O rei do samba/pagode. Concordam?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
relâmpagomcqueen
Contato:

Re: O rei do samba/pagode. Concordam?

Mensagem por relâmpagomcqueen » 07 Fev 2022 17:52

Schuldiner escreveu:
07 Fev 2022 17:43
Ultimamente venho abrindo a mente para ouvir outros estilos e descobri os Originais do Samba, puta som da hora!
Fico pensando em como o Mussum foi um humorista tão foda que fez a carreira dele antes dos Trapalhões ser subestimada.
Pra quem entende do assunto, vocês não acham que era pra ele ser mais considerado dentro do estilo?
Cara, Originais do Samba, apesar do nome, é muito mais estilo Samba Rock. Estilo Jorge Ben, Funk como le gusta, Elza Soares, Seu Jorge, Paula Lima, Sambô. Adoro também, principalmente pra dançar.
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 07 Fev 2022 18:01

Garfield escreveu:
07 Fev 2022 17:09
Acho que são subestilos diferente.

Jorge aragão é mais para o que se acostumou chamar de pagode.

Esses são mais samba raiz mesmo.
Essa é uma discussão recorrente, tentar definir a diferença entre samba e pagode. De qualquer forma, Jorge Aragão é membro fundador do Fundo de Quintal, o maior grupo de samba da história, é compositor de samba enredo...

Ele é tão samba quanto samba se pode ser.

Garfield
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Garfield » 07 Fev 2022 18:08

The Griot escreveu:
07 Fev 2022 18:01
Essa é uma discussão recorrente, tentar definir a diferença entre samba e pagode. De qualquer forma, Jorge Aragão é membro fundador do Fundo de Quintal, o maior grupo de samba da história, é compositor de samba enredo...

Ele é tão samba quanto samba se pode ser.
Sim por isso eu disse se acostumou chamar, não falo isso como maneira pejorativa curto de tudo que é samba.

Pra mim tudo é samba, mas com subestilos diferentes, Fundo de Quintal só teve casca grossa em sua história, mas pra mim é mais puxado pro "pagode" (na época do Jorge Aragão).

Se for no Samba em geral ele é dos grandes, mas ai tem maiores realmente, alias é um estilo tão foda e cada um com suas caracteristicas tão marcantes que acho que só da para definir os que estão no Altar no Samba, mas o melhor fica dificil.
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!!!

"A questão ideológica é (...) mais grave, que a corrupção no Brasil." (Mito, Bolso)

Humpty Dumpty
Contato:

Mensagem por Humpty Dumpty » 07 Fev 2022 18:14

Acho que tem que dividir como o "melhor intérprete", "melhor compositor", "melhor instrumentista" etc.

Pra mim os maiores intérpretes do samba, de uma maneira geral, foram Jamelão, Emílio Santiago e Alcione.

Garfield
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Garfield » 07 Fev 2022 18:18

luizmma escreveu:
07 Fev 2022 17:41
Não, espero ter ajudado.
Kiko, não é arrogancia, eu adoro Jorge Aragão mas chamar ele de Rei do samba é falta de conhecimento da história do samba.
Ele é mto foda assim como o Almir Guineto e o Arlindo que é brilhante tbm mas ainda tão abaixo daqueles nomes que estão ali.
Isso que eu esqueci vários nomes é impossível fazer um top 5 pra mim.
Temos Jovelina Pérola Negra, Wilson Moreira, Elton Medeiros, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho, Paulinho da Viola que tbm é foda demais, vixi bicho tem muito cara mesmo, principalmente os do Partido Alto...
Arlindão da massa compôs mais musica do que eu ja toquei punheta na vida... O cara merece esta entre os maiores sim
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!!!

"A questão ideológica é (...) mais grave, que a corrupção no Brasil." (Mito, Bolso)

RedSkin
Contato:

Mensagem por RedSkin » 07 Fev 2022 19:09

Aqui no Rio tinha um cara muito bom, Reinaldo Gonçalves, mais conhecido como Reinaldo, O Príncipe do Pagode, faleceu em 2019.

Eu ia muito no Renascença Clube, e já tive o prazer de vê-lo se apresentando lá.

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 07 Fev 2022 20:01

Samba é foda, tem muito cara bom, difícil escolher um.

Fundo de Quintal tem/teve muito cara bom: Ubirany, Bira presidente, Arlindo, Sombrinha, Sereno, Jorge Aragão, Margio Sergio, Almir Guineto...

Aqueles DVDs "Quintal do Zeca" tem muito compositor sinistro.

Sou fã do Jorge Aragão, mas não considero ele o rei do samba não.

A que mais gosto dele (sou fã demais dessa música):

https://www.youtube.com/watch?v=HIqWdh60UvY

Alguns sambas de caras muito bons:

Luiz Carlos da Vila - Kizomba, a festa da raça
https://www.youtube.com/watch?v=ofkJXyZsnnw

Aroldo Melodia - O amanhã
https://www.youtube.com/watch?v=VAhvBkU-Haw

Aluizio Machado - Bum, Bum Paticumbum Prugurundum
https://www.youtube.com/watch?v=pSUUMiQ6ftw

Trio Calafrio - Conflito / Parabólica / Mary Lu
https://www.youtube.com/watch?v=kIvQdSzW2RY
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 07 Fev 2022 22:40

luizmma escreveu:
07 Fev 2022 17:41
Temos Jovelina Pérola Negra, Wilson Moreira, Elton Medeiros, Clementina de Jesus, Clara Nunes, Beth Carvalho, Paulinho da Viola que tbm é foda demais, vixi bicho tem muito cara mesmo, principalmente os do Partido Alto...
Não manjo muito de samba... Mas se eu fosse fazer uma Playlist teria que ter Joao Nogueira, Emilio Santiago, Benito de Paula e Jair Rodrigues ... Pq eles nao aparecem nessas listas de sambistas p4p?

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 08 Fev 2022 04:18

Humpty Dumpty escreveu:
07 Fev 2022 18:14
Acho que tem que dividir como o "melhor intérprete", "melhor compositor", "melhor instrumentista" etc.

Pra mim os maiores intérpretes do samba, de uma maneira geral, foram Jamelão, Emílio Santiago e Alcione.
Melhores intérpretes: Reinaldo, Almir Guineto e Candeia. Emílio Santiago é o melhor intérprete da música brasileira no geral, mas do samba, não sei.

Melhor compositor: Arlindo. Jorge Aragão e Almir Guineto talvez estejam junto. De norte a sul do Brasil, difícil achar uma roda de samba que não toque várias músicas dos 3, e músicas que em alguns casos já estão na boca do povo há mais de 40 anos.

Melhor instrumentista: aí fica difícil, depende do instrumento. Mas o tanto de obra em que o Arlindo colocou o banjo dele é um absurdo, o povo nem imagina. Desde o Fundo de Quintal em 1980 até toda a galera do chamado pagode 90 de São Paulo, ele gravou com todo mundo. Foram quase 20 anos como músico de estúdio tocando em praticamente todos os álbuns de sucesso gravados nesse período de tempo, no samba e no pagode. Arlindo deve ter umas 650 composições gravadas e mil participações como instrumentista. Sem contar que é o Paco de Lucia do banjo, tem muito solo dele que ninguém consegue reproduzir e nunca se ouve ao vivo algo sequer próximo da versão que ele colocou no estúdio (exemplo - Paco de Lucia em Oceano do Djavan e Arlindo em Divã do Sem Compromisso, um dos mais belos solos já feitos no instrumento)

The Griot
Contato:

Mensagem por The Griot » 08 Fev 2022 04:31

Leeo escreveu:
07 Fev 2022 20:01

Fundo de Quintal tem/teve muito cara bom: Ubirany, Bira presidente, Arlindo, Sombrinha, Sereno, Jorge Aragão, Margio Sergio, Almir Guineto...
Fundo de Quintal é o grupo mais importante da música brasileira. O impacto que esses caras tiveram no samba é inigualável. Todo sambista de sucesso até o começo dos anos 2000 saiu do Cacique de Ramos. Os caras mudaram a forma de se tocar samba (antes era tocado com reco, agogõ, tamborim, ganzá, surdo e cuíca), inventaram instrumentos definiram o estilo musical e que toda roda de samba hoje em dia usa (banjo, repique de mão, tantã).

Fundo de Quintal devia ser muito mais valorizado no Brasil. Cada membro desse grupo tinha que ser nome de rua.

relâmpagomcqueen
Contato:

Mensagem por relâmpagomcqueen » 08 Fev 2022 10:44

Gostaria de fazer uma menção honrosa ao mestre Adoniran Barbosa, assim como aos Demônios da Garoa, que se destacaram em um ambiente altamente influenciado pela cariocada, Aliás, como eu queria estar neste barzinho, tomando uma cervejinha no copo americano, com todo o humor do mestre e fumando um cigarro com a maior cantora brasileira de todos os tempos:

phpBB [video]

Coisa boa demais, senhor

phpBB [video]
"Eu arreguei (...)"
(FERREIRA, DEJAIR NILE, 2021)
RF: pg.5, Tóp. "Witzel diz que bandido Moro (...)"

Responder