
A 28 ª Conferência Anual da ABC (Associação das comissões de boxing) foi nesta terça-feira em Las Vegas e trouxe mudanças significativas para o MMA. Representantes de 45 diferentes comissões atléticas se reuniram para votar um pacote de seis regras de mudanças originalmente proposto pelo comitê de regras e regulamentos da ABC, que é presidido pelo ex-comentarista do Bellator e atual comissário da Comissão Atlética do Estado de Kansas, Sean Wheelock.
As mudanças são: novos critérios de julgamento (caso do 10-8), uma nova definição de lutador com quatros apoios (não podendo levar joelhada), a adição de faltas para lutador com dedos estendidos, chutes com o calcanhar nos rins e chaves na clavícula, que eram ilegais, estão liberados daqui pra frente, e uma alteração nos uniformes das lutadoras feminina.
Todas as Comissões podem implementar as novas regras imediatamente, mas alguns estados têm de realizar alteração em suas leis e podem levar mais tempo.
A mudança mais significativa é a maior clareza nos critérios de pontuação, por muito tempo tem sido um bicho-papão para os fãs e lutadores. A nova linguagem de pontuação ressalta que ser marcante e eficaz na luta tem que ser predominante no julgamento dos rounds e apenas se essas coisas são iguais você julga o impacto de um lutador sobre o outro e, em seguida, o controle do octógono.
A definição de um round 10-8 também é mais liberal com essas mudanças, pedindo aos juízes para olhar para o domínio, a duração e o impacto (ou dano). Se um round tem duas dessas características, um 10/08 deve ser considerado. Se o round tem todos as três dessas características, ele deve ser um 10-8 sem dúvida.
Rob Hinds disse ao público: “Se marcante e eficaz na luta são 100% iguais, então passamos para a agressividade imposta ao adversário. Se isso é 100% iguais, então passamos para o controle do cage.” Ele tem sido ativo na tentativa de transmitir esta mensagem aos seus colegas juízes. “Estamos ensinando-lhes a ordem dos critérios e também como usá-lo, falar sobre isso corretamente. Ao explicar isso para os juízes claramente, teremos sucesso nessas mudanças.”
A linguagem da pontuação foi alterado para abordar a presença da palavra “danos”. Comissão de New Jersey teve problema com essa palavra em um nível político e jurídico assim como outros. A palavra dano ainda será utilizado na formação de juízes, mas não vai ser parte pública, devido à implicação. Deve se utilizar a palavra impacto.
Houve também uma alteração da linguagem para refletir que o impacto imediato de um golpe pesado tem mais impacto que golpes cumulativos.
Seguem detalhes das outras mudanças:
-Chutes e joelhadas somente não serão permitidos com o oponente em 4 apoios. Um lutador costumava ser considerado como apoiado no cage (e assim não podendo sofrer joelhada) quando outra coisa senão as solas dos seus pés estão tocando o chão; um joelho, de um lado, um dedo. Uma vez que um lutador não pode ser legalmente chutado na cabeça quando está com 4 apoios, isso resultou em muitos "jogar o jogo", colocando um dedo ou dois sobre o chão para não levar uma joelhada. Agora um lutador com apoio no cage é definido como: Qualquer parte do corpo, exceto uma única mão e os pés tocando o chão área de combate. As as mãos e os pés, a palma / punho para baixo, e / ou qualquer outra parte do corpo deve tocar o chão área de combate. Neste momento, pontapés ou joelhos para a cabeça não serão permitidos;s;
-Em pé, um lutador que move o braço (s) em direção a seu oponente com uma mão aberta, os dedos apontando para o face/olhos do adversário serão punidos com uma falta. Árbitros devem evitar esse comportamento perigoso ao comunicar claramente os lutadores sobre o risco de punição. Lutadores devem ser orientados a fechar os punhos ou apontar seus dedos em linha reta no ar quando chegar em direção a seu oponente;
-As lutadoras deverão usar uma camiseta de mangas curtas ou uma rash guard sem mangas. Sempre com sutiãs esportivos. No mais os uniformes das competidoras femininas deveram seguir os mesmos requisitos dos lutadores do sexo masculino, menos a exigência de proteção das "partes baixas";
-Os chutes com o calcanhar nos rins que eram ilegais, estão liberados daqui pra frente;
-As chaves na clavícula, que eram ilegais, estão liberados daqui pra frente.
Há uma probabilidade de que New Jersey não adote a nova definição de apoio no cage e remoção do calcanhar nos rins, como é seu direito. O ABC não tem autoridade sobre os governos estaduais.
Não está claro se comissões que não participaram desta conferência e são considerados membros inativos, como Missouri e Ohio, irá implementar as mudanças de regras.
Fonte: http://bjjforum.com.br/abc-altera-regra ... as-do-mma/