Prestes a enfrentar Hunt no UFC 200, Lesnar recebe graduação de multicampeão de Jiu-Jitsu Rodrigo Comprido
- Raul Nutti
- Contato:
Re: Prestes a enfrentar Hunt no UFC 200, Lesnar recebe graduação de multicampeão de Jiu-Jitsu Rodrigo Comprido
Meu foco a priori não foi o de responder as tuas perguntas porque eu primeiro quis entender como você disse "o cerne da questão"
Um double leg é um double leg, o que você vai fazer depois dele é o foco da arte (Comparando Judo, JiuJitsu, Wrestling). No meu ponto de vista, dar um double leg e simplesmente amarrar a luta faz você ganhar uma competição, mas você ganhou sem lutar JiuJitsu, tal qual uma guarda 50/50 naquela fase de ficarem brincando de gangorra. Existem macetes, caminhos diferentes, feelings diferentes. A mesma lógica poderia ser aplicada num campeonato de Judô, um preta de BJJ pode finalizar todo mundo, mas na verdade, ele não lutou Judô (Sim, mesmo nas regras deles, o que faz um lutador é o que ele treina, o foco que ele tomou, se ele ocasionalmente consegue vencer outras artes com isso nas regras deles, merito total e absoluto dele, e um puta mérito por sinal)
Onde eu disse que sou incapaz de me defender e/ou baseado em que você faz essa afirmação? O rapaz da minha academia é forte e explosivo, mas dificilmente ele é perigo, afinal, se existe uma arte que faz você vencer essa diferença física são as filhas do JuJutsu (Judô e JiuJitsu). E enquanto nas academias as pessoas estiverem rolando e treinando de verdade, sem medinho de se machucar (No momento inclusive estou com um ligamento do dedo rompido) essas pessoas, fracas ou não, serão capazes de se defender. Não entendi bem essa parte já que ou falamos de marcialidade ou de atletas de alto nivel de competição, são dois assuntos que dão muito pano pra manga e juntos vai dar um kimono inteiro
Sobre Teddy Riner, Josh Barnett, etc. Vou finalizar com aquilo que você queria ouvir: Não existe nenhum critério de graduação. Apenas feelling do mestre: Se ele é apegado a algo que se pareça com o que eu disse até aqui, provavelmente ele vai ver até onde o aluno é capaz de demonstrar conhecimento. Se o comprido achar que o Lesnar pega a roxa amanhã e a marrom no sábado, ele que o faça, ele é um atleta de ponta, não um aluno de academia. Ele só se prendeu a tradição como uma forma de respeito.
Se o mestre quer mostrar resultado, taca a preta lá, se vencer venceu, se perder com luta dura já tá no lucro e se perder mais feio um atleta desse nível vai tar bem preparado pra não tomar nenhuma passada de carro tão sinistra a esse ponto.
Acho que me fiz entender
Um double leg é um double leg, o que você vai fazer depois dele é o foco da arte (Comparando Judo, JiuJitsu, Wrestling). No meu ponto de vista, dar um double leg e simplesmente amarrar a luta faz você ganhar uma competição, mas você ganhou sem lutar JiuJitsu, tal qual uma guarda 50/50 naquela fase de ficarem brincando de gangorra. Existem macetes, caminhos diferentes, feelings diferentes. A mesma lógica poderia ser aplicada num campeonato de Judô, um preta de BJJ pode finalizar todo mundo, mas na verdade, ele não lutou Judô (Sim, mesmo nas regras deles, o que faz um lutador é o que ele treina, o foco que ele tomou, se ele ocasionalmente consegue vencer outras artes com isso nas regras deles, merito total e absoluto dele, e um puta mérito por sinal)
Onde eu disse que sou incapaz de me defender e/ou baseado em que você faz essa afirmação? O rapaz da minha academia é forte e explosivo, mas dificilmente ele é perigo, afinal, se existe uma arte que faz você vencer essa diferença física são as filhas do JuJutsu (Judô e JiuJitsu). E enquanto nas academias as pessoas estiverem rolando e treinando de verdade, sem medinho de se machucar (No momento inclusive estou com um ligamento do dedo rompido) essas pessoas, fracas ou não, serão capazes de se defender. Não entendi bem essa parte já que ou falamos de marcialidade ou de atletas de alto nivel de competição, são dois assuntos que dão muito pano pra manga e juntos vai dar um kimono inteiro
Sobre Teddy Riner, Josh Barnett, etc. Vou finalizar com aquilo que você queria ouvir: Não existe nenhum critério de graduação. Apenas feelling do mestre: Se ele é apegado a algo que se pareça com o que eu disse até aqui, provavelmente ele vai ver até onde o aluno é capaz de demonstrar conhecimento. Se o comprido achar que o Lesnar pega a roxa amanhã e a marrom no sábado, ele que o faça, ele é um atleta de ponta, não um aluno de academia. Ele só se prendeu a tradição como uma forma de respeito.
Se o mestre quer mostrar resultado, taca a preta lá, se vencer venceu, se perder com luta dura já tá no lucro e se perder mais feio um atleta desse nível vai tar bem preparado pra não tomar nenhuma passada de carro tão sinistra a esse ponto.
Acho que me fiz entender
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"

Re: Prestes a enfrentar Hunt no UFC 200, Lesnar recebe graduação de multicampeão de Jiu-Jitsu Rodrigo Comprido
Era capaz dele dar KO só jogando o pessoal.VagabondMusashi escreveu:Ja pensou o Teddy Riner lutando na azul do mundial? Ia ser engracado by Anderson Silva
nao quero entrar no mérito até pq o riner é um monstroVagabondMusashi escreveu:Ja pensou o Teddy Riner lutando na azul do mundial? Ia ser engracado by Anderson Silva
mas tem muitas quedas no judo que o cara que deu a queda cai mal, tipo dando as costas, ou cai e rola e o adversario é quem termina por cima
mas o riner enquanto monstro conseguiria se livrar disso
mas um cara leve do judo, mesmo top do mundo pode se dar mal num mundial de jj faixa azul
Na academia em que treino meu professor fala que o que faz a graduação é uma mistura de técnica, disciplina e frequência. No pouco tempo de treino que tenho acho essa mix de fatores válida. A arte marcial não deve ser levada apenas pelo ponto de vista da competição na minha opinião
Buda escreveu:nao quero entrar no mérito até pq o riner é um monstro
mas tem muitas quedas no judo que o cara que deu a queda cai mal, tipo dando as costas, ou cai e rola e o adversario é quem termina por cima
mas o riner enquanto monstro conseguiria se livrar disso
mas um cara leve do judo, mesmo top do mundo pode se dar mal num mundial de jj faixa azul
E se um faixa azul começar a luta puxando o Rinner pra guarda, o q ele poderia fazer pra desenvolver sua luta no solo já que ele não teria a pontuação da queda(duvida de um iniciante no jiu)?
ainda mais se tratando do riner kkkkkk deus me livreVagabondMusashi escreveu:Verdade Buda, mas tambem tem muita queda no Judo que ele pode realmente vencer o campeonato so no KO , derrubando na maldade nego em cima da propria cabeca.....
vagabond, tu tá viajando forte. não dá pra usar exemplos de SUPER atletas se darem bem no jj pra justificar que eles mereceriam faixas superiores.
single, double leg é válido no jj? ok, mas tem UM ESTILO DE LUTA INTEIRO baseado só nesses 2 golpes (wrestling freestyle/univesitário americano). consegue entender que um cara que seja campeão nacional nesse estilo, que seja entendível a qualidade que ele tem nesses movimentos não seja oriunda do jj? é uma vantagem? óbvio, mas um wrestler consegui-la não é algo oriundo do jj, logo, é entendível que essa qualidade dele não conte tanto na hora de trocar de faixa (principalmente se for nas últimas faixas). mesmo caso do judo.
enfim, se o cara quiser subir de faixa logo, que ele vá pros mundiais e vença na faixa dele (os exemplos que tu deu, lesnar, riner, teriam totais condições disso sem sobra de dúvidas). aí sim, teria mérito total pra subir de faixa mais rápido. antes disso, só pq ele tem qualidades oriundas de OUTRO esporte? não.
single, double leg é válido no jj? ok, mas tem UM ESTILO DE LUTA INTEIRO baseado só nesses 2 golpes (wrestling freestyle/univesitário americano). consegue entender que um cara que seja campeão nacional nesse estilo, que seja entendível a qualidade que ele tem nesses movimentos não seja oriunda do jj? é uma vantagem? óbvio, mas um wrestler consegui-la não é algo oriundo do jj, logo, é entendível que essa qualidade dele não conte tanto na hora de trocar de faixa (principalmente se for nas últimas faixas). mesmo caso do judo.
enfim, se o cara quiser subir de faixa logo, que ele vá pros mundiais e vença na faixa dele (os exemplos que tu deu, lesnar, riner, teriam totais condições disso sem sobra de dúvidas). aí sim, teria mérito total pra subir de faixa mais rápido. antes disso, só pq ele tem qualidades oriundas de OUTRO esporte? não.
Tem o documentário do dia a dia do Rodolfo mostrando que ele tinha aulas diárias de judo. Xande Ribeiro, calasans, Jacaré também lutam bem judo. Tem os faixas pretas que são fodas no judo, que o caso do Leo Leite, Chocolate e etc. Buchecha não treina judo, mas treina Wrestling. Acho que é uma quantidade razoável, só pra garantir que não será derrubado e derrubará quem não treina nada. Alguns não devem treinar, como é caso óbvio dos Myao.
sem dúvidas, se trata de um complemento, um cara que já é top em diversas outras áreas do jj. agora, um cara que só sabia esses complementos, mal tendo experiência nessas outras áreas que esses atletas oriundos do jiu dominam há anos? é completamente diferente (não to falando que tu tenha dito o contrário, só to esclarecendo o meu ponto mesmo).Gregory escreveu:Tem o documentário do dia a dia do Rodolfo mostrando que ele tinha aulas diárias de judo. Xande Ribeiro, calasans, Jacaré também lutam bem judo. Tem os faixas pretas que são fodas no judo, que o caso do Leo Leite, Chocolate e etc. Buchecha não treina judo, mas treina Wrestling. Acho que é uma quantidade razoável, só pra garantir que não será derrubado e derrubará quem não treina nada. Alguns não devem treinar, como é caso óbvio dos Myao.
-
- Usuário Fundador

Estou no cel e vou tentar ser breve.VagabondMusashi escreveu:Eu so acho interessante como o criterio varia....
Se for tempo de pano, entao a progressao do BJ nao foi valida? Ele tinha habilidade, mas nao tempo ou historia. E ai?
Se for habilidade, entao pq o BJ pode e o Lesnar nao? E falando nisso, alguem vai discutir com a preta que deram pro Josh Barnett pra amarrar na cintura quando ele foi enfrentar o Otavio no pano ( e venceu)? Vao reclamar com o Erik Paulson? E a que deram pro Sakuraba treinar na chute boxe, depois que ele ja tinha enfileirado faixa preta atras de faixa preta como se fossem novatos? Essa ai nao foi valida? Ou foi?
Se for tempo e nao habilidade, como os tiozoes da academia, entao a do BJ nao vale? Porque ele pegou a preta no tempo que maioria leva pra chegar na roxa! E a faixa preta entao passa a ser mais historia de vida do que sua capacidade no esporte? Isso nao invalida o proposito da faixa que eh refletir habilidade de luta?
E o que fazer entao quando aqueles campeoes de high school e NCAA no wrestling vao pra campeonato de jiu competir na branca e sarrafeiam todo mundo? O que isso significa? E quando o caboclo eh preta de judo e faz o mesmo, ele nao merece pular faixa no jiu?
Eu acho isso muito interessante. Como o criterio muda. Tem gente que so treina jiu mas que chega na roxa usando duas tecnicas ou tres no maximo, o jogo todo eh baseado so em algumas coisas poucas, que fazem bem. Tem lutador que eh quase so guardeiro ou passador. Ai pode? Quantas aulas o Lesnar precisa, sendo perfeitamente capaz de atropelar muito marrom por ai, antes de receber a roxa?
Comedia isso
Não existe comparação plausível entre o BJ e o Lesnar, BJ era lutador e competidor de jj e Lesnar nunca foi perto disso, tanto que com todo o background no chão, nunca treinou jj a ponto de sair da faixa branca.
Os wrestlers e judocas têm de colocar suas faixas brancas na cintura indiferente do que sabem nos seus respectivos esportes, se eles treinando jj evoluirem rapidamente, aí a conversa é outra e é entendível que recebam faixas em menos tempo (não pulando faixas).
Lembro da minha época de competidor nas faixas azul e roxa, treinei com inúmeros pretas de judô e vou te falar, tirava eles pra faixa branca (o que eles realmente eram no jiu-jitsu).
O jiu-jitsu é muuuuuuuito mais complexo do que você pensa, são poucos os lutadores competidores que não usam suas boas posições em campeonatos, mas isso não os faz não entenderem o leque que a arte marcial propõe.
Sem querer ofender (longe disso) mas esse seu post foi uma verdadeira comédia.
Sem dominar as técnicas que são passadas pelo mestre não vejo como o cara ganhar sequer um grauzinho, como é que o mestre vai graduar alguém que não consegue pôr em prática aquilo que lhe foi ensinado, se mostra incapaz de adquirir a evolução técnica esperada no dia a dia de treinamentoFilipe escreveu:O Jiu jitsu de pano pode até ser um esporte de zero significância para um lutador de mma, porém, o Cumprido deu a azul pra ele nesse esporte que vc acha insignificante pro mma e n deu uma faixa azul de jiu jitsu pra mma ou submission...
Na minha academia tem um monte de tiozão marrom e preta que leva calor pra azul competidor, isso significa que o azul seja mais merecedor da marrom que o tiozão? NUNCA! Jiu jitsu n é apenas um esporte, a graduação na arte é muito mais do que atleticidade e domínio técnico. Ainda bem que temos gente da antiga que ainda segue isso.
E sobre o Lesnar se dar bem em campeonatos contra roxas cara, pode até ser. Mas nos mundiais da vida no pano, apostaria uma grana que ele n ganharia na roxa.
-
- Usuário Fundador
O que matou karatê, etc, não foi nada disso.VagabondMusashi escreveu:Eu nao falei o que eu acho. Eu apontei a inconsistencia e incoerencia sobre alguns terem suas faixas contestadas e outros nao.
Voce nao respondeu as perguntas que fiz, eu acho interessante eh entender onde voce desenha a linha
- Um preta competidor de Judo, fundamentalmente a mesma arte que o jiu, se entrar hoje numa academia de jiu, quando merece a azul?
- Voce contesta a preta que a CB deu pro Sakuraba treinar? Contesta a preta que Paulson deu pro babyface vencer o Otavio no pano?
- Se tecnica e atleticidade nao importam, entao por que as faixas do jiu jitsu sao dadas quase que exclusivamente para quem mostra habilidade no tatame?
- E um preta competidor que sabe berimbolo mas nao aprendeu defesa pessoal? Esse eh um verdadeiro preta de jiu jitsu?
- E os alunos do Eddie Bravo, por sua vez um aluno do JJM, suas graduacoes nao sao validas ja que nao lutam de kimono?
- E se um cara treinar jiu por quinze anos e nao tiver nivel de preta, levar sova dos roxas competidores como voce mencionou, mas for um babaca sem talento nenhum e que nao fala com ninguem na academia, ele merece a preta por tempo servido? Ou eh preciso ser gente boa e amigao da galera pra merecer?
- O Brock pode amarrar um pano , entrar numa competicao regional e amassar todo mundo ate a marrom se brincar, gracas a seu prodigioso talento de wresting. Ele entao nao tem nivel de marrom, apesar de usar as tecnicas VALIDAS no jiu jitsu e vencer com elas? Ou eh preciso entao ter um arsenal de 1000 tecnicas?
-E se eh preciso ter um arsenal de mil tecnicas, entao vamos tirar a faixa do Grao Mestre Helio, que no final da vida ainda passava guarda com um braco dentro e outro fora oferecendo o triangulo de graca? Afinal ele nunca aprendeu berimbolo nem 90% do que um faixa azu usa pra ganhar um estadual.
Entao decidam, se eh por tecnica, ou por tempo, ou por historia, ou por vitorias em campeonatos, porque eu citei um monte de gente que nao se aplica a estas categorias e mesmo assim tem a faixa preta. Porque ta cheio de preta mediocre que pegou a faixa por tempo de treino mesmo mas que toma atraso ate dos alunos roxa, e ta cheio de gente que vem de outras artes e ja dominam aspectos do jiu jitsu de maneria tao dominante que sarrafeiam a galera sem precisar de mais, e ta cheio de gente que ganha campeonato usando antijogo e pontos mas que nunca aprendeu uma defesa de agarrao... e ta ai subindo de faixa adoidado
So sei que no final do dia a faixa tem que significar que voce se garante na porrada usando as tecnicas da sua arte. Ignorar isso foi o que matou o TKD, Judo, Karate... e a nao existencia disso foi o que manteve o Muay Thai e o Boxe UTEIS.
Ja no jiu jitsu, nao sei bem pra onde vai
Você acha correto fazer um katá (?) e trocar de faixa? Eu era faixa verde de karatê com menos de dez anos de idade, pergunta o que sei de karatê hoje, nada.
Podemos ter uma discussão melhor quando eu estiver na frente do computador podendo fazer melhores e maiores posts, mas você tem uma visão teória de uma arte marcial que baseia muito na prática.
Sério que queres comparar Hélio Gracie?
Você acha se que um lutador de boxe, de jiu-jitsu ou sumô nocautear um preta de Muay Thai, eles merecerão grau preto em Muay Thai?
Algumas partes parece que você até está trolando.
Abs
Eu treinei judô dos 13 aos 16 anos, fiz uma aula experimental de jj (10 anos depois) e como era a primeira aula e eu tava sedentário o professor falou pra eu rolar com um branca 4 graus, só pra ele avaliar se eu tinha noção de movimentação.
Resultado: passei a guarda, montei e sai numa chave de braço em 45 segundos (usei o fator surpresa, depois obviamente fui amassado o resto do rola e os graduados ficaram aloprando o branca kkkk)
Agora tu imagina um preta de judo ou um all american?
São atletas e certamente chegam em qualquer academia com nível pra rolar com azul ou roxa, mas eu acho que eles efetivamente tem que vestir a branca ué, e serem graduados faixa a faixa de acordo com a evolução que apresentarem no JIU e nas técnicas do JJ.
É claro que enquanto um leigo vai demorar 2 anos pra chegar na azul um preta de judo pode ser graduado em 2 meses, o critério é de cada professor. Agora aqueles casos famosos de lutadores do UFC que saem de branca pra preta em 1 dia não são justificáveis...
Resultado: passei a guarda, montei e sai numa chave de braço em 45 segundos (usei o fator surpresa, depois obviamente fui amassado o resto do rola e os graduados ficaram aloprando o branca kkkk)
Agora tu imagina um preta de judo ou um all american?
São atletas e certamente chegam em qualquer academia com nível pra rolar com azul ou roxa, mas eu acho que eles efetivamente tem que vestir a branca ué, e serem graduados faixa a faixa de acordo com a evolução que apresentarem no JIU e nas técnicas do JJ.
É claro que enquanto um leigo vai demorar 2 anos pra chegar na azul um preta de judo pode ser graduado em 2 meses, o critério é de cada professor. Agora aqueles casos famosos de lutadores do UFC que saem de branca pra preta em 1 dia não são justificáveis...

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."