Will Brooks é o 11º colocado do ranking peso-leve do UFC, o que já é motivo suficiente para comemorar, dado se tratar de talvez a categoria mais densa da companhia em termos de quantidade e qualidade de atletas. Mas a moral do americano de 29 anos vai além disso. Ex-campeão da divisão no Bellator, Brooks já soma nove vitórias consecutivas e, ainda que com apenas uma luta no Ultimate, é um dos nomes mais cotados para uma disputa de cinturão num futuro próximo.

Na carreira, até agora, foram 18 triunfos e apenas um revés - para Saad Awad, em fevereiro de 2013, devidamente vingado em outubro do mesmo ano. O mais impressionante, no entanto, é a forma como Brooks tem batido seus oponentes, principalmente após a conquista do cinturão do Bellator, em maio de 2014. Com um estilo considerado "amarrão" por muitos, o americano se destaca por descobrir, durante a luta, como derrotar o adversário se adaptando às circunstâncias e, com calma, tomando o controle da peleja.
Um bom exemplo disso aconteceu no confronto contra Marcin Held, em sua última defesa de cinturão no Bellator. No primeiro round, Brooks levou um atraso: foi derrubado pelo polonês e quase finalizado com uma chave de perna. A partir do segundo assalto, porém, a dinâmica inverteu. Como que remediado, o americano parecia bem preparado para tudo que o adversário oferecia, e dominou com facilidade os 20 minutos restantes de combate.
É difícil dizer quais as maiores qualidades de Brooks, por se tratar de um atleta tão completo. Imprevisível em pé, ele abusa das trocas de bases e combinações de socos, chutes e joelhadas, variando de acordo com o oponente, dando preferência ao que julga ser mais efetivo na ocasião. Contra Ross Pearson, em sua estreia no Ultimate, foi bem sucedido diversas vezes ao aplicar joelhadas vindas da base canhota, e capitalizou na técnica a ponto de fazer dela uma das chaves para a vitória.
Na parte agarrada, o atleta costuma dominar principalmente quando controla a esgrima no clinch. Nesta fase da luta, tem capacidade de ferir o oponente com golpes duros ao passo que abre caminho para as quedas, dando espaço para o uso de seu ground and pound agressivo. Esta, ao que tudo indica, será a estratégia utilizada contra o brasileiro Alex Oliveira, na co-luta principal do evento de sábado. Missão complicada para o Cowboy.

Mas, antes da luta entre Brooks e Oliveira, no primeiro combate do card, salta aos olhos o o nome de uma brasileira: Ketlen Vieira. Invicta com seis vitórias, apenas uma delas por pontos, a peso-galo vai se tornar a primeira mulher amazonense a lutar pelo UFC quando subir ao octógono contra Kelly Faszholz. E não é só o cartel que impressiona. Com apelido de "Fenômeno", a lutadora de 25 anos é faixa-preta de judô - foi reserva da seleção olímpica sub-21 na modalidade -, faixa marrom de jiu-jítsu e já conquistou um campeonato brasileiro de luta olímpica.
Ketlen ostenta dois cinturões: um do Mr. Cage e outro do Big Way Fight, ambos eventos brasileiros. A lutadora ainda peca um pouco na parte em pé, já que só treina MMA desde 2014, mas vem lapidando sua técnica na academia Nova União, filial do Rio de Janeiro, onde fez seu camp para o combate de sábado. Apesar de ainda ser muito cedo para colocá-la como ás da categoria peso-galo do Ultimate, não há por que pôr em dúvidas seu status de promessa. E uma vitória sobre Faszholz consolidaria esta posição.
O "UFC: Lineker x Dodson" acontece neste sábado, em Portland, com transmissão na íntegra, ao vivo e com exclusividade do Combate a partir de 20h (de Brasília). Além de John Lineker e Alex Cowboy, no card principal, o evento também tem os brasileiros Hacran Dias. Elizeu Caopeira e a estreante Ketlen Vieira.O Combate.com acompanha o evento em Tempo Real.
Confira a programação completa abaixo:
UFC: Lineker x Dodson
1 de outubro em Portland (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília)
Peso-galo: John Lineker x John Dodson
Peso-leve: Will Brooks x Alex Cowboy
Peso-leve: Josh Burkman x Zak Ottow
Peso-mosca: Louis Smolka x Brandon Moreno
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h15, horário de Brasília)
Peso-meio-pesado: Luis Henrique Frankenstein x Joachim Christensen
Peso-pena: Hacran Dias x Andre Fili
Peso-pesado: Shamil Abdurakhimov x Walt Harris
Peso-meio-médio: Keita Nakamura x Elizeu Capoeira
Peso-médio: Nate Marquardt x Tamdan McCrory
Peso-meio-pesado: Jonathan Wilson x Ion Cutelaba
Peso-pesado: Cody East x Curtis Blaydes
Peso-galo: Kelly Faszholz x Ketlen Vieira
FONTE; https://twitter.com/canalCombate https://t.co/Fs1EOWQnz6