A prática de graduar grandes nomes do MMA no Jiu-Jitsu já gerou – e ainda gera – muita polêmica. Xande Ribeiro, por exemplo, não mediu palavras para criticar os mestres que graduam seus alunos mais pela fama do que pelo próprio esforço. Roberto Tussa, no entanto, não segue a linha supracitada. Professor de Jiu-Jitsu do campeão do UFC Jon Jones, Tussa contou à TATAME como são os treinos de “Bones” e explicou o porquê de ainda não tê-lo graduado à faixa-azul.
“Ele acabou de se mudar de Nova York para Albuquerque. No início, ele ia para a academia só na hora do treino, mas agora já está mudando, ficando mais tempo. Ele já transferiu as filhas de colégio, já fez a mudança completa, já está tudo resolvido. Eu conversei com os treinadores e agora ele vai começar a fazer um trabalho de quimono, para pegar uma ‘faixinha’, porque faixa-branca não está dando, não, campeão (risos)”, disse o faixa-preta da Gracie Barra, completando:

“Tem que pegar pelo menos uma faixa azul. Mas ele tem que entender o princípio do Jiu-Jitsu, tem que entender as regras, a filosofia, tem que gastar um tempo. Eu não posso dar a faixa para ele só porque ele é o Jon Jones. Então, naquela foto clássica na qual ele está de faixa-branca, eu falei: ‘Jon Jones, eu vou amarrar a faixa branca aí porque você nunca treinou de quimono. Você é bom para caramba, já pegou faixa-preta com guilhotina e tudo mais, mas isso não te faz um faixa-preta’. Então, eu quero que ele trabalhe. É uma forma de forçar ele a botar o quimono e fazer umas aulinhas, da mesma forma que os meus alunos fazem. Eu não acho justo com os meus alunos que trabalham por um ou dois anos para pegar uma faixa azul, e o Jon Jones, só porque é um astro do UFC, pegar a faixa azul sem ter ideia da filosofia, sem saber quem é o meu mestre e tudo mais. É assim que eu penso e ele respeitou bastante isso”, explica.
Tetracampeão mundial sem quimono, Tussa faturou o ouro na seletiva carioca do ADCC, realizada no último final de semana, na Ilha do Governador. Graduado pelo mestre Carlinhos Gracie, Tussa diz que Jones gosta de treinar Jiu-Jitsu, mas explica que sua agenda atribulada dificulta uma rotina de treinamentos.
“Quando ele aprende uma coisa nova, ele gosta de tentar aplicar. Vai para umas chaves de calcanhar, uns triângulos, essas coisas. O Jon Jones treina Jiu-Jitsu uma ou duas vezes na semana, quando é possível. A agenda dele é muito cheia. Ele tem muita coisa para fazer. Então, quando ele tem um tempinho lá, eles me chamam. Normalmente na segunda-feira eu dou um ‘rolinha’ com ele, dou uns toques nele. Mas eu não estou lá para amassar ninguém (risos)”, brinca.
Fonte: http://www.tatame.com.br/professor-sobr ... os-alunos/" onclick="window.open(this.href);return false;