lô galera do BJJFórum, estou de volta com a quarta edição da coluna “MMA Pelo Mundo”, a coluna mais querida do Brasil falando do que rolou pelos eventos menores nas últimas semanas.
O grande destaque dessas últimas semanas fica por conta do PANCRASE 279 que nos trouxe um card recheado de figuras conhecidas do esporte, como Yushin Okami e Rin Nakai, por exemplo.
Sem mais delongas, prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar, e divirtam-se !!

PANCRASE 279: Ishiwatari mantém cinturão em revanche contra vencedor do TUF
O “PANCRASE 279” foi realizado em Tóquio no último sábado, e como foi dito acima, contou com um card repleto de figuras conhecidas do esporte, e principalmente do MMA japonês. Na luta principal da noite, tivemos o segundo duelo entre o campeão peso-galo Shintaro Ishiwatari (21-6-4) e o vencedor do The Ultimate Fighter 13, Jonathan Brookins (15-8). Os dois haviam se enfrentado em novembro do ano passado num combate não-válido pelo cinturão, e Brookins foi o vencedor da luta por pontos. Eles voltaram a se enfrentar neste sábado, e dessa vez valendo o título do japonês. E dessa vez o resultado foi diferente. Na verdade, a forma como terminou o combate foi igual do primeiro embate entre os dois (decisão unânime dos jurados), mas dessa vez foi a favor do campeão. Shintaro é detentor do cinturão peso-galo do PANCRASE desde 2011, e realizou sua quarta defesa de título.
A co-principal luta do card contou com a disputa do cinturão vago dos moscas entre Ryuichi Miki (19-9-4) e Yuki Yasunaga (14-9-1). Antes de qualquer coisa, Miki venceu a luta na decisão unânime dos jurados e é o novo campeão da categoria. Agora eu vou explicar o porquê do cinturão estar vago, e é um fato no mínimo curioso. O antigo campeão da divisão era o japonês Kiyotaka Shimizu, que já tinha defendido o cinturão por seis vezes. O lutador fez três lutas seguidas por outras organizações ano passado e foi derrotado nas três ocasiões. Segundo as regras do PANCRASE, o fato dele ter sido derrotado seguidamente em outros eventos é considerado como “uma inadequada perfomance como campeão”. Por esse motivo, a organização decidiu fazer uma “luta de avaliação” para Shimizu, contra Miki no PANCRASE 273. Shimizu precisava vencer Miki, e de forma impressionante para continuar como campeão. Isso obviamente não aconteceu. Miki derrotou Shimizu, e ganhou a oportunidade de lutar pelo cinturão vago contra Yasunaga. Eu particularmente nunca tinha visto nada igual a isso, mas sendo no Japão você pode esperar qualquer coisa.
Ex-lutador do UFC, Yushin Okami (32-10) fez seu retorno ao PANCRASE contra o ex-campeão Shingo Suzuki (13-10-3) pela divisão dos meio-médios. Depois de doze anos sem lutar pela organização, Okami voltou e com vitória. O ex-desafiante ao cinturão peso-médio do UFC finalizou a luta com um mata-leão aos 2:06 minutos do primeiro round, e conquistou sua segunda vitória seguida nesse seu retorno ao MMA asiático. O japonês vinha de vitória sobre o veterano Ryuta Sakurai pelo DEEP em fevereiro.
Num duelo entre dois ex-lutadores do Bellator, o brasileiro Rafael “Morcego” (27-5) derrotou o japonês Masakatsu Ueda (22-5-2) na decisão unânime dos jurados. Além de Morcego, o Brasil contou com mais dois representantes no card: Nicolle Caliari (1-1) e João Batista Yoshimura (4-4). Uma vitória e uma derrota. Nicolle foi derrotada pela japonesa Syuri Kondo (2-0) na decisão unânime dos jurados, enquanto João derrotou Kenichiro Togashi (16-11) com um nocaute técnico no segundo round.
Ex-campeã do PANCRASE, a japonesa Rin Nakai (17-2-1) fez seu retorno ao evento contra a sua compatriota Raika Emiko (2-4). Nakai não teve uma passagem muito boa pelo UFC, onde lutou por duas vezes e foi derrotada nos dois combates. Seu retorno ao Japão foi com sucesso, e Nakai venceu a luta com um nocaute técnico aos 2:43 minutos do terceiro round. Só pra constar. o combate foi realizado pela categoria dos moscas.
Um dos grandes funcionários do esporte, o veterano Yuki Kondo (59-31-9) foi derrotado por Akihiro Takanabe (2-1) na decisão unânime dos jurados. Essa foi a luta de número 99 da carreira de Kondo, e esperamos que sua centésima luta seja a última porque né, chega de apanhar….
Pra finalizarmos o PANCRASE, temos que destacar a finalização do havaiano Guy Delumeau (21-11-3), que aplicou uma twister no japonês Satoshi Inaba (15-12) aos 1:40 minutos do primeiro round. A mesma finalização usada pelo Zumbi Coreano em Leonard Garcia no UFC.

Aspera FC 41: Renato Gomes vence GP; Ivan Batman e Marcio Lyoto no card
O “Aspera FC 41” foi realizado no último dia 09, na cidade de São José, em Santa Catarina, e contou com um torneio onde o vencedor garantiria um contrato de quatro lutas com o evento polonês KSW. O grande campeão do torneio foi Renato Gomes (17-8), que bateu Thiago Natan (8-3) na grande final. Um dos participantes do torneio foi o veterano Ivan “Batman” (27-6), que derrotou Guilherme “Carcaça” (14-5) numa das semi-finais. Infelizmente, Batman sofreu uma lesão na mão e não teve condições de continuar no torneio. Guilherme seria o substituto original, mas o lutador também não tinha condições de lutar. O vencedor da luta reserva foi Alexandre Cidade, que também não pode lutar, e acabou sobrando pra Natan (derrotado por Cidade) a oportunidade de lutar a final no lugar de Batman.
Outro nome de peso no card foi o vice-campeão da terceira edição do TUF Brasil, Márcio “Lyoto” (13-3). Fazendo seu primeiro combate desde que saiu do UFC, Lyoto finalizou Brendson Ribeiro (7-2) com um triângulo de mão aos 1:28 minutos do segundo round.
Destaque também para Felipe Cruz (17-3), que conquistou o cinturão peso-pena da organização ao derrotar Richard Cruz (10-3) na decisão unânime dos jurados.

ROAD FC 32: Bob Sapp sendo Bob Sapp
O “ROAD FC 32” foi realizado no último dia 02, em Changsa, na China, e contou com mais uma apresentação “daquelas” do gigante Bob Sapp (11-19). Com direito a dancinha tosca e tudo, Sapp foi nocauteado pelo gordinho chinês Aorigele (3-3) com apenas 35 segundos do primeiro round, em mais uma perfomance patética do americano. Essa foi apenas a décima terceira derrota seguida dele desde 2010. E praticamente todas as derrotas foram da mesma forma. Dizem que Sapp usa o dinheiro de suas lutas para ajudar caras como Gary Goodridge e Mark Coleman, mas será que não dava pra ele tentar fazer uma luta decente pelo menos ? Não custa nada, poxa…
Vamos para as lutas de verdade agora. O ex-UFC Tuerxun Jumabieke (17-4) foi derrotado pelo sul-coreano Soo Chul Kim (14-5) com m nocaute técnico aos 2:51 minutos do primeiro round. Jumabieke fez três lutas pelo UFC e foi derrotado em todas. O lutador vinha de duas vitórias e um empate antes dessa derrota para o su-coreano. Ex-campeão do ONE FC, Kim está vindo de sete vitórias e um empate nas últimas oito lutas. O lutador derrotou nomes como Wagner Galeto, Maike Linhares e Marcus Brimage nessa atual sequência.
Ex-participante do TUF China, Albert Cheng (8-3) derrotou o sul-coreano Hyung Seok Lee (11-8) na decisão unânime dos jurados.
Leia a matéria completa com melhor formatação aqui: http://bjjforum.com.br/mma-pelo-mundo-4 ... da-semana/
Curta nossas redes sociais:
Twitter Bjjforum: https://twitter.com/bjjforum
Twitter MMAforum: https://twitter.com/MMAFor1
Facebook Bjjforum: https://www.facebook.com/bjjforum
Facebook MMAForum: [url]https://www.facebook.com/mmaforumbr