O sparring pesado está com os dias contados no MMA?

Notícias sobre lutadores, equipes e eventos de MMA, bem como PBP de eventos.
Derfel
Contato:

O sparring pesado está com os dias contados no MMA?

Mensagem por Derfel » 03 Nov 2015 22:47

João Vitor Xavier
03/11/2015 às 21:52

Parecia bom demais para ser verdade. O anúncio do lineup de fim de ano do UFC foi sensacional, com várias lutas incríveis sendo casadas.

Porém, o fã de MMA não pôde nem se animar e alguns dos melhores combates já caíram.

Só na última semana perdemos Khabib Nurmagomedov x Tony Ferguson e Matt Brown x Kelvin Gastelum.
Quero pedir desculpas aos meus fãs. Eu quebrei a costela e mais uma vez estou fora de uma luta. Eu realmente queria voltar, mas já não tenho certeza se voltarei um dia”
, desabafou o peso-leve russo, que não trabalha desde abril de 2014 e acumula de cirurgias nos joelhos à costelas quebradas.
(Sem contar que Joseph Duffy já havia deixado órfão o main event do UFC Fight Night 76 graças a uma concussão cerebral sofrida na Tristar Gym cinco dias antes).

Tanto Khabib quanto o Imortal Matt Brown acabaram saindo dos seus respectivos combates por lesões.

Recentemente, a maior luta do ano foi adiada por conta de uma lesão.

José Aldo teve um problema na costela durante sparring e quase perdeu seu bilhete de loteria – ou alguém imagina que uma terceira luta contra Chad Mendes traria o mesmo pagamento para o nosso campeão que o combate contra Conor McGregor lhe proporcionará?

Holdsworth: parado desde maio de 2014
Isso sem pensar nas lesões em treinamentos que ameaçam a carreira de lutadores. Lembram do vencedor do TUF 18, Chris Holdsworth.

Pois é, um dos lutadores mais promissores da categoria dos galos está fora do MMA profissional e ainda sem previsão de volta por conta de uma concussão sofrida durante uma sessão de sparring na Team Alpha Male.

E TJ Grant, que está afastado até hoje graças a um traumatismo craniano sofrido no tatame? E Dominick Cruz?

O que nos traz à velha pergunta: o lutador de MMA treina conscientemente o esvai-se totalmente no camp (lembram a máxima “nenhum lutador entra no octógono 100%?).

Todos sabemos que as artes marciais mistas não são como o futebol ou o vôlei. As chances de lesões sérias são muito maiores no tatame ou no octógono em relação à quadra ou ao gramado.

Grant: parado desde 2013
E para simular uma luta, o ideal é cair na porrada nos treinamentos. Mas tudo tem um limite.

Um exemplo é o do campeão Robbie Lawler. Recentemente, o dono do cinturão do UFC até 77kg admitiu que não faz sparring há seis anos. Ou seja, seu treino é todo focado em técnica e na parte física, sem a simulação total da luta.

Outra ideia interessante de como minimizar as lesões pré-luta vem da SBG, o camp do campeão interino dos penas Conor McGregor.

A ideologia do head coach John Kavanagh é simples – “treinar o software sem machucar o hardware”.

Ou seja, preparar a mente para o combate sem danificar o corpo.

Velásquez: uma luta em 24 meses
Esse modo de ver os treinos vem sendo difundido agora nos Estados Unidos por conta da presença de McGregor no TUF 22.

Impressiona o jeito como o irlandês e seus companheiros treinam, focando absolutamente na técnica e minimizando os conflitos diretos.

(E o MMA é tão perigoso que nem esse tipo de treinamento é garantia de chegar ao octógono 100% – o próprio Notorious admitiu que teve um problema sério no joelho antes do duelo contra Chad Mendes, no UFC 189).

Estou longe de ser um conhecedor de treinamento para MMA profissional e gente do calibre de Rafael Cordeiro já disse, inclusive ao Podcast do Sexto Round, que sparring é fundamental na preparação do atleta.

Não tenho a pretensão de confrontar a opinião de um dos maiores treinadores da história do esporte.

Acho, nesse caso, que o próprio lutador deve definir seu regime de treinos.

É preciso autoconhecimento do seu corpo, da sua técnica, do seu nível nas diversas disciplinas – mas é possível encontrar um equilíbrio e minimizar o número de lesões que o tirem de combates.

Fonte:
http://sextoround.com.br/31957-o-sparri ... os-no-mma/" onclick="window.open(this.href);return false;

-------

Eu to pra postar algo sobre o assunto aqui há um tempo já. Antes parecia uma opção pouco ortodoxa da equipe do Mcgregor, mas quando o Lawler falou da experiência dele, eu comecei a ponderar com mais cuidado.

É realmente uma faca de dois gumes, mas hoje estou começando a tender pro lado "Improve the software without damaging the hardware". Essas lutas caindo a rodo por aí mostram que alguma coisa precisa mudar realmente.

Derfel
Contato:

Re: O sparring pesado está com os dias contados no MMA?

Mensagem por Derfel » 03 Nov 2015 22:53

Lembrando que o nosso creonte mais querido do BJJ fórum, Belfort, disse que saiu da Blackzillians justamente pra evitar a galera quegosta de "arrancar um pedaço" dele durante os treinos. Mais um indício que o sparring foderoso Nova União style tá ficando defasado.

Eh_ nois
Contato:

Mensagem por Eh_ nois » 03 Nov 2015 23:06

O MMA em termos esportivos ainda é novo. Diferente do boxe ou lutas específicas onde as técnicas de treino já são seculares, o mma ainda está aprendendo. Em função da variedade de técnicas ele é muito mais complexo do que lutas puras, e daqui dez anos será mais ainda. Lutadores unidimensionais terão cada vez menos sucesso, e as técnicas de treino vão ter que aprender a casar o uso de cada modalidade especificamente ao mma. Sem sparring acredito que vai depender muito do QI de luta de cada um. Veja que quem tem usado essa técnica de não sparring é um campeão linear e outro que é um dos tops da sua categoria.
Será que um Maldonado teria sucesso nesse método?

Mas é legal ver que tem formas de treinar diminuindo o risco de lesão, talvez fosse de limitar sparrings ao invés de abolir no começo e ver o resultado disso. Tá cansando todo card ser descaracterizado pelas lesões.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Derfel
Contato:

Mensagem por Derfel » 03 Nov 2015 23:42

Eh_ nois escreveu:(...) Sem sparring acredito que vai depender muito do QI de luta de cada um. Veja que quem tem usado essa técnica de não sparring é um campeão linear e outro que é um dos tops da sua categoria.
Será que um Maldonado teria sucesso nesse método?

Mas é legal ver que tem formas de treinar diminuindo o risco de lesão, talvez fosse de limitar sparrings ao invés de abolir no começo e ver o resultado disso. Tá cansando todo card ser descaracterizado pelas lesões.
Então, cara, com relação a parte grifada no texto, penso que poderia até ter o efeito inverso.
Durante o sparring pesado é muito facil esquecer a técnica e sair na porrada. Ainda mais quando seu companheiro quer "mostrar serviço", como é o caso do Belfort que citei. Dessa forma, uma concentração total de esforços na técnica, em como executar o movimento de maneira ótima, poderiam ter um efeito gigantesco em um cara como o Maldonado, por exemplo.

Ainda não tenho uma opinião formada no assunto, mas acredito que a tendência é pra esse.lado.

Ps. O MMA é novo, mas esse é um problema antigo nos esportes de contato.

Tubarao Floripa
Contato:

Mensagem por Tubarao Floripa » 04 Nov 2015 00:29

Texto muito interessante.

Lembro que o Lawller disse que sparring é bom para quem está começando, para aprender a tomar porrada e ver se é aquilo que realmente quer. Mas depois que o cara vira profissional e passa a competir com frequência, a parte física e técnica deve ser o foco.

O MMA continua evoluindo e isso é bom.
Liberalismo > ignorância do Lulismo e fanatismo do Bolsozismo

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 04 Nov 2015 08:00

E a parada de se calejar como q fica?

Nego vai dar uma canelada e vai pedir pra parar

Leandro Thai MMA
Contato:

Mensagem por Leandro Thai MMA » 04 Nov 2015 09:43

Como disse o Mestre Rafael Cordeiro o sparring é fundamental numa preparação. A simulação da luta faz parte da preparação, é claro que deve ser muito bem dosado isso, dentro de certos limites realmente, até pq existem outros aspectos de uma preparação que devem ser enfatizados. E é claro que a escolha de parceiros de treino deve ser muito bem criteriosa. Evoluir sim, acabar com o sparring eu não concordo.

Leandro Thai MMA
Contato:

Mensagem por Leandro Thai MMA » 04 Nov 2015 09:49

Derfel escreveu:Lembrando que o nosso creonte mais querido do BJJ fórum, Belfort, disse que saiu da Blackzillians justamente pra evitar a galera quegosta de "arrancar um pedaço" dele durante os treinos. Mais um indício que o sparring foderoso Nova União style tá ficando defasado.
Não acredito que esteja ficando defasado. É uma receita que tem dado certo, tem surtido efeito.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 04 Nov 2015 10:22

Lembro de uma entrevista do Wand dizendo q se pudesse mudar algo seria a forma de treino. Pq tinha se machucado muito.
Vê o Shogun com 33 anos e cheio de lesões graves, o cain. Tem uma hora hora q o corpo não aguenta.

Eh_ nois
Contato:

Mensagem por Eh_ nois » 04 Nov 2015 13:52

Derfel escreveu:
Então, cara, com relação a parte grifada no texto, penso que poderia até ter o efeito inverso.
Durante o sparring pesado é muito facil esquecer a técnica e sair na porrada. Ainda mais quando seu companheiro quer "mostrar serviço", como é o caso do Belfort que citei. Dessa forma, uma concentração total de esforços na técnica, em como executar o movimento de maneira ótima, poderiam ter um efeito gigantesco em um cara como o Maldonado, por exemplo.

Ainda não tenho uma opinião formada no assunto, mas acredito que a tendência é pra esse.lado.

Ps. O MMA é novo, mas esse é um problema antigo nos esportes de contato.
Não tiro sua razão, como eu disse, os caras ainda estão aprendendo.
Também acho que não há uma regra absoluta, não necessariamente o que é bom pra um será pra outro tb.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Derfel
Contato:

Mensagem por Derfel » 04 Nov 2015 15:27

tjeua escreveu:E a parada de se calejar como q fica?

Calejar? Mito pré-histórico esse.

O ponto não é nunca fazer sparring, mas fazer de forma inteligente. Acho que o sparring intensivo e frequente não tem que acontecer perto de competição.
Parece que o que ocorre é exatamente o oposto, os lutadores querem chegar mais perto da realidade da luta como forma de "não ter surpresas" na competição. Prato pra dar merda.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 05 Nov 2015 09:58

É foda mesmo. Muita luta cancelada de bobeira. Inclusive a do Aldo.

Fico imaginado os tempos Chute Box, que era onde o filho chorava e a mãe não via. Era como se o lutador lutasse toda semana, tendo em vista a violência dos treinos.

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 05 Nov 2015 11:49

tjeua escreveu:E a parada de se calejar como q fica?

Essa parada de calejar já caiu há muito tempo. Treino tem que ser equipado. Olhe até os treinos na Tailândia onde os caras lutam uma vez por semana, eles treinam todo protegidos e sparring somente pra pegar movimentação de luta, não colocam muita força. O treino pesado mesmo é feito com aparadores. Imagine um cara com uns 25 anos e com umas cem lutas, como é lá, e fazendo sparring forte. Não tem corpo que aguente.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

AEGIS
Contato:

Mensagem por AEGIS » 05 Nov 2015 11:55

Calmar, sparring e ser nocauteado e levar knockdown todo dia é uma coisa.

Calejamento é outra completamente diferente.
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 05 Nov 2015 12:45

Para algumas modalidades, como Judô e Jiu-jitsu, o randori é essencial. Acredito para esportes de contato mais intenso, isso deva ser feito com mais cuidado. Quando eu leio declarações como a do Cormier, que fala que eles não fazem sparrings às sextas, eles literalmente lutam, penso comigo se isso realmente é necessário.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Responder