Médico diz que desistencia de Aldo foi devido a dor

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
PHDookie
Contato:

Médico diz que desistencia de Aldo foi devido a dor

Mensagem por PHDookie » 10 Jul 2015 16:29

O campeão peso-pena José Aldo fez de tudo para enfrentar Conor McGregor no UFC 189 do próximo sábado (11), porém, ele não conseguiu vencer a forte dor que sentia pela lesão na costela. Em entrevista ao canal Combate, o doutor Rickson Moraes, médico que avaliou o brasileiro, explicou as divergências dos laudos brasileiro e americano, e afirmou que a fratura na costela do brasileiro não trazia riscos à sua saúde, o que o impediu de lutar foi a dor que limitava seus movimentos.

"O laudo da tomografia feito no dia da lesão ficou inconclusivo, porque algumas lesões de caixas toráxicas e costelas podem não ser visualizadas nos exames de rotina. A ressonância magnética confirmou a fratura na 10ª costela, na transição com a cartilagem. As imagens foram enviadas ao UFC e foram avaliadas pelo corpo médico do UFC nos Estados Unidos. Obvio que esses médicos têm uma limitação por causa da distância. Na medicina os exames são complementares. O diagnóstico é efeito a partir da avaliação do paciente, paupando-o e vendo onde ele sente dor. Eles tiveram a tomografia em mãos e acharam que era apenas uma lesão de cartilagem. Só depois é que foi enviado o exame de ressonância. Por conta dessas questões de quem estaria com a razão, o Dedé (Pederneiras) me ligou e pediu para ir avaliar o Aldo. Fui na casa dele, e depois de avaliá-lo, eu concordei com o exame que apontava uma fratura. Independemente se fosse no início da cartilagem ou no fim da costela, a clínica é a mesma, uma dor muito forte que torna difícil o atleta lutar. Uma fratura com desvio é mais complicada, mas uma fratura sem desvio, que é o caso, pode ser que o altela melhore com antiinflamatório e repouso em um prazo mais curto. O Aldo disse para mim:'não consigo lutar, não consigo respirar, nem mexer meu tronco'. Eu respondi: 'Isso realmente vai dificultar para você lutar'. O que gera a incapacidade dele é a dor. Risco para saúde não existia. Não era uma fratura desviada, uma fratura que pudesse gerar uma lesão no pulmão. A questão é a dor, que é muito forte. O aldo, por vontade de lutar, ainda segurou uma semana. Se a dor melhorasse, ele lutaria. A gente fez de tudo, mas não foi possível", explicou o médico.
650x433
Tempo de recuperção de José Aldo é de quatro a oito semanas (Foto UFC)

Segundo o Rickson Moraes, a fratura de José Aldo foi em cima de uma antiga lesão no mesmo local. Uma das formas de tentar a acelerar a recuperação do brasileiro a tempo dele lutar era uso de infiltração. O método não seria considerado doping caso a equipe conseguisse uma liberação para uso da substância a ser aplicada.

"A infiltração é um dos métodos que podem ser utilizados para reduzir a dor e acelerar o retorno. A questão não é se fazer infiltração é doping ou não, mas sim qual a substância que você vai utilizar. As mais utilizadas para infiltração são, primeiro, os anestésicos locais, que vão dar o alívio da dor, e segundo, as medicações a base de corticóides, que são antiiflamatórios hormonais. Os corticóides podem ser utilizados em lesões através de infiltrações. Porém, quando necessário o uso de medicações por essa via, nós temos que entrar em contato com o órgão normatizador, no caso a Comissão Atlética de Nevada (NAC), encaminhar um relatório detalhado da lesão explicando a necessidade do uso do corticóide através da infiltração, e eles teriam que fazer uma autorização prévia. Com essa liberação é que a gente pode usar o corticóide", comentou Rickson, que apontou o tempo de recuperação de Aldo.

"Se analisarmos as pessoas que tem uma lesão como essa do Aldo, a recuperação demora de quatro a oito semanas, normalmente. Dentro desse período a gente pode esperar um Aldo bem tranquilo, podendo treinar novamente. Porém, ainda temos que computar o tempo do camp para ter uma previsão de quando ele vai voltar a lutar"
, disse.

fonte: tatame.com.br

Lemos
Contato:

Re: Médico diz que desistencia de Aldo foi devido a dor

Mensagem por Lemos » 11 Jul 2015 18:50

E cadê o Aldo que não fala nada?

Responder