mesmo; se anda bastante, daí já acaba compensando um que seja a diesel.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

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Kabeça Grande BJJ
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Nov 2023 15:47

Sharivan escreveu:
10 Nov 2023 15:10
Cara, então não compensa mexer em nada não, deixa original e boa! Se você anda pouco, pega um flex mesmo; se anda bastante, daí já acaba compensando um que seja a diesel.
Simples assim. vou confiar mais nos engenheiros da Mistubishi e parar de inventar.
Valeu pelas ideias!
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por SKYWALKER » 10 Nov 2023 15:55

Monsoon escreveu:
07 Nov 2023 14:30
Fazer sair fogo do escapamento estraga alguma coisa? Dá pra fazer sair fogo do escapamento de moto também?
Mestre esse seu fogo no rabo ainda vai te causar problemas, aproveite o mês de novembro e vai verificar o teu escapamento com o toque.
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Sharivan » 10 Nov 2023 17:24

Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Nov 2023 15:47
Simples assim. vou confiar mais nos engenheiros da Mistubishi e parar de inventar.
Valeu pelas ideias!
Eu curto muito carro preparado, desde as alterações mais simples até as mais absurdas, mas nem por isso vou negar o óbvio: é muita ingenuidade o pessoal acreditar que, salvo raríssimas exceções, um remap paralelo vai oferecer uma configuração melhor do que a desenvolvida pelo fabricante, que demandou toda uma equipe técnica, ene estudos e testes. Quando se faz alterações que implicam numa maior potência e/ou torque se sacrifica outras coisas, seja um maior consumo, maior poluição, redução da vida útil de componentes eletrônicos e mecânicos e etc. Em se tratando de engenharia mecânica, regra geral, não existe "ganha-ganha", uma coisa sempre se dá em sacríficio de outra. Então, se você não "precisa" de um maior desempenho e não quer se incomodar, deixa quieto.
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Humpty Dumpty » 12 Nov 2023 17:05

Sharivan escreveu:
10 Nov 2023 17:24
Eu curto muito carro preparado, desde as alterações mais simples até as mais absurdas, mas nem por isso vou negar o óbvio: é muita ingenuidade o pessoal acreditar que, salvo raríssimas exceções, um remap paralelo vai oferecer uma configuração melhor do que a desenvolvida pelo fabricante, que demandou toda uma equipe técnica, ene estudos e testes. Quando se faz alterações que implicam numa maior potência e/ou torque se sacrifica outras coisas, seja um maior consumo, maior poluição, redução da vida útil de componentes eletrônicos e mecânicos e etc. Em se tratando de engenharia mecânica, regra geral, não existe "ganha-ganha", uma coisa sempre se dá em sacríficio de outra. Então, se você não "precisa" de um maior desempenho e não quer se incomodar, deixa quieto.
Você não está errado, mas existem outros motivos que as montadoras tem que vão além da performance, economia de combustível e durabilidade como, por exemplo, o nível de emissões além do permitido, a segurança e até o posicionamento mercadológico de determinado veículo. O maior exemplo é o famoso motor EA888 da Volks/Audi, que equipa SUV familiares como a Tiguan, Audi Q3, Audi Q5, sedãs como o Passat, Jetta e Audi A3, esportivos como o Golf GTI, Audi S3 etc. e até mesmo o Porsche Macan de entrada. O bloco é exatamente o mesmo, mas o motor rende desde 220cv na terceira geração até 285cv no Porsche e 310vc no Audi S3. É como se a própria montadora fizesse uma preparação do carro. Lógico que podem mudar alguns componentes para tanto. Algumas preparadoras tem chancela da fábrica para fazer as modificações, como a Oettinger da Volks, Audi e Porsche, a Brabus da Mercedes e a AC Schnitzer para BMW e Mini. A própria AMG, antes de se tornar marca da própria Mercedes, era uma preparadora independente. Em muito casos acredito que essas preparadoras não façam nada muito além de uma reprogramação de ECU.

Edit: a Tiguan que lançou essa semana foi capada pela montadora para 187 cavalos por conta das normas de emissão dos EUA, para onde o carro é exportado. É praticamente o mesmo motor.

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Sharivan
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Sharivan » 13 Nov 2023 17:31

Humpty Dumpty escreveu:
12 Nov 2023 17:05
Você não está errado, mas existem outros motivos que as montadoras tem que vão além da performance, economia de combustível e durabilidade como, por exemplo, o nível de emissões além do permitido, a segurança e até o posicionamento mercadológico de determinado veículo. O maior exemplo é o famoso motor EA888 da Volks/Audi, que equipa SUV familiares como a Tiguan, Audi Q3, Audi Q5, sedãs como o Passat, Jetta e Audi A3, esportivos como o Golf GTI, Audi S3 etc. e até mesmo o Porsche Macan de entrada. O bloco é exatamente o mesmo, mas o motor rende desde 220cv na terceira geração até 285cv no Porsche e 310vc no Audi S3. É como se a própria montadora fizesse uma preparação do carro. Lógico que podem mudar alguns componentes para tanto. Algumas preparadoras tem chancela da fábrica para fazer as modificações, como a Oettinger da Volks, Audi e Porsche, a Brabus da Mercedes e a AC Schnitzer para BMW e Mini. A própria AMG, antes de se tornar marca da própria Mercedes, era uma preparadora independente. Em muito casos acredito que essas preparadoras não façam nada muito além de uma reprogramação de ECU.

Edit: a Tiguan que lançou essa semana foi capada pela montadora para 187 cavalos por conta das normas de emissão dos EUA, para onde o carro é exportado. É praticamente o mesmo motor.
Essencialmente, o mapeamento visa obter o melhor em termos de performance, consumo, durabilidade e emissões. Modelos diferentes que utilizam a mesma plataforma, algo tão famoso no grupo VW com os seus motores TSI, têm diferentes acertos eletrônicos pela própria necessidade decorrente de carrocerias diferentes (peso e aerodinâmica), diferentes transmissões/relações/acertos eletrônicos de câmbio, e, claro, o perfil do próprio modelo/versão (se mais voltado para performance, consumo ou mesmo robustez tendo em vista o mercado ao qual se destina). Então, na maior parte das vezes, o "mesmo" motor não é "capado" eletrônicamente por mero capricho não, tem muitas razões de ser envolvidas quando se adota uma configuração mais conservadora. Fora isso, é bastante comum um mesmo propulsor ter algumas peças mecânicas e sensores diferentes simplesmente por se tratar de um modelo/versão diferente, ano ou mesmo o local de fabricação e mercado de destino, afinal, até o clima impacta (e muito) num acerto eletrônico. Finalmente, a esmagadora maioria dos preparadores que eu conheço, costuma fazer mapas totalmente diferentes dos originais; até acontece de usarem algum mapa original de algum outro modelo ou versão mais agressivo como base, porém, ainda assim sempre fica bastante coisa para ajustar.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Humpty Dumpty » 13 Nov 2023 23:45

Sharivan escreveu:
13 Nov 2023 17:31
Essencialmente, o mapeamento visa obter o melhor em termos de performance, consumo, durabilidade e emissões. Modelos diferentes que utilizam a mesma plataforma, algo tão famoso no grupo VW com os seus motores TSI, têm diferentes acertos eletrônicos pela própria necessidade decorrente de carrocerias diferentes (peso e aerodinâmica), diferentes transmissões/relações/acertos eletrônicos de câmbio, e, claro, o perfil do próprio modelo/versão (se mais voltado para performance, consumo ou mesmo robustez tendo em vista o mercado ao qual se destina). Então, na maior parte das vezes, o "mesmo" motor não é "capado" eletrônicamente por mero capricho não, tem muitas razões de ser envolvidas quando se adota uma configuração mais conservadora. Fora isso, é bastante comum um mesmo propulsor ter algumas peças mecânicas e sensores diferentes simplesmente por se tratar de um modelo/versão diferente, ano ou mesmo o local de fabricação e mercado de destino, afinal, até o clima impacta (e muito) num acerto eletrônico. Finalmente, a esmagadora maioria dos preparadores que eu conheço, costuma fazer mapas totalmente diferentes dos originais; até acontece de usarem algum mapa original de algum outro modelo ou versão mais agressivo como base, porém, ainda assim sempre fica bastante coisa para ajustar.
Concordo com você, obrigado pela opinião. Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida, se me permite. A Strasse (representante da Oettinger no Brasil), tem uma preparação para Tiguan R-line que deixa o carro com 300cv e 40kg de torque, mas custa o olho da cara: 18 mil reais na época da gravação deste vídeo:
phpBB [video]


Eles dão 2 anos de garantia de motor. Você acha que uma preparação dessas é realmente muito mais bem feita do que os mapas "comuns" de outras preparadoras que custam no máximo uns 5 contos ou é só pela marca mesmo? Tenho a dúvida pois penso em fazer uma preparação dessas no futuro.

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Sharivan
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Re: CHIP x Reprogramação de Carro/Camionete

Mensagem por Sharivan » 14 Nov 2023 08:46

Humpty Dumpty escreveu:
13 Nov 2023 23:45
Concordo com você, obrigado pela opinião. Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida, se me permite. A Strasse (representante da Oettinger no Brasil), tem uma preparação para Tiguan R-line que deixa o carro com 300cv e 40kg de torque, mas custa o olho da cara: 18 mil reais na época da gravação deste vídeo:
Spoiler:
phpBB [video]
Eles dão 2 anos de garantia de motor. Você acha que uma preparação dessas é realmente muito mais bem feita do que os mapas "comuns" de outras preparadoras que custam no máximo uns 5 contos ou é só pela marca mesmo? Tenho a dúvida pois penso em fazer uma preparação dessas no futuro.
Cara, te confesso que não tô muito por dentro dessa representação da Oettinger aqui no Brasil, mas até onde eu sei, é uma preparadora bastante renomada na Europa. Por sinal, só de falar em tal nome já me vem à mente o Golf "sapão" que eles "faziam" (inclusive as alterações visuais) no comecinho dos anos 2000, diga-se de passagem dos mais bonitos que já vi (em revistas especializadas) até hoje!

São R$18.000,00 apenas para a reprogramação da central? Se sim, me parece um valor bem elevado, por mais que haja essa garantia. Num bom reprogramador, você, de fato, não vai pagar nem um terço desse valor. Tudo bem que não haverá garantia mas ainda assim a diferença de preço é gritante.

Imagem
Para ilustrar, o Golf by Oettinger mencionado acima.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

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