Prestes a se aposentar, Mark Muñoz vibra por encerrar carreira nas Filipinas
Peso-médio quer passar mais tempo com seus filhos e lista vitória contra Demian Maia como uma das mais importante de sua carreira, junto com Tim Boetsch e Chris Leben

Americano de origem fililpina, Mark Muñoz está prestes a encerrar sua carreira no MMA. Atuando desde 2007 e no Ultimate desde 2009, ele ganhou um presente da organização ao poder fazer sua última aparição justamente nas Filipinas, no dia 16 de maio, contra Luke Barnatt, no UFC: Edgar x Faber. Sem esconder a felicidade por poder lutar no país, o atleta definiu o momento como "um sonho que se torna realidade".Peso-médio quer passar mais tempo com seus filhos e lista vitória contra Demian Maia como uma das mais importante de sua carreira, junto com Tim Boetsch e Chris Leben

- É o final perfeito para a minha carreira. É algo que eu queria fazer. Um sonho que se torna realidade. Eu quis isso por muito tempo. Já fui lá em algumas ocasiões para promover o UFC em "Media Tours". Definitivamente quero ser o pioneiro a ajudar o MMA nas Filipinas e ser capaz de levar lutadores para lá. Adoro o fato de que isso está sendo nas Filipinas. É um sonho se tornando real, com certeza - afirmou, em entrevista ao "MMA Junkie".
Aos 37 anos, Muñoz quer passar mais tempo com seus quatro filhos. Segundo ele, foi um erro ter perdido tantos momentos importante de sua filha mais velha, que tem 15 anos e não quer que se repita com os outros três, que têm 13, 10 e sete anos.
- Estou certo de que esta será minha última luta. É uma decisão que tomei. Para mim, isso é pela minha família. Os últimos seis anos passaram muito rápido. Minha filha mais velha está com 15 anos. Grande parte desde tempo desde que estive no UFC. Estou lá há seis anos. No MMA estou há sete anos. Por metade da vida dela eu competi no MMA. Estou ficando muito emocional quando penso sobre as vezes e os momentos especiais que estive longe dela. Não quero cometer o mesmo erro com meus três filhos mais novos - disse.
Entre as lutas mais importantes de sua carreira, de acordo com o próprio Mark Muñoz, está a vitória sobre Demian Maia, em 2011, por decisão unânime. Mas ele classifica o triunfo contra Tim Boetsch como a melhor performance de sua vida.
- A primeira que me vem a mente é a luta contra Tim Boetsch. Depois de me machucar contra Chris Weidman, ficar sem lutar por quase um ano e ganhar todo aquele peso, eu estava deprimido. Estava triste. Eu comia porque estava triste e ficava triste porque comia. Era isso. Ganhei muito peso e então perdi em seis ou sete meses, voltei e tive a melhor performance da minha vida. Tem também a luta contra Demian Maia. Ele estava batendo na porta de outra disputa de cinturão e eu fui lá e executei meu plano de jogo muito bem para sair com a vitória. Além do duelo contra Chris Leben, que é conhecido por ser duro. Estas são as três lutas mais memoráveis que acho que fiz - concluiu.
Com 13 vitórias e seis derrotas na carreira, Mark Muñoz tenta, em sua última luta, encerrar a sequência de três reveses na qual se encontra. Em sua aparição mais recente no octógono, acabou finalizado pelo brasileiro Roan Jucão no primeiro assalto.
UFC Filipinas
16 de maio, em Manila (FIL)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-pena: Frankie Edgar x Urijah Faber
Peso-médio: Gegard Mousasi x Costas Philippou
Peso-médio: Mark Muñoz x Luke Barnatt
Peso-meio-médio: Neil Magny x Hyun Gyu Lim
Peso-pena: Phillipe Nover x Yui Chul Nam
Peso-leve: Tae Hyun Bang x Jon Tuck
Peso-pena: Mark Eddiva x Levan Makashvili
Peso-leve: Kajan Johnson x Lipeng Zhang
Peso-galo: Guangyou Ning x Royston Wee
Peso-mosca: Nolan Ticman x Zhuikui Yao
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Dhiego Lima
Peso-mosca: Jon Delos Reyes x Roldan Sangcha-an
Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/no ... pinas.html" onclick="window.open(this.href);return false;