Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
FernandoFS
Contato:

Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"

Mensagem por FernandoFS » 21 Out 2016 00:55

Georges St-Pierre causou tumulto nos últimos dias. Depois de garantir que não tinha mais vínculo com o UFC, o canadense viu uma declaração oficial do evento desmentir a rescisão contratual, abrindo caminho para uma possível batalha judicial. E, ao que tudo indica, o advogado do atleta parece confiante em ganhar a causa, tanto que comparou o modelo de negócios entre a empresa e seus lutadores com um regime escravocrata.

Em entrevista ao site MMA Fighting, James Quinn, do escritório Weil, Gotshal and Manges, criticou abertamente o contrato assinado por seu cliente e deu a entender que ele fere uma série de exigências trabalhistas vigentes nos Estados Unidos. Tanto que, de acordo com sua declaração, tal modelo não é visto em nenhuma outra entidade esportiva no país.

“Você não pode fazer isso com nenhum contrato antigo em qualquer esporte. Existem processos judiciais nesse sentido em uma ações de classe que faz desse contrato ilegal sob as leis da NHS [National Health Service]. Esse caso está em curso, e acho que, em termos de lei, o contrato o original não pode permanecer. Não no mundo de atual. É uma forma de escravidão”, avaliou de forma polêmica.

De acordo com o advogado, as restrições desempenhadas pela companhia, principalmente no que diz respeito a direito de imagem dos atletas, tanto em venda de produtos como para uso em video games, é exagerado e considerado ilegal.

“Já fiz muitos trabalhos em diferentes esportes. Quando li aquele contrato, eu fiquei assustado em como restritivo ele era. Eles estavam basicamente amarrando ele pela vida. Eles não têm direitos e eles [UFC] possuem todos os licenciamentos e outras coisas. Isso é inédito em outros esportes. Eles eles não vão fazer isso para sempre”, garantiu.

Com essa nova cartada, parece claro que GSP está disposto a entrar com uma ação judicial para poder negociar com outros eventos e, assim, voltar a competir profissionalmente. Ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, ‘The Rush’ é um dos maiores nomes da história do MMA e não luta desde novembro de 2013, quando bateu Johnny Hendrics e manteve o cinturão da categoria.

Fonte: http://agfight.band.uol.com.br/advogado ... scravidao/

The Trooper
Contato:

Re: Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"

Mensagem por The Trooper » 21 Out 2016 04:25

O Fedor sempre falou isso como motivo pra não ter assinado com o UFC.

msfazer
Contato:

Mensagem por msfazer » 21 Out 2016 07:42

The Trooper escreveu:O Fedor sempre falou isso como motivo pra não ter assinado com o UFC.
Pois é. E já li gente falando que ele nunca quis se testar no UFC por medo....

Zé Tempero
Contato:

Mensagem por Zé Tempero » 21 Out 2016 10:59

Depois que assina e se percebe os estragos e a vinculação total e absoluta, é que começam a se dar conta da merda.

Ozz
Contato:

Mensagem por Ozz » 21 Out 2016 11:14

msfazer escreveu:Pois é. E já li gente falando que ele nunca quis se testar no UFC por medo....
aqui no fórum tá cheio...
Imagem

gnomo
Contato:

Mensagem por gnomo » 21 Out 2016 18:00

Incrível que fica mais de 10 sob contrato do UFC, renovando várias vezes e nunca tinha notado isso?

Enquanto estava ganhando bem, o contrato era bom.
Agora que quer se livrar do contrato sem cumpri-lo até o final, ele é ruim?

Enquanto era a maior estrela do UFC, poderia ter simplesmente não renovado ,se livrado desta escravidão e partido para outro evento. Mas a ganância falou mais alto.

FernandoFS
Contato:

Mensagem por FernandoFS » 21 Out 2016 18:11

O que me intriga é no caso de os advogados do GSP consigam derrubar esse contrato, um monte de gente vai querer aproveitar da mesma brecha pra sair e aí pode feder pro lado do UFC. Não sei como funciona isso, não sou da área, foi só um pensamento superficial da situação.

Vavaeru
Contato:

Mensagem por Vavaeru » 22 Out 2016 10:56

Eu não tiro a razão do GSP
Afinal, acredito que a principal restrição atual (exclusividade da Reebok) não estava presente no momento em que o cara assinou.
Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer! - Bruce Lee

Diogo_Cwb
Contato:

Mensagem por Diogo_Cwb » 23 Out 2016 09:00

FernandoFS escreveu:O que me intriga é no caso de os advogados do GSP consigam derrubar esse contrato, um monte de gente vai querer aproveitar da mesma brecha pra sair e aí pode feder pro lado do UFC. Não sei como funciona isso, não sou da área, foi só um pensamento superficial da situação.
Sair e fazer o que das suas vidas, lutar aonde ? Não é assim tb, somente os muito estabilizados financeiramente e com nomes de peso podem se dar esse luxo. Ou seja, dá pra contar nos dedos.

Responder