A categoria dos leves (até 70kg) vai ganhar um campeão interino no dia 4 de março, quando Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson se enfrentam no UFC 209, neste sábado, em Las Vegas (EUA). Apesar de o cinturão linear pertencer a Conor McGregor, para o brasileiro Edson Barboza, número 5 da divisão, o vencedor do confronto merece ser coroado como o "verdadeiro campeão", por possuírem muito mais confrontos no peso-leve do que o irlandês, que já entrou disputando o título que pertencia a Eddie Alvarez, em novembro do ano passado.
- A divisão está meio embolada, mas acredito que tem tudo para desenrolar agora, com o cinturão interino, que, na verdade, quem ganhar vai ser o verdadeiro campeão. O Khabib tem quase 10 lutas nessa categoria no UFC (nove). O Ferguson também (na verdade, tem 13). O Conor só tem uma. Então acredito que o campeão de verdade da categoria será o vencedor dessa próxima. Será uma luta muito interessante, uma guerra. Além de lutar, sou fã e espero que eles se batam bastante. Pode ganhar qualquer um. O Ferguson é muito criativo, muito diferente no estilo de lutar, não é um cara normal, e o Khabib é aquele cara que agarra, tenta colar, mas vai ser uma guerra. Será divertido - apostou, em entrevista ao Combate.com.

Barboza foi além: para ele, o reinado de McGregor na categoria não irá durar muito tempo, por conta do equilíbrio dos leves.
- Acredito que quem ganhar (o cinturão interino) tem chance (de bater o McGregor). O Conor mostrou os valores dele, sem dúvida é um dos melhores, só precisa de uma chance para ele acabar com a luta. É um cara muito bom, mas, qualquer um, não só entre esses dois (Khabib e Ferguson), mas na categoria, pode ganhar do Conor.
Uma semana depois do UFC 209, será a vez de Edson Barboza entrar em ação, no "UFC: Belfort x Gastelum", dia 11 de março, em Fortaleza, diante de Beneil Dariush, nono colocado da categoria. Confiante, ele prometeu conseguir evitar que o iraniano leve o combate para o solo para que, desta forma, possa imprimir seu ritmo na trocação, que é a sua especialidade.
- A preparação está ótima. Sem dúvida nenhuma a melhor preparação que já fiz para uma luta. Estou muito bem preparado, com a cabeça boa e muita vontade. A preparação está quase perfeita. Ele é um lutador de MMA, completo, luta em pé, no chão, mas mantive o foco em mim porque sei que, se chegar e der meu melhor, vou vencer. Estudamos o jogo dele, mas o meu foco é no que eu vou fazer, isso é a diferença. Foco 100% . A gente vê algumas brechas, onde ele dá mais oportunidades, mas vocês verão na hora da luta. Estou preparado pra lutar onde for. Acredito que ele vá ficar em pé e depois tentar me derrubar. Todos que lutei tentaram me derrubar, acredito que ele tentará encurtar a distancia para levar para o chão e estou muito preparado pra isso - finalizou.
FONTE; http://sportv.globo.com/site/combate/no ... mpeao.html