Campeão mais dominante do Ultimate na atualidade, o peso-mosca Demetrious Johnson tem em um brasileiro o trunfo para ficar pronto para defender o cinturão contra Wilson Reis, faixa-preta de jiu-jítsu, a quem enfrenta no UFC do próximo dia 15, no Kansas, nos Estados Unidos.
O americano trabalha a arte suave com o manauara Bibiano Fernandes, que o auxilia há cinco anos e, coincidentemente, depois que parceria foi iniciada, “Mighty Mouse” nunca mais perdeu no MMA.
“O Matt Hume, professor dele, tinha me visto em uma luta no Dream e falou que tinha um garoto para eu ajudar. DJ e eu treinamos juntos, e a amizade continuou. Eu não sabia quem ele era, eu ficava no Canadá e gostei de fazer o camp lá, porque conseguia me concentrar. Ele é muito rápido, diferenciado, se movimenta muito bem. O jiu-jítsu dele não era tão bom na época, mas era um lutador que você via que tinha potencial para evoluir e ser campeão. Ele escuta, pergunta, quer aprender. Dava para ver que tinha talento”.
Com apenas um revés no Ultimate – para Dominick Cruz, em 2011 – Johnson é o primeiro e único campeão dos moscas da organização. E Bibiano Fernandes afirma que o amigo merece a carreira bem sucedida que tem.
“Em time que está ganhando não se mexe. Eu o ajudo, mostro o caminho, ele me ajuda também. O DJ é humilde, gente boa para caramba, trabalhador e treina para cara***. Está doido (risos)! Ele merece o que tem, não fuma e não bebe. É dedicado mesmo. Eu tenho uma boa leitura de luta, um bom conhecimento, consigo ver os erros, quebrar o jogo dos adversários”.
Oriundo da arte suave, Bibiano conhece Wilson Reis desde a época em que atuava de quimono. O manauara – radicado no Canadá – garante que Johnson tem qualidade no chão para se defender do desafiante ao cinturão.
“O Wilson é um garoto explosivo, duro, muito forte. Vai ser uma luta boa para os dois. O Wilson tem trocação legal, boas quedas e ótimo jiu-jítsu. Vai ser uma luta rápida, boa de se assistir. Lutei com o Wilson no Pan-Americano de jiu-jítsu. O DJ está treinando muito no chão e em pé. Com toda a sinceridade, do jeito que está treinando, pode vencer no chão ou em pé. Se lutar do jeito que está treinando na academia, vai ser uma grande exibição”.
FONTE: http://sextoround.com.br/forum/topic/bi ... e-no-chao/