Antes de falar das lutas desse card histórico vamos fazer um pequeno exercício metafórico. Imagine você, leitor, que nos últimos meses você passou cortejando aquela mulher dos sonhos, linda, simpática e com diversas qualidades que te atraem. Daí depois de um tempo a mulher cede e aceita sair com você, então você pensa no melhor programa, reserva um bom restaurante, compra uma camisa nova, um bom perfume, pensa em todos os detalhes para nada dar errado e na véspera de acontecer você é acometido com uma cólica renal, fica de cama gemendo de dor e vai parar no hospital tendo que cancelar tudo sem saber quando vai ter a oportunidade de colocar tudo em prática. Todo esse exercício foi feito para tentar imaginar o tamanho da frustração que pode ter acometido os fãs ao saber que Jon Jones foi retirado do card 3 dias antes da luta principal de um dos maiores cards de todos os tempos por potencial violação anti-doping. O Talento indiscutível que Jones tem dentro de um octagon parece ser diretamente proporcional ao talento para se envolver em confusões fora dele. Uma fight week que tem tudo para ser espetacular agora fica dominada por notícias de doping, possível suspensão e reflexões sobre a carreira de Jones. Mas vamos deixar isso temporariamente de lado e discutir o restante do card que tem tudo para ser excelente. As lutas selecionadas para os dias 7 e 8 vocês podem ver aqui e abaixo esqueceremos um pouco de toda a confusão e debateremos o card, que embora sem a cereja do bolo, ainda tem muitas lutas boas e a porrada vai comer. Vejamos o que nossos colunistas absorveram dos ensinamentos da nossa Bola de Cristal.
André “Bicudo” Barbosa – A volta do Gorila Albino! Há muito tempo esperava por isso e mal posso me aguentar de ansiedade por essa luta. Pena que o retorno da Besta Encarnada vai ser contra outro dos meus lutadores favoritos, o Gordinho Samoano mais bruto do Universo. Mas Lesnar é Lesnar e não tem como ir contra tamanha brutalidade. Infelizmente, quis o destino que o Hunt adentrasse as fronteiras da Suplex City, e uma vez ali dentro, amigo, não tem como sair ileso. Prevejo sangue, prevejo maldade e prevejo xingamentos para a platéia. Prevejo uma vitória brutal de Brock Lesnar por TKO no primeiro round.
Fernando Justino – Não tem mistério pra essa luta. Não existe outra forma do Lesnar vencer essa luta que não seja lutando da mesma forma que lutou contra Heath Herring, por exemplo. E eu não consigo vê-lo fazendo isso. Veremos um primeiro round mais ou menos como foi o primeiro contra Shane Carwin. A (grande) diferença é que Hunt vai acabar com a luta. Mark Hunt vence por TKO no 1R
Luiz Guilherme Mourão – No aguardado retorno de Brock Lesnar ao UFC, ele encara uma parada duríssima que é o experiente Mark Hunt. Não pense que Lesnar decidiu voltar ao UFC no mês passado, pelo contrário, aposto que ele já vinha se preparando e se testando pelo menos desde o início do ano. Se não sentir o tempo ausente do UFC, o que não acho que vai acontecer por que sendo coreografado ou não, o WWF requer boa preparação física, o gigante albino deve derrubar Hunt e o amassar por 3 rounds, tendo a chance ainda de encontrar uma finalização. Hunt é perigoso contra qualquer lutador pelo seu absurdo poder de nocaute, mas não deverá ser páreo para o ex-campeão. Vitória de Brock Lesnar por decisão em sua volta ao UFC.
André “Bicudo” Barbosa – Uma luta muito complicada de apostar. Sabemos que a Amanda pode nocautear ou finalizar qualquer lutadora no início dos combates. Também sabemos que ela não consegue manter esse mesmo nível de agressividade e contundência a partir do segundo round. E a dúvida aqui é essa: será que Amanda consegue derrubar Tate no primeiro round? Eu creio que não. O bom queixo e a alta resistência física é um dos pontos fortes da campeã e por isso vou ficar com Miesha Tate vencendo por finalização no quarto round.
Fernando Justino – Eu confesso que nas últimas três lutas da Cupcake, eu apostei contra ela em todas, e obviamente, quebrei a cara. Talvez eu quebre a cara novamente, mas estou botando fé na Amanda. Sabemos que o preparo físico da brasileira é o seu maior ponto fraco, mas eu estou acreditando que a Miesha não aguentará aqueles dois primeiros rounds onde a Amanda vem com tudo. Correndo o risco de chupar mais uma manga, eu digo que Amanda Nunes vence por TKO no 2R.
Luiz Guilherme Mourão – Em sua primeira defesa de cinturão, Miesha Tate encara a duríssima Amanda Nunes. Apesar de reconhecer que Amanda tem as chaves da vitória aqui, devido a sua agressividade, precisão, excelente jiu jitsu e poder de nocaute, tem um fato que faz a luta casar a afeição da bela Miesha Tate, o cardio. Em todas as lutas de Amanda no UFC, que sempre foram de 3 rounds, a brasileira nunca conseguiu manter o ritmo alucinante do primeiro round nos outros. E se a brasileira conseguir fazer um jogo mais conservador, poupando seu cardio, será que não perderia sua grande chave para vitória? De outro lado temos a completa Miesha Tate, que ao contrário da brasileira possui um excelente preparo físico, e sempre costuma crescer na parte final das lutas. Em uma luta de 5 rounds, a aposta é que a brasileira começará melhor, podendo ganhar 1 ou 2 rounds, e quando o gás acabar será amplamente dominada pela campeã. Vitória de Miesha Tate por decisão
José Aldo x Frankie Edgar
André “Bicudo” Barbosa – Uma grande luta e de previsão bem complicada. Atualmente, eu vejo o Edgar em um momento que talvez seja o melhor de sua carreira e um Aldo que me passa a sensação de ter se perdido no meio de tantas confusões na luta contra o McGregor e me parece que ainda não conseguiu retomar o foco. Hoje eu vejo o Edgar com jogo e confiança suficiente para bater o Aldo e por isso vou ficar com a vitória de Frankie Edgar por decisão unânime.
Fernando Justino – Algumas pessoas tem comentado sobre a quase obsessão do Aldo em relação ao McGregor, e não deixa de ser uma verdade. As vezes parece que ele tá mais focado no irlandês do que em Edgar, que é o seu próximo adversário. Apesar de concordar com isso, eu não acredito que o fator psicológico será o diferencial nessa luta. Eu acredito apenas que o momento do Edgar é melhor. Cinco vitórias seguidas, e sobre cinco nomes de peso. E todas foram vitórias dominantes. O mesmo Chad Mendes, que deu um trabalho danado para o brasileiro no segundo combate entre os dois, é o mesmo que foi rapidamente nocauteado por Edgar no primeiro round. Logicamente que MMA não é uma matemática, mas é só um exemplo de como Edgar está na melhor fase da carreira. Expectativa grande por essa luta. Vou seguir minha intuição, e vou apostar no americano. Frankie Edgar vence por decisão dos jurados
Luiz Guilherme Mourão – O Brasileiro José Aldo retorna ao UFC após sua derrota para o irlandês Connor McGregor em 13 s. Minha maior dúvida sobre o brasileiro é com relação ao seu psicológico. A impressão que tenho (espero estar enganado) é que o brasileiro não digeriu bem a derrota. Essa opinião se justifica por causa de suas recentes entrevistas, como por exemplo a que tentou menosprezar o feito do irlandês no qual o classificou como “golpe de sorte” e de afirmar que não viu evolução nenhuma do Frankie Edgar desde a última luta dos dois. De outro lado temos uma Frankie Edgar faminto por mais uma grande vitória ainda mais se tratando de uma revanche. Vejo o americano favorito nesta luta, que irá apresentar maior velocidade que o brasileiro fugindo dos chutes baixos, irá vir com jogo afiado de boxe e irá nocautear o brasileiro na parte final da luta. Vitória de Frankie Edgar por nocaute no 4º round.
Apêndice Especial Cinturões
Muito vem se falando de uma suposta má fase do MMA brasileiro, principalmente depois das perdas de cinturões dos outrora campeões dominantes José Aldo e Anderson Silva. Bons Argumentos não faltam para defensores de ambos os lados e não é o intuito da coluna aprofundar-se nesse assunto por ora. Mas vamos nos basear nas opiniões dos nossos colunistas do Bola de Cristal e ver se eles acham que a zica passa, se fica tudo como está ou se tem espaço para ficar ainda pior.
André “Bicudo” Barbosa – Brasil sai da Fight Week sem qualquer cinturão.
Fernando Justino – Brasil sai da Fight Week com 2 cinturões (Rafael dos Anjos e Amanda Nunes)
Luiz Guilherme Mourão – Brasil sai da Fight Week com 1 cinturão (Cláudia Gadelha)
Leia a coluna completa com os palpites de todas as lutas em http://bjjforum.com.br/bola-de-cristal-10-ufc-200/