Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"
- FernandoFS
- Contato:
Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"
Georges St-Pierre causou tumulto nos últimos dias. Depois de garantir que não tinha mais vínculo com o UFC, o canadense viu uma declaração oficial do evento desmentir a rescisão contratual, abrindo caminho para uma possível batalha judicial. E, ao que tudo indica, o advogado do atleta parece confiante em ganhar a causa, tanto que comparou o modelo de negócios entre a empresa e seus lutadores com um regime escravocrata.
Em entrevista ao site MMA Fighting, James Quinn, do escritório Weil, Gotshal and Manges, criticou abertamente o contrato assinado por seu cliente e deu a entender que ele fere uma série de exigências trabalhistas vigentes nos Estados Unidos. Tanto que, de acordo com sua declaração, tal modelo não é visto em nenhuma outra entidade esportiva no país.
“Você não pode fazer isso com nenhum contrato antigo em qualquer esporte. Existem processos judiciais nesse sentido em uma ações de classe que faz desse contrato ilegal sob as leis da NHS [National Health Service]. Esse caso está em curso, e acho que, em termos de lei, o contrato o original não pode permanecer. Não no mundo de atual. É uma forma de escravidão”, avaliou de forma polêmica.
De acordo com o advogado, as restrições desempenhadas pela companhia, principalmente no que diz respeito a direito de imagem dos atletas, tanto em venda de produtos como para uso em video games, é exagerado e considerado ilegal.
“Já fiz muitos trabalhos em diferentes esportes. Quando li aquele contrato, eu fiquei assustado em como restritivo ele era. Eles estavam basicamente amarrando ele pela vida. Eles não têm direitos e eles [UFC] possuem todos os licenciamentos e outras coisas. Isso é inédito em outros esportes. Eles eles não vão fazer isso para sempre”, garantiu.
Com essa nova cartada, parece claro que GSP está disposto a entrar com uma ação judicial para poder negociar com outros eventos e, assim, voltar a competir profissionalmente. Ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, ‘The Rush’ é um dos maiores nomes da história do MMA e não luta desde novembro de 2013, quando bateu Johnny Hendrics e manteve o cinturão da categoria.
Fonte: http://agfight.band.uol.com.br/advogado ... scravidao/
Em entrevista ao site MMA Fighting, James Quinn, do escritório Weil, Gotshal and Manges, criticou abertamente o contrato assinado por seu cliente e deu a entender que ele fere uma série de exigências trabalhistas vigentes nos Estados Unidos. Tanto que, de acordo com sua declaração, tal modelo não é visto em nenhuma outra entidade esportiva no país.
“Você não pode fazer isso com nenhum contrato antigo em qualquer esporte. Existem processos judiciais nesse sentido em uma ações de classe que faz desse contrato ilegal sob as leis da NHS [National Health Service]. Esse caso está em curso, e acho que, em termos de lei, o contrato o original não pode permanecer. Não no mundo de atual. É uma forma de escravidão”, avaliou de forma polêmica.
De acordo com o advogado, as restrições desempenhadas pela companhia, principalmente no que diz respeito a direito de imagem dos atletas, tanto em venda de produtos como para uso em video games, é exagerado e considerado ilegal.
“Já fiz muitos trabalhos em diferentes esportes. Quando li aquele contrato, eu fiquei assustado em como restritivo ele era. Eles estavam basicamente amarrando ele pela vida. Eles não têm direitos e eles [UFC] possuem todos os licenciamentos e outras coisas. Isso é inédito em outros esportes. Eles eles não vão fazer isso para sempre”, garantiu.
Com essa nova cartada, parece claro que GSP está disposto a entrar com uma ação judicial para poder negociar com outros eventos e, assim, voltar a competir profissionalmente. Ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC, ‘The Rush’ é um dos maiores nomes da história do MMA e não luta desde novembro de 2013, quando bateu Johnny Hendrics e manteve o cinturão da categoria.
Fonte: http://agfight.band.uol.com.br/advogado ... scravidao/
- The Trooper
- Contato:
Re: Advogado de GSP: “Contrato do UFC é uma forma de escravidão"
O Fedor sempre falou isso como motivo pra não ter assinado com o UFC.
Pois é. E já li gente falando que ele nunca quis se testar no UFC por medo....The Trooper escreveu:O Fedor sempre falou isso como motivo pra não ter assinado com o UFC.
- Zé Tempero
- Contato:
Depois que assina e se percebe os estragos e a vinculação total e absoluta, é que começam a se dar conta da merda.
aqui no fórum tá cheio...msfazer escreveu:Pois é. E já li gente falando que ele nunca quis se testar no UFC por medo....

Incrível que fica mais de 10 sob contrato do UFC, renovando várias vezes e nunca tinha notado isso?
Enquanto estava ganhando bem, o contrato era bom.
Agora que quer se livrar do contrato sem cumpri-lo até o final, ele é ruim?
Enquanto era a maior estrela do UFC, poderia ter simplesmente não renovado ,se livrado desta escravidão e partido para outro evento. Mas a ganância falou mais alto.
Enquanto estava ganhando bem, o contrato era bom.
Agora que quer se livrar do contrato sem cumpri-lo até o final, ele é ruim?
Enquanto era a maior estrela do UFC, poderia ter simplesmente não renovado ,se livrado desta escravidão e partido para outro evento. Mas a ganância falou mais alto.
- FernandoFS
- Contato:
O que me intriga é no caso de os advogados do GSP consigam derrubar esse contrato, um monte de gente vai querer aproveitar da mesma brecha pra sair e aí pode feder pro lado do UFC. Não sei como funciona isso, não sou da área, foi só um pensamento superficial da situação.
Eu não tiro a razão do GSP
Afinal, acredito que a principal restrição atual (exclusividade da Reebok) não estava presente no momento em que o cara assinou.
Afinal, acredito que a principal restrição atual (exclusividade da Reebok) não estava presente no momento em que o cara assinou.
Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer! - Bruce Lee
Sair e fazer o que das suas vidas, lutar aonde ? Não é assim tb, somente os muito estabilizados financeiramente e com nomes de peso podem se dar esse luxo. Ou seja, dá pra contar nos dedos.FernandoFS escreveu:O que me intriga é no caso de os advogados do GSP consigam derrubar esse contrato, um monte de gente vai querer aproveitar da mesma brecha pra sair e aí pode feder pro lado do UFC. Não sei como funciona isso, não sou da área, foi só um pensamento superficial da situação.