Yair Rodriguez aposta em estilo imprevisível para surpreender Volkanovski no UFC 290

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Monsoon
Contato:

Re: Yair Rodriguez aposta em estilo imprevisível para surpreender Volkanovski no UFC 290

Mensagem por Monsoon » 04 Jul 2023 23:18

Dia 08? Nem verei essa merda, tarei ocupado usando drogas. Mas também acho que esse estilo mais dinâmico pode ser um problema pro Vulcão.

Mas tem um negócio que o Vulcão faz, que absolutamente NINGUÉM mais faz. Muita gente entende luta como técnica, mas quem entende luta como ritmo e frequência? A questão é que, cruzado e direto existem em praticamente todas as modalidades de luta em pé do mundo – é a porra de um soco, VSF. Mas se tu colocar um cara do Karatê, um do Muay Thai e outro do Boxe pra repetir os mesmos exatos movimentos, tu vai saber qual é de qual estilo, porque cada um tá enraizado na sua arte materna, e eles cresceram repetindo os mesmos movimentos dentro dos respectivos padrões de ritmo e frequência das suas respectivas artes.

Então não é um negócio tão difícil de tu enxergar o timing, as tendências prévias de cada um, como o cara vai conservar o gás ao longo dos rounds, etc. O Vulcão é diferente porque ele não tem um jogo estático baseado em algum background (maior burrice dos caras é parar de aprender, que nem o Usmarrão, que nunca aprendeu nem a se defender direito, aquele merda – queria que o Charlinho aprendesse mais, que nem quando aprendeu a aparar aqueles chutes cabulosos do Boquethje, e pra mim o Boquethje é segundo melhor low kicker do MMA, depois do Poatan, esse não dá nem pra ver os chutes, e o próprio Vulcão tem um chutinho ali que zoa demais com os caras), o estilo dele leva muito mais em conta a especificidade no estilo do adversário do que uma idéia de estilo em geral – ele não treinou boxe pra bater o Holloway, ele treinou exatamente em cima do que o Holloway faz, é assim que ele amputa o jogo dos caras. Por isso que ele é capaz de tirar o próprio Holloway pra nada em pé e trocar wrestling com o Islam.

Questão do Yair é que ele é perigoso, mas o cara tá muito enraizado no Taekwondo. Eu já lutei TKD um monte de vez, na minha opinião não é o negócio mais imprevisível do mundo, se tu saber o que tá lutando. Se a consideração for meramente a interação mecânica dos estilos, então eu acho que o Yair tem muito jogo pra vencer o Vulcão. Mas porra, o Vulcão é fucking prodigioso, ele não vai saber o que o Yair vai fazer o tempo todo, mas sabendo como o Yair luta (e é exatamente o que ele tá treinando agora), ele vai ter um escopo de ação muito maior que o próprio Yair, que é muito mais skill-based e, portanto, muito mais suscetível ao foco de estudo (o cara é gênio nisso – você precisa know your enemy, bitch), curva de performance e engenharia reversa do Vulcão.

Responder